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Troca dos amortecedores do Volkswagen Polo

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Confira o procedimento de troca dos amortecedores de um Volkswagen Polo 2007, que ainda eram os originais de fábrica. À primeira vista, o processo parece ser um velho conhecido, mas tem particularidades às quais o mecânico deve ficar atento

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Foram 53 mil km rodados de satisfação da cliente com o seu carro, um confiável Volkswagen Polo 1.6 2007. Até que um dia ela notou que a dirigibilidade começou a mudar. O carro ficou mais mole, depois perdia estabilidade nas curvas. Nas lombadas, quando terminava de passar com o eixo traseiro, percebia a traseira “pulando” pelo retrovisor. Indícios claros de que os amortecedores, que ainda eram os originais de fábrica, precisavam ser substituídos.

 

O reparo registrado nesta reportagem foi feito pelos assistentes técnicos da Nakata, Eduardo Lett e José Carlos Mozardo. Na primeira análise visual da suspensão do veículo na oficina, os amortecedores não apresentavam sinal de vazamento, mas a desmontagem mostrou outros indícios graves de desgaste, principalmente, nos amortecedores traseiros.

 

“A falta de estabilidade na traseira percebida pela proprietária do automóvel é decorrente do grande desgaste que o batente do amortecedor traseiro sofreu. E o batente é um elemento importante, já que controla a ação do amortecedor”, explica Eduardo, que identificou outras marcas de desgaste acentuadas nas hastes dos amortecedores.

 

Eduardo frisa que a vida útil dos amortecedores da maioria dos veículos utilizados em percursos normais de cidade e estrada é de 40 mil km, ou seja, o Polo já havia ultrapassado em 13 mil km o limite recomendado para troca. As marcas do trabalho estendido mostram como é primordial reforçar a importância da manutenção preventiva no veículo por parte do dono.

 

No caso dos amortecedores, a perda de conforto e dirigibilidade iniciais poderiam se estender à sobrecarga de outros componentes da suspensão, como buchas, coxins e terminais, prejudicando a durabilidade de todo o sistema e aumentando em muito o custo do reparo no futuro.

 

Substituição do amortecedor traseiro

 

1. Após remover a roda, solte o parafuso inferior de fixação do amortecedor prendendo a contraporca com outra chave.

 

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2. Antes de soltar a parte superior, é necessário calçar o eixo com um cavalete para não forçar a parte de buchas e de flexíveis e encanamento do sistema de freio.

 

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3. Com o eixo já apoiado, utilize um extensor e um soquete para desprender os dois parafusos do suporte superior que fixa o topo do amortecedor no veículo. Em seguida, remova o amortecedor do carro. (3a)

 

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4. Prenda o conjunto na morsa pelo suporte superior. Como a peça é feita de alumínio, tome cuidado ao prendê-la para não quebrar. Com o suporte devidamente fixo, remova a tampa plástica de proteção. Para soltar a porca de fixação do amortecedor, segure a haste com uma chave 6 mm e desrosqueie a porca com uma chave 17 mm.

 

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5. Para tirar o torque inicial da porca, é necessário que o conjunto esteja preso pelo suporte superior na morsa, mas com o decorrer da soltura da rosca, será necessário prender o amortecedor na morsa na parte inferior. Na remoção do suporte, saem juntamente a coifa e o batente (veja box).

 

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6. Antes de montar as peças no amortecedor novo, é necessário fazer a equalização do amortecedor (também chamada de sangria ou escorvamento), operação que consiste em encher o tubo interno de óleo uniformemente, expandindo e recolhendo a haste pelo menos cinco vezes, até perceber que não há nenhum ponto vazio no curso.

 

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Obs: A partir do momento que o curso estiver uniforme, não coloque mais o amortecedor na horizontal.

 

7. Monte o batente e a coifa e prenda o amortecedor na morsa para parafusar o suporte superior.

 

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8. No aperto da porca de fixação do suporte superior, para evitar que a haste gire, segure sua extremidade com uma chave 6 mm. Não segure a haste com alicate de pressão ou qualquer outra ferramenta. Qualquer ranhura causada por ferramenta na lateral da haste irá passar pelo retentor do amortecedor e cortá-lo, causando vazamento de óleo e perda de pressão.

 

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9. Depois do aperto, coloque a proteção plástica superior e leve o conjunto para ser novamente instalado no carro. O procedimento de montagem segue a ordem inversa da desmontagem.

 

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Substituição do amortecedor dianteiro

 

1. Após retirar a roda, solte a bieleta da barra estabilizadora, segurando o centro do terminal da bieleta com uma chave torx e girando a porca com uma chave estrela.

 

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2. Para não danificar o flexível de freio no desencaixe da manga de eixo do amortecedor, remova a trava do flexível.

 

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3. Em seguida, solte o parafuso de fixação da manga de eixo.

 

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4. Para iniciar a separação do amortecedor da manga de eixo, force o conjunto para baixo com as mãos. Evite bater com martelo, madeira ou qualquer outro material para não se machucar e não danificar outros componentes, como o espelho do disco de freio, o próprio disco de freio e outros componentes de borracha que fazem parte do conjunto.

 

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6. Para soltar o coxim superior do amortecedor, é necessário desparafusar o reservatório de gasolina do sistema de partida a frio, que está localizado exatamente sobre os parafusos de fixação do coxim. Solte os três parafusos do reservatório para, então, desparafusar o coxim. Tome cuidado com a manipulação do reservatório para não danificar as mangueiras nem suas conexões e braçadeiras.

 

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Desmontagem e montagem do conjunto do amortecedor dianteiro

 

1. Para prender o amortecedor na morsa, nunca o faça pelo corpo do amortecedor, principalmente, pela parte inferior, onde ele será encaixado na manga de eixo. Isso pode deformar o tubo e não permitir o encaixe ideal no alojamento da manga. O ideal é fixar pelo suporte da bieleta da barra estabilizadora, que não deforma.

 

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2. Para desmontar o conjunto do amortecedor, já com a mola comprimida, segure a haste com uma chave allen e solte a porca de fixação do coxim. Após a remoção do coxim, retire a mola e descarte o amortecedor velho, assim como o batente. (2a)

 

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3. Prenda o amortecedor novo na morsa, também pelo suporte da bieleta da barra estabilizadora, e faça o processo de escorvamento. Pelo fato da haste do amortecedor dianteiro ter um diâmetro maior, a fabricante recomenda fazer o movimento de equalização mais vezes, pelo menos seis vezes.

 

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4. Em seguida, posicione o batente e a coifa sobre a haste.

 

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5. É muito importante observar o assentamento da mola no prato do amortecedor, onde existe um ressalto no qual a ponta inferior deve ficar encostada.

 

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6. Depois de observado o posicionamento correto da mola, encaixe o coxim superior e a porca de fixação. Aperte a porca segurando a haste com a chave Allen para que ela não gire. Não descomprima a mola, que deve ser solta, neste caso, apenas no carro.

 

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7. Posicione o coxim superior em sua fixação, observando novamente as conexões do reservatório da partida a frio.

 

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8. Use graxa ou vaselina na extremidade do amortecedor para facilitar o encaixe na manga de eixo. Esta recomendação do fabricante evita que o amortecedor descasque durante o encaixe e fique oxidado no futuro.

 

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9. Para fazer o encaixe da base do amortecedor na manga de eixo, primeiramente, posicione o amortecedor e a manga de eixo. Depois, coloque um cavalete debaixo da bandeja de suspensão, na direção do pivô, e abaixe o carro no elevador cuidadosamente, até que o amortecedor esteja encaixado perfeitamente no alojamento da manga de eixo.

 

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10. Em seguida, coloque de volta o parafuso de fixação da manga de eixo e reinstale a bieleta da barra estabilizadora. (10a)

 

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11. Antes de soltar os encolhedores de mola, observe se ela continua assentada corretamente no ressalto do prato do amortecedor.

 

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12. Soltar os encolhedores aos poucos, girando os parafusos alternadamente. Depois, coloque a trava do flexível de freio. Por fim, termine a fixação do coxim superior e dos parafusos do reservatório da partida a frio.

 

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Mais informações: Affinia (11) 3206-8081

2 comentários em “Troca dos amortecedores do Volkswagen Polo

  1. Boa tarde troque os amortecedores e os coxins do polo sedan 2009, mas continua com um batimento quando passo por quebra principalmente aqueles estreitos e altos, o que pode está ocorrendo, já que as buchas são todas novas, bieleta novas, bucha da barra estabilizadoras novas . podem me ajudar?

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