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Sistema dos motores ‘Power’ da VW

Conheça os detalhes e os diferenciais do sistema de injeção eletrônica que equipam os motores EA 111, responsável por impulsionar as linhas 1.0 e 1.6 litro da Volkswagen.

Carolina Vilanova

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Velho conhecido dos reparadores em todo o Brasil, o motor Volkswagen EA 111, ou Power – como é chamado popularmente – passou por várias evoluções até chegar nos modelos atuais, cheios de recursos tecnológicos e sistema de injeção eletrônica bicombustível. É uma grande família de motores, que nasceu com o 1.0 litro, mas a partir de 2001 passou a oferecer motorizações de 1.6 l, e em 2005, o 1.4 l desenvolvido para a Kombi. (Confira na edição 153 a desmontagem e dicas de manutenção desse motor na versão 1.6l).

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Para acompanhar as evoluções desse motor, o sistema de injeção eletrônica também sofreu aprimoramentos. Desenvolvido pela Magneti Marelli, o sistema utilizado é de quarta (VI) geração e recebe as nomenclaturas 4LV e 4SV. Entre os motores que equipa estão os de motorização 1.0 l, de 8 V e 16 V e os de 1.6 l, presentes nos veículos das linhas Fox, Gol, Parati , Golf e Pólo, tanto nas versões gasolina quanto Totalflex.

A diferença entre os dois sistemas, na verdade, é apenas o tamanho do módulo, ou seja, a tecnologia eletrônica empregada na produção do circuito impresso da unidade e de novos hardwares. O gerenciamento 4LV foi usado nas linhas produzidas até o ano de 2002 de motores 1.0 l 8 V e continua equipando os conjuntos de 1000 cilindradas de 16 V, enquanto o sistema 4SV passou por uma adequação e está acoplado nos modelos 1.0 l 8 V.

Além disso, um novo sensor combinado, que mede a pressão no coletor e a temperatura do ar, vem sendo utilizado desde 2003. É necessário prestar atenção numa eventual troca desse sensor, pois apesar dos conectores do chicote serem compatíveis, os sensores não têm compatibilidade entre os sistemas e não permitem a instalação incorreta.

Acelerador eletrônico E-GAS

Uma das principais características desse sistema é o acelerador eletrônico (Drive by Wire) do tipo E-GAS, que dispensa a utilização de cabos mecânicos. Entre as vantagens desse componente estão a otimização do torque, economia de combustível e redução do nível de emissões; o que resulta em maior durabilidade do motor.

“No acelerador com cabo, o condutor costuma pisar forte no pedal para obter um ganho rápido de torque com o motor frio ou quente, o que provoca o aumento dos níveis de emissões, maior consumo de combustível e desgastes no motor”, explica Melsi Maran, instrutor do SENAI-Ipiranga do módulo Volkswagen.

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“O programa do acelerador eletrônico não permite que isso aconteça, pois comanda automaticamente a abertura da borboleta de aceleração em função das condições de trabalho do motor e de valores pré-estabelecidos pela engenharia, instalados no programa do módulo de injeção, proporcionando uma otimização do torque e de potência, além da redução de emissões de poluentes e, em conseqüência, maior vida útil para o motor”, conclui.

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Para garantir a eficiência do sistema, ou seja, controlar a abertura e fechamento da borboleta e a desaceleração do motor, o sistema do acelerador eletrônico E-GAS trabalha com dois potenciômetros acoplados no pedal de aceleração e dois interruptores acoplados nos pedais do freio e da embreagem, que comunicam ao módulo quando precisa diminuir a rotação, fazer o corte de combustível ou parar de acelerar.

 

No painel, a luz indicativa EPC (Engine Power Control) acende ao ligar a ignição e se apaga após a partida. Quando essa luz se mantém acesa indica que o conjunto do acelerador eletrônico (pedal de aceleração, interruptores do pedal de embreagem e freio,chicote, módulo de injeção e corpo de borboleta) apresenta problemas elétricos ou eletrônicos.

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“A Volkswagen não utiliza lâmpada indicadora de defeitos no sistema de injeção como um todo, devido a existência de estratégias avançadas de correções de problemas no programa do módulo de injeção, garantindo maior tranqüilidade e segurança ao condutor e passageiros”, explica Melsi.

De acordo com o instrutor, avarias podem ocorrer nos sensores localizados nos pedais do acelerador, do freio e da embreagem; no servo motor da borboleta e nos sensores de posição da borboleta. “Em casos de gravidade, o sistema entra em modo de segurança e assume condição de emergência, na qual o módulo desliga o corpo de borboleta, mantendo apenas uma abertura mecânica, que desenvolva 1.800 rpm, para permitir que o motorista leve o carro até um posto de atendimento”, comenta.

Outra condição em que a luz acende é a perda de alimentação do sistema por um longo período de tempo e, nesse caso, quando o técnico trocar ou recarregar a bateria, o programa será reiniciado, como um computador, ou seja, vai fazer um novo reconhecimento do sistema. Para isso, é preciso ligar a chave de ignição e aguardar 30 segundos antes de dar a partida, para que o programa faça o reconhecimento do sistema e as adaptações, para que em seguida possa fazer registro desses dados.

Vale lembrar que o acelerador eletrônico trabalha com dois sensores de posição de pedal do tipo potenciômetros, assim se um falhar o outro assume o controle. Sua função é informar ao módulo a posição angular do acelerador, que determina a velocidade e a força na qual o pedal é acionado. A unidade de comando, então, realiza os cálculos, juntamente com os outros parâmetros disponíveis, para comandar a abertura da borboleta.


Manutenção e reparos

A manutenção preventiva do sistema é a convencional, recomendada no manual do fabricante do veículo, e inclui a troca de filtros, velas, cabos e a utilização de gasolina de boa procedência. A limpeza de bicos injetores, por exemplo, deve ser feita apenas se o veículo apresentar problemas de entupimento e obstrução. Por isso, é necessário checar o sistema a cada 20 mil km e nas trocas dos filtros de combustível/flex.

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Um dos principais sintomas que indica defeitos no sistema é a perda de aceleração, que pode ser acarretada por formação de borra no corpo de borboleta, que provoca oscilações de aceleração, principalmente, na marcha lenta. Nesse caso é necessário efetuar uma limpeza, aplicando o solvente com cuidado, utilizando um pincel ou spray, sem jamais mergulhar a peça na emulsão. Para remover a peça do motor, solte e retire os parafusos e o conector elétrico.

“É muito difícil ter que trocar o módulo, pois é muito resistente a picos de tensão. Se esse procedimento for necessário, em alguns módulos será preciso telecarregar a unidade, codificar o sistema imobilizador e realizar o ajuste básico do corpo de borboleta.

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“Vale lembrar também que ao trocar qualquer componente do sistema é necessário fazer o ajuste com o auxílio de um scanner”, destaca Melsi.


Particularidades do sistema

Além do sistema E-GAS de acelerador eletrônico, a IV geração de injeção da Marelli apresenta outras particularidades, como ignição estática, sem distribuidor; bobina dupla com estágio de potência incorporado; e regulador de pressão e retorno de combustível acoplados na bomba de combustível ou no filtro, o que elimina o tubo de retorno de combustível, que vai até o motor, proporcionando mais segurança e economia de material.

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Mais um detalhe é o sensor de rotação, que nesse motor está localizado na flange do vedador traseiro do virabrequim e trabalha juntamente com o sensor de fases do comando de válvulas. “Diferente do que acontecia nos motores antigos, esse sensor de rotação indica ao módulo qual o PMS (Ponto Morto Superior) de cada pistão, enquanto o sensor de fase indica a posição de cada pistão, para fazer a correção de detonação por cada cilindro e a injeção seqüencial, no momento da abertura da válvula de admissão, reduzindo o nível de emissões”, diz.

Além disso, o sensor de rotação atual (hall) trabalha em conjunto com o anel de impulso magnético (que substitui o metálico) para gerar sinais digitais. Em uma eventual troca do anel de impulsos ou do vedador de óleo, o técnico deve afastar a caixa de transmissão, remover a embreagem e o volante para então, retirar o vedador e o anel e para instalar, utilize a ferramenta especial (desenvolvida com apoio do instrutor Melsi ) que encaixada no anel, só dispõe de uma posição correta para fixar o anel no virabrequim, e para trocar o sensor de rotação basta soltar um parafuso através de um orifício na traseira do bloco do motor.

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O instrutor conta ainda que se o sensor de fase queimar, o motor continua funcionando, porém se o sensor de rotação apresentar problemas, o motor não vai pegar. Para remover o sensor de fase do cabeçote do motor, retire os parafusos e o conector.

É importantíssimo lembrar que o corpo de borboleta só é substituído se tiver queimado e a peça é trocada inteira, pois é lacrada e não permite remanufatura, recondicionamento ou reparo.

Onde estão os sensores:

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    Sensor de rotação do motor
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    Módulo de comando eletrônico
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    Sensor de fase
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    Relés da bomba e injeção
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    Sensor de pressão do coletor
    e temperatura do ar
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    Tubo distribuidor de combustível
    com as válvulas injetoras
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    Conector do sensor de rotação
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    Bobina de ignição com estágio
    de potência incorporado.
  • 1803
    Sensor de temperatura da água
  • 1811
    Sensor de velocidade
  • 1804
    Sensor de oxigênio (sonda lambda)
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    Bomba de combustível

 

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O sistema é utilizado nos Gol e Parati equipados com os motores EA 111 de 8 ou 16 válvulas, e no novo Polo com motor 1.0 de 16 válvulas. A unidade é ligada ao veículo por dois conectores, um com 81 pinos e outro com 39. O conector de 81 pinos recebe os fios que pertencem ao chicote que atende o veículo, enquanto o de 39 vias, recebe o chicote do compartimento do motor.

Conector A
1 – Massa da unidade de comando e sensores 1
2 – Massa da unidade de comando e sensores 2
3 – Alimentação da unidade de comando – linha 30
4 – Alimentação da unidade de comando – linha 15
24 – Massa do relé do eletroventilador 2ª velocidade
30 – Liga/desliga do pressostado do ar-condicionado (F129)
32 – Massa
33 – Massa do potenciômetro G185 do sensor do pedal do acelerador
34 – Sinal do potenciômetro G185 do pedal do acelerador
35 – Sinal do potenciômetro G79 do pedal do acelerador
36 – Massa do potenciômetro G79 do pedaldo acelerador
37 – Sinal de rotação do motor para o instrumento combinado (conta-giros)
39 – Sinal do interruptor do pedal da embreagem (linha 15)
40 – Sinal do interruptor do ar-condicionado
41 – Sinal do termostato do ar-condicionado
43 – Linha serial do imobilizador (J362) e conector de diagnóstico
47 – Massa do relé do eletroventilador (1ª velocidade)
48 – Lâmpada EPC K132 do painel
50 – Massa dos sensores
53 – Positivo de 5V de referência
54 – Sinal do sensor do velocímetro
55 – Sinal do interruptor do pedal de freio (linha 15)
56 – Sinal de acionamento das lâmpadas de freio
63 – (-) 12V para o aquecimento da sonda lambda
64 – Comando da válvula do canister (N80) (limpeza do filtro de carvão ativado)
65 – Comando do relé da bomba de combustível (J17)
68 – Massa da sonda lambda (G39)
69 – Sinal da sonda lambda (G39)
72 – 5V do sensor do pedal do acelerador (G185)
73 – 5V do sensor do pedal do acelerador (G79)

Conector B
82 – Sinal do sensor de rotação (G28)
83 – 5V para os sensores de posição da borboleta (G187 e G188)
84 – Sinal do sensor de posição da borboleta (G188)
85 – Sinal do sensor da temperatura do ar (G42)
86 – Sinal do sensor de fase (G40)
87 – 5V do sensor de rotação (G28)
88 – Comando da válvula injetora 3
89 – Comando da válvula injetora 4
91 – Massa dos potenciômetros do sensor da posição da borboleta (G187 e G188)
92 – Sinal do sensor de posição da borboleta (G187)
93 – Sinal do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento (G2)
96 – Comando da válvula injetora 1
97 – Comando da válvula injetora 2
98 – 5V sensores de pressão (G71) e de fase (G40)
99 – Massa do sensor de detonação
102 – Comando da bobina 2
103 – Comando da bobina 1
106 – Sinal do sensor de detonação
108 – Massa dos sensores
109 – Sinal de pressão absoluta (G71)
116 – Comando do relé da plena potência para o ar-condicionado
117 – Comando (+) do servomotor da borboleta
118 – Comando (-) do servomotor da borboleta

81 comentários em “Sistema dos motores ‘Power’ da VW

  1. É verdade que o motor EA-111 1.0 têm bielas e casquilhos com medidas subdimencionadas, que podem levar esse motor a desgaste prematuro e fundir sem dar sinais prévios?

  2. Boa tarde, meu nome é José wenceslau, gostaria muito fazer algumas modificações na minha kombi e, uma delas seria o ganho de potência do motor. Ela tem o motor 1.4 flex e gostaria de colocar 1.6 também flex.
    Gostaria de saber se é possível ou não?
    Obrigado.

  3. Olá!
    Estou com um problema nas luzes de freio gol g3 2005. O EPC fica acesso no pn . Já verifiquei as lâmpadas e o interruptor de freio. A centralina interfere neste circuito? Há 4 fios no interruptor de freio que consiste de dois contatos um NA e outro NF. Eles nao vão diretamente para as lâmpadas?
    Tem algum relé no circuito?
    Obrigado.

  4. Bom dia!!! Tenho um polo modelo 2009, o mesmo tava funcionando normalmente na rua do nada começava a falhar, chegando até apagar o motor, ontem, precisei trocar o sensor de pressão do óleo, onde pra isso foi preciso tirar a bateria e bobina de ignição, motor funcionou normalmente, depois parou, acendeu a luz de bateria e não apagou e o veículo não funcionou mais, não tá alimentando os sensores, sem corrente…podem me ajudar por favor

  5. Olá, o ideal é consultar um mecânico para avaliar a situação e verificar se é possível utilizar esse motor.

  6. Tenho um gol g5 ano 2010 1.0
    Queria saber ce o motor do gol at 1.0 da certo no meu gol g5 ?
    So o aparte de baixo

  7. tenho uma space fox e peguei num rolo so que nao sei mas oq fazer esta andando perfeitamente derrepente comeca a falhar os 2 cilindros do meio ja levei em todoas os mecanicos ninguem acaha o problema anda sem problema da do nada corta sinal dos bicos do meio ja mandei fazer de tudo no sei mais oq fazer o antigo cliente disse que trocou o cabeçote pode isto talvez mais ai teria que fazer direto o problema ..dai funciona bem .e derrepente começa a falhar corta sinal de bicos

  8. Opa boa noite eu tô com uma Kombi 07 com a Luiz epc acesa eo carro esta falhando muito oq poderia ser

  9. tenho um gol G3 1.0 16v 02/03 motor power.

    ela esta perdendo a forca, o motor fica funcionando perfeitamente,as vezes perde aceleração no pedal, e fica acelerada acima de 10,000 rpm, mas nao tem forca, nao e toda vida que acontece.. Quando eu piso no acelerador o motor detona mas bem lentamente, quando coloco pra andar ela nao tem forca, desligo o motor e depois de alguns minutos ela volta ao normal.

    Alguem saber me dizer o que esta acontecendo, ja nao sei mas o que fazer e nenhum dos varios mecanico que levei nao consegui ageitar

  10. Boa noite!
    Tenho um Fox 1.0 2008/2009 que está fazendo 6km/l tanto no etanol quanto na gasolina e tem hora que fica sem força, já fui em vários mecânicos e nada e já pesquisei muito na internet sem sucesso e já vi vários relatos com o mesmo problema. Poderia me ajudar!

  11. Ola, tenho um crossfox 2007 1.6 flex,carro muito bom mas, estou tendo problemas com o cabeçóte, primeiro foi corrosão, a peça foi recuperada, não durou muito tempo e trincou na rosca da vela, troquei por outro recondicionado, e quebrou a guia de valvula,quase perco o motor, o mecanico me disse que o motor power da esse tipo de problema no cabeçóte mesmo, é verdade?

  12. Meu gol g3 ano 20050,está com um problema de acelera sozinho até na maicha lenta alguém sabe o que fazer ou qual o defeito

  13. Boa tarde, tenho um polo 1.0 Motor 6N2,

    queimou o corpo da borboleta e foi substituído por um novo, mas o motor não acelera, e se pesar no pedal de acelerador o motor vai abaixo.

    agradecia uma ajuda para sua resolução.

  14. Boa tarde, tenho um polo 2001 motor 6N2 1.0, queimou o corpo de borboleta
    foi substituído por um novo e foi substituído o sensor de cambota,

    mas o motor pega depois se pesar o pedal ao fundo o motor vai abaixo.

    minha pergunta será que tenho que programar esse novo corpo da borboleta?

  15. Bom dia sr tenho um golf 2001 1.6 motor pawer
    e ele Ta com problema a ventoinha a ventoinha dispara mas não desliga a msm só desliga se o positivo do relé encostar no negativo já foi trocado varias pecas mas o problema continua alguém poderia ajudar

  16. Olá tenho um gol G5 ,após a troca de tuchos meu carro passou a acender a luz de óleo em baixa rotação ,fiz a troca de comando ,balancins ,filtro de combustível ,bomba de combustível,pescador ,mais continua ,uns dizem q pode ser a cebolinha .

  17. Tenho um gol g3 1.0 8v. Veja os cabos de vela se tem fuga de corrente, as vezes ta esbarrando na braçadeira que aperta o mangote de agua do arrefecimento, liguem o carro de noite no escuro e analizem sem tem fuga de cetelha nos cabos, se tiver fuga troca o cabos e nao deixem nada de metal esbarra neles. Ve se tem zinabre tambem.

  18. Estou com um problema no meu Gol G5 1.6 power completo esta acendendo a luz de (OBD), Oque pode ser?

  19. ola boa noite eu estou comprando um gol g3 1.0 o motor não é ap é power as pessoas tá dando concelhos que eu não compre pois não presta é verdade por favor tirem essa duvidas obrigado

  20. Olá! tenho um voyage g6 14/15 e meu indicador de marcha parou. junto com ele aceleração do carro ao passar a marcha. Sempre que reseto o modulo(acho q é isso q é feito) ele retorna mas em seguida para de aparecer as indicações. Ninguem sabe o que. Alguem que tem esse problema poderia me ajudar?

  21. Ola, amigo tbm sou sofredor do golzin e tenho alguma experiencia no tics dele.. pra incio de resolver qualquer problema nos veiculos,, é necessário purificar o combustivel, alcool ou gasolina.. veja na internet como fazer, pois não tem como iniciar procedimento com este combustivel pessimo do Brasil… depois vc vai reiniciar a central (modulo da injeçao) veja tbm na internet,, e por ter antes de tentar religar o carro,,, vc tem ki testa a pressão da linha de combustivel toda… são passos importante e que os desavisados pulam e ai gastam e gastam,,, depois os outros passos será passar um scanner pra previa identificação de erros,,, assim vc gasta muito pouco e resolve qualquer problema, exceto danos de ptes internas do motor ok!

  22. Tenho um gol G-5 2012 motor 1.6, com o carro estacionado na rua e após chuva forte fui ligar o carro e deu indicação de falha de EPC, o motor perde força e a rotação máxima chega a 2000 rpm.
    Deixei o carro ligado por uns 20 minutos, até o motor atingir a temperatura máxima de trabalho e desliguei o motor, religuei o motor após 10 minutos e a indicação de falha de EPC sumiu, voltando o funcionamento normal do motor.
    Troquei velas, bobina de ignição, cabos de velas e fiz limpeza da injeção eletrônica, e o defeito voltou após outra forte chuva.
    Como posso resolver esse problema?

  23. tenho uma parati motor power 1.0 16v,

    ela esta perdendo a forca, o motor fica funcionando perfeitamente,as vezes perde aceleração no pedal, e fica acelerada acima de 10,000 rpm, mas nao tem forca, nao e toda vida que acontece.. Quando eu piso no acelerador o motor detona mas bem lentamente, quando coloco pra andar ela nao tem forca, desligo o motor e depois de alguns minutos ela volta ao normal.

    Alguem saber me dizer o que esta acontecendo, ja nao sei mas o que fazer e nenhum dos varios mecanico que levei nao consegui ageitar

  24. Muito obrigado pelos elogios, Almir!
    Infelizmente, não temos os arquivos digitais da edição 153, quando a Revista O Mecânico pertencia a outra editora. Também não possuímos a edição física em nossos estoques. Pedimos desculpas, mas essa vamos ficar devendo.
    Um abraço.

  25. Tenho um Fox 2009 completo, tive um problema com tbi troquei a peça o carro voltou a funcionar normalmente não acuso mais o EPC porém após uns 2 meses o problema voltou quando estou andando do nada acende a luz EPC no painel e o carro perde a aceleração e já verifiquei lâmpadas todas originais funcionando normalmente nenhum fusível queimado e não sei mais o que fazer.

  26. Tenho um Golf 1.6 t.flex 2010 ta com um barulho k representa ser atras da polia do virabrequim…ja foi trocada bomba dagua.rolamento alternador.rolamento do tensor bomba dir.hid.e correia..e nada do barulho sumir …O interessante k quando remove a correia poly v o barrulho some….Me ajudem se alguem souber o k é esse barulho que é parecido assim humm hummm.etc….obd…

  27. Ola. Boa tarde! Tenho um gol g3 16v power, o motor bateu, e queria saber o que devo ter para fazer a troca do motor para o motor 1.0 8v power. Ja consegui o motor, o que mais eu preciso para poder fazer a instalação?

  28. @Revista O Mecânico
    Olá, muito obrigado por manterem o site, o trabalho de vocês é sensacional, estão de parabéns!
    Duvida;
    No artigo fala-se sobre a edição 153 da revista, cuja qual consta a desmontagem e dicas de manutenção desse motor na versão 1.6l, procurei entre as edições anteriores e não encontrei, ela ainda existe, será que ainda poderia compartilhar? Agradeço desde já!
    Se precisar meu e-mail é: [email protected]
    Muito Obrigado!
    Tudo de bom!

  29. Eu tenho um gol g5 2010 1.6 power e estou com um problema com a luz de oleo quando está com alta temperatura e a aceleração fica na lenta ela da umas piscada já foi medido pressao de óleo e está ok só a rotação que na minha opinião está muito baixa em média de 6 a 7 rpm oque posso fazer pra resolver

  30. comigo está acontecendo a mesma coisa , já troquei TBI , etc e o carro mliga mas não passa dos 1000 giros e o carro fica fraco . será o sensor de velocidade , quais as possiveis soluções

  31. Estou com um problema no meu golf 2.0. ano 2000. Estou andando no carro e do nada ele desliga, aguardo uns 20 minutos e ele volta a funcionar, já troquei a bomba de gasolina e não adiantou, alguém pode dar uma luz?

  32. Bom dia tenho um gol g4 2006 e essa luz EPC nao apaga passei o scaner e acusou sensor de temperatura sendo que o mesmo está bom o que pode ser.

  33. Boa noite meu gol G3 1.0 16v 2002 Power está oscilações na aceleração
    O que fazer me ajudem .o corpo de borboleta do Fox 1.0 pega no gol G3 1.0 preciso de uma resposta

  34. Poderia me ajudar estou com fox 2007/08 eu já troquei o tbi só que ele ainda esta com a luz de injeção acesa e esta engasgando oque faço?????

  35. Resetar o módulo depois de verificar os bicos injetores pois se estiver casando vc vai ter sempre esse problema de afogamento pode ser os bicos injetores ,a aproveita fases uma limpeza dos mesmos e troque o filtro de combustível verifique centelha mento das velas cabos de velas e pressão da linha de combustível ,e seja feliz.

  36. tenho g4 1.0 começou falar , troquei bobina , velas, cobos de velas, continua a falar , não tem corrente no 1 e 4 pistao que de ser . so tem corrente no 2 e 3 pistao. me da resposta.

  37. bom dia , tenho um gol g3 power16v e ele ocilla sempre, já foi feito de tudo trocou quase tudo, e nada resolveu; tbi, sonda, central,etc…vários mecânico já olharam mas NINGUEM DESCOBRIU. gastei uns 3000 mas nada . me ajudem se possível aguardo.

  38. tenho vw fox 2008 o carro fechou curto no chicote do motor , troquei e o carro não funciona , os bicos esguincha e não pulsa
    ja fiz teste na central, ja troquei os bicos a bobina e nada ?: me ajundem por favor

  39. Estou com um problema no meu Gol G-6, 1.6 Motor Power, completo ano 2013,Flex
    O problema começou após uma troca da bateria;
    logo depois que troquei a bateria, dei partida o motor pegou normal, desliguei o mesmo e depois de alguns minutos fui ligar novamente e tive dificuldade para fazer o motor funcionar, só pegou depois de pisar fundo, quando pegou sai no carro, mas, com uns 10 minutos o mesmo apagou de vez, só voltou a pegar depois de 20 minutos, e funciona uns 10 minutos e pára novamente, só pega quando esfria um pouco.
    Já troquei velas e cabo de velas e não resolveu meu problema.

    Att
    Luciano
    Bonito MS

  40. OLÁ
    TENHO UM GOL 1.0 16V POWER 2005,A LUZ EPC NÃO DESLIGA,ANDO UNS 10 MINUTOS E O PAINEL DE INSTRUMENTOS E O MOTOR DESLIGAM,APÓS UNS 20 MINUTOS ELE VOLTA A LIGAR,ANDO MAIS 10 MINUTOS E DESLIGA NOVAMENTE,GOSTARIA DE ORIENTAÇÃO PARA ESTE CASO.OBRIGADO

  41. meu gol g6 a temperatura chega em 90 graus e volta pra zero ,derrepente o carro começa a falhar e morre o que pode ser?

  42. Boa tarde, pessoal vi os post e gostei muito. Preciso de uma super ajuda. Tenho um Gol 98/99 , retifiquei o motor ano passado e depois de um tempo o carro começou a falhar, já troquei fusíveis, bomba de gasolina., alternador, e fiz diversas passagens por todos os mecanicos da minha cidade. Porém o problema continua, Ele pega normal, sai tranquilo depois de um tempo pequeno, começa as falhas, parece cortes no combustivel que voltam imediatamente, e assim tenho levado o carro em diversos mecanicos e nada de solução, Se alguem puder me ajudar, agradeço

  43. Alguem pode me informar a designação do motor do Fox 1.0 2006 … é esse EA 111 ?? como posso reconhecer ? alguma característica especial ?

  44. Diego, para tal mudança, seria necessário também mexer no comando de válvulas , válvulas, unidade de comando… Não vale a pena. Um abraço.

  45. Queria saber o que muda do 1.0 pra 1.6
    eu tenho um gol 1.0 8v e queria transformar ele em 1.6
    me falaram que pré iso trocar o virabrequim, bielas e pistões e mais alguns detalhes
    isso é verdade?

  46. Tenho dois motores EA111que equipam o fox 1.6 2011.um deles a central parou de funcionar, então, fiz a troca das centrais para testar. E agora os dois motores não funcionam mais. Acho que o imobilizador pode ter causado um novo problema. Como devo proceder pra resolver este problema do motor EA 111?

  47. Tenho uma Parati mil 16v turbo gostaria de saber se o bloco desse motor power daria certo na caixa de câmbio e no cabeçote do meu motor ou terei que fazer alguma adaptação

  48. Olá Sr . boa noite,só uma pergunta tenho um golf ano 2000 2001 motor 2.0 bloco de aluminio gostaria de subistituir com o motor pawer 1.6 é possivel ?
    Agradecidamente.Israel

  49. Estou com um gol G5 q só está atingindo três mil giros, o scanner diz falta de sinal no sensor de rotação G28, mais ja troquei os sensores de rotação, fase e detonação

  50. Muito bom , todas as informações, por favo , me envie mais informações sobre acelerador eletrônico

  51. Olá, gostaria que me ajudassem, estou com problemas com um fox ano 2005 motor 1000 flex, o mesmo não pega. saquei os bicos e fis o teste com eles fora do cabeçote, constatei que ao acionar a partida os mesmos dão um jato de combustível, ao invés de pulverizar. Alguém poderia me ajudar?

  52. Tenho uma space fox 2012 Imotiom a luz da injeção acendeu o carro perdeu força fica falhando , foi passado o scaner marcou defeito no sensor de rotação foi trocado a luz continua acesa e o carro falhando foi testado o módulo e nada to com o carro a uma semana na mecanica e não conseguem descobrir o q é,

  53. Obrigado pelas informações ajudou bastante e tirou muitas dúvidas
    A única que não saiu é de um gol G5 q não chega sinal na bobina o combustível chega normal,só que o meu aparelho acusou pedal de aceleração.
    Pintou a dúvida sensor rotação ou aceleração

  54. Muito bom poder ter vocês pra ajudar as soluções de reparos na mecânica .Que as vezes e um quebra cabeças Um abraço!

  55. Prezado(a) senhor(a)

    Estou com um problema no meu Gol G-3, 16 V, 1.0, Motor Power, completo ano 2002,gasolina;

    O problema começou após uma troca da bateria;
    logo depois que troquei a bateria, dei partida o motor pegou normal, desliguei o mesmo e depois de alguns minutos fui ligar novamente e tive dificuldade para fazer o motor funcionar, só pegou depois de pisar fundo, quando pegou sai no carro, mas, com uns 10 minutos o mesmo apagou de vez, só voltou a pegar depois de 20 minutos, e funciona uns 10 minutos e pára novamente, só pega quando esfria um pouco.

    Já troquei velas, sensor de temperatura, bobina e fiz limpeza do TBI, mas o problema continua. Gostaria de ter orientação dos senhores pois já gastei bastante, mas sem resolver.
    Um mecânico me disse que pode ser a Sonda Lambda, o que vocês acham?

    Atenciosamente
    José cláudio pereira
    Parnamirim RN

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