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Troca dos amortecedores do New Civic 2011

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Sedã da Honda possui detalhes minuciosos na hora da desmontagem da suspensão; veja o passo a passo da substituição dos elementos de amortecimento tanto na dianteira quanto na traseira

 

icone_texto_p Fernando Lalli

 

icone_fotos_p  F. Tavares

 

Períodos de manutenção preconizados pelas fabricantes dos veículos causam sempre uma grande polêmica no mercado. Por um lado, porque os parâmetros nos quais cada prazo é estabelecido variam de montadora para montadora; cada uma tem seus próprios padrões. Por outro, é impossível prever sob quais condições o carro rodará durante sua vida útil. Falando apenas de suspensão, um veículo que roda em boas estradas de asfalto liso vai desgastar muito menos seus componentes do que outro, idêntico, que roda na cidade enfrentando constantemente buracos, ladeiras, valetas, guias etc.

 

As fabricantes de autopeças indicam que o amortecedor para veículos leves, geralmente, tem uma vida útil média de 40 mil km. Já algumas montadoras, como a Honda, recomendam inspeções periódicas a cada 10 mil km (ou a cada 6 meses) em todos os componentes da suspensão (amortecedor, molas, pivô, terminais e buchas), mas não colocam uma quilometragem limite para a substituição das peças.

 

O New Civic LXL 1.8 Automático utilizado nesta reportagem, ano 2011 com 80 mil km rodados, nunca havia precisado de manutenção corretiva na suspensão até então. Mas os sinais de desgaste do amortecedor, tais como perda de estabilidade e rolagem maior da carroceria nas curvas, começaram a aparecer, o que levou à parada para substituição dos amortecedores. A operação foi feita por José Carlos Mozardo, assistente técnico da Affinia, empresa dona da marca Nakata.

 

Procedimento de diagnóstico

 

Para observar se mais alguma peça foi afetada, levante o carro no elevador à meia altura e movimente as rodas com as duas mãos.

 

1) Movendo as rodas dianteiras no sentido horizontal, é possível verificar se há desgaste em buchas, pivô, terminal axial e terminal de direção. Mexendo as rodas no sentido vertical, é possível perceber se há folgas no rolamento. Faça este passo também nas rodas traseiras.

 

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2) Embaixo do carro, com uma ferramenta apropriada, verifique se há folga nas buchas da bandeja de suspensão.

 

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3) Faça a análise visual de peças como terminal de direção, pivô e bieletas da barra estabilizadora. Importante: todas essas peças citadas possuem coifas de proteção. Se qualquer coifa estiver rompida, a peça está condenada e a troca é obrigatória. No carro em que fizemos a reportagem, esses componentes apresentaram boas condições.

 

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4) Aproveite para examinar também a junta homocinética, cuja coifa também deve estar em perfeitas condições. Caso haja qualquer espécie de rompimento da coifa ou sinais de vazamento de graxa, faça a manutenção no componente.

 

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Desmontagem do amortecedor dianteiro

 

5) Antes de desmontar o conjunto, confira o código de aplicação da peça nova para ter certeza que está instalando o amortecedor correto no lado certo. No caso do Honda New Civic, os amortecedores dianteiros são diferentes na esquerda e na direita. Como referência, observe o suporte do flexível de freio, que deve apontar para a roda traseira do mesmo lado.

 

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6) Antes de retirar a roda, faça uma pequena marcação a giz no disco de freio para indicar a posição inicial do conjunto, assim, ajudando a preservar a geometria do veículo (o balanceamento da roda). A sugestão de José Carlos é usar a posição do bico de enchimento do pneu como guia.

 

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7) Após subir o veículo no elevador e retirar a roda, levante o capô e localize o acesso plástico que protege a fixação superior da torre de suspensão. Remova também a guarnição de borracha que faz a vedação do capô.

 

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Obs: O espaço para a desmontagem pelo acesso plástico é bastante limitado. Entretanto, a única opção além desta é remover todo o conjunto do limpador de para-brisa do veículo, o que demandaria um tempo muito maior de trabalho.

 

8) Retire a tampa que faz o papel de isolador de ruído do amortecedor dianteiro, localizado sobre a porca de fixação do coxim do amortecedor.

 

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9) Com uma chave estrela de 14 mm, solte a tensão das porcas superiores de fixação da torre da suspensão, mas não as remova.

 

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10) Siga para o flexível de freio, que possui um parafuso de fixação próprio. Solte-o com uma chave-soquete ou uma chave L.

 

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11) Retire também o cabo do ABS, que fica apoiado em um suporte e sustentado por uma borracha. É necessário utilizar um alicate para pressionar a extremidade de fixação da borracha e, então, removê-la da conexão. Tome cuidado para não danificar o componente.

 

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12) Solte as contraporcas e seus respectivos os parafusos da manga de eixo.

 

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13) Termine de soltar as porcas superiores de fixação da torre da suspensão.

 

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14) Para remover o amortecedor, é mais fácil fazer o serviço a quatro mãos. Caso você esteja fazendo o serviço sozinho, segure pelo tubo do amortecedor, por baixo, enquanto remove as porcas superiores de fixação.

 

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Na bancada

 

15) A fixação correta na morsa é essencial caso o amortecedor venha a ser reaproveitado. Nunca prenda o amortecedor pelo meio do tubo, já que isso pode comprometer as galerias internas de óleo e prejudicar o funcionamento da peça. Aqui, podemos fixar a morsa na base do amortecedor sem prejudicar seu funcionamento.

 

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16) José Carlos dá uma dica para facilitar esta etapa: antes de encolher a mola, solte a tensão inicial da porca de fixação do coxim do amortecedor. Mas, cuidado, não solte o restante da porca.

 

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17) Encolha a mola com um encolhedor manual ou hidráulico. Preste atenção para que as garras estejam diametralmente opostas uma à outra.

 

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18) Após encolher a mola, termine de remover a porca de fixação do coxim do amortecedor. Ele sairá com o batente encaixado em si.

 

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19) Remova a coifa do amortecedor, que fica presa à mola. Preste atenção em sua posição para a hora da montagem.

 

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20) Retire a mola e faça a inspeção de sua condição. A mola não pode apresentar descascamento, trincas ou marcas que denunciem que seus elos estão batendo um contra o outro em uso. Qualquer um desses sinais significa que a mola perdeu sua ação e deve ser substituída.

 

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Obs: A Nakata recomenda que, se estiver em bom estado, a mola pode ser substituída a cada duas trocas de amortecedor. Neste caso, a mola apresentou excelente estado e foi reinstalada no veículo, mas jamais reaproveite uma mola com qualquer sinal de desgaste, como descrito anteriormente.

 

21) Observe que, em sua extremidade inferior, a mola possui um isolador de borracha com pino-guia de posicionamento no prato do amortecedor. Esse isolador deve ser trocado.

 

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22) O coxim possui um rolamento que pode ser trocado se estiver em mau estado. Basta separá-los com as mãos.

 

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Escorvamento

 

O escorvamento (ou sangria) tem a função de eliminar eventuais bolhas de ar dentro do tubo. O modo correto de fazê-lo é objeto de debate no setor. Aqui, vamos mostrar o procedimento mais utilizado.

 

23) A forma comum, aplicável à maioria dos amortecedores, é com o componente em pé, subindo e descendo a haste diversas vezes até que o mecânico sinta que o tubo está uniformemente cheio de óleo. Não deite o amortecedor após esta operação.

 

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Montagem do amortecedor dianteiro

 

O procedimento de montagem segue a ordem inversa da desmontagem, com detalhes importantes que devem ser observados. A Nakata recomenda que, na troca dos amortecedores, sejam utilizados coxins e batentes novos e de boa qualidade.

 

24) No prato do amortecedor, existem dois furos, sendo que o menor é o de posicionamento do pino-guia do isolador da mola. Preste atenção no encaixe correto na hora de recolocar a mola.

 

25) Ajeite a coifa nova na mola respeitando o encaixe correto.

 

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26) O batente novo deve ser encaixado no coxim. Em seguida, posicione o conjunto sobre a mola e a haste do amortecedor respeitando o encaixe correto.

 

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27) Sempre substitua a porca de fixação superior do coxim na haste do amortecedor. Trata-se de uma peça que trabalha sob alta tensão – além disso, uma porca nova acompanha o amortecedor, portanto, não é motivo de economia. Apenas então, com todas as peças devidamente encaixadas, libere os encolhedores da mola.

 

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28) Na hora de colocar o conjunto de volta, observe a posição da seta no coxim, que aponta a dianteira do veículo.

 

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29) Para encostar os parafusos de fixação, faça o serviço com a ajuda de mais um mecânico.

 

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Troca do amortecedor traseiro

 

1) Levante o carro no elevador e retire a roda. Como a suspensão é independente, é necessário apoiá-la com um macaco hidráulico por questão de segurança. Se o amortecedor for solto com a suspensão no “ar” e sem apoio, os braços inferiores podem fazer um movimento brusco para baixo e danificar o flexível de freio.

 

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2) Para ter acesso ao parafuso de fixação superior do amortecedor traseiro, é necessário soltar parcialmente o forro do porta-malas do veículo. Localize e remova os grampos presos por parafusos atrás da lanterna e próximos à caixa de roda.

 

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3) Com o acesso liberado, solte, mas não remova, a porca superior de fixação da haste do amortecedor. Para tal, utilize uma chave allen e outra chave estrela.

 

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4) Com um chave 14 mm, solte, mas não remova, o parafuso de fixação inferior do amortecedor.

 

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5) Retire a porca de fixação superior do amortecedor em definitivo. Preste atenção na arruela lisa de encosto logo abaixo dele.

 

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6) Em seguida, já é possível remover o amortecedor. Para isso, encolha a haste e retire o parafuso de fixação inferior de seu alojamento.

 

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7) Observe que o amortecedores traseiros não possuem quaisquer suportes. Ao contrário dos dianteiros, eles não possuem lado de montagem.

 

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8) Remova o espaçador (também chamado de bucha de aço) localizado na haste do amortecedor antigo. Esta é a única peça fornecida juntamente com o amortecedor, portanto, deve ser obrigatoriamente trocada.

 

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9) Logo abaixo, está a arruela do espaçador que também deve ser removida.

 

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10) Depois, retire o guarda-pó do amortecedor.

 

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11) Abaixo do guarda-pó, está o batente e sua respectiva arruela cônica, que também devem ser removidos.

 

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12) Verifique as condições da bucha de borracha, localizada na fixação superior do amortecedor no veículo. Ela possui duas partes: uma acima, que sai facilmente, e a inferior, diretamente encaixada no veículo. Na montagem, preste atenção para que o lado côncavo de ambas sempre seja direcionado para fora.

 

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Obs: Se preferir, o espaçador (ou bucha de aço) pode ser encaixado antes do posicionamento do novo amortecedor ao ser colocado dentro da bucha de borracha no veículo. No amortecedor novo, segue a bucha nova. A bucha velha nunca deve ser utilizada.

 

13) Antes de instalar os amortecedores novos, faça o escorvamento tal como descrito anteriormente nos amortecedores dianteiros. O restante do procedimento de montagem segue a ordem inversa da desmontagem.

 

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14) Caso seja necessário remover a mola, basta apenas baixar o macaco hidráulico e retirar a peça de seus encaixes. Os critérios de diagnóstico são os mesmos da suspensão dianteira.

 

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Dicas finais

 

O aperto final de todos os parafusos, tanto na dianteira quanto na traseira, deve ser feito com o veículo já no chão. Não se esqueça de aplicar o torque correto recomendado pela fabricante do veículo;

 

Com o serviço pronto, dê uma volta com o carro para sentir se não há ruídos ou irregularidades na montagem;

 

Não se esqueça de conferir a geometria (alinhamento e balanceamento) após qualquer reparo na suspensão.

 Mais informações – Affinia: 0800-707-8022

 

23 comentários em “Troca dos amortecedores do New Civic 2011

  1. Nos amortecedores traseiros. Ao tenho a arruela cônica e a que vai por cima dela sabe me dizer qual substituem?

  2. Sou advogado e viajo todos os dias com Meu Civic 2010/2011 – de 29/10/2010. Fiz a troca dos amortecedores/coifas, com 197.000 quilômetros rodados sempre em rodovias, alguma bem conservadas e outras nem tanto. Nessa troca coloquei os COFAP turbo gás.
    Hoje estou com 235.000 rodados e a única coisa errada que fiz foi colocar as coifas do mercado paralelo. Como resultado vou ter que trocar apenas as coifas, já que os amortecedores estão perfeitos.

    Só pra registro…

  3. Olá bom dia excelente explicação, tenho um Civic 2014 e estar estourando o rolamento com apenas uma semana rodado, comprei o kit coxim da Sampel e com rolamento INA porém percebi na sua explicação do Civic 2011 abaixo não tem um prato metálico que fica na coifa e o rolamento não fica assentado direito.

    A pergunta é nos modelos 2013 acima possui esse prato metálico mesmo ou sera que o rolamento estar errado?

  4. Boa Tarde! Amigo.
    Gostaria de saber os nomes das peças dos amortecedores dianteiros e traseiros… e também do motor, tipo: Coxim lado esquerdo/direito…
    Em fim essas peças que se troca, para não apresentar barulhos, onde muitos afirmam ser amortecedor.

  5. Olá bom dia tenho um niw civic 2008 os braços da suspeição trazeira estão empenados onde posso levar para arrumar

  6. Muito obrigado pela ajuda. Só uma dúvida meu civic lxl 2013 está com 50.000 km original. Apresenta pequeno barulho em ruas de paralelepípedo. É normal?

  7. Boa Tarde,Parabéns pela explicação…Porem gostaria de saber qual é a marca dos amortecedores originais do New Civic 2011…Nunca troquei o meu, que esta com mais de 100.000…não faz barulho, esta impecável…mas sinto que perdeu um pouco a estabilidade.
    Então, qual é a marca original?
    Qual seria a melhor segunda opção?

    Muito Obrigado
    Eduardo

  8. Ola,

    Tenho um new civic lxl 2011, com 63.000 km, ele tem um barulho parece ser ao lado direito, ja li varias coisas na internet dizendo que pode ser o coxim do motor, mas olhando no meu nao tem vazamento e parece estar novo, alem desse coxim o que mais pode ocasionar esse barulho?
    Obrigado

  9. O meu é um EXS 2008, com 120 mil km e com todos os amortecedores originais. Está em perfeito estado. Acho que vai até os 200 sem troca. 80% do percurso é urbano – Brasília.

  10. Parabens pela explicaco , muito facil d entender ….to com um problema serio na caixa de direcao do meu civic 2007 .. se vc puder mostrar a reparacao d uma agradeco.

  11. O conteúdo é excelente bem explicado e de muito fácil interpretação parabéns aos criadores da pagina!!

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