Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Umicore alerta para o perigo do NOx na atmosfera



Conforme explica a fabricante de catalisadores Umicore, um dos poluentes do ar mais perigosos é o NOx (óxido de nitrogênio), gás emitido pela queima do combustível nos motores automotivos. Segundo a empresa, com a chegada do outono e dos dias mais secos, é possível ver uma mancha escura no horizonte das grandes cidades, um fenômeno conhecido como smog fotoquímico, proveniente dos gases poluentes na atmosfera pela elevada quantidade de veículos que os liberam.

Essa mancha escura é formada, entre outros elementos, pelo NOx. “O NOx é resultado de uma combinação de nitrogênio e oxigênio que se formam em razão da alta temperatura na câmara de combustão dos veículos. Ao ser expelido, pode reagir com o oxigênio sob ação do sol, formando moléculas de ozônio (O3). Esta reação fotoquímica forma o conhecido smog”, comenta a gerente Comercial da Umicore, Cláudio Furlan.

Os motoristas podem auxiliar no combate às emissões e, consequentemente, diminuição desse poluente na atmosfera, garantindo o bom funcionamento do catalisador. “A peça é responsável por converter até 98% dos gases tóxicos dos carros em substâncias inofensivas, transformando, por meio de uma reação química, o HC (hidrocarbonetos), o CO, (monóxido de carbono) e o NOX (óxidos de nitrogênio) em vapores que não fazem mal à saúde”, ressalta Furtan.

Para manter o catalisador em ordem, é importante que se mantenha as revisões do veículo em dia. Falhas em peças do sistema de ignição e de injeção, por exemplo, e o uso de combustível de má qualidade afetam diretamente a peça.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php