Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Substituição do turbo remanufaturado da S10

13283

Acompanhe a troca de um turbo danificado por outro remanufaturado de fábrica numa picape com motor diesel, que oferece a mesma funcionalidade e garantia e custa 40% mais barato do que um produto novo

13250

 

 

O turbocompressor é um componente bastante importante para ajudar no desempenho do motor, na redução de emissão de poluentes e na economia de combustível de um veículo, mas sua contribuição depende diretamente de uma instalação correta e da manutenção em dia. Uma montagem incorreta, por exemplo, pode trazer sérias consequências para o conjunto, como danos nas peças internas do motor e até gerar conflitos no gerenciamento eletrônico.
Nos dias atuais, os fabricantes de turbo oferecem uma nova modalidade de negócio: o turbo remanufaturado (turbo montado com peças originais e que somente o fabricante original pode fazê-lo), que é produzido dentro da mesma linha de montagem do produto novo. “O conceito do remanufaturado é substituir 60%% das partes internas da peça, e recuperar a outra parte dentro da fábrica, com a mesma qualidade e garantia de um novo. Assim, o preço da peça remanufaturada fica 40% mais barato do que o preço de uma nova”, afirma André Mitsumori, engenheiro de aplicação da Garrett.

 

13349

 

Antes de substituir uma unidade de turbo é necessário fazer uma análise em relação às falhas que estão ocorrendo no veículo para determinar a causa exata do problema. De acordo com a Garrett, a maioria das falhas é causada por deficiência nos procedimentos de operação, falha de manutenção ou procedimentos inadequados e reparos incorretos. Manter o veículo em ordem, efetuando todas as revisões descritas no manual é um fator importante para a durabilidade do turbo.

13308

Algumas avarias que podem representar a troca do turbo são:

– falta de lubrificação e/ou insuficiência de óleo;
– contaminação no sistema de lubrificação, oxidação ou deterioração do óleo;
– ingestão de objeto estranho no sistema de exaustão ou na entrada de ar;
– aplicação inadequada.

Se for constatado que a substituição do componente é necessária, fique atento, pois apesar de parecer simples, a sua troca é bastante complexa.

Primeiros passos

Este procedimento de substituição de um turbo danificado por outro remanufaturado será feito na picape Chevrolet S10, ano 2007, equipada com motor MWM 2.8 Diesel de 140 cv. O turbo é o GT17 Wastegate, que conta com uma válvula que controla a pressão de ar do turbo, para ter uma eficiência e controle melhor do funcionamento. O técnico da Garrett, Kléber Silva, nos ajudou com o procedimento.

 

  • 13365
  • 13327

A primeira orientação da Garrett para os mecânicos na hora de adquirir a peça remanufaturada é conferir o lacre e a marcação para garantir que é um produto original, remanufaturado pela fábrica. “Todas as peças contam com uma plaqueta de identificação, com número de série que confere com número impresso na embalagem e no certificado de garantia”, explica André. Através desse número, é possível fazer a rastreabilidade do produto, saber quando foi montado, com dia e horário. Ou seja, tem um histórico do produto, uma prova de que não é uma peça recondicionada.

13344

O técnico Kleber, antes de começar o processo de desmontagem, lembra da necessidade de utilizar as luvas de proteção e os óculos. “O turbo remanufaturado vem dentro de um kit de montagem que traz ainda os prisioneiros, a conexão de saída de óleo e a vedação”, esclarece André.

13342

Já Kleber explica que o funcionamento correto depois da troca do turbo depende da manutenção do motor, por isso deve-se trocar também os filtros de ar e de óleo, além do óleo lubrificante para evitar a contaminação no sistema e prejudicar o funcionamento da peça nova.

 

  • 13351
  • 13380

Passo a passo da troca

Antes de desmontar o turbo, verifique o nível de óleo, que será trocado, e o estado das mangueiras de entrada e saída de ar, assim como as conexões de óleo, abraçadeiras e vedações. Entre as ferramentas, vamos utilizar as chaves de fenda, combinadas, de boca, em “L” e estrela, além do alicate.

1) Comece retirando os quatro parafusos da proteção térmica com a chave em “L” de 10 mm. O torque na montagem deve estar entre 6.0 e 8.0 Nm.

13377

2) Tire o parafuso do haste do atuador antes de fazer a remoção completa da proteção. O torque na montagem é de 6.0 a 8.0 Nm.

13272

3) Em seguida, retire o parafuso do suporte do atuador com a chave estrela de 10 mm. O torque na montagem é de 12.0 a 14.0 Nm.

13366

4) Agora, remova a abraçadeira da mangueira do atuador e, em seguida, desconecte a mangueira. Essa mangueira, que faz parte do turbo, é trocada todas as vezes que houver intervenção e faz parte do kit de montagem.

13287

5) Com a chave de fenda, solte as mangueiras de entrada e saída de ar do turbo. Essa mangueira precisa ser verificada sempre para conferir se não apresenta trincas, rachaduras e se a elasticidade ainda está boa. Desencaixe as mangueiras.

13276

6) Solte o parafuso da conexão da entrada de óleo. Depois desaperte o da saída de óleo. Apenas solte, não retire ainda. O torque na montagem é de 12.0 a 14.0 Nm.

13313

7) Com a ajuda de uma chave allen 8 mm, retire a conexão do turbo com o escapamento. São quatro parafusos, um superior e três inferiores que fazem a conexão do turbo para o escapamento. O torque na montagem é de 12.0 a 14.0 Nm.

13339

8) Retire o suporte da proteção térmica e desencaixe o tubo do escapamento.

13423

9) Com um alicate, tire a abraçadeira do tubo da tomada de pressão para, em seguida, remover o conjunto do filtro de ar inteiro, juntamente com as mangueiras, para ter melhor acesso a parte inferior do turbo.

13314

10) Retire os prisioneiros do coletor para a entrada de gases do turbo. São quatro parafusos de difícil acesso, pois ficam na parte inferior do turbo. Coloque um desengripante e deixe agir por alguns minutos, pois tendem a enferrujar. O torque na montagem é de 12.0 a 14.0 Nm.

13320

Obs: Os oito prisioneiros que estão no kit substituem os quatro da entrada de gases e quatro da saída de gases do turbo para o escapamento.

11) Tire a conexão de saída de óleo do turbo. Use uma chave de boca de 27 mm. Em seguida, desencaixe o tubo. O torque na montagem é de 12.0 a14.0 Nm (11b).

 

  • 13297
  • 13264

12) Desencaixe o turbo e solte o último parafuso de fixação com a conexão de saída que é de difícil acesso. Retire totalmente a peça (12b).

  • 13360
  • 13319

Instalação

A montagem do turbo é o processo inverso da desmontagem, trocando os componentes que vêm no kit e se atentando aos torques determinados.

1) Antes de instalar o turbo, faça a montagem da conexão de saída de óleo com o retentor novo.

13256

2) Coloque os quatro prisioneiros novos no encaixe da entrada de gases do turbo.

13270

 

3) Em seguida, encaixe o turbo remanufaturado no conjunto de escapamento ddo veículo.

 

13246

 

4) Agora coloque os quatro prisioneiros novos no encaixe da saída de escape com o turbo.

 

13375

 

5) Encaixe a conexão do óleo e faça o procedimento inverso daqui para frente.

13412

 

No processo de instalação do novo turbo, faça as seguintes revisões:

– Troque o óleo do motor e o filtro;

– Remova o cárter do motor e limpe cuidadosamente antes da remontagem;

– Verifique as tubulações de alimentação e drainline para garantir o fluxo de óleo sem restrições;

– O turbo deve estar com o óleo limpo antes de reconectar o tubo de entrada de óleo;

– Substitua o filtro de ar e as juntas de vedação;

– Faça o teste do turbo com o motor em marcha lenta por alguns minutos antes de aumentar a velocidade;

– Faça o teste de estrada e verifique novamente todas as conexões.

Mais informações: Honeywell (11) 2167-3139

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php