Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Uma semana no futuro da indústria automotiva

Alunos de mecânica do SENAI-Ipiranga e moradores da região aproveitam maratona de palestras com fabricantes de veículos e sistemas para se atualizar sobre o que é novidade no setor e o que ainda chegará às ruas dentro de alguns anos

Victor Marcondes

Oxigenar as áreas do conhecimento do mercado automobilístico, esta foi a proposta da 4ª Semana Tecnológica Automotiva e Eletroeletrônica realizada no SENAI Conde José Vicente de Azevedo, localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo/SP. Mais de 20 empresas participaram do evento, que teve o intuito de refrescar os estudantes e visitantes da instituição com as principais novidades tecnológicas desenvolvidas para os veículos atuais e do futuro.

11711

Sob o tema “Tendências Tecnológicas Para Um Mundo Melhor”, o workshop foi realizado entre os dias 25 e 29 de setembro com a proposta de discutir a sustentabilidade no processo de fabricação de autopeças e veículos. Mauro Alves, coordenador de atividades técnicas do SENAI-Ipiranga, detalhou algumas das tendências que foram preparadas para os alunos e curiosos.

11713

“A Mistsubishi trouxe a sua tecnologia em veículos elétricos, a Nissan fez um comparativo entre automóveis elétricos e híbridos, e a Cummins abordou as nova norma de emissões com a chegada do Euro 5”, exemplifica Mauro. Além destas companhias, também marcaram presença a Visteon, com o sistema de climatização, a Alfatest explicou sobre equipamentos de diagnóstico e a Fiat com conhecido Multiair.

11708

Neste ano, segundo Mauro, o destaque ficou por conta da Exxotext, uma empresa francesa que levou suas soluções e projetos educacionais na área automotiva. “A companhia apresentou produtos como kits didáticos, com simuladores de sistemas eletrônicos veiculares, que servem para facilitar o ensino e estão disponíveis para todas as escolas técnicas do Brasil”, afirma.

De acordo com a organização, ao todo participaram mais de 4 mil pessoas, entre estudantes e interessados pela área. Ao longo dos cinco dias foram promovidos 31 palestras, com os principais temas que norteiam as necessidades da cadeia automobilística, como a redução de poluentes e os cuidados na hora da reparação.

11709

“Trata-se de um evento muito importante para interagir com o público e com as empresas, que nos sinalizam as tendências do mercado. Precisamos estar antenados nisso já que a instituição trabalha com um sistema baseado em parceiras e, praticamente, todo o trabalho de atualização provém de investimentos próprios e de recursos privados, então precisamos nos esforçar em obter informações”, analisa Mauro.

Mundo SENAI
Em paralelo à Semana Tecnológica, as portas da instituição foram abertas para todos os interessados em conhecer um pouco mais a respeito do trabalho realizado lá dentro. Com novo nome, o Mundo SENAI, que antes era chamado de SENAI Casa Aberta, é uma oportunidade de a comunidade descobrir quais são as formações técnicas que as escolas proporcionam.

“Neste evento, que acontece em sincronia com as unidades do Brasil inteiro, temos como avaliar qual é a expectativa das pessoas que ainda não conhecem nossos projetos”, diz o coordenador. Sempre acompanhados um aluno como instrutor, muitas pessoas passearam pelos corredores da instituição numa visita programada com duração de aproximadamente uma hora.

11710
Da esq. para a dir. Lucas Pinheiro, David Padilha e Cauê Firmino

Para Lucas Pinheiro, 17 anos, do curso de eletricista e manutenção, exibir a escola aos visitantes é uma ocasião em que é possível influenciar novos estudantes a seguir uma carreira na indústria por meio do SENAI. Cauê Firmino, 17 anos, do mesmo curso, aprova o projeto. “Acho essa ideia muito importante, porque eu conheci a escola assim, quando ainda se chamava Casa Aberta”, conta.

Com a mesma idade e frequentando o mesmo curso dos dois amigos, David Padilha completa o trio e sabe que está no caminho certo para trilhar uma carreira de sucesso. “O SENAI abriu as portas pra mim, com certeza. Hoje eu trabalho com carteira assinada e nas férias eu vou para empresa aplicar aquilo que eu aprendi aqui”, conclui.

Vagas abertas
A partir deste mês, o SENAI-Ipiranga estará recebendo alunos para quatro cursos técnicos e um de formação superior. Os cursos para Mecânico Automobilístico e Eletricista de Manutenção não têm taxa e a inscrição vai de 10 a 17 de outubro. Ainda há vagas para aulas de Eletroeletrônica e Manutenção Automotiva.

As inscrições abrem no dia 15 de outubro e encerram no dia 7 de novembro. A taxa é de 43,00. Para o curso superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos as inscrições iniciam também no dia 15 de outubro e terminam no dia 21 de novembro. A taxa é de R$ 53,00. Mais informações podem ser obtidas pelo sitewww.sp.senai.br/processoseletivo.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php