Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Volkswagen apresenta novo motor para Gol Rallye e Saveiro Cross

A linha 2015 da Volkswagen traz, além das mudanças estéticas costumeiras em todos os veículos, uma grande novidade para o Gol Rallye e a Saveiro Cross: a nova geração de motores 1.6 MSI com quatro cilindros, que faz parte da família EA211, já adotada no Fox e up! na versão 1.0 três cilindros. Seguindo a tendência dessa nova família, o novo motor foi equipado com o sistema E-Flex, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio.

16045
Motor VW 1.6 MSI, da linha EA 211
16046

Com a nomenclatura MSI (Multpoint System Injection, ou seja, sistema de injeção multiponto), o EA211 foi construído com uma série de inovações tecnológicas que priorizam eficiência e performance. Outro fator importante do projeto foi reduzir peso e atrito, portanto o bloco e cabeçote foram desenvolvidos totalmente em alumínio. Sua configuração conta com quatro válvulas por cilindro e sistema variável de válvulas na admissão.

16043
Gol Rallye (acima) e Saveiro Cross
16048

O resultado dessa fórmula se traduz em desempenho com economia, pelo menos esse foi o intuito da engenharia Volkswagen. Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal o novo motor gera potência máxima de 120 cv quando abastecido com etanol e 110 cv com uso exclusivo da gasolina, sempre a 5.750 rpm. O torque máximo é de 16,8 kgfm (165 Nm) com etanol e 15,8 kgfm (155 Nm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

Sistema E-Flex, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio
Sistema E-Flex, que dispensa o uso
do tanquinho de gasolina para partida a frio

16050

Apesar de o motor ser o ponto forte dos modelos esportivos da linha 2015 da marca, outros recursos foram introduzidos, como a transmissão automatizada I-Motion, que foi reformulada e recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, entre outros.

16047

Além disso, a gama completa passam a utilizar nomenclatura global Trendline, Comfortline e Highline, dependendo dos opcionais; Gol e Voyage ganharam novos opcionais no pacote “Fun”; e uma versão super top de linha para o Voyage, que se chama Evidence. Vale lembrar que todo o restante da linha continua equipada com o reconhecido motor EA111, 1.0 e 1.6l. Os preços dos modelos não foram divulgados.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php