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25 anos ao lado do reparador

Ao longo dos anos, a Revista o Mecânico se transformou em uma das principais ferramentas do profissional da reparação, sempre com o objetivo de ajudá-lo na busca de informações técnicas e da qualidade na prestação de serviços em sua oficina

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Exatos 25 anos se passaram desde que a primeira edição da Revista O Mecânico entrou em circulação, em outubro de 1984. Uma nova ferramenta nascia para a oficina mecânica, com o intuito de facilitar o acesso a informações técnicas de um público completamente esquecido e marginalizado pela indústria automotiva: o mecânico independente. O mundo era outro, não existia celular, internet e muito menos scanner de diagnoses, enquanto computadores eram equipamentos de luxo que ficavam bem longe das oficinas. O que havia então era a paixão por máquinas e motores, que geralmente passava de pai para filho: a paixão pela graxa, o fascínio pela mecânica e a habilidade de sentir, cheirar, escutar e mexer.

 

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Nesse ano acontecia o lançamento do carro do futuro, como foi chamado o Fiat Uno, matéria de capa da edição nº1 da Revista. Ali, começava uma relação de amor com o mecânico; estava firmado o compromisso de levar para ele os principais fatos do mundo automotivo, e, principalmente, tudo que fosse relacionado com reparação veicular. Nas páginas, que ainda eram em preto e branco, textos se misturavam com fotos e ilustrações. Pela primeira vez, o lançamento de um carro era abordado de maneira diferente, com outro foco, muito mais técnico e especialmente voltado para o profissional da mecânica veicular.

 

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Os anos passaram, a indústria automobilística foi evoluindo a cada dia e lá estava a Revista O Mecânico, sempre acompanhando essas mudanças e estampando em suas páginas tudo que fosse de interesse do mecânico. Uma publicação técnica que passou aos poucos a fazer parte da vida do profissional e do seu dia-a-dia na oficina. Dentro da Revista ele sabia que encontraria informações e novidades sobre veículos, peças e serviços. Um vestígio de tecnologia estava nascendo no mercado automotivo e ele teria ajuda naquela empreitada: a Revista O Mecânico.

 

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O grande vilão da época era o carburador, um componente que despertava a curiosidade do reparador e ao mesmo tempo representava o desafio da mistura ideal. As vedetes do momento, além do Fiat Uno, eram o Ford Escort, o Volkswagen Santana e o Chevrolet Monza. Carros importados, nem pensar! Eram artigos caríssimos e ninguém sabia consertar.

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A Revista documentou momentos históricos do setor, como a chegada do sistema de injeção eletrônica, que vinha para substituir o tal carburador, com uma tecnologia ainda longe do que temos hoje no mercado, sem falar em outros dispositivos eletrônicos: amortecedores, freios ABS, câmbios automáticos. E as matérias do tipo passo-a-passo já faziam sucesso entre os mecânicos, já eram o ponto forte da Revista. A cobertura de feiras, workshops e outros eventos traziam mais conhecimento e atualização.

 

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Os anos 90 entravam nos calendários cheios de esperança: a abertura do mercado de importados e a modernização das fábricas começavam a progredir de forma intensa. A tecnologia trazia a responsabilidade de se saber lidar com eletrônica, os equipamentos e ferramentas especiais passaram a ser necessidade dentro da oficina, operados por quem entendia do assunto porque estudara para isso. Na gaveta do carrinho de ferramentas, um exemplar da Revista.

Na virada do século já vivíamos uma nova era no mercado automotivo, o que era refletido diretamente nas oficinas. Novas fábricas se instalaram no Brasil, o mercado estava maior e mais variado. A reposição seguia o mesmo caminho e logo atrás estavam os reparadores, atentos na missão. A Revista sempre procurou desempenhar o papel de auxiliar nessa missão, fazendo com que a evolução, que era real na indústria e, por conseqüência, nas respectivas redes de concessionárias, ficasse mais próxima da oficina independente, daquele profissional que, apesar de ser pequeno, queria crescer e aprender.

A palavra do momento: eletrônica embarcada e os carros, só faltavam falar. Espere aí, alguns falavam e interagiam com o motorista, as Mercedes-Benz, as BMW e outros carrões do futuro começavam a surgir. Injeção direta, piloto automático, controle eletrônico de estabilidade, suspensão, frenagem… os recursos são infinitos. Sem computador ninguém mais trabalhava e a internet começava a ficar popular.

Hoje, a máquina da indústria automotiva trabalha a todo vapor. Milhões de carros são produzidos anualmente. Os motoristas têm de lidar com trânsito intenso, o que acarreta em maior desgaste dos componentes. A manutenção preventiva passou a ser fundamental para garantir a durabilidade do veículo e a obrigação de conscientizar os motoristas é responsabilidade do próprio mecânico, que também evoluiu, se transformando no profissional da reparação.

A oficina de hoje

A busca agora é pela qualidade contínua, pela modernidade nas oficinas e nesse contexto a Revista vem trazendo modelos e dicas para que sejam seguidas e o atendimento na rede independente seja melhorado. A preservação do meio ambiente hoje é fator primordial dentro da oficina, o descarte correto de resíduos e líquidos já funcionando em muitas oficinas. Mas ainda falta muito, em todos os aspectos.

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Treinamento e atualização para capacitação de pessoal especializado, essa é a ordem. E é nessa estrada que pretendemos seguir, evoluindo junto com a indústria e o reparador, colocamos nosso esforço para evoluir na nossa prestação de serviço e levar mais informações com mais agilidade e precisão ao nosso leitor. Seja pela Revista impressa, agora com novo formato e mensal. Seja pela internet, com um site dinâmico e pelos programas em vídeo com procedimentos de reparação, O Mecâniconline. Seja por meio de palestras presenciais, levando para perto do profissional reparador os fabricantes e suas dicas no Projeto Atualizar.

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Se depender de nós, da equipe da Revista O Mecânico, outros 25 anos podem vir, que estaremos preparados, sempre produzindo matérias que vão de encontro com o interesse do nosso leitor: O MECÂNICO. Com a ajuda das nossas fontes de informação, do SENAI e de outros tantos parceiros que fazem da Revista O Mecânico um canal de comunicação possível e real, que tem a obrigação e o comprometimento de manter o reparador, nosso querido leitor, sempre bem informado.

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Em 2008 a Revista O Mecânico conquistou o prêmio Anatec de Mídia Segmentada na categoria de melhor publicação segmentada. O site O Mecâniconline ficou com a terceira colocação entre os produtos para Internet.

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O ciclo de palestras técnicas do Projeto Atualizar O Mecânico, realizado nas feiras do setor, chegou com a missão de disseminar informações técnicas e outras dicas para os profissionais da reparação, aproximando a relação com os fabricantes.

Depoimentos

“Com a chegada da tecnologia nos veículos e com toda a evolução que a indústria automobilística sofreu, as revistas do setor ganharam grande importância porque eram, e ainda hoje são, os meios de informação dos mecânicos. A Revista O Mecânico teve a oportunidade de acompanhar esta transição e colaborar com as oficinas, se tornando um manual de informações e a cada edição se preocupando em especificar vários assuntos do setor, facilitando o trabalho destes profissionais, com as matérias da seção Qualidade em Série, por exemplo, que o ajuda a oferecer aos clientes um trabalho de melhor qualidade”, Mário Guitti, Superintendente do IQA(Instituto da Qualidade Automotiva).

“O Sindipeças apóia a imprensa especializada, que ajuda a divulgar nosso setor, com todas as suas especificidades. Quando falamos de reposição automotiva, não enxergamos apenas a indústria de autopeças, mas todos os elos da cadeia produtiva, formada também por distribuição e varejo de autopeças e reparação de veículos. Parabéns à equipe da Revista O Mecânico pelos 25 anos de existência”, Paulo Butori, presidente do Sindipeças.

“A evolução transformou a profissão, que está cada vez mais técnica e exige conhecimento do mecânico que precisa se atualizar com as novas tecnologias. Além da questão técnica, foi preciso melhorar as instalações dos estabelecimentos para dar lugar a um local limpo, bem iluminado e agradável. O cliente está mais exigente e o mecânico tem que se preocupar com questões ambientais, gestão, atendimento e marketing. Acompanhar a evolução é o maior desafio do reparador e a Revista O Mecânico sempre trouxe orientações muito úteis que ajudam a entender melhor esse complexo mundo dos veículos. Sem dúvida, é uma publicação muito importante e fez história por conter matérias bem elaboradas e manter um bom relacionamento com o mecânico, que é um profissional que requer atenção. Parabéns a toda equipe pelo excelente trabalho!”, Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP


“Quero registrar primeiramente o profissionalismo, a humildade e a dedicação com que são geradas as matérias que chegam até os leitores da Revista O Mecânico. Entendo que as informações selecionadas ao longo desses 25 anos de trabalho contribuíram em muito aos milhares de profissionais do setor, transformando as informações em ações práticas e com a consciência sobre a importância da segurança na manutenção correta em seus veículos”, Fabio Rocha, diretor da Escola SENAI Conde José Vicente de Azevedo.

Prata da casa

Desde o começo de sua trajetória, a Revista O Mecânico se empenha em fazer o melhor para o seu leitor. Levar as informações mais recentes, muitas matérias técnicas, do tipo passo-a-passo, lançamentos e notícias do setor automotivo. Por outro lado, tivemos uma recompensa enorme por parte dos nossos mecânicos, que se encantaram com a possibilidade desse acesso e nos deram toda a sua atenção e carinho. Muitos empresários da reparação já abriram as portas das suas oficinas para receber a nossa equipe, nos dão sugestões de pauta e expressam suas críticas quando não estão satisfeitos, para que possamos melhorar.

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Jerônimo

Por isso, escolhemos dois mecânicos que acompanham a Revista há muito tempo para participar da nossa comemoração de 25 anos. São os pratas da casa, fãs de carteirinha que, literalmente fizeram e fazem até hoje a publicação se transformar numa ferramenta essencial dentro das suas oficinas. Nossos queridos leitores, a quem só temos a agradecer!

Mecânico há 35 anos Jerônimo Luis Teixeira Bastos, proprietário do centro automotivo AMB Reparadora de Veículos, de São Paulo/SP, acompanhou todos os anos da Revista. “Eu lembro de reportagens da primeira edição, com a matéria que apresentava o Uno Mille”, comentou Jerônimo, que também é instrutor do SENAI e conta com a parceria de grandes fábricas na sua oficina. “Trabalhar com reparação de automóveis está no meu sangue, é como uma tradição, passou de pai para filho”, completa.

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Sydney

Ele afirma que a Revista ajudou no seu trabalho muitas vezes. “Algumas vezes, não tinha informação sobre algum procedimento e ia correndo consultar a minha coleção. Além disso, como sou professor, levo as edições para a sala de aula e apresento o conteúdo para os meus alunos”, completa. Jerônimo também é adepto à internet e não perde os programas de O Mecâniconline: “Muitas vezes uso no treinamento dos meus funcionários da oficina”.

Da concessionária Fiat Grand Brasil, de Santos/SP, o chefe de oficina Sydney Fragoso, é mecânico desde os 15 anos e começou em uma oficina na Paraíba. “Foi lá que eu conheci a Revista e me tornei um leitor assíduo”, disse. “Sempre gostei de ler O Mecânico e uso para tirar dúvidas que tenho na hora de efetuar algum procedimento. Os esquemas elétricos também são muito úteis e nos ajudam bastante”, completou. Fragoso trabalha em concessionária há muito tempo, mas reconhece que tem que saber um pouco das outras marcas também, principalmente, por conta da revisão dos carros seminovos. “Esse é mais um momento que a Revista me ajuda”.

“Uma vez tive um problema com a injeção do Mille 96, que apresentava dificuldade na retomada de marcha. Então, a publicação me ajudou a encontrar o diagnóstico correto, pois eu ainda não conhecia o sistema muito bem e nem como trabalhava. “Também assisto aos vídeos do programa O Mecâniconline”, complementa Fragoso, que sempre indica a Revista e o programa para os seus funcionários e amigos mecânicos.

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