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Vela de ignição desgastada afeta o catalisador, explicam Umicore e NGK

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A Umicore, fabricante de catalisadores, e a NGK, fabricante de componentes de sistemas de ignição, explicam que a vela de ignição, quando desgastada, pode danificar outras peças do veículo como o catalisador.

De acordo com o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori, a relação entre a vela e o catalisador ocorre quando a vela em mau funcionamento não consegue cumprir adequadamente a sua função. “Com isso, parte do combustível deixa de ser queimado na câmara de combustão e sai pelo escapamento, entrando em contato com o catalisador”, explica.

Como o catalisador trabalha em altas temperaturas, esse combustível é queimado dentro do catalisador e acaba derretendo o componente. “Esse dano pode ser superficial ou mais abrasivo, dependendo da quantidade de combustível. De qualquer forma, quando isso ocorre, o funcionamento da peça fica comprometido e é preciso realizar a troca”, comenta Cláudio Furlan, gerente comercial da Umicore.

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Ele aponta que trafegar sem o catalisador pode gerar multa ao motorista, além de prejudicar a qualidade do ar. “O catalisador pode ter a mesma vida útil do veículo, quando o mesmo tem boa manutenção. Por isso, é essencial que se faça as revisões periódicas e, principalmente, verifique o componente quando detectado algum problema nas velas de ignição”, alerta Furlan.

Segundo Hiromori, a verificação das velas, que são itens de desgaste natural, deve ocorrer a cada 10 mil quilômetros ou conforme indicar a montadora. “Velas com desgaste excessivo além de causar falhas no catalisador, ocasionam dificuldades na partida do automóvel e aumento do consumo de combustível”, afirma o consultor da NGK que acrescenta: “Por conta da evolução tecnológica, os motores estão condicionados a trabalhar em situações adversas o que torna difícil para o dono do carro perceber o problema no início. Por esse motivo, é tão importante realizar as revisões”, finaliza.

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