Veja como e por que deve ser feita a substituição do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do sedã compacto da Chevrolet, bem como, da tampa e do aditivo
Imagine um carro quebrado no acostamento da estrada. Como é a cena que te vem à cabeça? Provavelmente, é aquela do veículo com o capô aberto e o motor “fervido”, um dos defeitos mais comuns em carros que passam tempo demais sem a manutenção necessária.
Muitas variáveis influenciam no funcionamento do arrefecimento do veículo, tais como o aditivo recomendado pelo fabricante; as mangueiras em bom estado; a válvula termostática abrindo e fechando corretamente; a bomba d’água; a ventoinha e o radiador; sensores e interruptores… “Alguns dos principais indicadores de que algo não está funcionando bem no sistema é a baixa do líquido do reservatório, a cor do liquido escurecida, temperaturas altas do motor e o consumo elevado do combustível”, afirma Ricardo Duarte, gerente Comercial da Flório, fabricante de tampas e reservatórios para arrefecimento de veículos.
Mas nem todo mundo observa a importância da integridade do reservatório de expansão do líquido, e do pleno funcionamento da válvula (às vezes, mais de uma) da tampa do reservatório, responsável por regular a pressão do sistema. A pressão do sistema é o principal fator que mantem a temperatura de ebulição do liquido acima dos 100 graus.
O reservatório de expansão é uma das peças menos notadas em uma manutenção no arrefecimento, já que é feito para ser um componente bastante robusto. Entretanto, assim como todas as outras do sistema, é uma peça que sofre desgaste, acumula sujeira e, particularmente em veículos com muita rodagem, deve ser trocada.
Tomamos como exemplo um Chevrolet Prisma 1.4 2009, com motor VHCE. O veículo possui 110 mil km rodados e seu reservatório de expansão ainda é o original de fábrica. Observando por fora, nota-se como ele está amarelado, só que o mais importante está dentro dele: um grande acúmulo de sujeira, basicamente, ferrugem do motor depositada ali pela utilização constante de líquido velho no sistema.
A sujeira acumulada pode causar o travamento da válvula da tampa em modo aberto. “Se não for feita a limpeza no sistema, a sujeira pode se acumular na borracha de vedação da válvula interna da tampa do reservatório e dará vazão à pressão do sistema”, explica Ricardo William Cardoso, gerente Industrial da Flório.
Mantendo a pressão
Em um veículo refrigerado a água, a tampa do reservatório executa a função de regular a pressão do sistema através de uma ou mais válvulas instaladas em sua estrutura. No caso da tampa do Prisma, fabricada pela Flório, a mesma válvula executa as funções de aliviar a pressão do sistema quando o carro é desligado e de manter a pressão nominal (no caso, de 1,4 bar) com o motor em funcionamento.
Quando uma dessas funções deixa de ser executada, os problemas aparecem e a tampa deve ser substituída. Por precaução, se o reservatório estiver sujo, troque-o também, afinal, a tampa provavelmente travou por causa dessa sujeira acumulada. Trata-se de uma manutenção simples que, se for negligenciada, pode ter consequências desagradáveis mais à frente.
Procedimento de troca
O reparo a seguir foi executado por Aldicio Alves dos Santos, com a supervisão de Ricardo William Cardoso, da Flório. Lembre-se sempre de utilizar equipamentos básicos de proteção individual, como óculos de segurança e luvas, durante qualquer reparo.
1) No aspecto geral do reservatório de expansão, é possível ver que a sujeira e o amarelado dificultam a visualização do nível correto do líquido de arrefecimento.
Obs: Sempre trabalhe com o motor frio.
2) Comece a remoção ao retirar a mangueira de retorno do líquido de arrefecimento. Aperte a abraçadeira com um alicate e desconecte a mangueira com cuidado.
3) Tire a mangueira conectada ao lado inferior do reservatório. Mais uma vez, aperte a abraçadeira com um alicate e desconecte a mangueira com cuidado.
Obs: Antes, posicione um aparato adequado para despejar o líquido de arrefecimento, já que ele vai vazar do reservatório neste momento.
4) Com o líquido esgotado, solte o parafuso de fixação do reservatório com uma chave “L”. A visualização e o posicionamento do parafuso são difíceis, portanto, cuidado para não espaná-lo. Retire o reservatório com as mãos em seguida (4a).
4a
5) Comparando a peça antiga com a peça nova, nota-se a diferença causada pelo desgaste do uso. Estruturalmente, a peça não tem problemas, mas está tão escura que mal se vê o nível real do líquido. Além disso, a sujeira acumulada dentro do reservatório não é eliminada com a adição de aditivo novo e continuará circulando pelo motor se não for removida. Por segurança, opte pela troca sempre que as condições do reservatório se apresentarem assim.
6) Examine o estado das mangueiras para saber se elas estão ressecadas, partidas ou sujas nas partes visíveis de seu interior (o que significa que o sistema está sujo). A recomendação de Ricardo é que elas sejam trocadas por precaução devido à quilometragem já avançada do veículo.
7) Encaixe o reservatório novo e conecte a mangueira inferior.
8) Aperte a abraçadeira da mangueira com um alicate e posicione na conexão com o reservatório de forma a garantir a fixação naquele ponto.
9) Posicione o parafuso de fixação do reservatório e aperte-o. Observe o rosqueamento correto para evitar espaná-lo.
10) Conecte a mangueira de retorno do reservatório. Mais uma vez, aperte a abraçadeira da mangueira com um alicate e posicione na conexão com o reservatório de forma a garantir a fixação naquele ponto.
11) Com as mangueiras já devidamente presas, reponha o aditivo do líquido de arrefecimento até atingir o nível máximo do reservatório (11a).
Obs: Utilize sempre o aditivo recomendado no manual do proprietário do veículo.
11a
12) Troque também a tampa antiga por uma nova.
13) Para circular o novo fluido, ligue o motor e deixe-o funcionando até que a válvula termostática atinja seu ponto de abertura. Quando abrir, o líquido circulará pelo motor e o nível no reservatório recém-abastecido pode baixar. Se isso acontecer, desligue o motor, espere esfriar e complete até o nível máximo. Vale lembrar que o aditivo não limpa o sistema: ele previne a corrosão que suja o liquido. Como tempo ele se exaure, devendo ser substituído. Ele também colabora para a elevação do ponto de ebulição do liquido de arrefecimento.
Diagnóstico e inspeção
A Flório recomenda que sejam feitas inspeções visuais a cada 30 mil km no sistema como um todo, incluindo radiador, bomba d’água, válvula termostática, mangueiras, sensores de temperatura, interruptores, tampa do reservatório e o próprio reservatório.
Mais informações – Metalúrgica Flório: (11) 4771-2222
Tenho um prisma 2012 1.4 LT, já troquei válvula termostática, tampa reservatório, bomba d’água( antiga estava roncando), fiz o cabeçote e troquei a junta… Também fiz uma limpeza no radiador e o mesmo não estava entupido… Troquei o sensor de temperatura…
Mesmo com isso tudo a ventuinha continua ligando no segundo estágio para qualquer voltinha e não desliga…
Não me restou muitas opções a não ser olhar novamente a marca da válvula termostática usada e a bomba… O que acham?
Boa tarde amigo.
Isto pode estar ocorrendo devido a utilização de uma abraçadeira com diametro incorreto, ou seja, um diâmetro menor que o recomendado causando assim o que chamamos de “estrangulamento” do conjunto.
Não é recomendado a utilização de alicate universal ou qualquer outro tipo que não seja o próprio para abraçadeira.
Isto pode danificar a abraçadeira e impossibilitar que ela atue de maneira correta no conjunto, podendo permitir que ocorra vazamento.
Provavelmente a junta do cabeçote está queimada!
Ar no sistema.
Show muito bom
Tenho um prisma 1.0 2015 e já é a terceira vez que vou trocar o reservatório de expansão. Comprei o veículo 0 quilômetro e pude observar que com o passar do tempo a peça cria uma figura e começa a vazar o líquido de arrefecimento. Com relação ao líquido, esta dentro do padrão. Inclusive e foi trocado 2 vezes na autorizada
Gostaria de saber se existe queixas a respeito. Me parece que o padrão de qualidade das peças que vem no veículo 0 .km. deixa a desejar.
Qual é a resposta de vocês?
Boa noite.
Tenho um prisma lt 2012.
Ja troquei valvula termostatica troquei, reservatorio, tampa, fiz limpeza e esta esquentando e subindo a precao e a agua chega vazar p fora. O que pode ser isso.? Me ajudem. O carro esta com 68000km e nao é ferrado.
muito bom ! eu li os artigos; o outro com mecanico do SENAI.
Tenho um Prisma 1.4 2012 e o reservatório encontra-se nesse mesmo estado. Vou providenciar a troca.
Obrigado pelo post, foi muito útil.