Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Entrevista: Reposição é nosso foco

Jorge Schertel, vice-presidente e gerente geral América do Sul da Affinia, fala sobre o desafio da empresa em continuar crescendo e oferecendo produtos e serviços de qualidade, com foco na reposição e sempre disposta a informar e capacitar os aplicadores

5169

Revista O Mecânico: O Grupo Affinia está presente em vários países oferecendo componentes automotivos somente para a reposição. Quais as suas marcas e quais componentes produzem?
Jorge Schertel: Nosso foco é reposição e sempre será. Globalmente, entretanto, isto não significa que não tenhamos presença no OE (Original Equipment – Equipamento original). Somos OE em diversas montadoras e produtos, porém diferentemente de outras organizações que tem o aftermarket como consequência de serem fornecedores OE. Nosso negócio é entender e viver a reposição sem necessariamente estar à margem do que acontece no OE. Oferecemos ao mercado soluções completas em suspensão e freios, com a tradicional marca Nakata, cardans e componentes, eixos diferenciais e componentes, além de juntas homocinéticas com a marca Spicer. Todos os produtos líderes e referência também no OE. Além disto, temos em nosso portfólio outras marcas e produtos líderes como bombas d’água Urba, bombas de combustível e carburadores Brosol, e nossa linha de filtros Wix, marca líder nos Estados Unidos e adquirindo expressão no mercado brasileiro. Na Affinia global temos outras linhas e marcas que estarão sendo apresentadas ao mercado local, alinhadas ao plano de expansão da empresa, como nossa linha de motor Power Engine.

O Mecânico: As peças são originais e homologadas pelas montadoras? Como é o desenvolvimento dos produtos para atingirem a qualidade exigida para os clientes?
Schertel: Temos estratégia de negócios na reposição, porém quando falamos em produtos, no mínimo, atendemos todas as especificações do OE. Em alguns casos já desenvolvemos linhas que atendem requisitos ainda mais rígidos e apresentam performance superior as do OE. A Affinia nasceu da compra de ativos de empresas fornecedoras para OE e tem como parceiros alguns dos maiores fornecedores globais do OE. Não caberiam em nossos produtos e marcas líderes de mercado produtos que não atendam a tais requisitos.

O Mecânico: Quanto tempo a Affinia tem de operações no Brasil, qual sua análise sobre o seu desenvolvimento e desempenho até agora?
Schertel: A Affinia comemorou cinco anos de operações no Brasil, porém considerando as atividades prévias nas empresas predecessoras, cujos ativos relacionados ao aftermarket compramos em 2004. Podemos falar que a Affinia tem cinco anos de operações com quase 50 anos de atividades e experiência somente no aftermarket brasileiro. Nestes cinco anos, focando a reposição, mantivemos, e aproveitamos para agradecer, a confiança e respeito de nossos consumidores, sejam distribuidores, varejos, nossos colaboradores e, sem dúvida, os aplicadores e consumidores finais de nossos produtos. Fizemos grandes investimentos em uma ampla reestruturação global, estamos ampliando área de atuação e crescemos. Nosso desafio é continuar crescendo e oferecendo aos nossos clientes produtos e serviços de qualidade, apoio, informação e capacitação, além de marcas cada vez mais fortes e reconhecidas.

O Mecânico: Qual a sua opinião sobre as expectativas do mercado de reposição em 2010, depois de toda a turbulência que assolou o mercado no ano passado, hoje já reaquecido?
Schertel: Segundo diversos especialistas e institutos relacionados à reposição, temos projeções de crescimento para o setor em 2010 ao redor de 10%. A reposição caminhou bem em 2009 e caminha melhor em 2010. A frota de veículos esta crescendo e, associado aos programas para desenvolvimento de uma cultura de manutenção preventiva como o Carro 100% e Caminhão 100% e inspeção veicular, colaboram para o desenvolvimento e fortalecimento da reposição.

O Mecânico: Qual é a linha mais conhecida das marcas no mercado de reparação?
Schertel: Componentes para suspensão e direção Nakata, cardans, componentes, cruzetas e diferenciais Spicer, bombas d’água Urba são exemplos da força das linhas de produtos e marcas Affinia. A Wix vem se fortalecendo ano a ano e a Brosol é referência desde os áureos tempos dos carburadores, linha que mantemos até hoje junto com bombas de combustível.

O Mecânico: A Affinia iniciou há pouco tempo uma campanha muito forte da marca Nakata. Qual o objetivo dessa ação? Isso vai se estender para outras linhas?
Schertel: A Nakata é uma das mais tradicionais marcas do aftermarket brasileiro para componentes de suspensão e direção, agora trabalhando forte também em freios. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais a marca, suportando nossos parceiros de negócio e dando a segurança aos aplicadores que, quando tiverem um produto Nakata nas mãos, podem ficar tranquilos, pois além de qualidade superior, tem todo o suporte de uma grande empresa por trás.

O Mecânico: Existe uma rede de oficinas especializada na aplicação de produtos da Affinia? Existe projeto de ampliação? Como se tornar um autorizado ou especializado?
Schertel: Não. A Affinia não tem em seu modelo rede de oficinas especializadas. Temos postos de serviços autorizados que suportam as ações de assistência técnica e garantia, descentralizando e dando agilidade. São oficinas-modelo em suas regiões e o crescimento é de acordo com as necessidades de cada região, identificação e convite a empresa a participar de nossa rede de postos autorizados.

O Mecânico: A marca oferece programa de treinamento para aplicadores? Como participar?
Schertel: Treinamento sempre foi um diferencial da Affinia. São mais de 400 eventos por ano em todo o Brasil, envolvendo mais de 20 mil pessoas, de forma independente ou em parceira com distribuidores e varejos, além de treinamento on-the-job junto com os aplicadores. Normalmente nossa agenda é fixada junto aos parceiros, porém a empresa avalia todas as solicitações que recebe através dos sites das marcas e do serviço de atendimento aos clientes 0800.

O Mecânico: Como a Affinia se relaciona com o mecânico independente? Existem programas voltados para esse profissional?
Schertel: Sempre recebemos mecânicos em nossos programas de treinamentos, além de nosso pessoal técnico ter programas de visitações voltado especificamente às oficinas, porém é muito menos do que gostaríamos e pretendemos fazer no futuro.

O Mecânico: Você acha que o reparador influi na hora da escolha da marca?
Schertel: Na maior parte dos casos não só influi como decide. O mecânico, a oficina, o centro automotivo são profissionais e estabelecimentos da confiança do dono do veículo que contrata muitas vezes um reparo no qual estão contidas peças. O reparador por sua vez executa o reparo instalando peças e marcas que conhece e reconhece como de qualidade e de empresas que tem e terá respaldo sempre. O reparador é a linha de frente, é onde nasce a demanda e onde se encerra o reparo bem sucedido como, no caso de qualquer problema, o consumidor retorna ao aplicador para esclarecimentos. Daí a necessidade destes profissionais estarem bem informados e capacitados. Eles são o cartão de visitas da reposição independente.

O Mecânico: Qual a participação no segmento de veículos pesados?
Schertel: Muito forte, consistente e crescente. Uma barra de direção Nakata, uma cruzeta ou conjunto de coroa e pinhão Spicer, uma bomba d’água Urba, são exemplos suficientes grandes para mostrar nossa força e compromisso com a linha pesada.

O Mecânico: Para evitar adquirir peças piratas e recondicionadas, qual o seu conselho para o mecânico? Como ele pode se prevenir?
Schertel: Não existe milagre em preços. Peças muito baratas, ou são produtos de evasão fiscal, ou são piratas ou não atendem os requisitos de qualidade. Por isso o mecânico deve procurar comprar peças somente de fontes idôneas e, em caso de dúvidas na apresentação do produto, contatar imediatamente o fabricante para esclarecer antes de instalar. Empresas idôneas oferecem serviços e canais de acesso para os aplicadores tirarem suas dúvidas. Na Affinia colocamos a disposição além de nosso pessoal de campo, o serviço 0800.

O Mecânico: A empresa planeja lançamentos para breve? Quais?
Schertel: No último ano a empresa lançou mais de 600 novas aplicações para manter as linhas atualizadas, processo contínuo, pois fazer aftermarket de forma séria pressupõe oferecer linhas completas e atualizadas. A empresa acaba de lançar nova linha de juntas homocinéticas com a marca Nakata, outro lançamento é uma nova linha de pastilhas de freios premium, que são as pastilhas Ultra da Nakata, além de outras novidades muito importantes para nossos parceiros a caminho que, por razões óbvias, serão divulgadas em breve.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php