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Troca de molas do Mercedes-Benz 1720

Desgaste é comum nos feixes de molas de veículos pesados. A troca incorreta desses componentes pode causar sérios problemas, por isso, é importante seguir a orientação do fabricante.

Carolina Vilanova

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Eles são grandes e pesados, quando carregados então, o peso fica muito maior, por isso, precisam de um sistema de suspensão a altura de sua capacidade de carga. Os feixes de molas são componentes muito importantes para o funcionamento de todo o conjunto da suspensão de um caminhão, já que elas trabalham constantemente, mesmo com o veículo parado e vazio, pois suportam o peso da carroceria. É responsabilidade das molas manter esses gigantes das estradas seguros, estáveis e com boa dirigibilidade.

As principais funções das molas são absorver as vibrações causadas pelas irregularidades do solo e suportar o peso da carroceria e da carga transportada. Além disso, devem manter o eixo corretamente posicionado em relação ao chassi e são fundamentais na hora de determinar o ângulo de cáster (alinhamento de direção) dos caminhões.

Um feixe de molas é formado pelos seguintes componentes: molas (lâminas), espigão (pino de centro), buchas, abraçadeiras, rebites, parafusos, tubos espaçadores e porcas. Para complementar, o conjunto conta com itens auxiliares como suporte, jumelo, pinos e grampos. As lâminas possuem características elásticas e alteram seu perfil semi-elíptico ao passar por ondulações ou depressões de solo, absorvendo as vibrações do caminhão.

Como funciona

Existem vários tipos de molas, sendo que a rigidez – número de oscilações que a mola fará depois de comprimida e liberada – é uma de suas principais características, pois determina a força (peso) necessária para causar uma flexibilização adequada. A relação entre o peso do veículo e a rigidez da mola, por sua vez, estabelece a freqüência de oscilações. Quanto mais alto o valor dessa freqüência, mais rígido, ou menos confortável é o veículo.

Nos caminhões atuais os feixes de molas mais utilizados podem ser trapezoidais ou parabólicos e são subdivididos em linear, progressivo e feixe com feixe auxiliar. Segundo a fabricante ThyssenKrupp, a tendência é de que os veículos modernos passem a usar, cada vez mais, os modelos parabólicos de molas.

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A escolha do feixe depende da aplicação do caminhão, pois quando estão carregados causam maior desgaste nas molas. A velocidade em que o veículo trafega também influencia no funcionamento das molas, pois quando o caminhão passa lentamente por um obstáculo, há apenas uma pequena flexão das molas e a carroceria é empurrada para cima. Por outro lado, se o caminhão estiver em alta velocidade, passando rapidamente por um obstáculo, a mola sofre a deformação, mas a carroceria não é impulsionada para cima.

Manutenção e desgaste dos componentes

A vida útil de um feixe de molas depende muito do uso do caminhão, da carga que transporta, das condições das estradas que roda e da manutenção preventiva que o motorista realiza. Seguindo as recomendações dos fabricantes, o mais importante na sua manutenção é a lubrificação, que deve ser feita a cada 1,5 mil km. A graxa utilizada para os pinos é a graxa de chassi, enquanto as lâminas exigem a graxa grafitada. É necessário também verificar se há desgastes dos olhetes, das buchas e eventuais trincas nas molas a cada 70 mil km.

A inspeção inclui, ainda, os componentes auxiliares, como pinos de fixação, arruelas de encosto, suportes, jumelos e grampos, amortecedores e batentes. Isso porque se essas peças estiverem danificadas podem causar a ruptura das molas e desalinhamento, ou até quebra do chassi.

Entre os defeitos mais comuns dos feixes de molas estão: a quebra das lâminas e do espigão, desgaste das buchas, dos olhetes de fixação e perda de altura. Grampos soltos e desgastes das arruelas de encosto, dos pinos, do suporte e do jumelo também ocorrem com facilidade se a manutenção não for realizada. Vale lembrar que peças paralelas estão mais vulneráveis à quebra precoce e ainda não contam com a garantia do fabricante.

Troca e reparo das molas

Saber a hora certa de trocar o feixe de molas da suspensão é fundamental. Para isso, observe se o caminhão apresenta perda de altura e excesso de vibrações e trancos, e se há molas quebradas ou desgastadas. O ideal é que todo o conjunto seja substituído.

Trocar apenas uma lâmina é possível, mas é necessário verificar se as outras molas não apresentam desgastes que possam sobrecarregar a mola nova. Por outro lado, não é permitido reparar as lâminas com defeitos, pois já sofreram fadiga e podem comprometer todo o conjunto.

Cuidado também com o manuseio da peça, instalação e procedimentos de troca incorretos, que podem causar a quebra das molas, transmissão de vibrações para a carroceria, desgaste prematuro do feixe, desalinhamento do eixo e desgaste excessivo dos pneus.

Como trocar

Em geral, a substituição das molas dos caminhões seguem o mesmo padrão. Nessa matéria, acompanhamos o procedimento para retirar o feixe de molas da suspensão dianteira e traseira de um veículo Mercedes-Benz 1720.

 

1- Solte o amortecedor na parte inferior e calce o chassi do veículo com cavalete.

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2- Desaperte e retire os parafusos dos grampos e os dos pinos, nas extremidades das molas.

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3- Com cuidado retire a peça (Não é necessário tirar a roda).

 

4- Para checar o estado das molas, coloque o feixe em uma bancada adequada, encaixando-o em uma morsa.

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5- Desmonte o conjunto, começando com a retirada das abraçadeiras.

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6- Depois disso, retire o espigão (parafuso central).

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7- Em seguida afaste as lâminas.

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8- Examine a presença de desgaste, trincas ou partes quebradas nas lâminas. Verifique também as condições do furo de centro, que pode estar trincado, os olhetes e as buchas.

 

9- Caso apresente algum desses defeitos, substituir a peça quebrada e aplicar uma camada de graxa grafitada entre as lâminas. Por último, monte o feixe novamente.

 

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Buchas com desgaste

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Lâmina quebrada

 

Montagem

A instalação da peça no caminhão segue a seqüência na ordem inversa, da seguinte maneira:

1 Com o caminhão no cavalete, encaixe o feixe de molas no suporte, instale os pinos e olhetes da mola e, em seguida, encaixe e aperte os grampos.

2 Aperte o amortecedor na parte inferior.

3 Verifique o alinhamento do sistema de direção.

Dicas de manutenção

– Lubrificar os pinos a cada 1,5 mil km.

– Examinar buchas, grampos e espigão quanto a desgaste a cada 70 mil km.

– Nunca testar eletrodos nas molas.

– Jamais aquecer as molas com maçarico.

– Evitar rearquear os feixes de molas, que podem comprimir o aço gerando trincas e rupturas futuras, ou reforçar os feixes.

– Retirar e desmontar o feixe para exame e lubrificação a cada 70 mil km.

– Aplicar uma camada de graxa grafitada nas lâminas, na hora da montagem do feixe.

– Utilizar, sempre, peças originais e os lubrificantes recomendados pelo fabricante.

– Certificar-se de que os grampos estão bem apertados, pois podem causar trincas no furo de centro.

– Observar buchas com desgaste, pois acarretam a quebra da mola.

– Cuidado com molas pintadas ou recondicionadas, que são vendidas no mercado paralelo como se fossem novas.

– Conservar o conjunto auxiliar (amortecedores, barra estabilizadora e batentes) em boas condições.

– Evitar reforçar o feixe de molas para transportar cargas acima do limite do caminhão, pois quando o veículo estiver vazio, o feixe não absorverá os choques transmitidos pelas rodas, que acarretam trincas no chassi e na carroceria, quebras do eixo e outros problemas estruturais.

– Não calce os feixes do truck para transportar cargas acima da capacidade do caminhão. Essa operação causa desequilíbrio na distribuição das forças, principalmente, nas frenagens.

– Grampos de má qualidade ou com comprimento acima do especificado (que necessitam de calços) não devem ser usados, pois com o tempo vão se alongando, permitindo que o feixe trabalhe solto e cause trincas ou quebras no furo de centro da mola.

7 comentários em “Troca de molas do Mercedes-Benz 1720

  1. Boa tarde!
    Tenho uma curiosidade existe alguma norma que explica qual a medida mínima que a cabeça do pino de centro do feixe de molas (espigão) deve estar dentro do eixo.
    Norma técnica ou estudo publicado?

  2. Boa tarde!
    Ao colocar molas de espessuras diferentes você está alterando a composição original do feixe, tornando ele mais ou menos rígido, dependendo da espessuara da mola que você coloca.
    O ideal é sempre ao alterar o feixe em um dos lados, o do outro lado do chassi deve estar igual.
    Porém, ao se tratar de um feixe com molas quebradas ou trincadas o correto é sempre trocar o feixe todo e se possível dos dois lados.
    Isso se deve pois ao trocar apenas uma lâmina em um feixe usado, a lâmina nova vai suportar a carga visto que o restante das lâminas já estão comprometidas, e isso vale tambám para o feixe do outro lado do eixo, que está fadigado também, o que provavelmente irá deixar o veículo desalinhado.

  3. Bom dia ,gostaria de saber se e possivel colocar molas de diferentes espessuras num feixe, sem comprometer o conjunto.

  4. Sem os dois amortecedores do caminhão , a parte dá frente , interfere nas molas a ponto de quebrar ?

  5. ola amigo eu estou teredo sabe por que o pino dos meus camilhaos quebra quanto assim tem pino melho um pino mais forte e qual marca e melho eu nao estou olhado perço nao deus de ja muito o brigado

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