Entrevista: O mecânico é o agente que decide

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Simone de Azevedo, diretora Comercial da Mobensani, fala sobre a história, o ramo de atuação e as perspectivas da empresa para o ano de 2016

Revista O Mecânico: Conte-nos um pouco da história da Mobensani. Como e quando a empresa surgiu?
Simone de Azevedo: A empresa foi fundada em 1966 no bairro do Tatuapé na zona leste de São Paulo. Porém, na época não fabricava peças para o mercado automotivo, mas, sim, peças em borracha para bombas hidráulicas de poços artesianos e anéis de vedação para tubos de água e esgoto, e tampouco pertencia à família Azevedo. Em 1986, foi adquirida pela atual gestão, que iniciou com um pequeno investimento na linha automotiva com peças de coxins para escapamento e coifas. Eram 8 itens no total.
De lá para cá, já esteve instalada em Cumbica (Guarulhos/SP), São Paulo e em definitivo em sua sede no bairro industrial de Bonsucesso. Atua com a linha de metal-borracha e investe constantemente em novas tecnologias, máquinas e equipamentos, oferece suporte técnico, treinamento e a mais completa e diversificada linha de produtos nesta linha.

 

O Mecânico: Hoje, como está estruturada a atuação da empresa no mercado?
Simone: A Mobensani tem sua sede própria na cidade de Guarulhos, na área industrial de Bonsucesso com total de 15 mil metros quadrados. Realiza todos os processos de fabricação internamente desde a homogeneização (mistura) da composição das mantas de borracha, vulcanização (injeção) das borrachas, corte de tubos, estamparia das partes metálicas, tratamento químico das partes metálicas, acabamento com tratamento de pintura, embalagem unitária e múltipla das peças, armazenamento e efetivação da separação dos pedidos para a distribuição.
Temos clientes em todos os Estados do Brasil que distribuem a marca Mobensani, que conta hoje com mais de 2.500 itens para a linha de carros de passeios, incluindo os Kits de Amortecedores (MOBKits)

 

O Mecânico: Quais produtos estão no portfólio da Mobensani para a reposição automotiva?
Simone: Batentes, bieletas, buchas de agregado, buchas de amortecedor, buchas de bandeja, buchas de direção, calços, coifas de amortecedor, coifas de caixa de direção, coifas homocinéticas, coxins de amortecedor, coxins de câmbio, coxins de motor, e a linha MOBKits: kits de coifa homocinética e kits de reparo de amortecedor, kits de barra estabilizadora.

 

O Mecânico: Quais foram os principais lançamentos da empresa para o mercado em 2015?
Simone: Kits de amortecedores, coxins de amortecedores, kits de barra estabilizadora e buchas de bandeja dos carros HB20, Cruze, Focus, Fusion, Focus, New Fiesta, Ecosport, Cobalt, Onix, Spin, Punto, Linea, Santa Fé e Ranger.

 

O Mecânico: Como a sua empresa identifica a demanda por uma nova linha de produtos ou por novas aplicações no mercado?
Simone: A Mobensani trabalha com todos os itens de borracha e metal-borracha da suspensão, câmbio e motor. Portanto, sua estratégia está pautada em ter o máximo destes itens fabricados de cada carro. Então definimos o carro, através do número de vendas do mesmo no mercado e analisamos a performance da peça no carro no mercado para então com estas informações colocarmos em planilha o organograma de lançamentos, que é bienal, assim como o catálogo. Ou seja, temos uma proposta de previsão de todos os itens que serão lançados em 24 meses.

 

O Mecânico: A Mobensani está sempre presente nas principais feiras de autopeças do Brasil. Como a empresa trabalha sua comunicação técnica com os mecânicos aplicadores das peças da marca?
Simone: Nossa “bandeira” é a da informação, informação é poder, portanto a divulgação da marca com informação sobre a fábrica se faz necessária através de eventos onde estejam o nosso público que efetivamente escolhe e aplica nossas peças.
Realizamos um treinamento que se chama TEM (Treinamento Especializado Mobensani), que é um programa de aperfeiçoamento profissional lançado pela Mobensani com a finalidade de incentivar a ampliação de conhecimento e capacitação dos profissionais do mercado através de palestras técnicas relacionadas ao segmento de borrachas automotivas.
Também realizamos trabalho com promotores na divulgação e suporte aos Distribuidores junto aos lojistas e centros automotivos. Viabilizar e facilitar o trabalho de nossos distribuidores na cadeia automotiva através de informações direto da fábrica é o ponto mais sensível no sucesso deste trabalho.

 

O Mecânico: Na sua opinião, o mecânico na oficina é um formador de opinião? Por quê?
Simone: Com certeza! Porque podemos fazer uma analogia de entendimento simples: temos o mecânico de confiança, assim como temos o médico de família, ou seja, na maior parte das vezes, o público (nós, usuários de veículos) “entendemos” do carro, motor, suspensão, câmbio, etc, até o “capítulo 1”. Então, a confiança no mecânico e no que ele orienta é a base da compra da marca da peça a ser utilizada, ou seja, ele é o agente que decide.

 

O Mecânico: Você acha que o mecânico, hoje, utiliza a internet como base para procura de autopeças e de informação técnica? Como a Mobensani utiliza esse canal?
Simone: Sim, a internet após smartphones ficou muito mais acessível e todos conseguem informações inclusive se estiverem no meio de uma troca de peças embaixo de um carro, a combinação “internet + smartphone” revolucionou todo tipo de segmento.
Acreditando sempre no poder da informação, a Mobensani abastece diariamente seu mailing através de dados adquiridos com a visita dos promotores nas ruas, feiras e palestras e se comunica com o mercado através de e-mails marketing deste mailing, página no Facebook e website.
Estamos em desenvolvimento de aplicativo para smartphones nas versões Android e IOS para este primeiro semestre.

 

O Mecânico: Em 2015, o mercado de autopeças viveu um ano “estranho”, no qual a crise macroeconômica favoreceu algumas empresas ao mesmo tempo em que prejudicou outras. Qual cenário você espera para o mercado de reposição no ano de 2016?
Simone: A Mobensani faz parte das empresas que foram favorecidas. Trabalhamos exclusivamente para o mercado de reposição e, portanto, os produtos também são desenvolvidos de acordo com a necessidade deste mercado que agora mais do que nunca está ainda mais forte.
O número de venda de carros no Brasil nos últimos anos foi um verdadeiro show. Estes carros iniciaram forte sua reposição de 3 anos para cá, ou seja, a engrenagem está totalmente em funcionamento e acreditamos que os grandes ajustes nas empresas foram realizados no decorrer de 2015. Em 2016 todos estarão muito mais envolvidos com os novos objetivos que o cenário econômico e político nos propõe.

 

O Mecânico: E qual é a perspectiva comercial da Mobensani dentro desse contexto? Quais serão os próximos passos da empresa no setor da reposição automotiva?
Simone: Estar junto, muito junto de nossos clientes, participando e apoiando-os nas ações que possam fazer a marca estar mais presente nos clientes deles. Nossa perspectiva comercial é de uma fidelização da marca no mercado ainda mais sólida, através sempre da informação.

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