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Sistemas antiesmagamento e rebatedor de retrovisor

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Veja como é simples a instalação do sistema antiesmagamento, um acessório que proporciona praticidade e segurança para motoristas e passageiros.

 

icone_texto_p F. Tavares

 

icone_fotos_p João Paulo Lima

 

Imagine a família pronta para viajar em um final de semana que deveria ser perfeito. Carro revisado, malas prontas e devidamente organizadas, enquanto os pais verificam os últimos detalhes, as crianças brincam dentro do automóvel e, por acidente, uma delas acaba prendendo o dedo no vidro elétrico. É o fim do passeio, que possivelmente terminará no hospital com o pequeno machucado – e muita dor de cabeça para os adultos.

 

Isso certamente seria evitado caso o veículo estivesse equipado com o sistema de antiesmagamento, que reduz a força média de fechamento do vidro de 295 Newtons para aproximadamente 53 N, conforme dados apresentados pela Tury, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de automação e segurança automotiva.

 

Segundo a Tury, a força de fechamento de um vidro elétrico sem a tecnologia de antiesmagamento pode até decepar o dedo de uma criança e, em alguns casos, até levar a morte, casos que já ocorram sete vezes no Brasil desde 2004.

 

Além de segurança e conforto para os motoristas, os sistemas antiesmagamento são grandes oportunidades de negócio para mecânicos que desejam ampliar sua gama de atendimento e o lucro nas oficinas. Sem contar que, esse tipo de componente será item obrigatório em todos os veículos fabricados a partir de 2017, medida compulsória regulamentada pela Resolução 468, publicada em 11 de dezembro de 2013 pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) entrará em vigor.

 

A instalação do sistema é simples e a linha de produtos oferece automação completa dos botões da porta do motorista e remotamente das portas dos passageiros, com opção de toque curto ou longo, temporização de 1 minuto dos botões das portas do motorista, proteção antiesmagamento com sistema de prolongação dos vidros simplificada, subida e descida por telecomando original ou alarmes, alívio de pressão interna, modo fail, rebatimento de retrovisores incorporado (para o modelo PRO 4.13) e sistema de redução de consumo stand-by.

 

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Com orientação do promotor de vendas técnico Diogo Thomazelli, instalamos o sistema antiesmagamento (Tury Totalsafe PRO 4.23) e rebatimento de retrovisor (Tury AC 02A) numa Mitsubishi L200 Triton Flex, ano 2013, ambas com tecnologia plug and play.

 

Instalação do antiesmagamento

 

1) Comece desmontando o forro da porta para aplicar o módulo de subida com antiesmagamento, removendo os parafusos.

 

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2) Retire o botão de travamento e puxador e solte o chicote do botão de travamento pela frente do painel.

 

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Obs: O técnico recomenda que o painel, ou forro da porta, seja guardado no banco traseiro, para não danificá-lo.

 

3) Conecte o chicote do sistema antiesmagamento (que posteriormente será ligado à central do sistema) na conexão original do veículo, concluindo o plug and play.

 

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4) Verifique quais são os fios do positivo e os sinais de travamento, destrava para a subida dos vidros, interruptor de porta e sinal de seta. Vale observar que cada modelo de módulo vem com seu respectivo esquema elétrico para instalação.

 

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Obs: Os fios estão identificados por cores e as identificações estão nos esquemas elétricos das fabricantes dos veículos. Vale lembrar que algumas montadoras utilizam códigos, e não cores, para identificar os fios da rede elétrica.

 

5) Solte o plástico da porta para passar os fios. Não é necessário fazer a remoção por completo, apenas a parte destacada na imagem, que é por onde irão passar os fios. O técnico ressalta o cuidado com a remoção do plástico, que é muito sensível e pode rasgar.

 

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6) Com o plástico da porta solto, passe os fios positivo, interruptor de porta, travamento de porta e seta. Para um trabalho mais limpo, Diogo Thomazelli recomenda o uso de fitas plásticas para agrupar os fios.

 

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7) Com ajuda do passa-fio, passe os fios de interruptor de porta e positivo de alimentação para a parte interna da porta do carro. Se possível, remova o autofalante para facilitar o manuseio.

 

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8) Com uma cinta plástica, prenda os fios que irão parte interna da porta no chicote original, assim evitará ruídos.

 

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9) Conecte os fios de travamento e destravamento que farão o acionamento de subida e descida dos vidros automaticamente.

 

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Obs: Para travar o conector, utilize um alicate universal.

 

10) Após conectar todos os fios e organizá-los sempre com uma fita plástica, para que não fiquem soltos e ocasionem ruídos, feche o plástico da porta. Lembrando, novamente para ter o máximo de cuidado para que o plástico não rasgue.

 

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11) Em seguida, faça a ligação com o fio que leva o pulso para luz indicativa de direção no retrovisor (luz de seta). Neste modelo, a ligação é feita entre os fios verde com lista branca (veículo) e o branco com lista preta (sistema).

 

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12) Para a conexão dos fios na parte interna do carro (interruptor de portas e positivo), remova cuidadosamente a soleira e a lateral do encosto do pé do motorista.

 

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13) Conecte o fio verde com o de interruptor de porta (neste veículo, é o preto com linha amarela) para ativação do alivio de pressão. Esta função fará com que o vidro desça alguns centímetros assim que a porta for destravada, aliviando a pressão interna do veículo.

 

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14) Para ter acesso ao fio positivo de bateria, remova o painel que fica na parte de baixo do volante e solte o chicote do botão do direcionamento do retrovisor.

 

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15) Para facilitar o acesso, remova as porcas de fixação da caixa de fusível e conecte o fio positivo do sistema com o fio positivo de bateria.

 

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Instalação do rebatedor dos retrovisores

 

16) Aproveite que o painel está aberto para fazer as ligações (plug and play) com o módulo de rebatimento do retrovisor. Conecte o chicote do módulo do sistema com o original da botoeira do carro.

 

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17) Repita as mesmas ligações feitas na porta, porém no conector original do veículo que fica atrás da lateral de encosto do pé. Ligue os fios trava e destrava do sistema, com os mesmos fios originais do automóvel. Aproveite, também, para fazer a conexão dos fios do pulso de seta.

 

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Obs: Envolva o chicote e a central com uma espuma para que, após a instalação, não haja ruídos.

 

18) Coloque o botão do retrovisor no painel e conecte o plug na central do sistema. Prenda a central no descanso do pé do motorista e monte novamente o painel, soleira e descanso do pé do motorista

 

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19) Para a configuração do módulo, ligue o conector de alimentação e verifique se o LED está piscando. Assim que apagar o LED, ligue os respectivos conectores do chicote no módulo e no painel dos botões de ativação dos vidros do veículo.

 

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20) Com o sistema devidamente conectado, vire a chave do veículo até acender as luzes no painel. Então, mantenha o botão da central pressionado até o vidro do motorista começar a se movimentar. (20A, 20B e 20C)

 

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20A

 

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20B

 

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20C

 

Obs: Após o vidro da janela do motorista, os outros vidros também irão se movimentar, conforme a ordem: porta dianteira do carona, porta traseira direita e porta traseira esquerda. Não desligue a chave até que todo o processo esteja finalizado.

 

21) Após esse processo, encape o módulo e o chicote com espuma e fixe o componente no painel de porta com os conectores virados para baixo. Essa posição evita que, no caso de entrar água na parte interna da porta, não aconteça um curto na região dos conectores.

 

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22) Refaça a ligação dos acionadores de trava e abertura da porta e reconecte o chicote na botoeira dos vidros, que já pode ser encaixada no painel de porta. Para finalizar, remonte o painel na porta.

 

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A Tury oferece 2 anos de garantia para o Totalsafe PRO e recomenda que para a instalação, os manuais devem ser seguidos à risca, já que a cor dos fios varia conforme modelo de cada veículo.

 

Mais informações: Tury do Brasil (11) 4127 3027

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