Procedimento no Renault é simples, mas requer cuidados para montagem na posição correta
Texto: Flávio Faria
Fotos: Isabelly Otaviano
Hoje em dia, um dos defeitos mais comuns nos automóveis é a quebra do sensor de nível de combustível. Responsável por transformar a quantidade de gasolina ou etanol no tanque na marcação no painel, esta peça pode trazer grandes dores de cabeça caso não funcione corretamente. Imagina ter uma pane seca a qualquer momento? Para evitar que isso aconteça, é importante realizar a troca assim que o sistema apresentar defeitos. Embora não seja garantia de que nunca vai dar problema, orientar o proprietário sobre a qualidade do combustível que ele abastece e o cuidado de não andar sempre na reserva são dicas que podem ajudar a dar vida mais longa à peça. Caso não tenha mais jeito e seja necessário trocar, o procedimento é simples e rápido, mas requer atenção. Para explicar passo-a-passo como fazer, contamos com o apoio do consultor da assistência técnica da TSA, Vitor Veloso.
Com 12 anos de mercado, a empresa é líder no mercado de reposição e também fornece sensores deste tipo para linha original. O modelo utilizado é um Renault Sandero 2012, mas a peça também serve para os modelos fabricados entre 2007 e 2014. É importante lembrar que a peça produzida pela TSA tem construção diferente, com os cabos dos conectores para baixo, enquanto na peça original eles saem para cima. Essa diferença costuma confundir, ocasionando o encaixe da peça ao contrário na manutenção, o causará mal funcionamento no sistema. Portanto, fique ligado para este detalhe na hora da montagem! A haste também tem uma diferença de construção, mas não se preocupe, que esses diferenciais da TSA não influenciam na atuação do sistema, que funcionará como o original.
Retirada do conjunto bomba
1) Primeiramente, retire o assento do banco traseiro para ter acesso ao reservatório de combustível, onde será instalada a peça. Utilize uma chave de fenda para tirar a tampa que dá acesso à peça (1a).
2) Retire o conector elétrico do sensor que será substituído, soltando a trava do lado esquerdo (detalhe).
3) Retire as duas mangueiras de envio e retorno de combustível. Mas antes, dê partida no carro e espere ele morrer, evitando que espirre combustível quando as mangueiras forem desconectadas. Para retirá-las, aperte as travas nas laterais dos conectores e puxe.
Atenção: Para o encaixe na nova peça, fique ligado às marcações em verde e vermelho nos conectores e nas mangueiras.
4) Para retirar a porca de fixação é preciso utilizar uma ferramenta apropriada. Encaixe na porca e desrosqueie. Após desapertar, termine de tirar a peça com a mão (4a).
5) Retire com cuidado o conjunto bomba/sensor de nível. Sempre utilize um balde para evitar o derramamento de combustível no interior do veículo.
Atenção: Cuidado para não deixar a guarnição e a porca caírem no tanque de combustível.
6) Rosqueie novamente a porca, para não correr o risco de a peça contrair e não voltar a encaixar.
Troca do sensor de nível
7) Primeiramente, verifique se as informações da peça estão corretas, de acordo com a etiqueta na embalagem da peça. Também é necessário verificar o valor ôhmico da peça e indicação de cheio e vazio, de acordo com o catálogo da TSA. As informações também podem ser encontradas no site da marca: https://tsadobrasil.com.br/index.php?acao=pasta&valor=72&pg=0&produto=151
8) Com o auxílio de um multímetro, na escala de resistência de 2kΩ, verifique os valores de cheio de vazio. Neste caso, para o valor de vazio, a escala é entre 308 e 316 Ω (8a). Colocar a peça no valor de cheio e verificar novamente. O valor deve estar entre 31 e 35 Ω (8b).
Importante: muito cuidado ao manusear a peça, para não correr o risco de afetar os valores de resistência.
9) Solte a trava com o auxílio de uma chave de fenda e retire o conector do chicote do sensor.
10) Encaixe a base da nova peça na trava (10a) e plugue o conector (10b).
Remontagem da peça
11) Antes de remontar no veículo, é importante verificar se o sistema do automóvel está reconhecendo os valores de nível cheio e vazio. Coloque o sensor de nível na posição de vazio, espere entre três e cinco minutos e vire a ignição do carro. O painel deve marcar vazio (11a). Desligue a ignição, coloque o sensor de nível na posição de cheio, aguarde novamente entre três e cinco minutos e ligue a ignição. O painel deverá mostrar o tanque cheio (11b).
12) Para remontar, retire novamente a porca. Lembre-se de verificar a posição correta de encaixe antes de colocar a peça. Coloque a guarnição entre o bocal e o conjunto bomba e encaixe.
Atenção: Ao colocar a peça, cuidado para não bater a haste nos cantos e amassar.
13) Encaixe novamente a porca. Para o aperto da porca, utilize novamente a ferramenta apropriada (13a). As setas gravadas no sensor de combustível e na porca devem estar na mesma posição para a posição correta (13b).
14) Instale o conector e espere entre três e cinco minutos para verificar novamente se o painel está reconhecendo a peça. Após o reconhecimento, volte a desligar a ignição e instale as mangueiras, de acordo com as cores verde e vermelha. Aperte nas laterais para encaixar corretamente.
Prezados
Sandero ano 2013,
começou com uns estalos na parte traseira, quando abre a tampa para abastecer estoura como se abrisse uma garrafa de champanhe
Mecânico falou que provavelmente o suspiro do tanque de combustível esta obstruído, como solução sugeriu a troca completa da peça.
Pergunto há como desobstruir o suspiro ha a necessidade de troca da peça inteira?
Eu tenho um Daster 2013
O marcador de combustível marca cada hora uma quantidade ninguém descobriu.
Muito boa está dicas para o reparado