Novo Ka 1.0 três cilindros: ótimo desempenho e consumo associados à manutenção simples
Motor Ecoboost chega sem turboalimentação, mas não decepciona no uso urbano. Itens de manutenção corriqueira tem fácil acesso, além de correia sincronizadora com prazo de troca estendido
Texto: Fernando Naccari
Fotos: Alexandre Villela / Isabelly Otaviano
Nem de longe o atual Ford Ka lembra o pequeno hatch que rodou e encantou por nossas vias durante tantos anos. Lançado no país em 1997, o design arredondado era o que mais chamava a atenção.
Aliado a isso, bom espaço interno, desempenho surpreendente e economia de combustível eram seus pontos altos, embora não tenha caído no gosto dos reparadores por um motivo óbvio: mecânica de difícil manutenção e com espaço extremamente reduzido para trabalhar.
Por dentro do Ka
Como dissemos, o Ka não lembra o Ka a que estamos acostumados, mas isso é bom. O excesso de plásticos foi deixado de lado e o refinamento ganhou espaço. O painel de instrumentos com grafia cinza e fundo escuro é maior e apresenta o conta-giros, velocímetro e marcador de combustível analógicos, além do odômetro digital com iluminação azul.
Ao centro do painel há os botões de controle do sistema de áudio My Connection. Os comandos do sistema podem ser feitos através da voz, além de comportar conexão Bluetooth e My Ford Dock, que permite acoplar seu smartphone ao veículo.
Tecnologia
O Ka conta também com o SYNC Media System. Por ele você controla diversas funcionalidades do carro por comandos de voz e pelos comandos no volante. Um dos recursos da tecnologia é contar com Assistência de Emergência que, em caso de acidente, faz contato automaticamente com o serviço de emergência – SAMU.
Ao volante
Testamos a versão SEL equipada com o surpreendente motor 1.0 12V TiVCT de três cilindros com sistema Easy-Start que dispensa o uso de tanque de combustível auxiliar para partida a frio. Com 85 cv, tem potência de sobra para enfrentar o trânsito nas grandes cidades, além de proporcionar economia. Em nossos testes, o Ka apresentou consumo 10 km/l na cidade e cerca de 12,5 km/l na estrada, ambos com etanol no tanque.
Neste, notamos uma particularidade: o Ecoboost, que na Europa ostenta turboalimentação, no Brasil ganha “uma tampinha” que isola a entrada do componente no sistema de alimentação de ar do motor.
O conjunto de suspensão dianteira do tipo McPherson associada à suspensão traseira com eixo de torção, absorvem bem as irregularidades da pista, mas são um pouco mais “duras” que dos outros veículos da categoria.
No quesito segurança, o Ka se destaca perante os concorrentes: Freios ABS com Distribuição eletrônica de frenagem – EBD, Controle se Frenagem em Curvas – CBC, Airbag duplo, Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração (AdvanceTrac), além de Assistência de Partida em Rampas – HLA.
Na hora do reparo
O Ka, ao contrário de suas versões anteriores, tem manutenção bastante facilitada. Agora, o novo modelo da Ford vem com todas as vantagens da última versão, mas ganha o benefício de ter o espaço no cofre do motor como uma das principais qualidades.
MOTOR
Três cilindros •• Motorização: 1.0 •• Alimentação: Injeção multi ponto •• Combustível: Etanol/Gasolina •• Potência (cv) : 85.0 (E) / 80.0 (G) •• Cilindrada (cm3): 997 •• Torque (Kgf.m): 10,7 (E) / 10,2 (G).
A Ford recomenda verificar sob possíveis vazamentos a cada 6 meses. A troca do óleo e do filtro deverá ocorrer a cada 6 meses ou 10.000 km. Em caso de uso severo, reduzir o prazo pela metade. Utilizar óleo lubrificante com especificação SAE 5W-20 ou, em caso de falta do primeiro, poderá utilizar o SAE 5W-30.
Nas versões com motor 1.0L de três cilindros, a correia dentada é diferente e trabalha úmida com óleo do motor. Com isso, a recomendação de troca é a cada 260.000 km. O mesmo prazo deve ser respeitado para a de acessórios.
A cada 40.000 km, é indicada a troca do filtro de ar. Em regiões com estradas de terra e de pavimentação ruim, reduzir este período pela metade.
ALIMENTAÇÃO e IGNIÇÃO
Embora o veículo tenha construção projetada para alimentação Flex, a Ford recomenda o uso de gasolina aditivada para garantir a limpeza do sistema de alimentação de combustível e do motor, além de minimizar a formação de depósitos e otimizar o desempenho. Se esta prática não for seguida, a Ford aconselha abastecer o veículo com um tanque de gasolina aditivada a cada 3 meses ou 5.000 km, o que ocorrer primeiro.
As velas devem ser substituídas a cada 40.000 km e filtro de combustível a cada 6 meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro.
ARREFECIMENTO
O líquido do arrefecimento deve ser verificado a cada 6 meses e completado, se necessário. A substituição deve ser realizada a primeira vez aos 160.000 km ou seis anos e, em seguida, a cada 80.000 km ou três anos.
A tampa do reservatório de expansão deve ser inspecionada e limpa a cada intervalo de 3 anos.
TRANSMISSÃO
Relação das marchas: 1ª marcha 3,846 •• 2ª marcha 2,038 •• 3ª marcha 1,281 •• 4ª marcha 0,951 •• 5ª marcha 0,756 •• Ré 3,615 •• Relação final: 4,73:1.
Verificar quanto a possíveis vazamentos na transmissão a cada 6 meses. Conferir e completar o nível, se necessário do fluido da embreagem a cada 12 meses ou 10.000 km.
Troque o fluido da transmissão manual a cada 260.000 km. O fluido recomendado deve ser do tipo SAE 75W-85.
SUSPENSÃO
Suspensão dianteira: tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidais •• Suspensão traseira: tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidais.
Verificar as condições das suspensões dianteira e traseira a cada 24 meses ou 20.000km e amortecedores a cada 36 meses ou 30.000 km.
FREIOS
Hidráulico com freio a disco na dianteira e a tambor autoajustável na traseira •• O cilindro mestre é duplo servoassistido e o fluxo de óleo dirigido por meio de tubulação de aço passando pelo módulo ABS (que permite um controle anti-blocante das rodas) e direcionando os circuitos de forma independentes diagonalmente opostos.
Substituir o fluido do freio DOT 4 LV a cada 24 meses. Verificar tubulações de freio e mangueiras flexíveis a cada 36 meses ou 30.000km, consecutivamente até 240.000 km.
A cada 36 meses ou 30.000 km remover pneus e rodas para verificar condição das pastilhas e discos de freio e substituir, se necessário. Realizar rodízio dos pneus.
DIREÇÃO
Direção eletroassistida •• Verificar conexões e juntas de direção a cada 36 meses ou 30.000km, consecutivamente até 240.000 km.
CARROCERIA, CLIMATIZAÇÃO e ELÉTRICA
A Ford recomenda verificar e completar e nível, se necessário, do sistema de refrigeração a cada 36 meses ou 30.000 km, além de conferir fixação dos cabos e das braçadeiras do sistema no mesmo período.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
A Ford informa a capacidade dos reservatórios e sistemas do veículo: Sistema do lavador do para-brisa e do vidro traseiro – 2,5L •• Sistema de refrigeração do motor – 5,5L •• Tanque de combustível – 51,6L •• Sistema de lubrificação do motor 1.0L – exceto a troca do filtro de óleo – 3,9L •• Sistema de lubrificação do motor 1.5L – exceto a troca do filtro de óleo – 3,7L •• Transmissão manual – 2,1L •• Óleo do compressor do ar-condicionado – 0,12kg •• Refrigerante do ar-condicionado – 0,513 – 0,567 kg.
Excelente matéria, principalmente para quem não entende nada de mecânica que é o meu caso, pelo assim temos um check list dos principais cuidados no carro!!!👏👏👏
Boa tarde tenho K 2018 nunca encontrou se 20 Sol s w 30 que também e recomendo sintético
Boa tarde posso colocar o óleo 5×30 mobile no Ford ka
Gostaria de saber , quando trocar o coxim do motor?
Boa tarde comprei um Ford Ka 2015 ele tá com 79 km de segunda mão de vó trocar o óleo e filtro logo comprei e tenho 90 dias de seguro
Tenho um Ford Ka Freestyle 2019 com o motor 1.5 Dragon. A concesionária onde fiz as duas primeiras revisões, colocou óleo Motorcraft 5W30, conforme nota fiscal.
O recomendado no manual, é o Motorcraft 5W20.
Posso rodar com este óleo (5W30), ou seria correto descartar este óleo e colocar o descrito no manual ?
Grato.
Gostei muito,tirou minhas dúvida de forma, simples e fácil, parabéns.
Muito bem explicativo, passei a conhecer melhor meu carro. Obrigado.
Parabéns pela matéria, tirou mtas dúvidas sobre meu Ford Ka. Satisfeito!
Meu comentário meu carro ford. K 1.0 plus 2019/ 20. O manual diz que a troca da vela de ignição e com 72 meses ou 60000 km. Porém nesta materia diz que as velas devem ser substituída com 40000 km. Meu carro está com 43000 km . O wue faço ?
Parabéns meu carro está quase nos 30.000 vou ter que verificar bastante coisa, obg grande matéria
Meu ford ka estar com 493.000 nunca troquei a correia de comando e óleo do cambio manual. Só velas pastilhas .
Gostei muito da matéria também. Só que estou em dúvida igual ao Otávio Melo Pinheiro. Qual o óleo a usar. Sintético ou semi sintético? Pois tem um mês que comprei meu Ford Ka 2015 1.0 flex. E o dono anterior não me falou e não tenho mais contato com ele.
Pense numa matéria que me ajudou de mais aqui na minha cidade esse oleo 5w20 é muito difícil de encontrar é saber que o 5w30 pode ser colocado também me deu um alívio é o óleo só lembrando sempre sintético
Gostei estão de Parabéns serviu bastante as informações ja que vou faxer a revisao do Ka de 30.000
Obrigada
Muito boa a matéria…tão de parabéns.
Eu gostei da matéria,só queria saber se óleo lubrificante do motor,é sintético,ou semi sintético?
A melhor que já vi. Simples e objetiva 👍
ESTÁ SENDO DE GRANDE PROVEITO ESTA MATÉRIA,SÓ ASSIM PASSEI ATER MAS INTERESSE POR PARTES MECANICAS DO CARRO,BOA MATÉRIA, PARABÉNS.