Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Troca das lâmpadas do conjunto ótico na L200 Triton

19295

 

Trocar as lâmpadas e lanternas do veículo é uma tarefa simples, mas que exige cuidados; veja o procedimento na picape média da Mitsubishi

 

Por mais que, às vezes, passem despercebidos, os faróis, lanternas e luzes são itens de segurança cuja manutenção é obrigatória Evidente, pois além de assegurar a integridade física de quem dirige, também ajuda a manter a ordem no trânsito e garante a segurança de todas as pessoas que estão nas ruas.

 

Como expert em veículos, o amigo mecânico sabe de tudo isso. Mas, o que talvez ele não saiba é que esses acessórios, além de importantíssimos para os automóveis, também podem servir de grande fonte de lucro. Afinal, quem nunca precisou trocar uma lanterna dianteira ou traseira?

 

Pensando nisso, a Revista O Mecânico apresenta nesta edição uma matéria passo a passo, explicando com todos os detalhes, o procedimento de troca de lâmpadas do conjunto ótico de uma Mitsubishi L 200 Triton 2014 Flex.

 

19331

 

Lâmpada H11, modelo Crystal Blue

 

19285

 

Lâmpada HB3, modelo Crystal Blue

 

19279

 

Lâmpada PY21, modelo Iridium Star

 

19293

 

Lâmpada T10, modelo “Pingo LED”

 

Para essa matéria, Victor Yukio Almeida Gushikein, técnico da Alper, empresa especializada em iluminação automotiva, utilizou dois pares de lâmpadas H11 modelo Cristal Blue para farol de neblina e farol baixo, um par de lâmpadas PY21 modelo Iridium Star para as lâmpadas direcionais, um par de lâmpadas HB3 também modelo Cristal Blue para o farol alto e um par de lâmpadas T10 LED, no lugar das W5W Standard.

 

A empresa, que nos ajudou neste procedimento, recomenda o uso das lâmpadas Cristal Blue para dar uma maior iluminação e consequentemente otimizar a performance, enquanto as lâmpadas Iridium Star se camuflam no componente ótico, melhorando a estética do conjunto sem perder a função da iluminação adequada.

 

Para efetuar o procedimento, Victor recomenda usar uma chave fixa, uma chave de fenda e uma chave Philips. O técnico ainda salienta que, se o amigo mecânico tiver uma chave canhão ou de extensão, também é possível fazer a troca.

 

Trocando as lâmpadas

 

1) Uma das partes mais complexas das trocas das lâmpadas é soltar o para-barro. São três pontos de fixação com parafusos. Solte os parafusos, sem se importar com a ordem. O terceiro parafuso, na parte superior do para-barro deve ser tirado com uma chave Philips.

 

19307

 

2) Com auxílio da chave de fenda, solte os grampos de fixação superiores (são três no total). Posicione a chave e destrave os grampos.

 

19270

 

OBS: Cuidado para não forçar muito, pois os grampos são de plástico e podem ser danificados.

 

3) Na pare inferior do carro, existem dois parafusos de fixação para auxiliar na fixação do para-barro. Retire-os com a chave Philips.

 

19339

 

4) Remova o para-barro para ter acesso ao farol de neblina. Sempre com muito cuidado para não danificar nenhuma peça do veículo.

 

19356

 

5) O próximo procedimento é a remoção do reservatório do líquido do limpador de para-brisa. São quatro pontos de fixação, três na parte inferior (5a, 5b e 5c) e um na parte superior. Na parte superior, retire a trava de plástico (5d).

 

19276

 

Importante: Fixe o reservatório do líquido do para-brisas na torre da suspensão para não forçar as conexões com a mangueira e com o chicote elétrico da bomba de esguicho.

 

6) Destrave o conector da lâmpada, apertando as três fissuras. Repare que a trava do conector fica na parte superior.

 

19323

 

7) Para soltar a lâmpada, é preciso desrosquear a 45º no sentido anti-horário. Tome cuidado para não arranhar a lâmpada.

 

19284

 

8) Encaixe a nova lâmpada H 11 e tenha certeza de que ela esteja bem posicionada para não danificar o conjunto ótico, pois devido à alta temperatura, se não estiver bem instalada, pode derreter o farol.

 

19289

 

9) Plugue o conector até escutar o ruído indicando que o acoplamento está feito. Antes de refazer toda a montagem, teste a lâmpada.

 

19264

 

10) Reinstale o reservatório do líquido de limpador de para-brisa e o para-barros. Se atente aos pontos de fixação dos buracos.

 

Pisca direcional

 

11) Para a troca do pisca direcional, comece destravando o conector, pressionando a lingueta e puxe. Desrosqueie a lâmpada em 45º no sentido anti-horário para removê-la (11a).

 

19344

 

12) Retire a lâmpada do soquete, também em sentido anti-horário girando a 45º.

 

19324

 

13) Rosqueie a lâmpada PY 21 Iridium Star, tomando cuidado para não danificá-la.

 

19343

 

14) Encaixe a lâmpada na posição 45º e gire até travar. Ligue o conector na mesma posição que foi removido, espere o ruído que indica que foi bem instalado.

 

19306

 

15) Para finalizar, faça o teste do pisca, antes de refazer a montagem dos componentes.

 

Faróis baixo e alto

 

16) Retire o conector pressionando a trava, para desconectar a lâmpada H11 do farol baixo.

 

19328

 

17) Para retirar a lâmpada, novamente gire a 45º, sentido anti-horário. Nunca manuseie a lâmpada sem as luvas e não deixe o bulbo entrar em contato com as mãos. Caso isso ocorra, limpe a peça com um pano higienizado.

 

19335

 

18) Para instalar a lâmpada, preste atenção ao encaixe. Coloque a lâmpada no local e ligue o chicote até ouvir o estalo (18a). Não se esqueça de testar a lâmpada. Faça o mesmo procedimento para as duas lâmpadas.

 

19300

 

19294

 

18a

 

Lanterna

 

19) Para trocar a lanterna, o procedimento é parecido. Utilize a lâmpada LED T10, pressione a lingueta com cuidado para não danificar o conector e solte-o.

 

19359

 

20) Encaixe a lâmpada T10 no soquete, instale e coloque o conector até ouvir o clique.

 

19292

 

21) Após a instalação, teste todo o conjunto. Lanterna, farol baixo, farol alto, farol de neblina e piscas direcionais.

 

19338

4 comentários em “Troca das lâmpadas do conjunto ótico na L200 Triton

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php