Saiba mais sobre os detalhes da desmontagem da transmissão da minivan da GM para fazer a troca do disco, do platô e do atuador hidráulico do sistema
Fernando Lalli
Isabelly Otaviano
Pequenos detalhes de nossa rotina podem causar grandes problemas no futuro. Uma coisa simples, feita automaticamente por quem trabalha o tempo inteiro com o mesmo serviço, pode causar retrabalho. E que retrabalho…
A minivan Chevrolet Zafira 2002 desta reportagem, com 145 mil km rodados, foi encaminhada à oficina Fiauto, em São Caetano do Sul/SP, com a reclamação do proprietário de que o pedal de embreagem estava trepidando. Após a desmontagem do conjunto, analisando as peças, foi possível perceber que houve contaminação do sistema por excesso de graxa aplicada na ponta do eixo piloto do câmbio. Além disso, foi usada uma graxa inadequada para essa função.
“Em ambientes de alta temperatura, é necessária a utilização de graxa com alto ponto de gota, que resista a uma temperatura de pelo menos 150 ou 180°C”, observa Fábio Agonilha, especialista da assistência técnica de campo ZF. Assim, por causa de alguns gramas de graxa, todo o conjunto de atrito da embreagem deste veículo deve ser trocado. E para trocar essa embreagem, é necessário desmontar toda a suspensão dianteira, como vamos mostrar a seguir.
Peças na reposição
Fábio explica que este kit de embreagem é aplicável nos veículos Chevrolet com câmbio F23 e é composto por platô, disco e atuador hidráulico. Ele orienta o mecânico a sempre verificar se o lacre da caixa está inviolado, para que não haja risco de instalação de alguma peça que já possa ter sido usada ou danificada.
A integridade dos componentes a serem instalados é fundamental para o sucesso da manutenção. “Sempre antes da instalação no veículo, verifique o platô quanto a quedas e pancadas. As molas de retrocesso, responsáveis pelo recolhimento da placa de pressão do platô, são facilmente danificadas em quedas laterais acima de 15 centímetros, deixando a embreagem inoperante”, avisa o especialista da ZF.
Procedimento
A operação envolve, obviamente, peças muito pesadas e constantes mudanças de altura de elevador, sustentação etc. Por isso, certifique-se sempre que você tenha ferramental e espaço adequados – além, claro, da ajuda de mais um mecânico.
Atenção: Nesta reportagem, foi utilizada a pistola pneumática para soltar diversos parafusos. No entanto, nunca a utilize para dar aperto final aos parafusos, já que o torque especificado pode ser excedido e causar danos tanto ao parafuso quanto à peça.
Desmontagem
1) Comece o procedimento desconectando o cabo negativo da bateria, para em seguida removê-la.
2) Após retirar a bateria, solte os cinco parafusos de fixação para remover o suporte da bateria. Observe a braçadeira do chicote.
3) Faça a remoção da tubulação do sistema do atuador hidráulico. Comece pela presilha do “T” da tubulação.
4) Depois, desconecte o “T”, não se esquecendo de retirar a borracha de vedação da ponta da tubulação do atuador, que normalmente permanece dentro do “T”. Como a tubulação do atuador novo já vem com a borracha de vedação, a instalação remontada pode gerar calço hidráulico e consequentemente a quebra do corpo do atuador.
5) Antes de levantar o veículo, solte os parafusos superiores da fixação do câmbio ao motor. Por medida de segurança, sempre deixe um parafuso apontado na parte superior do câmbio e só remova-o no momento da remoção completa da caixa.
6) É aconselhável a remoção da bobina de ignição para facilitar o acesso aos outros parafusos superiores do câmbio. A bobina é fixada por quatro parafusos torx. Não se esqueça de soltar o conector elétrico antes de retirar a peça.
7) Com o auxílio de uma chave de fenda, solte os encaixes do trambulador.
8) Instale a travessa de sustentação do motor para segurar o conjunto no momento em que os coxins forem removidos.
9) Em seguida, já é possível remover os três parafusos de fixação do coxim superior do câmbio.
10) Para seguir com a remoção do câmbio da Zafira, é aconselhável retirar por completo o quadro da suspensão, que também serve de sustentação para outros componentes, como o radiador. Por isso, antes de erguer o carro, fixe o radiador de forma que não fique pendurado nem sofra danos durante ou após a remoção do quadro.
11) Após erguer o carro, remova o protetor de cárter.
12) Neste momento, aproveite para escoar o óleo do câmbio para evitar vazamentos e possíveis acidentes.
13) Retire as rodas dianteiras para começar a desmontagem da suspensão. Remova o semieixo do lado esquerdo. Solte primeiro o terminal do braço axial da direção, mas não remova a conexão ainda.
14) Em seguida, solte as duas porcas dos terminais da bieleta com o auxílio de outra chave para não girar o terminal e danificá-lo.
15) Remova a pinça de freio. Neste caso, a pinça foi removida juntamente com o cavalete para facilitar a operação, bastando apenas soltar os dois parafusos torx que fixam o conjunto na manga de eixo.
16) Em qualquer operação que envolva a remoção da pinça de freio, sempre pendure a pinça com um arame, ou qualquer aparato seguro, de maneira que o flexível não fique com suas conexões forçadas, o que poderia provocar vazamento de fluido e, consequentemente, perda do freio.
17) Agora, solte os dois parafusos que fixam a manga de eixo no suporte do amortecedor.
18) Por fim, solte o parafuso de fixação do pivô da bandeja de suspensão. Nesse momento, será possível remover o semieixo por completo (18a).
18
18a
19) Não é necessário remover o semieixo do lado oposto ao câmbio: apenas solte a conexão com o câmbio, afaste o semieixo e pendure-o com um arame para que não fique solto na sequência da desmontagem.
20) Desconecte o sensor de ré, localizado no lado da roda esquerda do veículo. Remova também o sensor de velocidade.
21) Antes de desmontar o quadro da suspensão, solte a caixa de direção, que fica fixada no quadro, e prenda com arame, a exemplo do que foi feito com a pinça de freio. Nos casos em que o sistema for eletro-hidráulico, prenda também o compressor para que não cause danos à tubulação do sistema.
22) Solte os parafusos de fixação do escapamento com o coletor, não se esquecendo de desconectar o chicote da sonda lambda.
23) Solte a fixação do escapamento nos coxins de apoio, na altura do silencioso intermediário, para afastá-lo o suficiente para a posterior remoção do quadro de suspensão.
24) Remova a carenagem de proteção da polia de acessórios e solte os grampos de fixação do para-choque ao quadro da suspensão.
25) Assim, é possível iniciar a remoção do quadro da suspensão.
26) Antes da remoção completa do quadro, solte os coxins frontal e traseiro do câmbio.
27) Solicite a ajuda de mais um colega mecânico para segurar o quadro no momento de sua remoção completa.
28) Após a remoção do quadro de suspensão, inicie a soltura dos parafusos inferiores de fixação do câmbio no motor.
29) Ao remover todos os parafusos por baixo, utilize uma chave de fenda grande para ajudar a descolar o motor do câmbio. Mas não se esqueça de que ainda há um parafuso prendendo o conjunto, como apontamos no passo nº 5.
30) Desça o carro para soltar o último parafuso da fixação da transmissão com o motor. Apoie o câmbio por baixo para soltar o último parafuso.
31) Após retirar o câmbio, é hora de remover o platô e a embreagem. Solte os parafusos do platô apoiando a peça para evitar que caia no chão.
Diagnóstico das peças
32) Como comentamos na abertura, o motivo da trepidação foi a leve contaminação por graxa inadequada para a função.
33) As marcas de trepidação são visíveis na placa de pressão do platô. Neste caso, as marcas causadas por falta de aderência são intermitentes, diferentemente do que ocorre quando há patinação, situação que provaria o azulamento completo da superfície de atrito da placa de pressão do platô.
34) No volante do motor, a trepidação causou micro trincas por excesso de temperatura. Nesses casos, se faz necessária a usinagem ou a substituição do volante do motor. Lembre-se de enviar o serviço a uma retífica de confiança, que examinará o volante quanto ao limite de desbaste.
Instalação da embreagem
35) Verifique o lado correto de aplicação do disco de embreagem. Normalmente pacote torcional, lado mais “alto” do disco, fica voltado para o platô. Neste caso, existe também a marcação “FLYWHEEL SIDE” (inglês para “lado do volante”) que indica o lado que deve ficar voltado para o volante do motor.
36) Utilize uma ferramenta específica para a centralização do disco e certifique-se de que a furação esteja coincidindo ao apontar os parafusos do platô no volante.
37) Faça o aperto dos parafusos de fixação do platô de forma cruzada para não provocar empenamento da carcaça. O torque especificado é de 15 Nm (1,5 kgfm).
Substituição do atuador hidráulico
38) Remova o atuador hidráulico, soltando os três parafusos de fixação com soquete torx. Para soltar a conexão da tubulação, utilize uma chave poligonal aberta.
39) Sempre substitua o anel de vedação entre o câmbio e o atuador. Entretanto, observe se o atuador a ser instalado necessita do anel e tem alojamento para tal ou se a peça já possui a vedação embutida. No mercado de reposição, há os dois modelos. Fique atento.
40) Na montagem do atuador novo, faça a fixação dos parafusos de forma alternada e gradativa, respeitando o torque especificado de 10 Nm (1 Kgfm).
41) Antes de instalar o câmbio, Fábio recomenda fazer a substituição do cilindro-mestre de acionamento da embreagem, pois, o acesso a essa peça é difícil e a ausência da caixa de marchas é uma excelente oportunidade para realizar a substituição.
42) O restante da montagem do câmbio e do quadro de suspensão segue o processo inverso da desmontagem.
43) Como os sistemas de acionamento dos freios e da embreagem são conjugados, após a instalação do câmbio e da suspensão, faça a sangria do sistema, e acione o freio de serviço para evitar acidentes.
Gostaria de saber uma duvida. Troquei embreagem por uma nova mas na hora de passar a macha tenho que pisar muito fundo no pedal de embreagem se nao a macha fica ruim de entrar. o que pode ser?
Gostaria de saber ao trocar a embreagem da Zafira ao termino do trabalho as marchas não estão entrando com o carro ligado.
Desligado entra as marchas normalmente, e ao engatar desligado e der a partida não aparece o problema andando e consigo passer as marchas sem problemas
Onde eu posso comprar a revista sem fazer assinatura?
Adorei site..
Acabei de adquirir um zafira 2001
Carro muito bom…
Apesar de ser um adolescente de 16 anos..
Mecânicos falaram que ele está em ótimo estado
Motor e latria em ótimo estado…
Muito bem explicado e bem fotografado, fácil identificação das peças e ótima explicação…
Parabéns e continue apoiando os profissionais desta área…
Muito bom essa reportagem
Olá, posso colocar um câmbio F23 vectra na Zafira 03/04?
Parabéns, excelente nota 1000.
Muito obrigado, continue visitando nosso site. Equipe Revista O Mecânico
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Excelente matéria.
Parabéns!
Excelente demonstração.
Por e essa e por outras é que “O mecânico” é um dos melhores site sobre veículos do País.
Parabéns!
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Excelente artigo: o passo-a-passo da troca de embreagem da Zafira.
Quase sempre compro um exemplar; esse terá local especial no meu acervo.
Forte abraço!