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Entrevista: “Vemos o mecânico como uma extensão da NGK no mercado”

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Diretor da NGK do Brasil, Edson Miyazaki conta sobre os 55 anos da inauguração da fábrica da marca no País e revela que há planos de ampliar a capacidade de produção de velas para pelo menos 100 milhões ao ano

 

Revista O Mecânico: Como e por que surgiu a ideia de construir uma fábrica da NGK/NTK em Mogi das Cruzes?
Edson Miyazaki: Quando chegou ao Brasil, há 55 anos, iniciava-se o grande desafio de inaugurar a primeira planta da marca fora do Japão. Da necessidade surgiu a demanda proporcionada pela recém-criada indústria automotiva brasileira e a instalação de montadoras como General Motors, Simca, Lambretta, International Harvester, Willys Overland, Vemag e Volkswagen. A cidade de Mogi das Cruzes foi escolhida por ser estratégica em opções logísticas, além de ser uma região acolhedora, onde a NGK encontrou todas as condições necessárias para iniciar seus trabalhos.

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Primeira da marca fora do Japão, planta da NGK no Brasil completa 55 anos

O Mecânico: Quais itens são produzidos na fábrica da NGK/NTK no Brasil diariamente?
Edson: Para o setor automotivo, a planta produz velas, cabos de ignição e terminais supressivos (motos).

O Mecânico: Além da produção desses itens, quais outros serviços são realizados na unidade?
Edson: Ainda no setor automotivo, a NGK, por meio da marca NTK, comercializa sensores de oxigênio e sensores de detonação. Também são produzidos itens de cerâmicas técnicas e pastilhas para revestimentos.

O Mecânico: A NGK conta com fábricas em quais outros países?
Edson: Atualmente a NGK possui 15 unidades distribuídas pelo mundo, ainda possui quatro Centros Tecnológicos, um deles no Brasil, além de unidades comerciais em todo o globo.

O Mecânico: Quantos funcionários há na unidade brasileira?
Edson: A NGK do Brasil, atualmente, possui um quadro de 1.300 colaboradores.

O Mecânico: A fábrica brasileira exporta produtos? Quais e para onde?
Edson: No Brasil, fomos responsáveis pela primeira fábrica da NGK fora do Japão e somos responsáveis pela distribuição em toda a América do Sul, além de exportar alguns itens específicos para os Estados Unidos, México, Europa, África e, até mesmo, para a matriz japonesa.

O Mecânico: Qual a importância do mercado de reposição de autopeças no Brasil para a NGK/NTK?
Edson: Para a NGK do Brasil, tanto OEM como reposição e exportações possuem o mesmo peso e importância. Prova disso é o produto utilizado em todos os segmentos: é exatamente o mesmo, contando com o mesmo processo, matéria-prima e controle de qualidade. O segmento de reposição é considerado como um parceiro e possui importância estratégica. Nossos produtos possuem peculiaridades técnicas que influenciam diretamente o desempenho do veículo e que necessitam de uma aplicação correta. Estas características tornam fundamental o grande entendimento técnico destes profissionais, com quem nossa relação será sempre estreita e contínua.

O Mecânico: Em sua opinião, o mecânico é um formador de opinião?
Edson: Vemos o mecânico como uma extensão da NGK no mercado. A importância destes profissionais passa pela escolha dos produtos NGK, mas também é parte integrante na qualidade oferecida ao consumidor final por ser responsável pelo manuseio e na escolha correta do produto específico para cada aplicação. Além disso, o mecânico é, para a NGK, um foco de inúmeras pesquisas. Ele é como uma “antena” que capta informações de todo o mercado, nos ajudando a verificar e identificar a necessidade de aprimoramentos, treinamentos e até mesmo para melhor conhecer e avaliar as verdadeiras necessidades e demandas do mercado.

O Mecânico: Como é a relação entre a marca e o mecânico independente? São promovidas ações para esse público?
Edson: Os produtos da NGK do Brasil estão presentes em todo o território nacional com equipes especializadas que atendem aos clientes e realizam palestras para oficinas em todas as regiões do País. Em outros casos, o próprio reparador solicita, por meio do no nosso SAC (0800 197112) ou diretamente aos nossos representantes, visitas presenciais nos estabelecimentos para a realização dos treinamentos. Por fim, a NGK do Brasil modernizou seu site, direcionando ainda mais o conteúdo ao reparador e facilitando o acesso dos profissionais do segmento e disponibilizando muito mais informações e, ainda, vídeos técnicos com informações de velas; cabos; sensores e terminais em que os usuários podem realizar o curso online e receber o certificado de conclusão gratuitamente.

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Na Unidade de Mogi das Cruzes/SP são produzidas anualmente 78 milhões de velas por ano

O Mecânico: Quais as ações de sustentabilidade promovidas pela fábrica da NGK/NTK?
Edson: A NGK é certificada pela ISO 14.001, norma ambiental que estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Entre outras ações estão a redução no consumo de energia elétrica e a reutilização de água a partir de estações de tratamento de efluente, que possibilitam o reuso em processos produtivos. Além disso, a NGK trabalha no aumento da reciclagem de resíduos que são destinados a aterros industriais, desenvolvendo prestadores de serviços ambientais cada vez mais capacitados.

A empresa investe também em equipamentos para redução e reaproveitamento de líquidos residuais, reciclagem de banhos galvânicos, captação e utilização da água de chuva, e na modernização de equipamentos com motores elétricos de alta eficiência e auditorias constantes em prestadores de serviços ambientais. Implantamos, neste ano, os chamados ECOpontos, inicialmente um dentro da fábrica e outro em frente, na portaria da NGK, para uso da população vizinha, desenvolvidos para receber resíduos de difícil destinação e que, quando descartados incorretamente, prejudicam o meio ambiente.

Apesar de todas essas medidas, o maior orgulho da NGK está nos próprios produtos que fabrica. O uso correto das velas e cabos de ignição, assim como dos sensores de oxigênio, é essencial para o controle de emissões de poluentes dos veículos, e contribui de forma ainda mais abrangente com a proteção do meio ambiente. Paralelamente, realizamos um trabalho constante de conscientização do consumidor sobre a necessidade de manutenção.

O Mecânico: Quais novidades a NGK/NTK está preparando para o Brasil nos próximos anos?
Edson: A NGK possui um intenso programa de pesquisa e está constantemente analisando e desenvolvendo novas tecnologias. Por enquanto, não podemos adiantar novidades. Mas algo a que estamos nos dedicando fortemente é na ampliação da nossa capacidade de produção, passando de atuais 78 milhões de velas/ano para 100 milhões de velas/ano.

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