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Sistemas de segurança veicular ainda não são prioridade, alerta Bosch

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A Bosch destaca as iniciativas e tecnologias para segurança veicular, a fim de reduzir o número de acidentes de trânsito. “Para a Bosch, cada acidente é fatal. Com nossas tecnologias, podemos proteger a vida humana ao redor do mundo”, ressalta Dr. Dirk Hoheisel, membro da direção mundial da Bosch.

A Bosch também é uma apoiadora da iniciativa “Stop the Crash” da Global NCAP. O objetivo da campanha é impulsionar a consciência da importância dos sistemas de segurança, tais como o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), frenagem automatica de emergência e ABS para motos. A ação “Stop the Crash” também apoia as Nações Unidas na meta de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito em todo o mundo até 2020, que hoje está em torno de 1.25 milhões por ano. Somente no Brasil são registrados cerca de 40 mil mortes por acidentes de trânsito por ano.

Após o lançamento do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) em 1995, a Bosch afirma que o sistema ajudou a prevenir 190 mil acidentes e salvou mais de seis mil vidas em toda a Europa. “Depois do cinto de segurança, o ESP é o sistema de segurança mais importante do veículo, até mais do que o airbag”, ressalta Hoheisel. Se todos os carros fossem equipados com este dispositivo, seria possível prevenir mais de 80% de todos os acidentes causados por derrapagens, garante a empresa.

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Desde novembro de 2014, o ESP se tornou item obrigatório em todos carros novos licenciados e veículos comerciais leves de até 3.5 toneladas na Europa e, atualmente, mais de 90% já contam com o sistema ESP. A Global NCAP está solicitando aos países membros das Nações Unidas, especialmente aqueles com uma ampla indústria automotiva, que adotem o ESP em todos os veículos novos até 2020. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também está atuando para tornar mandatório o uso do ESP. Além da União Europeia, o sistema anti-derrapagem passou a ser mandatório na Austrália, Canadá, Israel, Nova Zelândia, Rússia, Coréia do Sul, Japão, Turquia, Estados Unidos. E, a partir de 2018, o sistema também passará ser obrigatório no Equador e Argentina.

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A fabricante do sistema explica que o ESP também é base tecnológica para muitos sistemas de assistência ao condutor que podem intervir no apoio aos motoristas em situações potencialmente perigosas, tais como mudar de faixa ou permanecer na pista, desviar ou frear quando depara com um obstáculo.

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Entre outros recursos desenvolvidos pela empresa, está o sistema Frenagem Automática de Emergência (AEB – Automatic Emergency Braking) que, segundo a Bosch, pode prevenir colisões traseiras totalmente ou, pelo menos, atenuar consideravelmente o impacto desses acidentes. Se o radar ou o sensor de vídeo detecta obstáculo à frente do veículo, o sistema é preparado para realizar uma frenagem de emergência e o motorista é notificado. Se o condutor não responder, o sistema realiza uma frenagem parcial e, logo que o condutor pisa no freio, o sistema aumenta a potência da frenagem a fim de evitar o acidente. Caso o motorista não responda à manobra de frenagem parcial e o sistema detecta que a colisão é inevitável, o sistema executa de forma autônoma a manobra de frenagem de emergência.

Comentário em “Sistemas de segurança veicular ainda não são prioridade, alerta Bosch

  1. As informações e divulgações descritas,são de uma importancia muito grande principalmente para quem trabalha nesta área(automotiva).Muito obrigado.

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