A Cummins Turbo Technologies (CTT), fabricante dos turbos Holset, fechou 2014 em alta. De acordo com a empresa, mesmo com a retração econômica, se manteve no ano passado líder no segmento de motores Diesel com 48,2% de participação. Também registrou crescimento no mercado de reposição, com 8%. “Nosso principal crescimento foi no mercado de reposição com ampliação da remanufatura de turbos, na qual registramos aumento de vendas em relação a 2013”, diz a gerente geral da CTT, Rosemeire de Bem Silva. A empresa destaca a linha de turbos Holset Reman, lançada em 2013, visando a redução de custo do produto a seus clientes na reposição.
A fabricante desenvolveu novos produtos e aplicações voltadas principalmente ao mercado da América do Sul. O principal objetivo foi acompanhar a tendência de “downsizing”, que consiste na aplicação de motores menores, mais potentes, econômicos e leves, substituindo motores maiores e mais antigos.
Por este motivo, os fabricantes de motores precisavam de turbocompressores mais eficazes, modernos e compactos. E foi justamente neste contexto que a CTT apresentou a família HE200 e HE250. A HE200, já aplicada nos motores Cummins ISF 3.8 e ISF 2.8, atende a uma faixa de motores de 2.8 a 5.0 litros, com maior durabilidade e eficiência. Segundo a CTT, isso resulta em melhores respostas e melhor consumo de combustível para o usuário final.
Entre as vantagens da HE250, destaque para as novas dimensões: 30% menor e 40% mais leve quando comparado com a atual HE300. Além disso, o novo turbo da CTT traz materiais mais resistentes, eleva a durabilidade do produto e reduz o atrito interno. Trata-se de produto tecnologicamente mais avançado capaz de permitir ao motor trabalhar com temperaturas menores, prolongando sua vida útil. Como consequência oferece melhor resposta de aceleração e redução nos custos de manutenção por trazer menos intervenções, explica a fabricante.
A expansão do canal de distribuição da Cummins Turbo Technologies na América do Sul é um importante elemento na estratégia de crescimento da empresa, que conta atualmente com 32 distribuidores independentes Holset e 16 distribuidores Cummins. A rede de cobertura no pós-venda atinge 100% dos países da América do Sul. “Hoje ampliamos o foco e sinergia de vendas entre a Cummins Turbo Technologies e a Cummins Filtration com o objetivo de aprimoramento dos mercados em especial da Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Bolívia e Uruguai”, comenta a gerente.
De acordo com Rosemeire, a CTT também está ampliando seu foco para aplicações diversas com outros fabricantes de motores além da Cummins e em aplicações do segmento de caminhões pesados e extrapesados, com possível nacionalização de componentes.