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Velas desgastadas causam falhas de motor e aumentam consumo, avisa NGK


Fabricante especializada em peças de ignição, a NGK explica que a vela de ignição possui função essencial no motor. Responsável por gerar a centelha que irá inflamar a mistura ar/combustível, o componente trabalha em condições severas e está suscetível a um desgaste natural.

Os principais indícios de desgaste excessivo, de acordo com a fabricante, são falhas ou dificuldades na partida. De acordo com o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori, isso acontece porque as centelhas (faíscas) geradas entre os eletrodos das velas de ignição provocam desgastes nos componentes, causando arredondamento de suas extremidades.

A folga excessiva entre os eletrodos, causada pelo seu uso, também pode levar à perda de potência do veículo. “A falha de ignição provoca redução no desempenho do motor, além de aumentar os níveis de emissões de gases poluentes pelo escapamento do veículo”. Velas desgastadas também fazem com que uma parte da mistura ar/combustível não seja queimada de maneira adequada, elevando o consumo de gasolina ou etanol.

A NGK indica a manutenção periódica das velas de ignição a cada 10 mil quilômetros ou conforme orientação da fabricante do veículo. A falha no componente, além de prejudicar o motor e várias outras peças, compromete o meio ambiente.

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