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Artigo – Válvula termostática: mantendo o motor na temperatura certa

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icone_texto_p Fernando Landulfo

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Existe muita discussão sobre qual é a real função da válvula termostática. Uns dizem que ela serve para o motor esquentar mais rápido. Outros dizem que ela deve ser retirada, pois só serve para superaquecer o motor. Bem, vamos acabar de uma vez por todas com essa polêmica. A principal função da válvula termostática é fazer com que o motor funcione, sob temperatura constante, dentro de uma faixa de valores especificados. Portanto, não importando o regime de funcionamento (dentro do previsto pelo fabricante do veículo), a temperatura do motor deve permanecer entre um valor máximo e um mínimo. No entanto, ela também possui algumas funções secundárias.

 

O seu principio de funcionamento é bastante simples e conhecido entre os “Guerreiros das Oficinas”. Através de um mecanismo dotado de uma cera expansiva, ela interrompe, de forma gradativa, a comunicação entre o motor e o radiador, responsável pelo resfriamento do líquido de arrefecimento. Ou seja: quando o motor se encontra frio, a válvula bloqueia totalmente a passagem entre o motor e o radiador, impedindo que o líquido que se encontra dentro do bloco do motor chegue ao radiador.

 

Nesse ponto, é possível citar uma das suas funções secundárias mais importantes: permitir o rápido aquecimento do motor. Motores frios, principalmente os “flex” e/ou alimentados por injeções eletrônicas, tendem a exigir misturas mais ricas para apresentar bom funcionamento, aumentando o consumo e a emissão de poluentes. Ou seja, quanto mais rápido o motor atingir a sua temperatura normal de funcionamento, melhor. Motores cujas válvulas termostáticas são retiradas tendem a demorar muito para aquecer, agravando esses problemas.

 

À medida que absorve o calor gerado pelas câmaras de combustão, o líquido se aquece. Após atingir uma temperatura mínima, a válvula termostática, com quem tem contato direto, vai se abrindo gradativamente, permitindo a troca de fluidos entre o radiador (mais frio) e o bloco do motor (mais quente). O resultado desta “mistura” é um líquido a uma temperatura constante e controlada no interior do bloco do motor.

 

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Nunca remova a válvula

 

Quando a válvula termostática se encontra totalmente aberta, permite uma troca de líquidos suficiente para manter o bloco do motor dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante. Nessa condição, superaquecimentos só poderão ocorrer em três situações bem distintas:

 

a) O motor do veículo está sobrecarregado ou sendo utilizado de forma incorreta (veículo sendo conduzido com marchas elevadas em subidas de serras).

 

b) Problemas mecânicos no motor ou no sistema de arrefecimento. Por exemplo:

 

– Falta de líquido de arrefecimento (vazamentos);

– Galerias de arrefecimento do bloco do motor entupidas;

– Radiador entupido externa ou internamente;

– Falta de pressurização no sistema de arrefecimento;

– Correia da bomba d’água frouxa ou quebrada;

– Defeito na bomba d’água;

– Avanço de ignição muito atrasado;

– Válvulas do motor ajustadas com folga inferior às recomendadas (presas);

– Motor alimentado com mistura muito pobre;

– Junta de cabeçote queimada;

– Bicos injetores gotejando (no caso de motores diesel);

– Falha na ventilação do radiador (eletroventilador não funciona, correia do ventilador quebrada ou frouxa, acoplamento viscoso do ventilador defeituoso, ventilador quebrado ou inadequado para o motor).

 

c) Válvula termostática defeituosa ou selecionada incorretamente para o veículo em questão.

 

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Em condições normais de funcionamento, a válvula jamais provocará superaquecimento do motor. Motores cujas válvulas termostáticas são retiradas operam com muita variação de temperatura. Isso pode ocasionar, principalmente nos motores mais modernos “flex” e equipados com injeções diretas, problemas relativos a dirigibilidade, consumo de combustível e emissão de poluentes. Sistemas mais sofisticados, dotados de rotinas de diagnóstico mais complexas, podem entrar em modo de emergência e acusar códigos de falhas. O controle da temperatura é tão importante nesses motores que, muitos deles, são equipados com duas válvulas termostáticas. Logo, a remoção deste importante componente não é uma opção.

 

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Mas como saber se uma válvula é a responsável ou não por um superaquecimento?

 

Bem, em primeiro lugar, é preciso saber se o veículo está equipado com a válvula correta. O primeiro passo é remover o componente e verificá-lo tendo como referência uma tabela de aplicação. Tendo certeza da aplicação, é preciso saber se o componente está funcionando corretamente. Os fabricantes de válvulas sugerem alguns testes específicos, alguns deles muito conhecidos dos “Guerreiros das Oficinas”. Por exemplo: colocar a válvula em um recipiente com água; aquecer a água e, em determinadas temperaturas, medir a abertura da válvula e comparar com as especificações do fabricante.

 

Porém, outros procedimentos de diagnóstico preliminares (complementares) bastante simples podem ser adotados antes da remoção do componente:

 

– O motor demora muito para aquecer? A válvula pode ter sido removida ou se encontra travada na posição totalmente aberta.

– O marcador de temperatura está se elevando além do normal e não há circulação de água pela mangueira onde a válvula está instalada? A válvula pode estar travada na posição totalmente fechada.

– O marcador de temperatura está se elevando além do normal e há circulação de água pela mangueira onde a válvula está instalada? A válvula pode não estar se abrindo totalmente.

– A alimentação elétrica da válvula (apenas para válvulas eletrônicas) está funcionando?

 

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A válvula termostática é um componente bastante robusto. No entanto, apresenta vida útil. É um componente que deve ser substituído periodicamente, dentro dos critérios estipulados pelo fabricante do veículo.

 

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A sua durabilidade depende diretamente do meio onde está trabalhando, ou seja, o líquido de arrefecimento. Líquidos impregnados de sujeira (ferrugem) podem provocar travamento do componente. Aditivos incorretos podem atacar o componente diminuindo drasticamente a sua vida útil. Logo, manter o sistema de arrefecimento limpo e corretamente aditivado é crucial para a manutenção deste imprescindível componente

 

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24 comentários em “Artigo – Válvula termostática: mantendo o motor na temperatura certa

  1. Sempre tive serteza da real importância da válvula termostática, seja ela utilizada em motores A ou B. Lendo um artigo desses só reforça e confirma aquilo que já venho aplicando nas minhas manutenções.

  2. Meu carro é um voyage 2009 1.6 8 valvulas. Meu carro foi pra oficina com problema nos amortecedores. No entanto, o dono da oficina tem computador e disse que precisaria trocar a valvula termostatica. No entanto, meu carro não estava superaquecendo, nem perdendo força. Depois que ele trocou, meu carro superaqueceu, perdeu força, acendeu a luz de injeção eletronica e o marcador de temperatura não passa do meio, fica travado no meio. Agora o cara tá dizendo que tem que trocar bico e bobina, porém a bobina faz apenas 3 meses que foi trocada. Me dê sua opinião por favor. Foi trocado o kit completo( valvula+carcaça+sensor)

  3. Tenho um fiesta super charger ano 2003 tem uma valvula especifica para esse modelo de veiculo, tem q ser uma valvula com limitador.

  4. Tenho um picasso 2.0 16v.troquei ventoinha,resistência,sensor de temperatura e tomada,mesmo assim com o motor frio e desligado .basta virar a chave os marcadores mostram temperatura elevada. Mesmo sem funcionar o motor.pode me dar alguma dica?obrigado

  5. A ventoinha não está ligando quando aquece, mas quando ligo o ar ela funciona e o ar quente tb não está funcionando, será que pode ser a válvula termostatica?

  6. Tenho uma Duster 2.0, e venho notando que há alguns meses o motor vem demorando a chegar na temperatura ideal. Pra piorar, costumo fazer trajetos curtos. Então, vou ao mecânico na primeira oportunidade e substituir a válvula termostatica.

  7. Olá, Carlos, recomendamos consultar um mecânico para fazer uma avaliação do veículo e verificar se há algum problema.

  8. o meu motor fundiu nao deu nenhum sinal no painel so paro jogo oleo fora e a agua como pode os sensores nao acusarao nada no painel tava tudo normal

  9. pois se vc ja trocou 3 vezez e travou as 3 faça um teste deixe a cem so se vc morar em lugar com a temperatura a menoa (frio) e bom ter ela instalada em seu veiculo ok

  10. EU TENHO ELBA 1.5 IE ACONTECEU AQUECIMENTO E RETIREI A VALVULA TERMOSTATICA E CONSTATEI QUE TRAVOU, RETIREI E ESTOU USANDO SEM , POREM O MOTOR NAO ESTA AQUECENDO RAPIDO E A VENTUINHA LIGANDO EM 90 GRAUS. IREI COLOCAR NOVA VALVULA.

  11. Estou realizando uma pesquisa, gostaria de saber como é o funcionamento de um veículo com duas válvulas termostaticas.

  12. Tenho um marea 1.8 16v andando em transito livre ele fica com a temperatura travada do meio,porém com trânsito pesado ele a que muito ea ventoinha demora acionar quando ela aciona fica pouco tempo ligado e não resfriar o suficiente .ai ligo o AC do carro resfriar.pode me ajudar? Já troquei o cebola de temperatura ME AJUDEM!!

  13. Boa tarde, troquei a válvula termostática por uma da marca Borg warner e também a carcaça por uma original da ford na ecosport/09 flex 1.6, colocado fluido na agua; só que agora o ponteiro temperatura chega no meio do marcador e a ventoinha aciona o 2o. estagio e demora para voltar ao 1o. estagio; tem alguma orientação ou é normal; antes da troca dificilmente o 2o. estagio da ventoinha era acionado;

  14. Ola boa noite Já troquei a válvula termostática 3 vez meu carro e um Peugeot 207 meu ponteiro de temperatura chegou ate no vermelho e não abriu a válvula termostática n sei mais o que fazer. Sera que vocês poderia dar um Dicá. Agradeço

  15. Sim..toda válvula termostática tem sua posição na instalação, observe que algumas tem uma seta indicando o fluxo do líquido de arrefecimento. Um detalhe simples a observar é que nunca coloque em uma posição que interfira a circulação do líquido. Nunca retire a válvula termostática, identifique sim o defeito do sistema. Se retirar a válvula, o motor irá trabalhar fora da temperatura ideal, vai carbonizar mais a câmara de combustão e velas, aumenta poluição, aumenta consumo de combustível ( que não ta barato), principalmente em dias frios, você vai perceber que demora aquecer o motor.

  16. Tenho um motor cht gol quadrado não tem valvula temostatica o mercantico dis melhor. Não botar

  17. Bom dia tenho um fiesta sedã flex 1.6 acendeu no painel a luz da injeção eletrônica Levi ao mecânica o então mecânico fez o teste e constatou que o problema é na válvula termostatica.
    A questão é será q rodar com este problema por um tempo causa muitos danos no carro.
    OBRIGADO.

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