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Entrevista: Sempre perto do mecânico

Fábio Bertini, gerente Regional de Vendas da Sofape S/A, que fabrica os filtros Tecfil, conta que a empresa está sempre pensando no reparador, por isso, mantém um departamento técnico treinado para oferecer palestras e treinamentos em todo território nacional

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Revista O Mecânico: Como é a estrutura da empresa hoje, em termos de unidades, centros de desenvolvimentos e produtos fabricados?
Fábio Bertini: A SOFAPE, maior fábrica de filtros da América Latina e detendora das marcas Tecfil e Vox, é composta por área fabril, laboratório, escritórios e um moderno centro de distribuição, com sede em Guarulhos/SP. A capacidade de produção ultrapassa 4 milhões de filtros por mês, isso demonstra o crescimento e a participação cada vez maior da SOFAPE no segmento de filtros automotivos. Os clientes que visitam nossa empresa através de programas de treinamentos surpreendem-se com a modernidade e nível de evolução que a SOFAPE tem, afinal estamos falando de mais de 56 anos de tradição. O crescimento contínuo é resultado do esforço de todas as áreas com projetos voltados para a melhoria contínua dos produtos e satisfação dos colaboradores. Pelo terceiro ano consecutivo estamos entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil (Pesquisa realizada pela Revista Exame).

O Mecânico: Os filtros da marca são fortes no mercado original, quais produtos vocês oferecem e em quais montadoras?
Fábio: Somos certificados pelas normas e padrões internacionais de qualidade das montadoras: ISO 9001- Sistema de gestão de qualidade, ISOTS 16.949 – Sistemas de gestão de qualidade focado em atendimento a montadoras, ISO 14.001-Sistema de gestão ambiental e OHSAS 18.001-Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. Boa parte de nossa produção é destinada para fornecimento original para a maioria das montadoras. Isso significa que industrializamos produtos com rigorosa qualidade, preocupação com nossos clientes e meio ambiente.

O Mecânico: Qual a participação da Tecfil no mercado de reposição? Qual o produto mais vendido?
Fábio: Somos líderes no mercado de reposição de filtros automotivos, com forte predominância em todo território nacional. Os produtos mais vendidos são os filtros de óleo lubrificante.

O Mecânico: Como é a participação da marca no segmento de veículos pesados?
Fábio: Temos uma excelente participação, mas buscamos crescer ainda mais. Ministramos constantes treinamentos de conscientização para todos os segmentos e na linha pesada não é diferente. Atuamos em âmbito nacional com nossas unidades móveis, que são laboratórios preparados e aptos para homologar nossos produtos em frotistas, empresas de ônibus, mineradoras, usinas de cana de açúcar, entre outras.

O Mecânico: Como é a relação da Tecfil com o mercado de reparação?
Fábio: A Tecfil busca constantemente inovar suas ferramentas de pesquisa para auxiliar o reparador. Lançamos no ano passado o catálogo online de produtos e, ainda este ano, lançaremos uma versão offline, na qual o reparador poderá instalar a ferramenta em seu computador sem precisar estar conectado à internet. Os novos catálogos impressos e tabelas de aplicação estão sendo confeccionados com muitas novidades. Além disso, promovemos palestras e treinamentos em todo território nacional, através de nosso departamento técnico, responsável por transmitir informações essenciais ao reparador.
O Mecânico: E o relacionamento com o mecânico independente? Existem programas voltados especialmente para esse profissional?
Fábio: Existe uma proximidade muito grande de nossa rede de distribuição com os profissionais da reparação. Os mesmos treinamentos são disponibilizados para o mecânico, em parceria com nossos revendedores, autopeças e representantes.

O Mecânico: Em termos de treinamentos para o mecânico, o que a marca oferece e como participa?
Fábio: Normalmente realizamos treinamentos em qualquer praça do Brasil, onde quer que haja necessidade e oportunidade de negócios. Não medimos esforços na prestação de serviço, pois sabemos que o mecânico é multiplicador de informações e precisa estar sempre atualizado.

O Mecânico: A Tecfil já participou duas vezes do Projeto Atualizar O Mecânico. O resultado foi positivo, por quê?
Fábio: Com certeza, o projeto é direcionado para o público reparador e nós, como indústria, devemos nos aproximar cada vez mais desse público. O projeto é uma ferramenta eficaz de divulgação dos nossos filtros.

O Mecânico: Em sua opinião, o reparador influi na escolha da marca?
Fábio: Com toda certeza, aliás, para nós é um dos grandes influenciadores na hora da venda, pois são eles que recomendam e aplicam nossos produtos.

O Mecânico: O mercado nacional está sofrendo com a entrada de peças importadas de países como a China e existem muitas peças piratas, qual a posição da empresa sobre o assunto? Como o mecânico deve se prevenir?
Fábio: O próprio mercado é quem dita as regras, essa é a nossa posição. Somos a maior fábrica de filtros da América Latina, dispomos de importantes ferramentas de gestão e melhoria contínua. Além disso, competitividade é a base para sustentação frente a este cenário. O mecânico precisa estar apto e capacitado para distinguir os bons produtos dos demais que têm procedência e qualidade duvidosa. Em nossos processos de reciclagem e atualização sempre reforçamos esses pontos.

O Mecânico: Existe uma rede de oficinas especializada na aplicação de produtos da Tecfil? Como é formada? Existe projeto de ampliação? Como o mecânico faz para se tornar uma dessas oficinas?
Fábio: Nossos produtos são revendidos por uma forte rede de distribuição, formada por especialistas em filtros, o denominado filtreiro, e também pelos principais distribuidores regionais e nacionais de autopeças do Brasil e são facilmente encontrados em trocas de óleo, postos de combustível, redes de autocenter, autopeças, entre outros.

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