Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Toyota inaugura centro de pesquisa na fábrica de São Bernardo do Campo/SP

626-TOYOTA-SBC-FUNC

Em cerimônia nesta segunda-feira, 22/08, a Toyota celebrou a conclusão de mais uma etapa do projeto “São Bernardo ReBorn”, que faz a revitalização da planta localizada no município de São Bernardo do Campo/SP, primeira fábrica da companhia construída fora do Japão, inaugurada em 1962.

A unidade do ABC Paulista é responsável por produzir peças para os modelos Corolla e Etios comercializados no Brasil, além de deter expertise, por meio de sua forjaria, na fabricação de bielas e virabrequins que equipam os motores de Camry e Corolla produzidos nos EUA. Atualmente, a planta da Toyota no Grande ABC emprega 1.400 colaboradores, divididos em três turnos de trabalho.

A conclusão desta etapa do projeto foi marcada pela inauguração do primeiro Centro de Pesquisa Aplicada da marca na América Latina, concebido para integrar atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e fornecedores. Ali, foram alocados os departamentos de Engenharia, Compras, Regulamentação Veicular e Qualidade Assegurada. Nas novas instalações foi construído, ainda, um centro de design de produto da marca. A Toyota afirma ter investido R$ 46 milhões para instalação da nova estrutura.

626-TOYOTA-SBC-DESIGN

“O nosso Centro de Pesquisa Aplicada será a base para o desenvolvimento de produtos aqui no Brasil. As atividades no local incluem desde a concepção de melhorias nos modelos locais, teste de emissões, análise de matérias-primas até no desenvolvimento de acessórios, entre outras atribuições. De agora em diante, a Toyota do Brasil será capaz de contribuir de maneira ainda mais contundente no desenvolvimento dos próximos projetos para o mercado brasileiro, seguindo sempre a premissa global da companhia de produzir carros cada vez melhores”, disse Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil.

626-TOYOTA-SBC-FABRICA

A cerimônia contou com a presença do Chairman da Toyota Motor Corporation, Takeshi Uchiyamada, do CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Steve St. Angelo, do presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, e outros executivos da empresa. Participaram também o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, a diretora do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Margarete Gandini, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, além do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, entre outras autoridades.

Em março de 2015, a Toyota do Brasil havia anunciado a conclusão da fase inicial do projeto São Bernardo ReBorn, que consistiu na transferência da sede administrativa e comercial da empresa de São Paulo para o ABC Paulista, abertura do terceiro turno na forjaria e incorporação do conceito “Ecofactory” (reuso de água de chuva, instalação de painéis solares, entre outras iniciativas ambientais).

Projeto “5 Continents Drive” no Brasil

O evento também marcou o início da etapa latino-americana do projeto global “5 Continents Drive”, promovido pela Toyota Motor Corporation. O Projeto “5 Continents Drive” da Toyota irá cobrir um trecho de 20 mil quilômetros no território latino-americano nos próximos três meses e meio, para permitir que engenheiros e colaboradores da matriz da Toyota conheçam na prática as mais diversas condições de rodovias e pavimentações da região. A partir do conhecimento adquirido, são iniciados estudos para melhorias nos veículos que ali rodarão.

626-TOYOTA-SBC-5CON

O projeto “5 Continents Drive” já passou por Austrália e América do Norte, em 2014 e 2015, respectivamente. Na América Latina, o projeto terá como ponto de largada o Brasil, saindo da região Sudeste e partindo, a partir dali, para as regiões Centro-Oeste e Nordeste, abrangendo testes reais nos grandes centros urbanos, como São Paulo, e em lugares altos e áreas onde a necessidade de usar a tração 4×4 é levada ao extremo.

O objetivo da etapa brasileira do projeto global da Toyota é cobrir cerca de 5 mil quilômetros. Mais de 30 engenheiros e técnicos da marca do Brasil e Japão estarão envolvidos na ação.

Além do Brasil, a caravana latino-americana do “5 Continents Drive” irá viajar por outros seis países da região: Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai. Toda a linha produzida pela Toyota no continente – Corolla, Etios, Hilux e SW4 –, além de alguns modelos importados, tal como o híbrido Prius, serão submetidos aos mais rigorosos testes de durabilidade e confiabilidade até o final do ano.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php