Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Troca de bomba

Veja o procedimento e as dicas para a substituição de uma bomba de combustível elétrica, componente essencial do sistema de alimentação do veículo, que depende da manutenção correta para bom funcionamento e durabilidade.

Carolina Vilanova

1337

A função de uma bomba de combustível é deslocar o combustível que está no tanque para o sistema de alimentação do motor, suprindo, assim, todas as suas condições de trabalho, como carga, rotação e temperatura. Existem dois tipos de bombas: a mecânica, presente nos carros carburados e movida por um eixo; e a elétrica, que equipa os veículos com injeção eletrônica e é acionada por um motor elétrico.

Entre os modelos de bombas elétricas estão as do tipo interna e externa ao tanque. A primeira fica submersa e aspira o combustível do fundo do tanque, impulsionando-o através de um tubo de abastecimento aos bicos injetores. A segunda, do tipo externa, está fixada no chassi do veículo, próxima ao tanque ou ao motor, e suga o combustível por um tubo coletor dentro do tanque.

1331

A Delphi, fabricante do produto, explica que a bomba é classificada ainda em modular, que conta com um reservatório de plástico para alojar a bomba, o filtro e o medidor de combustível, que geralmente são substituídos em conjunto; e não modular, em que os itens do conjunto são trocados separadamente. Dentro da bomba são encontrados os seguintes componentes: motor elétrico, conjuntos de alta pressão e em alguns casos um pré-filtro.

1332

De acordo com a Bosch, o funcionamento ideal da peça depende das condições dos itens que compõe o sistema de alimentação, ou seja, filtros, pré-filtros, mangueiras e combustíveis de qualidade. “Na bomba propriamente não há manutenção, assim é necessário cuidar da substituição do filtro de combustível e pré-filtro nos intervalos indicados pela montadora. Desta forma a bomba de combustível trabalhará em condições adequadas tendo maior durabilidade”, analisa Paulo Souza, gerente de Assistência Técnica da Bosch.

1330

Sem reparo

Os sintomas de avarias na bomba de combustível podem ser verificados nas seguintes situações: baixo desempenho e falhas do motor devido à pressão e/ou vazão insuficiente”, aponta Jair silva, coordenador de assistência técnica da Brosol. “Rodar com o carro constantemente na reserva também pode comprometer o bom funcionamento da bomba de combustível, pois é refrigerada pelo combustível”, completa.

“A falta de manutenção preventiva pode prejudicar a bomba de combustível e ocasionar alguns problemas como a diminuição da vazão em situações de maior carga aplicada ao motor e rotação um pouco mais elevada que irá exigir mais combustível, uma queda de pressão, o que acarretará falhas no motor e, no caso da bomba parar de funcionar, o motor do veículo também não irá funcionar por falta de combustível”, alerta o gerente da Bosch.

De acordo com a Delphi, alguns parâmetros do scanner de diagnose também podem indicar falhas de funcionamento da bomba, desde que as informações sejam interpretadas corretamente pelo mecânico, como por exemplo, tempo de injeção alto, grandes correções de BLM, baixo retorno de tensão do sensor de oxigênio. Além disso, deve ser realizado o teste de bateria e alternador para checar seu desempenho e a parte elétrica do veículo, principalmente aterrametos. Com o manômetro é possível verificar se a pressão está dentro dos limites especificados pelo fabricante. No teste de vazão com o rotâmetro ou na coleta, pode-se verificar o volume de combustível.

1329

A Bosch alerta que não existe reparo de bomba de combustível, uma vez diagnosticado problemas, a bomba deve ser substituída, pois trata-se de um produto “selado”, que se for aberto perde a garantia de funcionamento perfeito.

Super aquecimento, andar sempre na reserva, entupimento do filtro e pré-filtro forçam o motor elétrico que pode queimar. “È possível realizar a troca dos filtros, e em alguns casos, mangueiras e conexões preventinamente”, diz o técnico da Brosol.

Na hora de comprar uma bomba de combustível para reposição, o reparador deve ficar atento à utilização de peças remanufaturadas e recondicionadas, bastante oferecidas nas oficinas mecânicas para baratear o custo do serviço e condenadas pelos fabricantes do produto. “É importante lembrar que o preço, apesar de ser mais em conta na visão do consumidor, pode sair caro em um espaço curto de tempo, com as conseqüências de deixar o motorista pelo caminho”, analisa Souza.

A Brosol argumenta que algumas oficinas dizem que “recuperam” o motor elétrico da bomba, mas a qualidade, a durabilidade, o desempenho, a garantia e, principalmente, a segurança (lembre-se que a peça trabalha dentro do tanque) nunca será a mesma de um componente novo. Tomado todos os cuidados com relação a manutenção e qualidade do combustível, a vida útil estimada da bomba de combustível elétrica é de 100 mil km.

Procedimentos de troca

Os fabricantes de bomba de combustível indicam a limpeza do tanque e substituição dos filtros, mangueiras e abraçadeiras toda vez que trocar a peça. O novo componente deve ser retirado da embalagem somente na hora da instalação.

1347

“Vale ressaltar alguns detalhes do procedimento, como a aplicação correta do produto; seu posicionamento dentro do tanque, ou no suporte em que ela é fixada; as condições do pré-filtro e filtro de combustível e as mangueiras. Cuidados com as conexões de combustíveis, mangueiras, presilhas e conexões elétricas de forma que tanto na hora da retirada quanto na hora da colocação não haja danos, além disso o sistema deve estar despressurizado”, diz Souza.

Passo-a-passo

Na maioria dos casos, a peça pode ser removida por meio de um painel de acesso no compartimento de passageiros, apesar de que, em alguns veículos, é necessário retirar o tanque de combustível. Acompanhe o procedimento de desmontagem e montagem da bomba injetora BCD00123 da Delphi, que equipa o Fiat Palio Weekend.

1) A primeira providência que o técnico deve tomar é atender às normas de segurança, com o uso de extintores de incêndio e óculos de proteção, além de seguir as orientações da norma ABNT NBR14752 Veículos Rodoviários Automotores – Bomba Elétrica de Combustível – Ensaios de Manutenção – e trabalhar com o veículo no regime de marcha lenta para realização dos testes.

1333

2) Verifique a performance do sistema elétrico por meio dos testes de bateria, que deve suportar uma descarga controlada de acordo com a recomendação do fabricante, por 15 segundos, e no final do teste a tensão entre os pólos não pode ser menor que 9,6 V (de acordo com a temperatura). Tensão de alimentação da bateria, verificando se a tensão do alternador que chega até os terminais está entre 13,5 V a 14,7 V (para sistemas 12 V). Corrente do alternador, checando a produção de corrente do alternador, comparando com a especificação do veículo. Tensão de alimentação na bomba de combustível em funcionamento, que deve ser igual a tensão de alternador.

1334

3) Com o sistema despressurizado, conecte o manômetro na linha de combustível, funcione o veículo e verifique se a pressão está dentro dos limites especificados, que varia de acordo com cada veículo. Em seguida, verifique também o volume de combustível que a bomba pode fornecer. O teste pode ser realizado com rotâmetro acoplado na linha ou coletando o combustível com um “becker” graduado na linha de retorno. A vazão mínima é dada em l/h e pode ser consultada com o fabricante do produto.

1335

4) Ainda com o manômetro, avalie a estanqueidade do sistema, desligando a ignição e verificando se existe queda de pressão. Quedas acentuadas no sistema indicam vazamentos na linha de combustível.

1336

5) Caso necessite de substituição, despressurize o sistema e solte a tampa metálica e os conectores de entrada e saída de combustível, o conector elétrico e o conector de sensor de nível (bóia).

1337

6) Retire o módulo de combustível, que contém todo o conjunto da bomba. Remova o sensor de nível e o pré-filtro. Este último sempre deve ser trocado por um novo.

1338

7) Solte a trava de fixação e retire a tampa do módulo para desmonta-lo. Desconecte os terminais elétricos e a mangueira.

1339

8) Ao iniciar a montagem, limpe o módulo, com atenção para o anel de vedação de borracha do fundo do caneco, que deve estar em ordem ou ser trocado. Verifique se há trincas na flange do módulo e nas travas. Em caso de vazamento o cheiro de combustível no interior do veículo ficará muito forte.

1340

9) Encaixe o pré-filtro. A mangueira de combustível já vem acoplada à nova bomba. Agora, monte o anel de vedação.

1341

10) A colocação da bomba no módulo deve ser feita com atenção para que o pré-filtro encaixe na posição correta.

1342

11) Coloque a tampa e feche todas as travas. Coloque a abraçadeira na mangueira da flange e encaixe-a no módulo.

1343

12) Em seguida, instale o anel de trava da flange com ajuda de uma chave de canhão.

1344

13) Acople os conectores elétricos e encaixe o pré-filtro externo. Não esqueça do anel “o’ ring” e do conector de sensor de bóia. (foto 13 A). Neste momento é obrigatório que se faça a verificação do tanque de combustível para remover qualquer sujeira. Encaixe o conjunto no veículo.

  • 1346
  • 1345

 

14) Antes de entregar o veículo, faça o teste de performance final, realizando novamente todos os testes iniciais.

1348

Própria para bicombustíveis

O funcionamento das bombas para veículos bicombustíveis é basicamente o mesmo das convencionais, com exceção de alguns componentes internos construídos com materiais adequados para trabalhar com os dois combustíveis, principalmente para evitar a corrosão do álcool, que gera inclusive faíscas. “A vida útil da bomba que é específica para a gasolina fica comprometida quando aplicada nos carros flex, em função do uso do álcool”, alerta Souza.

Evitar o uso de combustível adulterado é o ideal, afinal causa desgastes excessivos dos itens internos e pode prejudicar não somente a bomba, mas todos os componentes que tem contato como as mangueiras da linha de combustível, além disso, o rendimento do motor e consumo também serem prejudicados

30 comentários em “Troca de bomba

  1. Oi bom dia tenho um logus 95 gostaria de colocar a bomba eletrica no meu carro carburado, será que pode e o de acho um profissional

  2. boa noite ,tenho uma dúvida é necessário desligar a bateria do carro para poder trocar a bomba de combustível ou não ? ,agradeço a atenção

  3. Boa noite tenho uma duvida ,para trocar a bomba de combustível é necessário desligar a bateria do carro ou não ? agradeço a atenção

  4. Sr. Mecânico, boa tarde
    Tenho um jeep renegade a diesel, houve uma pane na bomba de combustível e troquei por outra, sendo que esta é para
    carro flex, quais as consequência de fazer uso dessa bomba.
    Obrigado.

  5. Olá, Eli, infelizmente não é possível fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos consultar um mecânico para que ele possa avaliar o veículo

  6. MEU LOGUS 96, QUANDO FICA DISNIVELADO O NÍVEL DE COMBUSTIVEL VAI A ZERO E O CARRO NÃO PEGA POR FALTA DE COMBUSTÍVEL,
    E NECESSÁRIO O COPO DA BOMBA FICAR SEMPRE CHEIO DE COMBUSTÍVE.
    E porque o copo de combustível fica vazio e por esse motivo o carro não tem como mandar combustível.
    O mecânico acha que não é necessário o copo fica sempre cheio de combustível.
    Tirando dúvidas com um de vocês eles passaram pra mim que o copo da bomba de combustível do logus 96, tem que estar sempre cheio pra evitar do carro não pegar por falta de combustível, quando o carro estiver numa subida ou num declive.
    Agradeço desde já sua ajuda mandando pelo meu e-mail.

  7. senhores,meu mecanico tirou a bombaexterna da tempra 16v 1994 1995 e nao sei onde ela vai,,poderiam me ajudar por favor,.muito obrigado

  8. troquei a tampa da bomba coloquei a universal, estava com pequena rachadura, aproveitei coloquei refil novo, espero ter resolvido o problema do meu corsa classic

  9. Bom dia queria saber se tem como colocar uma bomba de combustível na Duster 2.0 uma bomba 1.6, se dá certo obrigada.

  10. Estou procurando no mercado livre e não consegui achar ainda..na concessionária achei mas achei caro.vcs sabem me informar onde posso achar a mangueira (tubo)de alimentação de combustível do peugeot 307?(aquela que vai perto da flauta até o tanque)em SP zona sul??

  11. Bom Dia Amigo.
    Tenho uma tucson 2.0 ano 2008, e ja troquei a bomba de combustivel o filtro eo
    regulador de pressaõ, em questão da pressaõ ela fica em 2.8 Bar de pressaõ.
    Poderia me ajudar, pois que meu mecanico largou o serviço não entendendo nada.
    Fico no aguardo
    Obrigado.

  12. tenho uma captiva 4c troquei a bomba de combustivel , quando montei parou de marca o nivel de combustivel

  13. troquei a bomba de combustivel do fiesta 2007 com 100 mil km a bomba nova esta fazendo barulho porque ?

  14. ola tenho um escort hobby 95 e não sei onde fica a bomba de combustível e como se troca?
    por favor me ajuda!

  15. Boa tarde,
    Tenho um Uno Mille 06/06, e já tive que substituir uma bomba de combustível queimada e uma boia nova. Porem quando encho completamente o tanque, o ponteiro de gasolina (marcador) não chega ao final.
    Seria problema na bomba novamente? ou apenas boia? alguém já passou por essa situação?

  16. pow ninguem falou antes que existe um regulador de pressão da bomba que se parar de funcionar vai levar a quebra da bomba, tive que trocar três refis de bomba para descobri isso pois os supostos mecânicos não sabiam , por isso pessoal fiquem atentos se trocar o refil troquem o regulador de pressão da bomba também é baratinho, espero ter ajudado.

  17. Bom gostaria de saber sensor de nível da boia do siena fire gasolina 2003 1.08v,gostaria de saber marca genuíno que é usada nele?

  18. não sou mecanico tenho um ford focus ano 2004 a gazolina motor 1.6 ha a bomba de gazolina pifou preciso de uma bomba de gazolina completa inclusivel com a carcaça,esta dificil de encontrar,sei que não tem nada a ver com voces porem peço uma ajuda nesse sentido,sem mais fico muito grato.

  19. Amigo tenho um i 30 automático quando aperto o pé para fazer uma ultrapassagem a pressão da bomba cai para 1bar já foi trocado o refil e o filtro mas continua do mesmo jeito, vc teria alguma dica para me dar,o i 30 é automático à gasolina 09/10. Desde já te agradeço.

  20. A mangueira da minh bomba estourou 2 vezez. Será que é o filtro de combustivel que esta entupido?

  21. Olá! Se eu quiser abrir a bomba, para ver se foi colocada a original que comprei, preciso drespressurisar a bomba? E qual procedimento correto.

  22. Amigo obrigado pelas dicas, serão de extrema importância para mim.
    Tenho uma Ranger 2007 2.3 cab dupla gasolina, e 3 semanas atrás queimou o fusível da bomba, substituí o fusível, a bomba, o filtro e a mangueira do tanque. Uma semana depois o carro parou novamente, aparentemente pelo mesmo problema.
    O fusível queimado novamente eu troquei, bati na chave e o carro pegou. No dia seguinte não tinha fusível ou cristo que fizesse o carro pegar de novo.

    Mandei para o mecânico e ele disse que a bomba travou….. 😮
    Tem idéia do porque isto acontece? Pois meu mecânico não soube dizer o que aconteceu, apenas trocou a bomba novamente, deste vez uma marwal por uma delphi.

    Obrigado.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php