Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

ZEN dá dicas para cuidar do alternador e sua polia de acionamento

626-ZEN-POLIAS-ALTERNADOR
Fabricante de impulsores de partida, polias e tensionadores, a ZEN explica que existem três gerações de polias de acionamento do alternador. A primeira leva o nome de polia rígida, e tem a função única e exclusiva de transmitir, por meio de uma correia, o movimento do motor ao alternador. “Essa peça tem uma durabilidade maior por não apresentar mecanismos internos”, explica Allan Maurici, Analista de Experimentação e Testes da empresa.
Já a segunda geração, chamada de polia de roda-livre, contém diversos componentes internos. Sua função adicional permite que o rotor da peça gire livremente nos casos de desacelerações bruscas ou paradas do propulsor. Com isso, evita-se que a correia “escorregue” e apresente ruídos.
A última polia é a desacopladora que, além de executar as mesmas funções das anteriores, isola o rotor do alternador, reduzindo o efeito das vibrações torcionais produzidas pelo motor de combustão no restante dos acessórios. A vida útil desta polia chega a 100 mil quilômetros, enquanto a de roda-livre suporta 50 mil quilômetros. “Essas duas gerações de polia (roda-livre e desacopladora) representam uma evolução tecnológica e estarão cada vez mais presentes na vida dos profissionais de mecânica e auto-elétrica”, afirma Acácio Freitas, Coordenador de Marketing da ZEN.
O maior volume de produção das polias da segunda e terceira geração é destinado para a exportação, sendo que os principais destinos são os países da América do Norte e da Europa. No Brasil, recentemente as montadoras passaram a equipar os veículos com esses dois tipos de peças.
626-ZEN-POLIAS-ALTERNADOR2
Para evitar surpresas desagradáveis, Allan Maurici, afirma que, tanto a polia quanto o alternador devem ser verificados sempre que o condutor observar que a lâmpada de carga (que tem o desenho de uma bateria) no painel de instrumentos está acesa. Outros sinais são o ruído (no caso da polia), dificuldade para dar a partida ou oscilações na iluminação interna (alternador).
O analista ainda descreve sinais que os mecânicos podem passar aos seus clientes para que identifiquem possíveis falhas na polia. “Ela começa a patinar, como dizem os mecânicos, e passa a emitir um barulho anormal. Quando isso acontece, é sinal de que a peça perdeu a capacidade de transmitir torque, impedindo o alternador de gerar energia para recarregar a bateria”, explica. Existem casos em que a peça trava, falha que exige uma investigação mais detalhada para ser identificada. Os dois casos exigem a substituição do componente.
A vida útil do alternador é de aproximadamente 200 mil quilômetros. Mas, esse tempo pode ser reduzido se o proprietário do veículo instalar uma grande quantidade de acessórios, como faróis de neblina, som de alta potência e sistema de entretenimento (DVD), que consomem mais energia do que o alternador é capaz de fornecer. “Os carros saem de fábrica com um alternador capaz de suprir energia aos componentes elétricos que acompanham o veículo de fábrica. Quanto mais itens não originais forem instalados, maior será a demanda de energia e maior será a exigência sobre o alternador”, explica o analista.
Para preservar essa peça, o mecânico precisa orientar o cliente quanto a cuidados básicos, como desligar sempre os acessórios elétricos ao dar a partida no motor. A manutenção preventiva inclui, para o mecânico, verificar as conexões dos cabos à bateria, cheque a existência de sinais de oxidação, inspecione as correias de transmissão e o estado geral da bateria.

2 comentários em “ZEN dá dicas para cuidar do alternador e sua polia de acionamento

  1. Existe algum tipo de manutenção ou lubrificação da polia roda livre?? ou ela trabalha seca???

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php