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Troca da correia sincronizadora no motor FlexPower

Acompanhe nessa edição a Troca da correia sincronizadora no motor FlexPower

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Carolina Vilanova

Se o seu cliente rodar com a correia dentada sem manutenção, com certeza vai ficando com seu veículo na mão e sem avisar. A falta de revisão no prazo estipulado pelo fabricante pode resultar em muita dor de cabeça, por isso é importante alertar o seu cliente sobre os problemas que essa vilã do motor pode causar, a ponto de danificar seriamente o motor.

A correia sincronizadora é responsável por transmitir o movimento do virabrequim para o eixo do comando de válvulas no cabeçote, o que significa fazer o carro funcionar. Sem correia em ordem, o motor do carro não terá um bom rendimento. Com a evolução dos motores e da própria correia dentada, novos materiais e tecnologias foram introduzidos na fabricação desse componente, sempre pensando em melhorar a performance e durabilidade.

Veja nessa matéria o passo-a-passo da troca da correia dentada de um veículo Chevrolet Montana, equipada com motor 1.8 litro Flexpower, ano de fabricação 2006. O mesmo procedimento vale para outros modelos da marca que utilizam o mesmo motor. Vale lembrar que a aplicação correta das peças também é de suma importância, por isso, escolha apenas produtos originais e com certificado de garantia expedido pelo fornecedor.

Substituição

A revisão e substituição das correias sincronizadoras são determinadas no manual do proprietário de veículo. O aplicador deve se atentar para danos como dentes desgastados, arrancados ou cortados; contaminação por óleo lubrificante; e ruídos na transmissão; além do tensionamento. Não se esqueça que é necessário usar luvas de algodão ou química e óculos de proteção e ferramentais específicos.

1) Para que o mecânico tenha acesso para efetuar a troca da peça corretamente, comece removendo o compartimento do filtro de ar (1A) e as capas inferior e superior que protegem a correia sincronizadora (1B).

 

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    1A
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    1B

2) O próximo passo é retirar o coxim do motor, mas antes apóie o motor num cavalete com segurança e retire também a roda direita do veículo.

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3) Retirar em seguida a polia da cor-reia Micro-V.

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4) Na lateral da correia dentada o técnico pode verificar a presença dos cordonéis de fibra de vidro (4A), responsáveis pela sustentação e resistência do conjunto. Inspecione condições de trabalho da correia analisando o dorso da peça. Quando há uma tensão excessiva a aparência da correia fica vitrificada, espelhada, (4B) o que gera um ruído característico quando o motor está em funcionamento.

 

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    4A
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    4B

5) No outro lado, o mecânico pode verificar as cavidades dos dentes para diagnosticar o excesso de tensão aplicado na correia, (5A) o que provoca descolamento das bases dos dentes e, a longo prazo, pode causar a ruptura do material.

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5A

Obs.: Não esqueça que é essencial inspecionar as condições de trabalho das polias e do tensionador, principalmente se apresentam elementos estranhos ou derivados de petróleo, que podem comprometer o bom funcionamento do sistema.

6) Ao analisar o tensionador, verifique o estado da pista de rolamento e se não há contaminação por derivado de petróleo (6A). Na montagem, tome cuidado com o pino que trava a posição de trabalho do rolamento no bloco do motor, que se for danificado, poderá não aplicar a tensão correta na correia (6B).

 

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    6A
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    6B

7) Solte o parafuso de fixação central para remover o tensionador e, em seguida, utilize as pontas dos dedos para retirar, gradativamente, a correia da polia do comando de válvulas. Não se esqueça dos pontos de sincronismo do motor, conforme indicação nas polias do virabrequim (7A) e do comando de válvulas (7B).

 

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    7A
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    7B

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7C

Obs.: O mecânico deve ter atenção ao manusear a correia nova, evitando vincos e dobras, que podem danificar os cordonéis de fibra de vidro. Existe uma marcação na carcaça do tensionador por onde o pino móvel deve apontar quando a tensão está aplicada de forma correta (7C).

8) Na instalação do tensor, encaixe a peça de forma correta (lembre-se do pino de apoio do tensionador no motor) e aponte com algumas voltas o parafuso de fixação da peça.

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9) Instale a correia no sentido anti-horário (9A), seguindo a seguinte sequência: polia do virabrequim, pista do tensionador, polia da bomba d’água e polia do comando de válvulas (9B).

 

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    9A
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    9B

10) Para aplicar a tensão, utilize a chave allen e siga a indicação do ponteiro, coincidindo com a marcação na carcaça do tensionador. Aperte o parafuso de fixação da peça e certifique-se que a posição do ponteiro é correta.

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11) Para finalizar a instalação, aplique 20 Nm de torque no parafuso de fixação do tensionador.

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12) Em seguida, instale novamente as capas de proteção inferior e superior da correia dentada.

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Obs.: Na polia do alternador, é possível verificar estrias que guiam a correia micro-V, que podem ficar afiadas e comprometer a vida útil da correia com o tempo de uso. Por isso, é importante analisar o seu estado antes de instalar a correia micro-V, trocando a polia se for necessário.

13) Depois disso, instale a polia do eixo virabrequim seguindo as marcações de encaixe no eixo (13A). Reinstale também o tensionador da correia micro-V (13B).

 

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    13A
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    13B

14) Comece a colocar a correia Micro V, passando primeiro pela polia do virabrequim (14A), depois pela pista do tensionador e, com o auxílio de uma chave, alivie a tensão para permitir o encaixe da correia na polia do alternador (14B). Não esqueça de verificar a tensão na correia.

 

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    14A
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    14B

15) Depois de colocar corretamente a correia micro-V no seu alojamento, recoloque o coxim do motor no veículo, seguindo sempre os torques recomendados.

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16) Como último procedimento, reinstale os periféricos que foram removidos no início da manutenção.

 

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Colaboração técnica: Cassio Serviços Automotivos

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