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Servo Freio

Sua função é auxiliar a atuação do freio, mas sem ele é muito difícil parar um veículo. Detectar problemas com precisão e substituir a peça corretamente, quando necessário, vai garantir a segurança do seu cliente.

Carolina Vilanova

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Entre os itens que compõem a “segurança ativa” do veículo, o sistema de frenagem é um dos mais importantes. Qualquer falha em seus componentes pode ocasionar sérios acidentes e colocar em risco a vida dos ocupantes do carro.

A evolução da indústria automotiva tornou os veículos mais velozes e exigiu o aprimoramento do sistema de frenagem como, por exemplo, o freio a disco, também chamado de pinças, muito mais eficientes para a desaceleração, mas que precisavam de uma ajuda extra para obter os altos níveis de esforços necessários para atuar junto ao conjunto de rodas e pneus.

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Por esse motivo, mais um componente foi introduzido ao sistema: o servo freio, cuja função é multiplicar a força aplicada no pedal do freio pelo motorista, proporcionando mais conforto e segurança.
Benedito Peruchi, consultor Técnico da TRW, esclarece que o servo freio a vácuo é o tipo mais utilizado nos veículos de passeio, com poucas diferenças funcionais de um para outro. “É uma unidade lacrada, que reduz o esforço do pedal durante a frenagem usando como energia  o vácuo parcial criado pelo motor, adicionado à pressão atmosférica. Esses modelos são mais usados em veículos com motores de ignição por vela, que geram vácuo suficiente para multiplicar esforços”, comenta.

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Outros tipos dependem dos veículos em que são instalados e de suas aplicações. São eles: bomba hidráulica de alta pressão, também acionada pelo motor, mas com custos e mais altos; e sistema de frenagem por ação hidráulica, um conceito em que a energia necessária para aplicar nos freios é retirada de um acumulador hidráulico de alta pressão, que tem uma bomba acionada pelo motor. “Existe ainda o Hydrobooster, um servo que funciona sem a necessidade do vácuo, mas que ainda não é fabricado no Brasil, porém já está sendo usado em algumas picapes no País “, completa Marco Freitas, gerente de Marketing de Produtos da Bosch.

Ainda no campo de tecnologia, a Contiteves, por meio da marca ATE destaca o sistema Dual Ratio (Duas Razões), composto em servos com dois comportamentos distintos para diferentes tipos de acionamentos. Um deles é destinado à frenagens mais discretas ou em baixas velocidades, e o outro é ativado em frenagens mais bruscas ou emergenciais.

A segunda novidade da marca é o sistema ADAM (Acionamento Assistido Mecanicamente) que tem a finalidade de ajudar o acionamento em situações de emergêrcia com o uso de ABS, afinal existe a trepidação comum quando o sistema anti-travamento é acionado e o motorista instintivamente tira o “pé do freio”.

“É justamente nesse momento que o sistema ADAM entra em ação, para que não retorne na situação inicial e mantenha a força aplicada pelo condutor para continuar a frenagem (obviamente controlada por dispositivos eletrônicos do ABS) e fazer com que o veículo pare em uma distância segura evitando assim eventuais acidentes”, explica Fernando Gonçalves, gerente de Aftermarket Brasil da Contiteves.

Funcionamento e características do servo freio a vácuo

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O vácuo do servo freio é obtido por meio da sucção gerada pelos pistões para queimar o combustível no interior do motor combinada à pressão atmosférica. A peça possui duas câmaras separadas por um êmbolo e um diafragma, com uma passagem controlada por uma válvula.

“Ao pisar no pedal, o motorista fecha a passagem entre as duas câmaras e ao mesmo tempo abre uma passagem de ar/pressão atmosférica que empurra o êmbolo do servo para frente, acionando o cilindro mestre, que amplifica a força do pedal”, explica Freitas.

 

A peça é formada pelos seguintes itens:

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– Tampas, que têm a função de reservatório a vácuo
– Diafragma, que funciona separando as câmaras de ar e vácuo
– Êmbolo de força, onde ficam as válvulas de entrada de ar e passagem de vácuo, que controlam o sistema.
– Haste de entrada, que transfere o esforço do pedal para o interior do freio
– Haste de saída, que aciona o cilindro mestre
– Válvula de retenção, que mantém vácuo suficiente para alguns acionamentos, mesmo depois que o motor foi desligado
– Disco de reação, tem a função de modular a força de entrada e a força de saída do servo.

Manutenção e defeitos

O servo freio é um item que não requer  cuidados especiais de manutenção. Sua durabilidade média chega a alcançar os 120 mil km, dependendo da aplicação e das condições das estradas em que o motorista dirige. “Apesar de ser um item fundamental do sistema, esse é um componente muitas vezes esquecido na hora da manutenção, pois tem longa durabilidade e muitos motoristas desconhecem sua importância”, analisa o técnico da TRW.

A manutenção é realizada somente quando o componente apresenta problemas e o primeiro sintoma é o pedal duro. “Se o diafragma do servo estiver rasgado, por exemplo, além do pedal ficar duro, o reparador vai ouvir um ruído estranho como um vazamento de ar  e  alterações na rotação normal do motor, no momento da frenagem”, completa.

Nenhum servo freio deve ser reparado, pois é composto por tampas lacradas e requer a substituição de todo do conjunto, em casos de avaria. “O mecânico deve estar atento para não adquirir uma peça que aparentemente foi aberta. O fechamento do servo freio realizado por meio de cravamento das tampas não pode ter sinais de que foi aberto”, alerta Peruchi.

“O mecânico deve verificar também a mangueira de vácuo, que pode estar obstruída; a válvula de retenção de vácuo e quanto a vazamentos de ar”, comenta o gerente da Bosch.

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Os defeitos mais comuns são diafragma rasgado por contaminação de combustível ou fluido de freio, fadiga por desgaste natural e mau funcionamento da válvula de controle de força ou da válvula de retenção de vácuo. Todos esses problemas deixam o pedal duro ou com falta de controle.

 

Pedal duro

Possíveis causas Solução
Articulação do pedal emperrada Desemperrar a articulação do pedal
Servo freio com vazamento (danificado) Substituir servo freio
Obstrução na fonte de vácuo ou na entrada de ar do servo Desobstruir os canais, substituindo os componentes danificados
Cilindro mestre emperrado ou cilindro de roda / freio a disco emperrado (pinça) Substituir o conjunto hidráulico
Mangueiras ou tubulações obstruídas Substituir ou desobstruir mangueiras ou tubulações
Lonas ou pastilhas vidradas ou de baixa qualidade Substituir pastilhas ou lonas
Motor gerando baixo valor de vácuo Corrigir causas no motor

 

Testes de funcionamento

Com o motor desligado, pise no pedal e libere-o várias vezes para consumir todo o vácuo do servo. Depois, mantenha o pedal acionado, com força aproximada de 5 Kgf e ligue o motor. Se o servo está funcionando corretamente, o pedal cede suavemente e se mantém firme, sendo necessário menor esforço para manter o pedal pressionado. Além disso, o pedal de freio pode ser acionado cerca de três vezes com o motor desligado, utilizando o vácuo armazenado dentro dele.

Se durante o teste o profissional perceber ruído como um assopro, significa que o servo está vazando internamente, pelo diafragma ou pela válvula. Nesse caso é preciso realizar o teste de vazamento de vácuo, que pode ocorrer devido à defeitos no servo freio (se o pedal estiver duro), na válvula, trincas ou rachaduras nas mangueiras da tubulação e trincas nas juntas de fixação. Para saber a quantidade de vácuo que o servo está retendo, utilize o vacúometro e meça o valor com motor em marcha lenta.
Esse valor deve ser de aproximadamente 12polhg (304 mmHg) para os veículos de passeio.

OBS.: Nos veículos a diesel, o vácuo é gerado por uma bomba de vácuo e os valores são próximos de 26 polHg (660 mmHg).

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Teste de vazamento

Acelere fortemente o motor e solte o acelerador para obter um maior valor de vácuo, aproximadamente 20 a 22 polHg (508 a 559 mmHg), dependendo do tipo do motor e do local de instalação da mangueira de vácuo no coletor de admissão.

Aguarde 90 segundos e pise no pedal de freios por três vezes, que deverão funcionar normalmente. Na hipótese de não funcionar, verifique a mangueira de vácuo e a válvula de retenção de vácuo. Se for preciso desmonte a mangueira.

Para verificar o funcionamento da válvula retenção, sopre-a do lado da mangueira de admissão de vácuo. O ar não deve passar. Se não estiver funcionando corretamente, substitua por uma nova. Se estiver vedando o ar o servo freio está com defeito e deve ser trocado.

Desmontagem

Ao constatar um defeito no servo freio, o primeiro trabalho do profissional é retirar o componente do veículo. Lembre-se de que utilizar ferramentas adequadas, como chaves-de- boca, chave-estrêla e as medidas corretas dos parafusos de fixação garantem um serviço de qualidade, assim como substituir a peça por outra genuína.

 

1) Inicie tirando o parafuso de fixação da haste no pedal. Solte o conjunto servo e mestre do painel de fogo.

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2) Em seguida, desconecte as tubulações onde passa o fluido de freio, para que o acesso ao cilindro mestre e servo freio seja mais fácil. Empurrar e torcer esses canos causa deformações, que podem prejudicar todo o sistema. Vede a tubulação com tampões, tomando cuidado para não danificar a pintura do carro com o fluido.

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3)
Remova os periféricos que dificultam o acesso, como reservatório de água e filtros, caso necessário.

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4)
Solte e retire o parafuso de fixação do cilindro mestre, depois, remova o cilindro. Avalie as condições do cilindro em busca de vazamentos e trincas.

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5)
Desconecte também o chicote indicador de nível do fluido de freio e a válvula de retenção de vácuo do servo freio.

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6) Solte a haste do servo freio. Em seguida, solte os parafusos para retirar o servo freio, juntamente com seu suporte caso facilite a remoção.

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7)
Leve a peça para a bancada e caso seja necessário fixe na morsa, com proteção adequada, para retirar os parafusos do suporte e separar as peças. Nesse momento, faça uma avaliação na válvula de retenção de vácuo, que pode estar incorporada no próprio servo ou disposta na tubulação. Essa válvula pode ser comprada separadamente, caso seja constatado que o problema está nela, mas se estiver instalada na tubulação, troca-se a mangueira.

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Atenção na hora da montagem
A montagem do servo freio é realizada no processo inverso da desmontagem, observando os seguintes detalhes:

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– Utilize sempre o servo freio especificado para o veículo, observando seu diâmetro externo, relações de força de entra e saída, tipo de haste de acionamento e outras dimensões importante à montagem correta.
– Torque Referencial nos parafusos de fixação cilindro mestre/servo e servo/suporte: 25 Nm (2,5 Kgfm)
– O servo freio não tem conserto, então fique atento para não comprar uma peça que aparenta ter sido forçada no encravamento.

– Ao comprar uma nova peça, note que a aste vem envolvida por uma capa plástica de proteção. Não esqueçe de retirá-la.  (Foto 1)

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– Peças originais compradas no mercado de reposição não incluem o suporte, que raramente apresenta problemas. Utilize o que foi retirado do veículo.
– Não force a haste na hora da montagem no suporte, pois pode danificar o êmbolo de controle de força.

– Tanto na desmontagem como na montagem, o mecânico não deve, em nenhuma circunstância, alterar a regulagem do parafuso de acionamento do cilindro mestre, o que pode danificar todo o sistema de frenagem. (Foto 2)

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– Verifique se o anel de vedação do cilindro mestre na tampa do servo freio está em boas condições, para que não provoque vazamentos.
– Não raspe o pistão primário do cilindro mestre (que fica fora da carcaça) na tampa do servo freio.

– Certifique-se de que o encaixe do suporte do servo no painel de fogo está correto, assim como a haste de entrada esteja na posição correta e livre para retorno. (Foto 3)

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– Cheque se a posição exata do interruptor da luz de freio, localizada no pedal de freio, para que regularmente.
– Sangre o sistema nas rodas, para evitar que fique ar nas tubulações, cilindro mestre ou outros componentes do sistema.
– Ande com o veículo e veja se o freio está funcionando com eficiência e conforto

46 comentários em “Servo Freio

  1. Derigindo meu carro corolla 2004, sem pisar no freio, aparece um barulho estranho na roda traseira como se o pneu estive totalmente mucho faita a inspecao em oficina nas rodas tudo ok.. A seguir dirijo por mais 50km sem problema. Entretanto o problema volta a ocorrer, o carro começa vibrar e surge a mesma situacao anterior. Inspecionando os sistemas de freio trazeiro em oficina tuo ok. Estou suspeitando de servo freio – ele atuando por alguma variacao de vacuo !. Pode ocorrer esta situacao delw travar as rodas momentaneamente e a seguir liberar?

  2. Tenho um Tempra 96 e gostaria de saber se pra trocar o servo freio é necessário baixar o câmbio??

  3. BOM DIA FIZ A TROCA DA MEMBRANA DO SERVO FREIO DO MEU OMEGA 3.0 , SO QUE QUANDO LIGO O CARRO O PEDEL DESCE SOZINHO COMO SE EU ESTIVESSE PISANDO NO FREIO. QUAL SERIA O PROBLEMA, PELO QUE RECORDO MONTEI DA MESMA MANEIRA.

  4. Esse carro tem recall aberto por esse motivo, mas so pros modelos mais recentes. Ja vi outros donos de modelos mais antigos reclamando do mesmo defeito. Acredito q a hyundai tenha agido de ma fe, fazendo recall so dos modelos atuais pra evitar processo indenizatórios por acidentes e morte. Leva pra justiça e pede pericia.

  5. Porque e que o a/c do meu carro – renault lagunall de 2002, com 120 cv se desliga a partir das 2000 rotacoes?

  6. Bom dia.
    Tenho um ecosport, 2015, e o freio, apesar de funcionar perfeitamente, esta emitindo um assobio quando pisa no pedal. Esse barulho acontece mesmo com o carro parado e não há nenhuma alteração de rotação ou outro problema aparente, apenas o assobio q incomoda. O que poderia ser?

  7. Reescanear o sistema. Existe um outro problema ainda não detectado. OU é preciso ressetar a unidade de comando

  8. Tenho uma Chevrolet/Trafic e tenho um problema acasionalmente fico sem freio da mesma forma que some retorna
    Nao e uma coisa previsivel posso andar hoje o dia inteiro e nao acontecer
    Qual o possivel motivo

  9. tenho um corolla xei 2012 automatico e recentimente troquei o sevo freio, apos a troca quando o carro esta frio nao consegue desenvolver.( parece que nao entra a 4 marcha) isto e , quando chega nos 80 km o conta giro fica alto na casa dos 5 a 6 rpm, e quando ele esquenta fica normal, passa as 4 marchas ,levei de volta no mecanico ele colocou um scaner e constatou que era um cabo, foi feito a substituicao mais o problema continuou, alguem pode me ajudar.

  10. troquei o cervo e o cilindro mestre do corsa VHC 2003 e continua ao pisar no pedal do freio trava as quatro rodas. o que fazer?

  11. Depende do dano no servo freio, o pedal pode ficar duro e alto,dificultando a frenagem, exigindo mais força do condutor e aumentando a distância de frenagem, como nós carros antigos, onde o sistema era de lonas, porém mesmo antigo freia melhor do que com o servo freio danificado.

  12. BOM DIA MEU CARRO É UM FIESTA 97 MOTOR ENDURA E O MEU FREIO ESTA DURO QUAL TESTE EU DEVO FAZER?

  13. como destravar o interruptor do renaut logan sandero laguna, e pra que serve este travamento.

  14. Tenho um Nissan Patrol RD 28. Parou no meio da estrada. O travão não funcionava e o pedal estava duro.

    Disseram-me que o problema estava no servo freio que substitui por um novo. O pedal ficou normal, só que o travão não pega, o carro não trava. `
    Qual seria o problema?

  15. comprei uma d 20 fiz parte de freio toda troquei hidrovaci burrinho cilindro mestre rodas pincas lonas em geral sangramos tudo como manda o figurino mais o pedal não sobe e freio sonso mais o eixo de tras trava e quando bomba melhora um pouco mais o peda continua baixo

  16. boa tarde
    no fim de mudar as pastilhas de travão do Ford Fiesta 1.8 d do ano 1994 comercial no fim de mudar as pastilhas travão será preciso sangrar os travões ou não? o próprio carro faz esse trabalho
    obrigado
    vítor ferreira

  17. Amigo tenho tucson, ela está com freio duro na segunda pedalada ele quase que some, já levei na oficina eles trocaram o servo e óleo , ficou do mesmo jeito e até agora não tô entendendo como resolver e a luz do ABS não acende . O que deve ser já que pastilhas e lonas são novos.

  18. Boa noite!

    É possível passar “óleo do motor” para o servofreio? Caso positivo em qual ocasião?

    Att,

  19. pedal de freio duro. já foi trocado hidrovácuo .vácuo do motor está bom .mangueiras ok .oque pode estar errado????

  20. Boa tarde,tenho um caminhão D-60 1976,AS vezes quando freio a roda trava,dou umas pedaladas no freio e destrava,poderia me ajudar na causa disso?
    Obs:o freio é a vácuo

  21. Nenhum. Consulte os catálogos das principais sistemistas do setor para saber se oferecem esse componente no mercado de reposição.

  22. o servo freio do wrangle 2007 3,8L , estragou.
    estou com dificuldade de encontra outro novo.
    qual outro servo freio que posso substitui-lo.

  23. Boa tarde a um tempo meu carro começou a morrer quando piso no freio e esse duas tirei o filtro do carburador e ao pisar no freio com o carro desligado ouvi um assopra de ar saindo do carburador só que fiz o teste do pedal do mesmo e ele desse suave (gol 93) obrigado desde ia

  24. Olá, Josiane. Não, não é normal, de forma alguma. O que estragaria um cilindro-mestre novo seria um fluido de freio contaminado ou uso do pedal do freio com extrema força. Verifique a qualidade das peças que foram instaladas no veículo. Esses cilindros instalados eram recuperados? O fluido de freio é de boa procedência e na especificação indicada pela fabricante do veículo? Tudo isso influi. Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  25. Tenos corsa 2001 e o cilindro mestrr estragou 3 vezes em menos de um ano. Isso é normal? Quais as possíveis causas para estes estragos tão frequentes?
    Atenciosamente

  26. Bom dia Amigo!
    Por favor, me ajude…rsrs
    Tenho um Mustang 95 e instalei um motor maior nele, porém, não sobrou espaço para o hidrovacuo. Que tipo de adaptação poderei fazer para substituir o hidrovacuo? Tem espaço para o cilindro mestre, mas sem o hidrovácuo.

    Muito obrigado pela atenção.

    Att,
    Herbert Brito

  27. Uma dúvida, caso esteja com problemas no hidrovácuo devo trocar imediatamente? Isso pode por em risco o condutor? O veículo pode perder o freio totalmente?

  28. Meu corsa esta com um problema de baixar o pedal de freio, porém substitui ele duas vezes por novos, realizei a sangria das rodas e o problema continua. Quando aciono o freio varias vezes, com o carro parado e desligado escuto um tipo de sopro no pedal, porém o pedal não fica duro. Seria um problema no servo freio?

    Atenciosamente
    Atenciosamente

  29. para que serve o cano que sai do cervo freio para o painel e poque senpre que ligo o varro ele fica soprando o carro e eiat premio 86

  30. Bom dia senhores,
    a mangueira que aspira o ar do servo e o leva para o motor possui uma válvula que impede o retorno do referido ar. Eu não entendi como o servo pode ser contaminado pelo combustível se existe uma valvula impedindo retorno?
    Att.,
    Paulo César

  31. Todo servo freio pode ser reparado, existe peças para todo tipo de veiculo,leves,medios e pesados,sempre troquei e nunca houve problemas,
    MOTOR DO VEICULO TODA VEZ QUE FUNDIR , TERIA COLOCAR NOVO SENDO QUE TEM RECUPARAÇAO,O CAMBIO, TERIA QUE TROCAR PO NOVO, SENDO QUE TEM RECUPARAÇAO, TUDO DEPENDE DO PROFISSIONAL DA AREA QUE LHE ATRIBUIDA. RESPEITO A OPINIAO DESSA PESSOA QUE DIZ NAO A RECUPARAÇAO, MAS NAO CONCORDO COM ONAO DA RECUPARAÇAO.

  32. Olá, vi nesse tópico uma informação que achei estranha:

    “Tanto na desmontagem como na montagem, o mecânico não deve, em nenhuma circunstância, alterar a regulagem do parafuso de acionamento do cilindro mestre, o que pode danificar todo o sistema de frenagem.”

    Eu substitui o servo freio do meu carro e tive dificuldades na hora da sangria do sistema. Simplesmente não obtinha pressão no pedal. Levei o carro numa oficina especializada e o mecânico constatou que a haste que aciona o cilindro mestre estava estrangulando o cilindro. Ele atuou no parafuso que fica na cabeça da haste recuando-o um pouco e remontou o cilindro mestre.
    Então, com pouco esforço conseguiu fazer a sangria.
    Fica a dica.

  33. Prezado Isaias,

    Infelizmente, não dispomos dessa informação.

    Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (11) 5594-1010.

    Atenciosamente.

  34. Prezado Walter,

    A política de garantia das montadoras variam.

    Caso seja confirmada a exclusão da garantia, recomendamos procurar um mecânico de confiança.

    Atenciosamente.

  35. Temos um hb20x e com 20 mil km rodados deu problema no SERVO freio mas perdemos a garantia porque esquecemos de fazer a revisão no mês adequado. Podemos fazer alguma coisa? Grato se puderem responder.

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