Navistar estabelece acordo de compra da MWM

WARRENVILLE, Ill – 14 de abril de 2005 – A Navistar International Corporation (NYSE: NAV) anunciou, hoje, que sua subsidiária de motores da América do Sul, a International Engines South America, estabeleceu um acordo para adquirir o controle da MWM Motores Diesel Ltda. (MWM), um dos maiores produtores de motores diesel do Brasil. O valor da compra não foi revelado.

A MWM produz uma ampla linha de motores diesel de média e alta rotação, na faixa de 50 a 310 cv de potência para uso em picapes, vans, caminhões leves e semi- pesados, assim como em aplicações agrícolas, marítimas e grupos geradores. Entre os clientes OEM estão as principais empresas dos segmentos automotivo, agrícola e industrial, incluindo General Motors, Volkswagen e Nissan. A produção anual superou 85.000 motores e gerou receita de aproximadamente USD 370 milhões para a empresa em 2004.

Embora o acordo tenha sido concluído, o CADE, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, examinará a combinação das duas companhias. Apenas sinergias mínimas poderão ser realizadas até a aprovação final do CADE.

Daniel C. Ustian, presidente do conselho administrativo, presidente e CEO da Navistar, disse que a aquisição dá suporte à estratégia da empresa de fomentar o crescimento do negócio de motores nos dois extremos da linha de produtos diesel atualmente fabricada. Ustian afirmou que, além de aumentar os volumes de produção, a aquisição contribui para agregar conhecimentos de engenharia que permitirão à companhia servir melhor os clientes no crescente mercado da América do Sul. “Esta aquisição irá diluir os custos de desenvolvimento das novas tecnologias para o cumprimento de emissões em uma maior diversidade de produtos e é consistente com o compromisso corporativo de investir nos negócios que proporcionem crescimento e retorno aos acionistas”, disse Ustian. “Poderemos servir melhor os clientes oferecendo uma linha mais ampla de produtos e alavancar globalmente a nossa posição de líderes da indústria em tecnologia de emissões. Além disso, a aquisição irá permitir à International atender o enorme potencial de uma maior adoção do diesel, com custos competitivos, tanto na América do Norte como na América do Sul”.

De propriedade da família Thiele, a MWM iniciou as operações no Brasil em 1953. A empresa, bem como as operações de manufatura, estão baseadas na cidade de São Paulo.

A MWM, com relação à produção de motores, é a líder de mercado na América do Sul. Com uma equipe de profissionais competentes liderada há 20 anos pelo proprietário Heinz Thiele, a empresa desenvolveu um forte legado e uma sólida reputação por seus produtos e aplicações de engenharia, qualidade e valor proporcionado aos clientes, e desfruta de uma excelente reputação de marca. “Nós temos sido bem-sucedidos no desenvolvimento do nosso negócio na América do Sul junto com nossos clientes, fornecedores e outros parceiros”, disse Thiele. “Atendendo às contínuas solicitações dos nossos clientes, temos sempre objetivado a internacionalização da MWM, em busca de escala de volume, necessária para garantir base sólida de competitividade em longo prazo. Além disso, o volume de investimentos em novas tecnologias exigido para cumprir as mais severas normas de emissões levou-nos à conclusão que um alinhamento com uma companhia global é estratégico para atender completamente as demandas técnicas futuras com uma boa relação custo-benefício”.

A nova companhia será chamada MWM International Indústria de Motores da América do Sul Ltda, com Waldey Sanchez, atual Presidente da unidade de motores da América do Sul da International, atuando como Presidente e CEO. “A MWM é uma organização excelente que alcançou uma posição de destaque no mercado sul-americano e será de grande suporte para nossas operações”, disse Sanchez. “Ao combinar nossos recursos, conhecimentos de engenharia e linhas de produto, poderemos oferecer aos nossos clientes uma maior diversidade de produtos que agregará valor aos seus negócios. Estamos adquirindo capacidade adicional de pesquisa e desenvolvimento no Brasil que nos ajudará a cumprir com rapidez as normas de emissões cada vez mais rígidas e que contribuirá para desenvolver produtos mais competitivos, que atendam nossos clientes tanto no Brasil como em outras partes do mundo.”

A Navistar entrou no mercado da América do Sul em março de 1999 quando adquiriu 50% das ações de uma empresa que passou a se chamar Maxion International Motores S.A. Em janeiro de 2001, a Navistar tornou-se a única proprietária da Maxion International Motores que, logo em seguida, passou a ser denominada International Engines South America.

A International na América do Sul produz uma linha completa de motores diesel na faixa de 95 a 275 cv de potência para uso de OEMs e exporta motores diesel para o México, Austrália e Inglaterra. Assim como a MWM, os clientes da International também incluem as mais importantes corporações dos segmentos automotivo, agrícola e industrial. A unidade fabril está  localizada em Canoas, no Rio Grande do Sul e em Córdoba, na Argentina.

A Navistar International Corporation (NYSE:NAV) é a matriz da International Truck and Engine Corporation. A empresa produz caminhões comerciais da marca International®, motores diesel médios e ônibus escolares da marca IC e desenvolve e manufatura, de forma customizada, motores diesel para os mercados de picapes, vans e utilitários esportivos. Com a maior rede de distribuição da América do Norte, a empresa também oferece financiamento para clientes e distribuidores. Além disto, por meio de uma joint venture com a Ford Motor Company, a empresa fabrica caminhões comerciais médios e vende peças de reposição para caminhões e motores diesel. Para obter mais informações visite o site:www.internationaldelivers.com .

 

 

Declarações de Futuro:


Declarações contidas neste release que não são puramente históricas são Declarações de Futuro dentro dos significados da Seção 27 A do Securities Act,  Seção 21 E do Exchange Act, e do Private Securities Reform Act de 1995.  Estas declarações são válidas somente para a data deste release e não assumimos nenhuma obrigação de atualizar as informações incluídas neste release.  Estas declarações incluem informações referentes a resultados possíveis ou supostos das operações para o futuro, incluindo descrições da nossa estratégia de negócios.   Estas declarações geralmente incluem palavras como “acreditar”, “esperar”, “antecipar”, “pretender”, “planejar”, “estimar”, ou expressões similares.  Estas declarações não são garantias de performance ou resultados e envolvem riscos, incertezas e suposições.  Apesar de acreditarmos que estas declarações são baseadas em suposições razoáveis, existem vários fatores que podem afetar nossos atuais resultados financeiros ou resultados das operações e podem causar resultados que diferem  dos que constam nestas declarações.  Para posterior descrição desses fatores, ver Exhibit 99.1 do formulário 10-K para o ano fiscal encerrado em 31 de outubro de 2004

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php