Raio X – Ford Ka 1.0 3-Cilindros

Novo Ka 1.0 três cilindros: ótimo desempenho e consumo associados à manutenção simples

 

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Motor Ecoboost chega sem turboalimentação, mas não decepciona no uso urbano. Itens de manutenção corriqueira tem fácil acesso, além de correia sincronizadora com prazo de troca estendido

 

Texto: Fernando Naccari
Fotos: Alexandre Villela / Isabelly Otaviano

 

Nem de longe o atual Ford Ka lembra o pequeno hatch que rodou e encantou por nossas vias durante tantos anos. Lançado no país em 1997, o design arredondado era o que mais chamava a atenção.

 

Aliado a isso, bom espaço interno, desempenho surpreendente e economia de combustível eram seus pontos altos, embora não tenha caído no gosto dos reparadores por um motivo óbvio: mecânica de difícil manutenção e com espaço extremamente reduzido para trabalhar.

 

Por dentro do Ka

 

Como dissemos, o Ka não lembra o Ka a que estamos acostumados, mas isso é bom. O excesso de plásticos foi deixado de lado e o refinamento ganhou espaço. O painel de instrumentos com grafia cinza e fundo escuro é maior e apresenta o conta-giros, velocímetro e marcador de combustível analógicos, além do odômetro digital com iluminação azul.

 

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Ao centro do painel há os botões de controle do sistema de áudio My Connection. Os comandos do sistema podem ser feitos através da voz, além de comportar conexão Bluetooth e My Ford Dock, que permite acoplar seu smartphone ao veículo.

 

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Tecnologia

 

O Ka conta também com o SYNC Media System. Por ele você controla diversas funcionalidades do carro por comandos de voz e pelos comandos no volante. Um dos recursos da tecnologia é contar com Assistência de Emergência que, em caso de acidente, faz contato automaticamente com o serviço de emergência – SAMU.

 

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Ao volante

 

Testamos a versão SEL equipada com o surpreendente motor 1.0 12V TiVCT de três cilindros com sistema Easy-Start que dispensa o uso de tanque de combustível auxiliar para partida a frio. Com 85 cv, tem potência de sobra para enfrentar o trânsito nas grandes cidades, além de proporcionar economia. Em nossos testes, o Ka apresentou consumo 10 km/l na cidade e cerca de 12,5 km/l na estrada, ambos com etanol no tanque.

 

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Neste, notamos uma particularidade: o Ecoboost, que na Europa ostenta turboalimentação, no Brasil ganha “uma tampinha” que isola a entrada do componente no sistema de alimentação de ar do motor.

 

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O conjunto de suspensão dianteira do tipo McPherson associada à suspensão traseira com eixo de torção, absorvem bem as irregularidades da pista, mas são um pouco mais “duras” que dos outros veículos da categoria.

 

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No quesito segurança, o Ka se destaca perante os concorrentes: Freios ABS com Distribuição eletrônica de frenagem – EBD, Controle se Frenagem em Curvas – CBC, Airbag duplo, Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração (AdvanceTrac), além de Assistência de Partida em Rampas – HLA.

 

Na hora do reparo

 

O Ka, ao contrário de suas versões anteriores, tem manutenção bastante facilitada. Agora, o novo modelo da Ford vem com todas as vantagens da última versão, mas ganha o benefício de ter o espaço no cofre do motor como uma das principais qualidades.

 

MOTOR

 

Três cilindros •• Motorização: 1.0 •• Alimentação: Injeção multi ponto •• Combustível: Etanol/Gasolina •• Potência (cv) : 85.0 (E) / 80.0 (G) •• Cilindrada (cm3): 997 •• Torque (Kgf.m): 10,7 (E) / 10,2 (G).

 

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A Ford recomenda verificar sob possíveis vazamentos a cada 6 meses. A troca do óleo e do filtro deverá ocorrer a cada 6 meses ou 10.000 km. Em caso de uso severo, reduzir o prazo pela metade. Utilizar óleo lubrificante com especificação SAE 5W-20 ou, em caso de falta do primeiro, poderá utilizar o SAE 5W-30.

 

Nas versões com motor 1.0L de três cilindros, a correia dentada é diferente e trabalha úmida com óleo do motor. Com isso, a recomendação de troca é a cada 260.000 km. O mesmo prazo deve ser respeitado para a de acessórios.

 

A cada 40.000 km, é indicada a troca do filtro de ar. Em regiões com estradas de terra e de pavimentação ruim, reduzir este período pela metade.

 

ALIMENTAÇÃO e IGNIÇÃO

 

Embora o veículo tenha construção projetada para alimentação Flex, a Ford recomenda o uso de gasolina aditivada para garantir a limpeza do sistema de alimentação de combustível e do motor, além de minimizar a formação de depósitos e otimizar o desempenho. Se esta prática não for seguida, a Ford aconselha abastecer o veículo com um tanque de gasolina aditivada a cada 3 meses ou 5.000 km, o que ocorrer primeiro.

 

As velas devem ser substituídas a cada 40.000 km e filtro de combustível a cada 6 meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro.

 

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ARREFECIMENTO

 

O líquido do arrefecimento deve ser verificado a cada 6 meses e completado, se necessário. A substituição deve ser realizada a primeira vez aos 160.000 km ou seis anos e, em seguida, a cada 80.000 km ou três anos.

 

A tampa do reservatório de expansão deve ser inspecionada e limpa a cada intervalo de 3 anos.

 

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TRANSMISSÃO

 

Relação das marchas: 1ª marcha 3,846 •• 2ª marcha 2,038 •• 3ª marcha 1,281 •• 4ª marcha 0,951 •• 5ª marcha 0,756 •• Ré 3,615 •• Relação final: 4,73:1.

 

Verificar quanto a possíveis vazamentos na transmissão a cada 6 meses. Conferir e completar o nível, se necessário do fluido da embreagem a cada 12 meses ou 10.000 km.

 

Troque o fluido da transmissão manual a cada 260.000 km. O fluido recomendado deve ser do tipo SAE 75W-85.

 

SUSPENSÃO

 

Suspensão dianteira: tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidais •• Suspensão traseira: tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidais.

 

Verificar as condições das suspensões dianteira e traseira a cada 24 meses ou 20.000km e amortecedores a cada 36 meses ou 30.000 km.

 

 

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FREIOS

 

Hidráulico com freio a disco na dianteira e a tambor autoajustável na traseira •• O cilindro mestre é duplo servoassistido e o fluxo de óleo dirigido por meio de tubulação de aço passando pelo módulo ABS (que permite um controle anti-blocante das rodas) e direcionando os circuitos de forma independentes diagonalmente opostos.

 

Substituir o fluido do freio DOT 4 LV a cada 24 meses. Verificar tubulações de freio e mangueiras flexíveis a cada 36 meses ou 30.000km, consecutivamente até 240.000 km.

 

A cada 36 meses ou 30.000 km remover pneus e rodas para verificar condição das pastilhas e discos de freio e substituir, se necessário. Realizar rodízio dos pneus.

 

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DIREÇÃO

 

Direção eletroassistida •• Verificar conexões e juntas de direção a cada 36 meses ou 30.000km, consecutivamente até 240.000 km.

 

CARROCERIA, CLIMATIZAÇÃO e ELÉTRICA

 

A Ford recomenda verificar e completar e nível, se necessário, do sistema de refrigeração a cada 36 meses ou 30.000 km, além de conferir fixação dos cabos e das braçadeiras do sistema no mesmo período.

 

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ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

 

A Ford informa a capacidade dos reservatórios e sistemas do veículo: Sistema do lavador do para-brisa e do vidro traseiro – 2,5L •• Sistema de refrigeração do motor – 5,5L •• Tanque de combustível – 51,6L •• Sistema de lubrificação do motor 1.0L – exceto a troca do filtro de óleo – 3,9L •• Sistema de lubrificação do motor 1.5L – exceto a troca do filtro de óleo – 3,7L •• Transmissão manual – 2,1L •• Óleo do compressor do ar-condicionado – 0,12kg •• Refrigerante do ar-condicionado – 0,513 – 0,567 kg.

19 comentários em “Raio X – Ford Ka 1.0 3-Cilindros

  1. Excelente matéria, principalmente para quem não entende nada de mecânica que é o meu caso, pelo assim temos um check list dos principais cuidados no carro!!!👏👏👏

  2. Boa tarde comprei um Ford Ka 2015 ele tá com 79 km de segunda mão de vó trocar o óleo e filtro logo comprei e tenho 90 dias de seguro

  3. Tenho um Ford Ka Freestyle 2019 com o motor 1.5 Dragon. A concesionária onde fiz as duas primeiras revisões, colocou óleo Motorcraft 5W30, conforme nota fiscal.
    O recomendado no manual, é o Motorcraft 5W20.
    Posso rodar com este óleo (5W30), ou seria correto descartar este óleo e colocar o descrito no manual ?
    Grato.

  4. Meu comentário meu carro ford. K 1.0 plus 2019/ 20. O manual diz que a troca da vela de ignição e com 72 meses ou 60000 km. Porém nesta materia diz que as velas devem ser substituída com 40000 km. Meu carro está com 43000 km . O wue faço ?

  5. Parabéns meu carro está quase nos 30.000 vou ter que verificar bastante coisa, obg grande matéria

  6. Meu ford ka estar com 493.000 nunca troquei a correia de comando e óleo do cambio manual. Só velas pastilhas .

  7. Gostei muito da matéria também. Só que estou em dúvida igual ao Otávio Melo Pinheiro. Qual o óleo a usar. Sintético ou semi sintético? Pois tem um mês que comprei meu Ford Ka 2015 1.0 flex. E o dono anterior não me falou e não tenho mais contato com ele.

  8. Pense numa matéria que me ajudou de mais aqui na minha cidade esse oleo 5w20 é muito difícil de encontrar é saber que o 5w30 pode ser colocado também me deu um alívio é o óleo só lembrando sempre sintético

  9. Gostei estão de Parabéns serviu bastante as informações ja que vou faxer a revisao do Ka de 30.000
    Obrigada

  10. Eu gostei da matéria,só queria saber se óleo lubrificante do motor,é sintético,ou semi sintético?

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