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Sistema Flex da Peugeot

Conheça as características e os procedimentos para manutenção e diagnóstico do sistema de injeção eletrônica dos motores 1.4 e 1.6 bicombustíveis dos veículos da Peugeot

Carolina Vilanova

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Conhecer sobre os sistemas de injeção eletrônica é essencial para realizar manutenções e reparos nos veículos atuais, já que a tecnologia embarcada está cada vez maior e os recursos cada vez mais avançados, principalmente, com a chegada dos motores bicombustíveis, um trunfo da engenharia automotiva desenvolvida com orgulho pela indústria brasileira.
A Peugeot, assim como outras montadoras instaladas no Brasil, também já adotou a tecnologia flex fuel, e mostra nessa reportagem, transmitida com muita audiência em O Mecâniconline, os detalhes de manutenção e procedimentos para diagnósticos dos sistemas de injeção eletrônica dos motores bicombustíveis 1.4 e 1.6 litro, presentes nos modelos 206 e 307, em todas as suas versões.

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O primeiro bicombustível da marca chegou em 2005, com o Peugeot 206 de motorização 1.6 litro e 16V, capaz de entregar a potência de 113 cv e torque máximo de 15,5 kgfm com a utilização exclusiva de álcool. Em 2006, a montadora lançou a linha de veículos 206 equipada com a versão 1.4 flex do motor, esse com capacidade para 82 cv com uso de álcool e torque de 12,6 kgfm.

De acordo com a Peugeot, os engenhos são evoluções do TU5JP4 (1.6) e do TU3JP (1.4) movidos à gasolina, respectivamente, que quando vieram da França já haviam recebido adaptações para utilizar a gasolina brasileira, ou seja, com a adição de 22% a 25% de álcool anidro.

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“Por esse motivo, não foram necessárias muitas mudanças, já que os motores já ofereciam muitas inovações tecnológicas. As maiores adaptações para a transformação bicombustível foram executadas nos sistemas periféricos, como os da alimentação da partida a frio e velas”, afirma Ana Thereza Borsari, Diretora de Marketing da Peugeot do Brasil.
Em termos de manutenção e custo, as mesmas recomendações contidas no manual do proprietário são válidas para os motores gasolina e flex, com a exceção do tanquinho da partida a frio, que deve estar sempre abastecido com gasolina aditivada.

Como funciona o sistema

O sistema de injeção eletrônica bicombustível adotado nos modelos da marca foi desenvolvido em parceria com a Robert Bosch do Brasil, com o objetivo proporcionar o melhor desempenho e o menor consumo de combustível com álcool, gasolina ou qualquer proporção da mistura dos dois. O módulo ME 7.4.4 da Bosch faz controle e os comandos de todos os parâmetros do motor.

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O funcionamento do flex fuel se dá por meio das informações enviadas pela sonda Lambda, que faz o módulo reconhecer o percentual da mistura álcool / gasolina e, consequentemente, a quantidade de álcool existente no tanque, sem qualquer intervenção do motorista. Assim, o sistema estabelece os critérios de funcionamento do motor quanto à mistura de ar e combustível, ponto de ignição, entre outros parâmetros.

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Em relação às alterações que foram feitas no motor para receber o sistema, a Peugeot destaca que apenas as peças em contato com o álcool tiveram alteração, para aumentar a durabilidade dos componentes. Inclusive a taxa de compressão foi mantida em 11:1.

A bomba de combustível de plástico conta com um potenciômetro de nível de combustível vedado para não entrar em contato com o álcool. Os bicos injetores tiveram que aumentar a vazão, as válvulas de admissão e de escape receberam tratamento térmico com maior dureza superficial, e o tanque de combustível e filtros foram substituídos por materiais plásticos, para amenizar os efeitos da corrosão. As velas de ignição foram substituídas por outras de menor grau térmico.

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Além disso, foi incorporado o sistema de partida a frio, que conta com um reservatório de 0,5 litro, o qual deve estar sempre cheio com gasolina aditivada. Esse sistema é acionado automaticamente quando a temperatura ambiente está abaixo de 18ºC e a mistura de combustível indica mais de 80% de álcool no tanque.

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Outros componentes adotados nos veículos flex da Peugeot são coletor de admissão com tubulação individual para os injetores da partida a frio, relés, eletroválvulas, chicote e tubulação para partida a frio e um novo material nas válvulas de admissão e de escape e suas sedes. O software do calculador de injeção e o módulo CSI (Central de Serviços Inteligentes) também estão presentes no sistema.


Reconhecimento do combustível

Ao abastecer acima de 5 litros de álcool ou gasolina, ao ligar a ignição, o módulo da injeção adota uma estratégia para o reconhecimento do tipo de combustível colocado, monitorando assim a tensão emitida pela sonda lambda. O sensor da bóia informa a CSI (Central de Serviços Inteligentes), um módulo localizado dentro do habitáculo do veículo, que houve acréscimo de combustível e que mudou o volume do reservatório. A CSI, então, informa ao Calculador de Controle do Motor (CCM) que houve variação de volume no tanque e envia a informação da quantidade de combustível para o painel de instrumentos (mostrador de nível).

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Quando o CCM recebe a informação do abastecimento pela CSI, aguarda um tempo para consumir o combustível que estava na tubulação entre o tanque e a rampa de injeção e, em seguida, inicia a verificação do sinal enviado pela sonda lambda. Se o valor da estequiometria da queima está fora do Lambda 1, o CCM procura entre as curvas de avanço da sua cartografia a condição ideal da queima, o que permitirá o retorno a Lambda 1.

Pela curva de injeção e avanço escolhida, o CCM sabe a porcentagem de álcool em volume no combustível que está sendo queimado. A porcentagem de álcool é informada nos parâmetros do CCM e interpretado pelo PPS. O tempo para que o CCM encontre a proporção da mistura é de aproximadamente 2 segundos.

Alterações que caracterizam o sistema

Ambos os motores da Peugeot ainda na versão gasolina já são aptos para atender a norma de emissões em vigor na Europa, a EURO 4. Os novos motores são fabricados no Brasil, totalmente em alumínio, com camisas em aço destacáveis, pistões em liga de alumínio com saias grafitadas para redução de atrito. “Esta combinação resulta num conjunto extremamente leve, econômico e de baixo custo de reparação”, afirma Renato Borbon, Instrutor técnico da Peugeot. O comando de válvulas usa balancins com roletes para acionamento das válvulas, o que reduz o atrito, o ruído e o consumo de combustível.

Ele explica que as partes móveis, tais como os pistões, as bielas e o volante, foram fabricadas com uma redução de 20% do peso em relação à geração anterior e propiciam a redução atrito e de ruídos de funcionamento, resultando em mais potência e torque útil disponível. O uso do alumínio na construção permite uma significativa redução na tara do veículo, favorecendo o desempenho e o consumo de combustível.

 

MOTOR TU3JP FLEX – CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Tipo regulamentar do motor KFW
Código motor TU3JP
Referência órgão KFW
Número de cilindros 4
Diâmetro x curso (mm) 75 X 77
Cilindrada (cm3) 1.360
Taxa compressão 10,5/1
Potência máxima (kW – CEE) (55*) 58 (gás.) – 59 (álc.)
Potência máxima (CV DIN) (75*) 80 (gás.) – 82 (álc.)
Regime potência máxima (rpm) 5.250
Binário máximo (m.daN – CEE) 12,6
Regime torque máximo (rpm) 3.250
Sistema de injeção multipontos
Marca BOSCH
Tipo ME 7.4.4
(*) Potência da versão movida a gasolina (não flex)

 

MOTOR TU5JP4 FLEX – CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Tipo regulamentar do motor N6A
Código motor TU5JP4
Referência órgão Específica do veículo
Número de cilindros 4
Diâmetro x curso (mm) 78,5 x 82
Cilindrada (cm3) 1.587
Taxa compressão 11:1
Potência máxima (kW – CEE) 87 (gás.) – 89,4 (álc.)
Potência máxima (CV DIN) 110 (gás.) – 113 (álc.)
Regime potência máxima (rpm) 5.800
Binário máximo (m.daN – CEE) 15,7
Regime torque máximo (rpm) 4.000
Sistema de injeção multipontos
Marca BOSCH
Tipo ME 7.4.4
(*) Potência da versão movida a gasolina (não flex)

Alterações no veículo:

Conjunto bóia/bomba estanque e com 4,2 bares de pressão.

Filtro de combustível específico.

Reservatório de partida a frio (0,5 l).

– Suporte do reservatório de partida a frio.

– Adesivo Flex na traseira.

– Tubulação de partida a frio.

– Relé, eletroválvula e chicote elétrico de acionamento da partida a frio.

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Alterações no motor:

– Coletor de admissão com furos calibrados e tubulação de partida a frio.

– Calculador de injeção Bosch 7.4.4 (substituindo o SAGEM 2000)

– Borboleta motorizada.

– Válvulas e sedes de admissão e escapamento com revestimento de material resistente a baixa lubricidade do álcool.

– Bicos injetores de maior vazão (cor rosa)

– Rampa de injeção (pressão 4,2 Bares).

– Acelerador eletrônico

– Velas de ignição com menor grau térmico


Proteção eletrônica do sistema

A proteção eletrônica do sistema conta com o sistema de antiarranque codificado (geração 2), presente em todos os veículos multiplexados da Peugeot (807, 307, 406, 607 e 206). A troca de informações criptadas entre o calculador do motor, a CSI e o transponder via rede multiplexada acontece após o reconhecimento das chaves (configuração dos 3 calculadores).

Os Calculadores CSI, Calculador de injeção e as chaves do veículo são codificados e estão vinculados, impossibilitando a troca de um veículo para outro, assim como a partida do motor sem a liberação de um deles. A codificação destes componentes somente é possível com o código confidencial contido no cartão.


Princípio de funcionamento:

1) A chave envia a informação a CSI através do COM 2000.

2) CSI verifica se a etiqueta da chave é reconhecida.

3) Sendo a etiqueta da chave reconhecida a CSI envia um número a chave.

4) A chave insere esse número em uma fórmula matemática contida em sua memória e envia o resultado da fórmula para a CSI.

5) Estando o valor correto, a CSI envia uma informação de chave reconhecida ao calculador de injeção (um número).

6) O calculador recebe a informação e insere em uma fórmula contida em sua memória.

7) O calculador envia o resultado da fórmula de volta a CSI.

8) Com o valor correto, a CSI solicita o destrancamento do calculador e o motor parte.

Obs: A cada partida a CSI e o painel trocam informações, verificando os valores de quilometragem memorizados. Será sempre adotado o maior valor em ambos os parâmetros.

 

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Atuadores dos sistema:

– Bicos injetores (12 Volts)

– Centrais BM34 e CSI

– Bobina de ignição

– Eletroventilador do sistema de arrefecimento

– Calculador de injeção

– Eletroválvula do acionamento
da partida a frio

– Reservatório de partida a frio

– Válvula de Purga do Cânister

– Chave do veículo (com transponder)

Sensores: verificação dos componentes do sistema

 

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Sensor de temperatura de água do motor: informa ao calculador a temperatura da água do sistema de arrefecimento do motor. É alimentada com + 5V pelo calculador e as resistências elétricas são do tipo NTC (coeficiente de temperatura negativo), que diminui conforma a temperatura aumenta.

 

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Sensor de pressão do coletor e temperatura do ar de admissão:mede a pressão nos tubos de admissão e a temperatura do ar admitido. É alimentado com + 5V pelo calculador da injeção.

 

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Motor elétrico: funciona com alimentação de +12V (tensão da bateria).

Duplo potenciômetro do corpo de borboleta motorizada: trabalham alimentados pelo calculador de injeção (+5V) e informam valores invertidos, ou seja, uma pista varia a sua tensão do valor mais alto para o mais baixo (decrescente) e a outra varia do mais baixo para o mais alto (crescente).

 

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Sensor de pressão do sistema de direção hidráulica: funciona quando a direção atinge o final do curso e exige uma carga maior da bomba, o que faz com que ocorra uma queda de rotação da marcha lenta no motor. A função do sensor é informar ao calculador de injeção o momento exato do final do curso, para que seja feita a compensação da marcha lenta.

 

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Sensor de rotação do motor:informa ao calculador o regime de rotação do motor e suas variações. É um sensor do tipo induzido, composto por um núcleo magnético e bobinas. Fica instalado de frente a uma coroa de 58 dentes (60 – 2). Dois dentes foram removidos para determinar o PMS do motor.

 

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Sensor de posição do pedal do acelerador: alimentado a +5V pelo calculador de injeção, o sensor possui dois potenciômetros que transmitem ao calculador as duas tensões variáveis resultantes da utilização do pedal do acelerador. Uma das tensões tem sempre o valor dobrado da outra.

 

56 comentários em “Sistema Flex da Peugeot

  1. Para todos veículos, Não tem como fazer adivinhação, o que seu carro têm . O profissional, técnico, ele deve passar o scanner, interpretar, e trabalhar em cima dos códigos (testando), caso exista um defeito porém não é apresentado códigos, ele deve usar uma lógica, e o conhecimento que é fundamental.

  2. Tenho um Peugeot 207 2010 o problema é que ele só anda com álcool quando coloco gasolina ele anda um pouquinho é morre desligar a chave é liga ele volta a funcionar é sempre faz isso por isso não consigo andar com gasolina alguém poderia me informar o problema pois já passei por muitos mecânicos e não resolve agradeço se alguém poder me ajudar

  3. Tenho um Peugeot 207,de uns tempos praca,parou de acionar injetor partida frio,o que será isso?rodei sempre no alcool

  4. Tenho um 207 2010, ele estava funcionando com o velocímetro parado no zero sem força nas marchas, isto era intermitente, agora com a luz de injeção acesa, quando ligo não tem força, funciona por menos de um minuto e morre.
    Consumo alto.
    O que pode ser?

  5. comprei a poucos dias um 206 1.4 8 v sensation 2008 – ele usa reservatorio de gasolina para partida a frio…

  6. Maravilhoso Peugeot 206 1.0. Pau pra toda obra. Tenho um ano 2005. Passei pra álcool, substituindo o filtro de combustível para Flex, a bomba de combustível tbm pra Flex e coloquei o planatc para aumentar o tempo de injeção em mais 15%. Nem necessita do reservatório de gasolina.

  7. Comprei um peugeout 1.4 8v. 2010/11 e com gasolina na cidade fez uma média de apenas 7km por litro. O que pode estar errado pra consumir tanto? O manual diz que o normal na cidade com ar ligado é uma média de 10km/l.
    Alguém sabe o que pode estar errado? Obrigado

  8. Tenho um 207 1.4 12/13
    Já foram trocadas correia dentada, filtros, óleo, velas, limpeza de bicos e tbi, troca do sensor de rotação. Ele continua a oscilar na lenta, no aparelho não consta nada, a correia está no ponto, pensei q estava fora mas não está, já foi feita limpeza para descarbonização e ainda sim continua. Esse problema poderia ser sensor de marcha lenta?

  9. Oi… tenho um Pegeout 208 e entrou umidade no calculador de injeção, vou efetuar a troca, mas gostaria de saber se isso é comum?

  10. Amigo. Por favor. Minha 2011 escapade hoggar so tem uma sonda lampada. Isso ta correto? Luz acessa da injeção. Scanner acusa error sonda lampada 2. Mas o catalisador não tem nem o lugar p encaixar a sonda 2. Carro so aceitar o etanol. O mecânico nao resolveu. Pode ajudar?

  11. Boa noite. Tenho o mesmo problema. Escapade 2011. A luz da injeção acessa. O carro nao aceita a gasolina. E só possui uma sonda lampda. Nao tem a do catalisador. O erro do scanner é justamente a falta da sonda 2. O mecânico disse q esse modelo só tem uma sonda e nao resolveu o problema. Peugeot nunca mais.

  12. Boa noite.
    Tenho um 206 Escapade 1.6 16v 2008 e ele faz EXATAMENTE a mesma coisa. Tive a mesma preocupação e levei há menos de 15 dias, ao meu Eletricista.
    Ele testou a “cebolinha” de óleo, luz do painel e tudo o mais.
    Por fim, ele fez um contato simulando o alerta. Acenderam o “STOP” e a luz do óleo em questão.
    Conclusão: Essa luz acende apenas numa situação real.
    Espero ter ajudado. Abraços;

  13. Vai em outro mecânica, apaga os códigos de erros que foi gerado quando desmontou para mexer no cabeçote e tudo ficará funcionará perfeitamente.

  14. tenho um peugeot 2009/2010,16 valvulas flex.O motor do meu carro fundiu devido a super aquecimento(durante a viagem perdeu tampa radioador).A minha pergunta e qualquer motor com as mesmas caractericas pode ser usado em substituicao ao motor do meu carro que fundiu…..O que significa codigo Motor Tu5Jp4, e onde fica locxalizado no motor,pois nao consigo encontra-lo.Muito obrigado

  15. Boa Tarde !

    tenho um 207 1.4 12/13, estou tendo problema com relação ao sensor de combustivel. Troquei ele dia 21/04 e funcionou aparentemente normal por uns 20 dias, só que agora, tem hora que marca corretamente, ai desligo o carro e vai para a reserva, ai volta novamente, e percebi que quando abasteço com alcool essa variação é constante, diferente da gasolina. Ah, a luz da ignição acendeu quando abasteci alcool

  16. Tenho um 207 1.6 16v. Rodava com ele na Gasolina normalmente. Troquei pro Alcool. Tudo normal. So que quando voltei pra Gasolina o carro fica desligando. Principalmente em baixa rotaçao. No Alcool ele funciona normalmente. Ja na Gasolina fica desligando. Voces podem me ajudar ?

  17. Boa tarde , qual a temperatura ideal para o Peugeot 207 2010 rodar. O meu com menos de uma quadra rodando ja sobre pra 90º na marcação do painel, fico preocupada e o mecânico diz que e normal , variar de 90 ate um pouco antes da marca vermelha , que é uma característica da marca Peugeot.

    essa informação esta correta?

  18. ola
    tenho um peugeot 206 1.0 16v gostaria de saber porque o carro
    esta consumindo muito combustível pois ele esta fazendo 4,3 km por litro
    na cidade levei no mecânico e não descobre nada oque sera?e também quando
    o carro precisa de força ele solta fumaça branca como posso descobrir o
    problema do meu peugeot
    abraços

  19. Boa Tarde!

    Tenho um Peugeot 206 1.4, e gostaria de uma ajuda…Sofri um sinistro no para lama lado direito onde acabou afetando o canister do veículo e estou com dificuldades de encontrar essa peça, gostaria de saber se posso andar normalmente até conseguir uma nova ou uma usada em bom estado…Essa peça influencia em algo no consumo

  20. Tenho um 307 ano 2009 qdo abastecido com álcool o motor fica falhando o carro perde potência. Coloco gasolina o carro fica normal. Parece q o motor não aceita álcool.

  21. Boa noite, tenho um 207 Passion, 2009. Ele possui kit GNV, e normalmente quando a gasolina está na reserva, mesmo com o tanque de gás cheio, ele não liga. Poderia me esclarecer o por que?

  22. Ola,
    Tenho um Peugeot 207 1.4 flex ano 2011, o mesmo acende constantemente a luz da injeção e no Scanner acusa falha na sonda 2, já troquei 3 vezes a mesma e o problema persiste, ocasionando falhas e consumo excessivo.
    O que pode ser ?

  23. boa noite companheiros , tenho um peugeot 207 e notei que a luz de óleo não esta acendendo quando ligo o carro .

    o motor esquenta muito, é normal mesmo marcando no painel temperatura regular?

  24. Eu comprei um Peugeot 206 1.6 16v techno 2003 ele está gastando muito combustível . Quando eu ligo o egniçao ele liga o motor da bomba de combustível e não desliga mais

  25. Tenho um Peugeot 207 1.6 16v. Ele fazia em média 9 km/l na gasolina na cidade. Isto depois de trocar as velas, limpar ti e bicos injetores. De uma semana prá cá, após trocar válvula Termostatica é bomba d’água o carro está fazendo 7,0 km/l. Os senhores tem idéia do que pode ter contribuído para aumento do combustível??

  26. Bom dia!
    Tenho um 308 2012/2013…1.6.
    O mesmo está aparecendo a falha: FALHA NO MOTOR.
    O carro está funcionando mas está lento pra pegar pela manhã.
    Me falaram que é uma válvula atrás do cabeçote.
    Alguém sabe me explicar que válvula é essa?
    Grato

  27. Olá, a um consenso que quanto mais frio for o ar que o carro respira melhor é, então se colocar o coletor de ar dentro do habitáculo e ligar o ar condicionado, o motor funcionária melhor?obrigado.

  28. Olá, a um consenso que quanto mais frio for o ar que o carro respira melhor é, então se colocar o coletor de ar dentro do habitáculo e ligar o ar condicionado, o motor funcionária melhor?obrigado.

  29. Comprei um Peugeot 206 e não sei o que acontece que ele na marcha lenta falha já revisei o cabeçote troquei velas e nd vcs podem me dar uma luz

  30. Boa noite pessoal .
    tenho um passion 1.4 8v ano 2011 ,esta com a luz da injeção ligado , foi passado o aparelho e detectou o corpo borboleta,porém esta peça já foi trocada,foi trocado o jogo de velas e mesmo assim mostra no aparelho. e também no reservatório da agua tá misturando com óleo.e o consumo do carro tá muito grande ,eu acho que tá fazendo 5km co litro de alcool ou talves menos.

  31. Boa noite tenho um peugeot 207
    E ele só está marcando gasolina ,quando abasteço álcool o ponteiro nem se mexe

  32. Tenho um peugeot 207 1.6 16v. Esse erro 341 pode ser problema na resistencia do carro ? Primeiramente o scanner acusou erro na sonda lambda (sao 2) mas o mecanico disse que estao boas e o catalisador tambem esta bom. Esse carro nao possui sensor de fase no comando de valvulas. Ele disse que o o motor do carro esta no ponto. A bonina de ignicao eh nova e esta para a motorizacao correta (1.6), marca Delphi. As velas sao NKG novas

  33. Oi Fernando. Tenho um peugeot 207 1.6 16v. Esse erro 341 pode ser problema na resistencia do carro ? Primeiramente o scanner acusou erro na sonda lambda (sao 2) mas o mecanico disse que estao boas e o catalisador tambem esta bom. Esse carro nao possui sensor de fase no comando de valvulas. Ele disse que o o motor do carro esta no ponto. A bonina de ignicao eh nova e esta para a motorizacao correta (1.6), marca Delphi. As velas sao NKG novas

  34. Bom dia alguém já testou o peugeot 207 na cidade usando álcool e com o ar ligado pois o meu é ano 2014 e eu faço em média 10.2 kilometros por litro usando gasolina com trânsito leve

  35. Pode ser apenas sujeira ou está passando óleo lubrificante para o sistema de arrefecimento. Procure um mecânico profissional o mais rápido possível.

  36. Infelizmente, não dispomos desse material. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.

  37. Presados colegas o problema e com o carro da minha nora a mesma deixou o carro comigo para uma emergência pois bem de mão foi olhar óleo ,reservatório de gasolina ,fluido,quando fui olhar a agua do reservatório de agua do radiador qual foi minha surpresa a agua estava com uma aparência de uma massa na cor de café com leite a mesma esta viajando nem sai com o carro o que e isto e qual o risco que corro de andar com o carro sem mais muito gradecido há todos que puderem me ajudar com clareza

  38. Bom dia! Estou com um problema no meu peugeot 207 1.4 flex 09/10 a luz da injeção nao apaga dando erro na lambda 2. O mecanico me disse que o carro esta com a central errada porque o peugeot desse ano/modelo so tem uma sonda lambda. Essa informação procede?

  39. Olá pessoal.
    Estamos com problemas no ar condicionado do Peugeot 308 CC 2014.
    O mesmo não funciona.
    Alguém pode nos enviar o esquema elétrico.

    Obrigado.

  40. Não troque os injetores por outros modelos diferentes. Revise a ignição e filtros. Como está a compressão do motor? A qualidade do combustível é boa? Trajeto? Carga? Tudo isso influencia no consumo. Um abraço.

  41. Fernando, com certeza o carro está com algum problema eletrônico provocado pela instalação do rádio. Recomendamos que você encaminhe o veículo para uma concessionária da marca ou oficina especializada. Um abraço.

  42. O meu 207 depois de mexido por um electrecista montagem radio e alarme nunca mais trabalhou nem motor gira alguem pode me ajudar

  43. Comprei um Peugeot 206 1.6 16 V, Escapade.
    Posso trocar os bicos injetores por 1.4, afim de gastar menos combustível, ele está fazendo 6 km com álcool.

  44. Anderson, nunca se deve usar o veículo sem o catalisador! Tem duas sondas, uma antes e outra depois do catalisador. A sonda pós catalisador tem a função de testar a eficiência do componente. Logo, a luz nunca irá apagar devido à ausência do catalisador. Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  45. Pessoal uma pergunta fiz o motor do meu 307 1.6
    Fio feito inteiro
    Tipo foi tirado o miolo do catalisador pois não encontrei um usado bom e quando parto o carro depois de mais de uma.hora parado ele demora a pegar aí quando pega ele fica uns 3 a 5 min lá lenta pois piso no acelerador e o csrro não tem força aí depois de 3 min ele fica normal aí desligo o ligo e liga normal mas se deixar uma hora parado acontece tudo denovo e a luz da injeção sempre acesa devido p catalisador está sem o miolo isso pode ser pq o catalisador está sem o miolo.

  46. Lysandro, infelizmente, não dispomos desse material. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.

  47. Alguém por favor pode me ajudar…! Preciso do esquema elétrico do Peugeot scapade sistema me 744 este mesmo na foto acima de duplo comando de válvulas…
    Estou com problemas no corpo de borboleta… e estou querendo entender o seu funcionamento elétrico!!!

  48. Possuo um pegeou 207 ano 2010, estou muito satisfeito com o veiculo, tenho curso de mecanica faço as revisões que o carro precisa, acho muito importante as dicas e os esclarecimentos tècnicos que são publicados com certeza a acessibilidade as informações fortalecem a Marca.

  49. Olá. Comprei um Peugeot 207 Escapade e o dono anterior não enchia o tanquinho de partida a frio com gasolina, mesmo usando álcool. E nunca teve problemas.
    Eu vou usar somente gasolina.
    Preciso encher esse tanquinho ou corro o risco de vazamentos, visto que as borrachas podem estar ressecadas? O que é melhor?
    Grato!

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