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ZEN oferece dicas técnicas sobre polia do alternador e impulsor de partida

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Segundo técnicos da ZEN, fabricante catarinense de polia do alternador e impulsor de partida, é necessário observar alguns sinais importantes nesses dois itens que indicam que algo não está funcionando corretamente no motor.

Polias de alternador
Polias de alternador

Responsável por testes na área de laboratório experimental da ZEN, Allan Maurici afirma que tanto a polia quanto o alternador devem ser verificados sempre que for observado que a lâmpada de carga no painel de instrumentos está acesa. “Se a lâmpada permanecer acesa com o motor em funcionamento, procure imediatamente uma oficina especializada”, recomenda. Outros sinais são o ruído (no caso da polia), dificuldade para dar a partida ou oscilações na iluminação interna (alternador).

O analista ainda alerta se a polia começar a patinar, passa a emitir um barulho anormal. Quando isso acontece, pode ser sinal de que a peça perdeu a capacidade de transmitir torque, impedindo o alternador de gerar energia para recarregar a bateria. Existem casos em que a peça trava, falha que exige uma investigação mais detalhada para ser identificada.

Impulsores de partida
Impulsores de partida

Já sobre o impulsor, o especialista destaca que um dos principais erros cometido pelos motoristas é insistir em acionar o motor, caso haja demora na ignição. Esse ato pode forçar o motor de partida e provocar um superaquecimento do componente, fazendo com que seja necessário esperar ainda mais tempo para ligar o carro e, o que é pior, causar danos ao dispositivo, alerta.

De acordo com Maurici, insistir por muito tempo na ignição do motor pode trazer dor de cabeça ao motorista. “Por via de regra, os motores de partida são projetados para operar continuamente por um tempo máximo de 30 segundos. Caso o motor de combustão não entre em funcionamento ao final deste período, é necessário o intervalo mínimo de 2 minutos entre as partidas para que ocorra o devido resfriamento do motor de partida”, recomenda.

No que diz respeito à manutenção, um dos principais cuidados deve ser com o óleo lubrificante, ficando atento aos períodos corretos de troca, a checagem dos parafusos de fixação do motor de partida e também a parte elétrica relacionada ao conjunto. Além disso, a bateria do carro deve estar em boas condições, já que, sem energia, o impulsor pode não funcionar corretamente. Outra dica para o mecânico é verificar o indicador de carga, além de checar se os cabos elétricos estão bem conectados e se o motor apresenta algum ruído.

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