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Regulagem de válvulas do OM 447 A mecânico

Acompanhe o diagnóstico e a manutenção que prevê o ajuste de folga dos componentes adotados no motor dos veículos extra-pesados da Mercedes-Benz

Carolina Vilanova

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A regulagem das válvulas é uma operação indispensável para a correta manutenção dos motores diesel, sejam eletrônicos ou mecânicos. Deixar de regular, dentro dos prazos determinados pelo fabricante, ou regular de forma aleatória, sem obedecer às especificações recomendadas) pode levar a um funcionamento insatisfatório do motor. Sintomas como: aumento de consumo, excesso de fumaça preta, perda de rendimento, superaquecimento e ruídos na região do cabeçote podem acarretar em folgas inadequadas, que precisam ser verificadas e ajustadas.

Agora, quando a falta de manutenção se estende por períodos mais longos, os prejuízos podem ser ainda maiores: desgastes prematuros do mecanismo de acionamento das válvulas (balancins, árvore de comando, etc) e “queima” das válvulas são as conseqüências mais comuns, que demandam muito tempo e, sobretudo, dinheiro.

O instrutor técnico do SENAI Vila Leopoldina, Fernando Landulfo explica que esses sintomas podem indicar que o caminhão precisa parar para regular as válvulas. O mecânico deve ficar atento a tudo isso, mas o ideal é fazer essa manutenção, preventivamente, no período determinado no plano de revisão da montadora, respeitando a aplicação e o modelo de cada motor. Geralmente, esse período varia em torno dos 20 mil km rodados, mas isso não é uma regra. Cada modelo de ônibus ou caminhão tem seu prazo específico.

“Tão importante quanto a periodicidade da execução é respeitar o procedimento recomendado: temperatura do motor, folgas, torques, seqüência, forma de ajuste da folga e utilização de ferramentas especiais, que pode variar de modelo para modelo, dentro de uma mesma marca. Trata-se de uma operação simples, mas de extrema importância. Afinal de contas, a folga atua diretamente sobre a abertura e o fechamento das válvulas (entrada e saída de fluidos e vedação da câmara de combustão). Ou seja, influência o desempenho e longevidade do motor.”, complementa.

 

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Nessa matéria, vamos fazer o ajuste das válvulas do motor OM 447 A mecânico, que equipa os veículos extra-pesados da Mercedes-Benz, como o L 1929. O conjunto tem como característica as tampas de válvulas individuais e duas válvulas por cilindro.

Para efetuar o serviço, o mecânico precisa ter em mãos, além das ferramentas convencionais, um calibre de lâminas. Em relação aos equipamentos de segurança, devem ser utilizados: luvas, óculos de proteção e sapatos apropriados com biqueira de aço. É importante lembrar ainda que as vedações devem ser trocadas por novas sempre que o motor sofrer esse tipo de intervenção. Os torques de aperto de todos os parafusos estão especificados no manual de serviços do caminhão.

Esse procedimento é básico para todos os modelos de motores diesel, variando o período, algumas condições de execução e os valores das folgas, de acordo com fabricante e modelo do veículo. Essa regulagem foi feita com a ajuda do mecânico Marcio Macedo de Oliveira, da Retificadora Engediesel, localizada em Osasco/SP.

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Desligue o veículo algumas horas antes de começar o procedimento, pois o motor deve estar frio. Para facilitar o trabalho, execute a regulagem orientando-se pela ordem de injeção (combustão), que nesse caso é a seguinte: 1-5-3-6-2 -4. “Para se regular as válvulas de um determinado cilindro, o seu êmbolo deve estar no seu PMS (Ponto Morto Superior), tempo da compressão. Isso implica em válvulas totalmente fechadas e sem sofrer qualquer tipo de solicitação pelo mecanismo de acionamento. Nessa situação, o seu êmbolo gêmeo (aquele que se encontra na mesma altura em relação a face do bloco) possui o mesmo sentido de movimento, porém executa um tempo motor diferente (final do escapamento) está com as suas válvulas em balanço, ou seja, válvulas de escapamento na iminência de fechar e as de admissão na iminência de abir”, explica Landulfo.

Procedimento:

1) Desaperte os parafusos e remova as tampas de válvulas individuais uma a uma. Não tem necessidade de seguir nenhuma seqüência.

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2) Vamos começar a regulagem pelo primeiro cilindro, mas antes, posicione os êmbolos corretamente, ou seja, coloque o sexto cilindro em balanço, para ajustar as válvulas do primeiro. Para isso, movimente o eixo de manivelas até que o sexto cilindro entre em balanço, ou seja, esteja no PMS final do tempo de escape, e início da admissão.

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3) Com o cálibre de lâminas, verifique as folgas que devem ser de 0,30 mm para a válvula de admissão e de 0,50 mm para a de escape. O calibre deve deslizar na folga oferecendo uma pequena resistência.

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4) Se houver necessidade de ajuste, solte a porca de trava. Use o parafuso de regulagem para aumentar ou diminuir a folga. Quando encontrar a medida correta, aperte a porca e verifique novamente a folga.

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5) Na seqüência, movimente a árvore de manivelas para fazer a regulagem das válvulas do segundo cilindro. Nesse caso o cilindro cujas válvulas devem ficar estar em balanço é o quinto.

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6) Repita o processo até completar a operação para todos os cilindros. Quando terminar, feche as tampas sem esquecer de colocar novas juntas de vedação. Observe que as juntas permitem apenas uma posição de montagem (6A).

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    6
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    6A

7) Aperte os parafusos de fixação com o torque especificado, para proporcionar uma boa vedação e evitar o empenamento das tampas. O torque de aperto é: 25 Nm.

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Colaboração técnica: Retificadora Engediesel

33 comentários em “Regulagem de válvulas do OM 447 A mecânico

  1. Hola buenos días…quisiera saber si me podrían decir a cuántos km se debe registrar válvulas a un motor de camión Mercedes Benz 1634 Om 447 no electrónico. Se agradece su información gracias saludos

  2. BOA NOITE,EU TENHO UM CAMINHAO FNM 180 ORIGINAL E GOSTARIA
    DE SABER AS MEDIDAS DE FOLGA VALVULAS DE ADMISSAO E ESCAPE… NAO CONSIGO ENCONTRA A MEDIDA EM LUGAR NENHUM SERA QUE VOCES PODERIAM ME AJUDAR,DESDE JA EU LHE AGRADEÇO…

  3. para regular como e a contagem de cilindro o numero 1 fica no lado da polia?e o sexto no lado do volante?

  4. Gostaria de saber quais as informações e recomendações técnicas para a regulagem das válvulas do motor Mercedes Benz OM 014 LA (Iochpe Maxion) – 4 cilindros verticais em linha, turbocooler – sequencia de injeção 1-3-4-2 da Sprinter 312D ano 2000.

  5. Tenho um 1630 e não venco trocar junta do 5 cilindro que sempre vaza compreensão. Ja troquei ate cabeçote que estava na ultima medida. Mas continua com problema, e é so o 5 cilindro os outros estão perfeito, e o motor tbm está bom não baixa óleo não pretendia fazer o motor do por causa disso. que devo fazer?

  6. Tenho um compressor diesel 3 cilindro alemao .ele superaquece muito 800horas ta vervendo o mecanico disse nao da pra ressolver porque ele foi feito em outro pais de temperatura baixa ele nao vai trabalha no brasil sera verdade

  7. Estou montando motor OM 447 LA, gostaria de saber quantos milimetros antes do ponto motor superior se aplicar nesse motor, pois não tem placa de informação do mesmo.

  8. Olá bom dia! Esse motor aee é 44/7 vc disse que é da 1929. ..vc errou que a 1929 é equipado com motores 55/6 A

  9. Apresentação perfeita mas como posso colocar uma bomba injetora no ponto após o reparo??so om 447

  10. precisa saber ponto de bomba injetora do 1935 grau no volante do moor preciso da resposta urgente 31-98924852

  11. O carro do meu noivo é um CRV e a rotação do rpm fica caindo e o carro fica estancando o tempo todo, ele já levou na honda mais não resolveram. Vocês podem me dizer qual é o problema? Obrigada.

  12. ola boa noite gostaria de saber via email como faço para saber a medida de torque de aperto e como regular as valvulas do meu caminhão 1924/a mercedes pois eu pretendo tirar os cabeçotes para ver um vazamento que esta vindo pela saida dos cabeçotes descarga vou verificar se e retentor de valvulas ou seguimento ou quem sabe talves turbina para isso tenho que retiralos e preciso saber como regular as valvulas e aperto de cabeçote esse caminhão e meu mais eu so to acustumado a fazer mecanica leve desde ja agradeço um abrç

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