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Retenção de partículas

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Veja nesta reportagem exclusiva os conceitos, as dicas de revisão e a substituição do filtro de óleo do Renault Sandero Vibe EXP 1.6 l, ano de fabricação 2009

Victor Marcondes

 

A correta manutenção dos diversos filtros que equipam um veículo sempre será uma maneira muito eficaz de prevenir problemas no motor. A troca no tempo certo e a utilização de produtos de qualidade contribuem para o aumento da vida útil de todo o conjunto, melhora o desempenho e reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes na atmosfera.

 

Os itens que têm a finalidade de separar as partículas protegem o sistema desde que aplicados da maneira e no período corretos. No caso do filtro do óleo, a sua função é reter os contaminantes sólidos que se encontram em suspensão no lubrificante. Em geral, essas impurezas surgem em razão do ar aspirado, que acaba levando algumas partículas para dentro dos cilindros. Sem contar o desgaste natural pelo funcionamento das peças internas como bronzinas, camisas, anéis e pistões, que acabam deixando resíduos que podem causar danos ao conjunto.

 

Nesta reportagem fizemos a troca do componente no Renault Sandero, com motor 1.6, ano de fabricação 2009. Os períodos de troca do lubrificante e do filtro são definidos pelo fabricante do veículo e constam no manual do proprietário. De acordo com João Bezerra de Lucena Filho, auxiliar técnico comercial da Tecfil, se o veículo exigir um óleo para 5 mil km, o filtro deve atender a necessidade nesse tempo. “Ou seja, a substituição do filtro está atrelada diretamente ao prazo de troca do óleo lubrificante”, afirma.

 

“Dentro do filtro do Sandero existe uma tecnologia chamada de válvula antirretorno, responsável por manter o filtro cheio. Se substituir o óleo e mantiver o mesmo filtro, uma pequena quantidade restante que fica dentro dele pode contaminar o novo lubrificante que está limpo”, orienta.

 

Segundo João, quando se usa um óleo de especificação errada, o motor pode ser prejudicado, assim como o filtro. “O componente é desenvolvido para atender aquele modelo de motor específico, então um óleo diferente do ideal acaba danificando todo o sistema de lubrificação do veículo”, avisa.

 

Na falta do filtro, o técnico diz que, entre os contaminantes que deterioram o motor, está a limalha que surge devido ao desgaste natural das peças internas, e o silício, oriundos das impurezas que passam pelo filtro do ar devido à falta de troca da peça. “Quando o sistema de ar aspira impurezas, elas passam a circular dentro do conjunto e sem o filtro de óleo, o propulsor com certeza vai sofrer algum dano”, completa.

 

Procedimento

 

Ao aplicar o filtro é preciso prestar muita atenção no procedimento correto. “Existem alguns filtros especiais que possuem um sextavado na cabeça e necessitam de um torquímetro para fazer o aperto certo”, recomenda.

 

Antes de trocar o filtro, faça uma inspeção visual na região para analisar se não há vazamento. Uma dica do especialista é observar a luz do óleo no painel do carro, que, caso esteja acesa, pode indicar problemas no sistema, como baixa pressão, que pode ser provocada por falta de lubrificante, folgas internas, bomba de óleo cansada, válvula de alívio da bomba travada aberta e, até mesmo, sensor defeituoso.

 

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Para ele, houve um avanço tecnológico muito grande no setor de filtros, já que os tradicionais blindados já estão dando lugar aos do tipo refil. “É um produto novo e que atende as normas da ISO 14001. Diversas montadoras como Fiat, Renault e Citroën usam esse modelo.” A diferença do filtro refil é que ele é mais ecológico em relação ao anterior. Segundo ele, o produto possui mais partes plásticas para facilitar a reciclagem. Além disso, gera menos desperdício, já que a carcaça está atrelada ao bloco do motor do próprio veículo.

 

Para realizar a troca do filtro, não se esqueça de utilizar os devidos equipamentos de proteção (EPIs), como luvas e óculos.

 

Passo a passo

 

1) Com o motor ainda quente, retire a tampa do bocal de enchimento para facilitar o escoamento do óleo usado. Em seguida, alivie a vareta de medição, para impossibilitar a entrada de ar no motor na hora de colocar o óleo novo.

 

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2) Faça a retirada do protetor de cárter para evitar que fique sujo quando for escorrer o óleo. Assim, o cliente ao chegar em casa não vai achar que houve algum vazamento por descuido do mecânico.

 

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3) Com uma chave quadrada, tire o bujão de cárter e deixe o óleo velho escorrer até o final. Como o óleo deve estar quente na troca, tome cuidado para não deixa-lo cair na pele, a fim de evitar queimaduras. (3a)

 

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Obs: Depois de escorrido o óleo, use um pano limpo para tirar o excesso do óleo que ficou impregnado no local do bujão. Não use estopa para limpar a área, porque os fiapos podem entrar no buraco e prejudicar o motor, podendo até causar o seu travamento.

 

4) Antes de colocar o bujão novamente no lugar, verifique se a arruela ou borracha de vedação está em bom estado. Caso seja preciso, substitua por uma nova. Por fim, observe se não há nenhum vazamento no local.

 

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5) Por estar num local de difícil acesso, utilize uma oitavada e um braço de força para retirar o filtro de óleo velho. Não use ferramentas como chave de fenda, martelo ou marreta para o procedimento.

 

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6) Apenas alivie o filtro com a chave. Coloque um pano limpo por debaixo do componente, para não escorrer óleo no motor do carro. Portando uma lixa fina, solte todo o filtro.

 

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7) Com o filtro em mãos, verifique se a junta de vedação do componente não ficou no alojamento, a fim de evitar uma aplicação incorreta do filtro novo.

 

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Obs: Pegue o filtro novo e compare com o antigo. Caso haja alguma dúvida com relação ao filtro que será aplicado, o técnico recomenda que seja consultado o catálogo de filtros da Tecfil. Permanecendo a dúvida tenha sempre o número do SAC: 0800 11 69 64. Antes de instalar o novo componente, observe se não há nenhum tipo de obstrução na parte interna, sujeira que impeça o procedimento. Também analise o alojamento para identificar algum tipo de contaminante.

 

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8) Com um pano limpo, faça a limpeza da parte da rosca do filtro e da base de assentamento da junta. Passe um pouco de óleo na junta de vedação, com o objetivo de facilitar a aplicação.

 

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Obs: Neste caso, não é necessário preencher o filtro com lubrificante, já que o componente fica na posição horizontal e pode acabar vazando.

 

9) Com o filtro encostado na base, utilize uma lixa fina para apertá-lo. Ao fim da aplicação, use um pano para remover qualquer excesso.

 

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10) Use um funil do tipo cotovelo para aplicar o óleo novo no motor. Despeje devagar para não sujar o conjunto. Lembre-se que o funil não deve encostar nas partes internas do motor, pois poderá danificá-lo.

 

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Obs: Quando o proprietário não souber a quantidade de óleo exata e também não estiver com o manual do carro, verifique o nível de óleo na vareta.

 

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11) Ligue o carro para que o filtro seja preenchido com o lubrificante novo. Fique atento com relação à luz do óleo, que deve acender na partida e apagar logo depois. Lembrando que este procedimento deve ser feito em marcha lenta e não pode de maneira nenhuma acelerar o veículo.

 

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12) Desligue carro e volte observar a vareta para certificar-se que atingiu a medida certa. Neste caso, foi identificada a necessidade de mais 250 ml ou 300 ml de óleo. (12a)

 

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13) Por fim, feche o reservatório de óleo com a tampa. Não se esqueça de fazer o correto descarte das embalagens de lubrificante e do filtro do óleo.

 

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Mais Informações: Tecfil (11) 2145-5876

3 comentários em “Retenção de partículas

  1. meu SANDEIRO ( ANO 08, 08 VALVULAS, 1.6 FLEX ) JÁ POR DUAS VEZES EM 45 DIAS, AO LIGAR O MOTOR DE MANHA O OLEO EXPIROU TODO PELO FILTRA…

    ESTARIA A VALVULA DE ALIVIO TRAVADA ? OU SO O FILTRO MAL COLOCADO ?

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