Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Umicore explica como as reações químicas no catalisador diminuem a emissão de gases poluentes



A Umicore explica como a química resultante da ação do catalisador automotivo ajuda a reduzir a poluição. Segundo a marca, a ação do catalisador consegue transformar até 98% dos gases tóxicos provenientes da combustão em substâncias inofensivas ao ar que respiramos. Se o item estiver dentro de sua vida útil (10 a 15 anos), ele reduz de cinco a dez vezes a poluição emitida. Ou seja, cada carro deixa de emitir 300 gramas de gases por dia e 110 quilos por ano.

A fabricante explica que a peça possui uma combinação de óxidos e metais preciosos, como platina, paládio e ródio que, incorporados a uma estrutura porosa, entram em contato direto com os gases de exaustão. As reações químicas, que têm origem com esse contato, convertem os poluentes em compostos não tóxicos.

Os catalisadores automotivos mais utilizados atualmente no frota de leves movidos a gasolina e etanol são conhecidos como catalisadores de três vias, pois convertem os três principais poluentes simultaneamente. Através de reações de oxidação, o componente transforma os hidrocarbonetos (HC) e o monóxido de carbono (CO) em gás carbônico (CO2) e água. Já por meio de reações de redução, os óxidos de nitrogênio (NOx) são convertidos em nitrogênio (N2).

O mecânico deve orientar seu cliente a se atentar a falhas em outras peças e não fazer uso de combustível de má qualidade, já que isso afeta diretamente o catalisador.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php