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Troca de junta do motor Fire 1.4 flex

Motor Fire 1.4

Confira a substituição e as dicas de desmontagem e montagem da junta que une o bloco e o cabeçote do motor
1.4 8V Flex, um dos mais reconhecidos conjuntos da Fiat

Victor Marcondes

Cada vez mais os motores desenvolvidos pela indústria surpreendem pela alta tecnologia empregada em seus sistemas. Nos últimos anos, o que se tem visto são montadoras procurando deixá-los muito mais leves, econômicos e menos poluentes. Para os fornecedores, isso implica em aumentar investimentos na qualidade dos produtos oferecidos.

E um dos itens importantes para unir, ao mesmo tempo, tantas exigências das fabricantes são as juntas de cabeçote. Peça essencial para a correta estanqueidade do propulsor, “a junta é o coração do sistema de vedação, da integração entre o bloco e o cabeçote”, define Pedro Bighetti, coordenador técnico da ElringKlinger.

As juntas lançadas pela marca sofreram muitas evoluções para se adequar às modernizações implantadas nos motores atuais. “As tensões internas aumentaram, isso fez a empresa ampliar a qualidade dos materiais utilizados, para que elas pudessem suportar as novas pressões e temperaturas e ainda garantir a melhor vedação”, afirma Luiz Henrique Reis, engenheiro mecânico e assistente técnico da ElringKlinger.

Pode demorar, mas em algum momento, inevitavelmente, o motorista que deseja manter um conjunto com quilometragem alta terá que realizar a retífica. E é na hora da abertura do motor que o mecânico deve conhecer bem os procedimentos e as recomendações da montadora. “Um exemplo é o aperto exato dos parafusos, principalmente na montagem das juntas metálicas, onde requer, além do torque e de uma segunda fase feita em torque ângular”, destaca Pedro.

De acordo com o técnico, não é preciso fazer a troca das juntas com a finalidade de prevenção, mas substituí-la sempre que o motor for aberto. “Também é imprescindível a troca dos parafusos de cabeçote, uma vez que eles trabalham dentro de uma zona plástica de deformação, fazendo com que a parte roscada estique e perca as características mecânicas de vedação”.

Segundo ele, um dos sintomas que sugere que a junta pode estar alterada é a mistura interna da água com o óleo. Caso haja a necessidade de fazer a troca, é necessário utilizar os seguintes equipamentos de proteção: óculos, luvas e sapatos especiais. Nesta matéria realizamos o procedimento de montagem com uma junta metálica de multicamadas num motor Fiat Fire 1.4 8v flex. A reportagem também contou com o apoio técnico do instrutor de automobilística do SENAI-Ipiranga, Cláudio Matarasso.

Atenção: é obrigatório que o motor esteja em temperatura ambiente toda vez que for submetido a uma abertura.

Procedimento dedesmontagem

1) Com as ferramentas adequadas, retire o coletor de escapamento e depois solte o coletor de admissão. Sempre inicie o processo de desmontagem soltando os parafusos de fora para dentro.

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Obs: Cuidado para não puxar as velas pelo cabo na hora de remover o coletor de admissão. Solte antes os conectores do chicote elétrico com os injetores e os cabos de velas para não danificar o sistema. Depois de desconectar toda a fiação, o sistema pode ser retirado. Lembre-se de trocar os anéis de vedação do coletor de admissão por novos sempre que este for removido.

2) Nesta etapa, o reparador deverá remover as tampas superior e inferior da correia dentada. Inicie o procedimento retirando a correia do alternador e a polia. Para remover os parafusos da tampa utilize uma chave 10 mm. Solte o conector de rotação e desencaixe os fios que ficam dentro das canaletas do plástico. (2a)

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Obs: Na montagem, lembre-se de respeitar a ordem em que retirou a fiação.

3) Para continuar a remoção do chicote elétrico, atente-se à trava plástica de fixação do componente. Solte a trava com o auxílio de uma chave de fenda com cuidado para não danificá-la.

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4) Passe para a retirada da bobina, soltando as porcas e parafusos localizados na lateral da peça.

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Obs: Troque o anel de vedação da bobina sempre que ela for removida.

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5) Utilize uma chave 8 mm para remover o parafuso que liga o chicote elétrico no alternador.

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6) Nesta fase vamos realizar a remoção da correia dentada. Com uma chave 13 mm, solte a porca para aliviar o tensionador, permitindo a retirada da correia. Em seguida, remova o tensionador. (6a)

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7) Vamos partir para a retirada da tampa de válvulas. Primeiramente, não se esqueça de desconectar o sensor de fase para não danificá-lo. Os parafusos da tampa devem ser removidos das extremidades para o centro sempre em sequência de “X” (7a). Destaque a tampa lateralmente e remova-a para cima. Pronto! Substitua a borracha de vedação da tampa.

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Obs: Repare no adesivo à base de silicone que fica nas extremidades do cabeçote com as capas dos mancais do comando de válvulas. Isto é muito importante, pois serve para vedar a região de contato entre as peças e evitar ao máximo o vazamento de óleo.

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8) Para remover os parafusos do cabeçote, utilize uma chave soquete com cabo de força, desapertando das extremidades para o centro, sempre em sequência de “X”, para evitar o empenamento.

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Obs: Os parafusos trabalham dentro de uma zona plástica de deformação, principalmente nos motores mais modernos, pois são fixados com torque e torque angular. Toda vez que forem retirados devem ser substituídos por novos, conforme recomenda o manual do fabricante.


9) Depois de retirado o cabeçote, verifique se existe empenamento nos componentes, lembrando que o máximo de desnivelamento permitido é de até 0,10 mm. Com o auxílio de uma régua, faça o procedimento na diagonal, na longitudinal e entre os cilindros. Antes, limpe bem a área para que os resíduos da junta velha não interfiram da medição e nem no conjunto.

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Procedimento de montagem

1) Na substituição pela nova junta, atente-se aos pinos guias e aos indicadores de montagem para não inverter a posição de aplicação. A instalação incorreta do item pode interromper a lubrificação para o cabeçote e gerar danos na árvore de comando de válvulas.

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Obs: Para auxiliar o mecânico, a própria peça tem indicadores de como fazer a montagem certa, a fim de evitar erros. Não utilize tintas ou colas na hora da instalação

2) Na montagem do cabeçote, posicione os pistões abaixo da linha da superfície do bloco para evitar o empenamento das válvulas. Também evite muita movimentação para que não seja descartado o princípio de vedação da junta. Lembre-se de aplicar os novos parafusos, avalie as roscas que devem estar limpas e sem obstrução. É recomendado que uma camada fina de óleo lubrificante seja aplicada na parte roscada dos parafusos antes do aperto. Não exagere na quantidade de óleo para evitar calço hidráulico.

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3) Encoste os parafusos nos orifícios, mas ainda sem aplicar o torque específico. Inicie o processo do centro para os cantos, seguindo a sequência de “X”, para evitar deformidades.

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Obs: Com a ajuda de um torquímetro, passe para o aperto dos parafusos do cabeçote. Na primeira etapa de instalação, recomenda-se o aperto de 20 Nm. Na segunda fase o torque será equivalente a 30 Nm. Já a terceira e quarta etapas consistem em realizar um aperto de torque angular de 90º em cada parafuso.

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4) Agora passe para a aplicação da tampa de válvulas. Importante: substitua a junta de vedação da tampa por uma nova. Atente-se para a sequência de aperto que deve iniciar do centro para as extremidades com o torque de 10 Nm.

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Obs: Não se esqueça de colocar a trava química entre o mancal do comando de válvulas e o cabeçote.
5) Instale o tensionador da correia dentada sem aplicar o torque final. Posicione as árvores do comando de válvulas e do virabrequim no ponto adequado e instale a correia dentada. Gire duas vezes o motor pela árvore de manivelas e ajuste o tensionador, fazendo com que os rasgos de indicação se coincidam. O torque de aperto final no tensionador é de 20 Nm.

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6) Comece a instalação do coletor de admissão, já com as novas borrachas de vedação trocadas. O sistema conta com alguns prisioneiros que servem como guia para aplicação. Encoste os parafusos e porcas de forma uniforme e respeite a ordem do centro para a as extremidades em sequência de “X”. O torque específico é de 20 Nm. (6a)

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7) Nesta fase, faça a instalação da bobina e do chicote elétrico. Troque o anel de vedação da bobina. Fixe o transformador com as duas porcas e o parafuso na lateral, aplique torque máximo de 10 Nm. Em seguida, instale os respectivos cabos nos seus devidos lugares e certifique-se que todos estão corretamente conectados, para não ocasionar falha de ignição.

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8) Agora realize a passagem da fiação na tampa de proteção dianteira da correia dentada. Primeiro conecte o interruptor de pressão do óleo e passe os condutores nas canaletas localizadas internamente no plástico, tanto na parte inferior quanto na superior. As tampas utilizam parafusos M6 de 10 mm.

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9) Atente-se para o encaixe da trava ao conectar o sensor de rotação. Na parte superior instale o sensor de fase, componente responsável pelo sincronismo da injeção de combustível e ignição do motor. Fixe o chicote e feche a trava de segurança.

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10) Na montagem da polia da correia do alternador, instale o componente seguindo o furo e os pinos que servem de guias. É importante que haja distância entre o sensor de rotação e a roda fônica, que deve compreender de 0,5 a 1,5 mm. Aperte os parafusos da engrenagem com o torque adequado. Por fim, instale a correia do alternador e realize o procedimento de tensionamento do componente. (10a)

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6 comentários em “Troca de junta do motor Fire 1.4 flex

  1. Por favor importante confirmar. As concessionárias afirmam que os parafusos de fixação do cabeçote podem ser reaproveitados em até 3 vezes. Podem confirmar por favor?

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