Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

VW lança novo Fox com quatro motorizações e três opções de câmbio

Com design abertamente inspirado no VW Golf, chega ao mercado a nova versão do compacto Fox. O grande destaque do modelo são as oito combinações de powertrain possíveis na linha a partir de quatro motores e três câmbios diferentes. Os motores serão os seguintes: 1.0 TEC de quatro cilindros, 1.0 EA211 de três cilindros, 1.6 família EA 111 e 1.6 MSI família EA211, este último sendo o mesmo que estreou este ano no Gol Rallye e na Saveiro Cross.

17221

O novo motor 1.6l MSI EA211 tem 1.598 cm³ de cilindrada e potência máxima de 120 cv  a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol, e de 110 cv à mesma rotação, com gasolina. O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O novo motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas integrado à tampa, com comando de admissão variável e duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. O coletor de escape forma uma peça única com o cabeçote.

17225
Motor 1.6 MSI EA211 com sistema de duplo arrefecimento (abaixo)

17226

Por sua vez, o motor 1.0 TEC é o mesmo utilizado no modelo anterior. Quando está abastecido com etanol, a potência do motor 1.0l TEC é de 76 cv a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina, a potência é de 72 cv a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm a 3.850 rpm.

Já o motor 1.6 da família EA111 tem 1.598 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindros. Ele gera 104 cv e 15,6 kgfm de torque, quando abastecido com etanol – e 101 cv e 15,4 kgfm, com gasolina. Recentemente, o propulsor passou por ações de redução de atrito. As válvulas de admissão e de escapamento possuem molas com carga ajustada para baixos e altos regimes de rotação do motor. Assim como no motor 1.0l TEC, os retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim também contribuem para a redução de atrito, mantendo a vedação à passagem de óleo. Esta redução de atrito proporciona menor consumo de combustível.

17223
Design inspirado no VW Golf
17222
Alavanca de câmbio da nova transmissão de 6 marchas manual

Transmissão
As opções de câmbio incluem o novo câmbio manual de seis marchas MQ200-6F, o que faz do Fox 2015 o primeiro modelo fabricado pela Volkswagen no Brasil a contar com essa configuração. Desenvolvida tendo como base a caixa manual de cinco marchas MQ200-5F, a nova transmissão de seis marchas (MQ200-6F) traz novos eixos primários e secundários para receber o par adicional de engrenagens da sexta marcha. Por sua vez, foi necessário desenvolver um projeto específico para o sincronizador da quinta e da sexta marchas.

O novo câmbio manual de seis marchas mantém as relações de 1ª a 5ª marchas da transmissão MQ200-5F, mas com a relação do diferencial mais curta (passando de 4,188:1 para 4,357:1), tendo como principais objetivos a performance, a economia de combustível e a excelência em funcionamento. Por isso, a velocidade máxima do Novo Fox Highline com a transmissão manual de seis marchas é alcançada em quinta marcha, fazendo com que a sexta marcha funcione como um “overdrive”, privilegiando o conforto e o consumo de combustível, uma vez que o motor trabalha em menores rotações e com maior silêncio de rodagem.

As outras opções são o câmbio manual de cinco marcas e o automatizado I-Motion com a segunda versão de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que, segundo a VW, proporciona trocas de marcha mais suaves e precisas. Especificamente na versão em que é combinada com o motor 1.6 EA211, a transmissão I-Motion possui o “Upshift Abort”, mapeamento que identifica da melhor forma possível o momento de uma retomada de velocidade e aborta, por exemplo, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência para uma ultrapassagem. Esse recurso é resultante da nova estratégia de comunicação entre a ECU e a TCU (Unidade de Controle Eletrônico da Transmissão).

17224

Veja as configurações disponíveis para o Novo Fox:

Fox Trendline
A versão básica de acabamento conta de série com direção com assistência elétrica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e coluna de direção ajustável em altura e distância. Pode ser equipado com o motor 1.0 TEC ou com o 1.6 EA111. Na transmissão, apenas o câmbio manual de 5 marchas.

Fox BlueMotion
Equipado com o novo motor 1.0l de três cilindros da família EA211, que tem potência de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. A  transmissão é a manual de cinco marchas.

Em seu quadro de instrumentos, traz de série, além do computador de bordo, uma barra gráfica que indica o consumo instantâneo de combustível, que auxilia o motorista a conduzir de forma mais econômica, além do indicador digital de troca de marchas que o orienta a reduzir ou aumentar a marcha.

Fox Comfortline
Disponível nas mesmas opções de motores da versão Trendline, a versão intermediária do Fox oferece a maior possibilidade de configurações na linha. Ao todo são três opções: 1.0l com câmbio manual, 1.6l EA111 com câmbio manual e 1.6l EA111 com transmissão I-Motion, que realiza as trocas de marcha de forma automática.

Como itens de série, o Fox Comfortline já sai de fábrica com sistema de som (RCD 320G), pacote elétrico (vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e regulagem elétrica dos espelhos retrovisores laterais com o sistema tilt down), espelhos retrovisores com luz indicadora de direção integrada e computador de bordo. Na versão Comfortline com motor 1.6l há, ainda, o opcional de controlador de velocidade de cruzeiro.

Fox Highline
Versão topo de linha, inclui em sua gama o novo motor 1.6 EA211 de 120 cv e o inédito câmbio manual de seis marchas, além de disponibilizar um pacote de recursos eletrônicos de auxílio ao motorista quando equipado com todos os opcionais. Entre eles, estão o controle eletrônico de estabilidade (ESC); bloqueio eletrônico do diferencial (EDS); controle de assistência de partida em rampa (Hill Hold Control); sistema de assistência à frenagem de emergência (HBA ou BAS, recurso disponível quando o carro é equipado com ESC); e o controle de tração (ASR).

O Fox Highline ainda conta com freios a disco nas rodas dianteiras com 280 mm de diâmetro. Além de ser mais eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os novos freios demandam 15% menos força para realizar a mesma desaceleração, segundo a VW. Esse sistema traz maior resistência ao efeito de fading (perda de eficiência causada por aquecimento após frenagens sucessivas). O sistema de freios é composto por outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência).

Há ainda o sistema MSR (Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Outro recurso presente no Novo Fox é o GMA (Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php