40 anos de história: uma publicação sempre à frente do seu tempo

Revista O Mecânico celebra quatro décadas de trajetória acompanhando a evolução das oficinas e o crescimento dos profissionais da mecânica

artigo por Marcos Camargo Jr.   fotos Arquivo O Mecânico

 

De 1984 a 2024, o mundo passou por transformações profundas, guiadas pelo avanço acelerado da tecnologia. Nesse período, as oficinas também evoluíram, sendo apoiadas pelas informações técnicas da Revista O Mecânico, que celebra 40 anos de contribuição ao setor automotivo. Todavia, antes de contar um pouco da nossa história é preciso falar sobre a evolução da mecânica, que é uma peça importante para o nosso crescimento. E o Brasil evoluiu muito nos últimos 40 anos. Tivemos oito presidentes e uma importante mudança de moeda. E embora tenhamos muitas dificuldades de infraestrutura, a evolução tecnológica abre muitas oportunidades e ao longo das últimas quatro décadas temos trazido em destaque estes temas no universo da oficina.

Quando a Revista O Mecânico começou os instrumentos eram analógicos, o conhecimento era passado mas poucas escolas e nem mesmo os engenheiros tinham formação específica sobre carros na faculdade. Há 40 anos a injeção eletrônica ainda nem existia no Brasil a não ser em pouquíssimos veículos importados por embaixadas uma vez que era proibido ter um veículo estrangeiro no Brasil. Há 40 anos os carros com freio a disco estavam começando a apresentar os primeiros sinais de manutenção a partir de uma tecnologia nova. Os equipamentos de medição, ferramentas e as tecnologias eram outras. Era o Brasil da hiperinflação, das oficinais que dificilmente tinham um elevador, não havia instrumentos importados e essa carência sempre foi uma característica. Sempre olhando o futuro a O Mecânico foi criada para criar tendência.

 

Evolução da mecânica automotiva no Brasil

Nas últimas quatro décadas, a mecânica automotiva no Brasil passou por transformações significativas, impulsionadas por avanços tecnológicos e mudanças nas exigências do mercado. Nos anos 1980, a manutenção era predominantemente mecânica, com sistemas simples e reparos feitos de forma manual. Os veículos da época tinham pouca eletrônica embarcada, o que tornava o diagnóstico e o reparo processos menos dependentes de equipamentos avançados.

Quando a revista começou em 1984 a análise foi feita sobre um Fiat Uno, carro que começava a dar seus passos justamente na época. Seu motor transversal não era novidade, no entanto se tratava de um carro compacto por fora e imenso por dentro. A economia de combustível, eficiência de produção e outros êxitos tornaram o UNO o sucesso imediato já nos anos 1980.

Com a popularização da injeção eletrônica nos anos 1990, o cenário começou a mudar. A introdução dessa tecnologia marcou um avanço na eficiência dos motores e na redução de emissões, exigindo dos mecânicos o aprendizado de novas técnicas e o uso de ferramentas especializadas, como scanners automotivos. Esse período também trouxe uma maior integração da eletrônica nos sistemas do veículo, aumentando a complexidade da manutenção.

O ceticismo diante da nova tecnologia fez muitos mecânicos da época ignorarem o avanço tecnológico da injeção eletrônica. O resultado disso foi que os primeiros profissionais que buscaram essa qualificação foram também os pioneiros em reparos e manutenção dos veículos de seus clientes. Hoje essa curva se inverteu é fato, e há muitos mecânicos que não conhecem mais a manutenção mecânica e o funcionamento do carburador. No entanto, a Revista o mecânico destacou uma vasta literatura a respeito de injeção eletrônica ainda nos anos 1980 quando o Gol estreava essa novidade eu e era vista como distante e que “não iria dar certo”.

Nos anos 2000, a chegada de tecnologias como freios ABS, airbags e sistemas de direção eletrônica demandou ainda mais capacitação dos profissionais. Além disso, o aumento da presença de veículos importados no mercado brasileiro trouxe novas demandas, tanto em termos de peças quanto de conhecimento técnico. Nesse período, as oficinas começaram a adotar treinamentos mais frequentes e especializados para acompanhar a evolução do setor. E foi justamente a partir desta época que a Revista O Mecânico passou a explorar o segmento digital. As primeiras plataformas de cursos on-line surgiram ainda antes do YouTube mas com o intuito de formar o jovem profissional mecânico bem como aprimorar o conhecimento já adquirido.

Acompanhando todas as evoluções também deixamos o digital caminhar ao lado das redes sociais, vídeos e tantos detalhes novos. Vieram perfis, canais, nomes e vários “arrobas”.

A última década foi marcada pela ascensão dos carros híbridos e elétricos, bem como pela digitalização dos sistemas automotivos. A conectividade e os softwares embarcados passaram a ser parte fundamental dos veículos, tornando a profissão do mecânico ainda mais tecnológica. Hoje, é essencial dominar conceitos de eletrônica avançada e até programação para realizar diagnósticos e manutenções.

Em uma analogia simples, muitos profissionais de oficina hoje ignoram o fato da eletrificação estar sendo de forma acelerada introduzida no nosso mercado. Alguns céticos acreditam que o elétrico não dará certo e que nem mesmo o híbrido é uma boa solução. Mas este desafio nós já havíamos enfrentado há 40 anos. Na época em que avaliamos um carro de conceito novo, quando desmistificar mus a injeção eletrônica dos primeiros veículos daquela época e entanto cenários onde o futuro parece desafiador é que estamos sempre ao lado do profissional da mecânica.

A evolução da mecânica automotiva no Brasil reflete as mudanças globais do setor, adaptadas às especificidades do mercado nacional. Esse processo reforça a necessidade de constante atualização dos profissionais, que enfrentam desafios cada vez mais técnicos e complexos, mas que também encontram oportunidades em um setor em constante transformação. Afinal hoje há muita informação a respeito de literatura, passo a passo e, se por um lado as redes sociais são úteis, também podem ser um problema para não profissionais fazerem ou buscarem um diagnóstico para o veículo que está na garagem de casa. Para isso, compreendemos que a missão do amigo mecânico é muito nobre.

Com esse panorama histórico, é importante destacar o papel da Revista O Mecânico ao longo dessas quatro décadas, mantendo-se sempre próxima dos mecânicos e acompanhando sua evolução com matérias técnicas alinhadas com o que há de mais novo setor automotivo. São plataformas de curso, horas gratuitas de conteúdo em vídeo com passo a passo e matérias técnicas, artigos de especialistas e consultores com vasto conhecimento mecânico e uma boa dose de atualização quando falamos das novas tecnologias que estão chegando ao país.

 

O que já fizemos para os mecânicos

Além das tradicionais matérias técnicas com passo a passo detalhado, a Revista O Mecânico também organizou eventos, como o Expomecânico, que, em três edições, atraiu milhares de mecânicos ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para capacitação profissional. O evento contou com a parceria de empresas de diversos setores da indústria automotiva, incluindo montadoras, fabricantes de autopeças, equipamentos e petroleiras. Associações do setor também marcaram presença, com o objetivo de se aproximar do público e compartilhar informações e dicas. Outro projeto voltado para a capacitação dos mecânicos é o projeto Atualizar O Mecânico, realizado no estande da Revista nas principais feiras do setor de reparação automotiva. Com o objetivo de disseminar informações técnicas e dicas práticas para o dia a dia dos profissionais, o Atualizar O Mecânico por meio de palestras gratuitas busca melhorar a qualidade dos serviços prestados nas oficinas e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

Nestes anos, a Revista O Mecânico também se destacou pelo Manual Técnico O Mecânico, desenvolvido para oferecer aos profissionais da reparação uma forma prática, acessível e econômica de se atualizar. O objetivo é capacitar os mecânicos a proporcionar serviços de excelência, promovendo a satisfação e fidelização dos clientes.

Além do meio impresso, a Revista O Mecânico conta com um site de grande acessibilidade e milhares de visitas, assim como um canal no YouTube com 446 mil inscritos e mais de 56 milhões de visualizações. No canal, os mecânicos podem acessar matérias técnicas em formato de vídeo, além de programas como Mecânico Responde, Fala Professor e Raio X Técnico, que apresenta a avaliação detalhada de um novo veículo por um mecânico.

Nas populares redes sociais, Facebook e Instagram, a Revista O Mecânico tem como objetivo informar rapidamente os mecânicos por meio de fotos e vídeos. Juntas, nas plataformas somam mais de 820 mil seguidores ao @revistaomecanico. Hoje a revista múltipla Tata forma alcança os profissionais da mecânica por meio das edições impressas, o conteúdo atualizado diariamente no site e nas redes sociais e também no maior canal especializado em mecânica no YouTube de todo o país.

 

Loja do Mecânico e Revista O Mecânico juntas

Vale lembrar que em julho de 2022, a Loja do Mecânico adquiriu a Infini Mídia, editora da Revista O Mecânico. Com isso, a Revista passa a ser não apenas o braço de mídia do maior e-commerce de máquinas e ferramentas do Brasil, mas também aplicará seu know-how para contribuir ainda mais com informações técnicas, sempre com o objetivo de estreitar ainda mais o vínculo com os mecânicos.

Congresso Brasileiro do Mecânico

Ao longo dos 40 anos de história, a Revista O Mecânico acompanhou a evolução da tecnologia, oferecendo informações técnicas valiosas para os mecânicos como já foi apresentado neste especial. Dito isso, um dos principais frutos dessa evolução é o Congresso Brasileiro do Mecânico, lançado em 21 de outubro de 2017, que desde então tem se expandido e aprimorado a cada edição. Na primeira edição, o evento contou com 1.304 mecânicos, enquanto no 7º Congresso Brasileiro do Mecânico, realizado em 19 de outubro de 2024, o número de inscritos superou 8 mil, representando um crescimento de 20% em relação à edição anterior.

O evento também contou com a participação de 52 marcas e ofereceu palestras técnicas no grande auditório, conteúdos especializados nos Boxes Práticos e Teóricos, além de outras atrações voltadas para o universo da mecânica automotiva. Por fim, é preciso dizer que o 8º Congresso Brasileiro do Mecânico – 8CBM será realizado em 2025. Embora a data ainda não tenha sido definida, o evento promete continuar sua tradição de crescimento, oferecendo palestras técnicas, conteúdos especializados nos Boxes Práticos e Teóricos, além de contar com a participação de diversas empresas do setor. Com isso, o Congresso Brasileiro do Mecânico continuará como um espaço único para mecânicos se atualizarem, expandirem seus conhecimentos e se conectarem com os principais players da indústria.

 

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