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Raio X – Renault Novo Logan Dynamique 1.6 2016

Sedã compacto da Renault preserva mecânica já conhecida e aposta em visual renovado e acabamento superior para conquistar de vez o mercado; modelo surpreende pelo conforto e extensa lista de acessórios, mas para o mecânico, pouca coisa muda.

Texto: Fernando Naccari
Fotos: Isabelly Otaviano

FOTO-ABRE

O Logan, não podemos negar, nunca foi um carro bonito. Tinha lá suas qualidades, como um amplo espaço interno, porta-malas generoso e manutenção simples. Em contrapartida, não tinha o típico design francês, agressivo, felino e de impacto. Isso tem uma explicação: o Logan é um projeto da Dacia, subsidiária da Renault na Romênia, e é destinado a mercados emergentes, como Ásia, África e América do Sul. Portanto, o Logan não é um Renault puro, muito menos um francês legítimo.

O visual do primeiro Logan era essencialmente reto. A carroceria quase não tinha vincos, os retrovisores eram simétricos entre os lados, permitindo que, se você fosse comprar um, não precisava especificar: “eu quero o retrovisor direito do Logan…”, qualquer um que você comprasse, serviria.

Seus faróis eram pequenos e tinha conjunto ótico bastante simples, apenas com as setas integradas. A traseira seguia a mesma ideia e sua lanterna tinha visual simplório, semelhante à dos veículos produzidos nos anos 1990.

O interior era bastante rústico, mas funcional. As tomadas de ar redondas também eram simétricas e não possuíam posição de montagem. Os controles do ar, vidros elétricos e desembaçador (isso quando o modelo não era básico, pois se fosse, era mais minimalista ainda) eram centralizados em posição baixa, mas com fácil acesso às mãos. O volante tinha boa empunhadura e a posição de dirigir era agradável.

Mecanicamente, o modelo trazia os motores 1.0 16V (D4D), o 1.6 8V (K7M) e o 1.6 16V (K4M), os mesmos que já acompanhavam os modelos da marca desde o início dos anos 2000. Com este trunfo, encontrar peças mecânicas para o Logan nunca foi uma dificuldade, assim como repará-lo não era um segredo.

Em 2010, o Logan recebeu um pequeno facelift, mas pouco foi alterado em seu visual. Ficou mais moderno, é verdade, mas sua essência de simplicidade permaneceu. Mecanicamente, também não se apresentaram grandes novidades.

Evoluiu

Em 2013, a Renault decidiu dar ao Logan o atrativo que lhe faltava. Com visual moderno, o Logan traz qualidade no acabamento interno, visual agressivo e limpo, além de preservar o conjunto mecânico que recebeu algumas melhorias importantes.

Avaliamos a versão Dynamique com motor 1.6 8V Hi-Power de 98 cv a 5.250 rpm quando abastecido com gasolina e 106 cv a 5.250 rpm com etanol.

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O novo Logan está bem diferente. O espaço interno continua generoso e o veículo apresenta-se confortável nas mais diversas condições de uso e piso, pois o conjunto de suspensão dianteira McPherson com barra estabilizadora e traseira semi-independente com eixo rígido, conseguem absorver bem as irregularidades do solo. O desempenho não aguça o instinto de esportividade, mas dificilmente o deixará desapontado quanto você precisar apertar o pé direito para uma ultrapassagem ou para enfrentar uma subida íngreme.

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A troca de marchas é precisa, e se for feita na hora certa, seguindo o GSI (Gear Shift Indicator) no painel, você conseguirá ótimos números de consumo. Em nossos testes, em circuito predominantemente urbano, aferimos 8,7 km/l com ar-condicionado ligado, nada mal para um veículo da sua categoria e para um motor 1.6.

O modelo também contava com o sistema Media-Nav de última geração, que conta com rádio AM-FM, conexão USB, entrada AUX, conexão via-Bluetooth para músicas e telefone celular – permitindo acesso a agenda telefônica, GPS com informações do tráfego e o Driving Eco², programa que avalia o seu modo dirigir e dá dicas de como tornar sua condução mais eficiente.

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Atrás do volante, há um controle de fácil acesso para às funções do Media-Nav, evitando que o motorista distancie as mãos do volante durante a condução. Dentre as funções, destacam-se a o atendimento ou encerramento de uma ligação, controle de volume, alteração da estação do rádio, acesso ao menu, dentre outras.

Entre os acessórios, o veículo contava ainda com vidros-elétricos nas quatro portas, sistema CAR (travamento das portas aos 6 km/h), travas elétricas, retrovisores elétricos, desembaçador traseiro, bancos com regulagem de altura, limitador de velocidade, piloto automático, ar-condicionado e ar-quente, direção hidráulica com regulagem de altura, computador de bordo, faróis de neblina com moldura cromada (FOTO 8C) e sensor de estacionamento.

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Na hora do reparo

MOTOR

Relembre ao seu cliente que, durante o período de amaciamento do motor (1 mil km), a Renault não recomenda rodar a velocidades superiores a 110 km/h ou rotações do motor acima de 3.500 rpm. O cofre do motor tem espaço de sobra para os serviços corriqueiros, como troca de filtros de ar e substituição das velas.

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No entanto, uma simples troca de óleo pode dar trabalho, pois o filtro fica posicionado entre o coletor de escapamento e compressor do ar-condicionado. Retirá-lo por baixo do veículo é inviável, não há espaço e, removê-lo por cima, fará você fazer uma “sujeirinha” na região.

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A Renault recomenda a substituição do óleo do motor e do filtro a cada 10 mil km ou um ano de uso. Em caso de uso severo, substituir com a metade do tempo. O óleo recomendado é o SAE 5W40 ou 10W40 API SL ou superior (ACEA A3/B4, A4/B5). A motor utiliza 3,30 litros, incluindo o filtro. A Renault recomenda a verificação do nível do óleo a cada 1 mil km. Já o filtro de ar tem a recomendação de substituição a cada 20 mil km.

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A primeira substituição do líquido do arrefecimento deve ocorrer aos 80 mil km ou 4 anos, o que ocorrer primeiro.

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A substituição da correia dentada também é simples, basta apenas a remoção do coxim superior do motor para se ter acesso a ela. A substituição da correia dentada, de acessórios e das respectivas polias devem ocorrer a cada 60 mil km. Em caso de uso severo, substituir com a metade do tempo.

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ALIMENTAÇÃO, INJEÇÃO E IGNIÇÃO

As velas têm a recomendação de troca a cada 40 mil km.

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O sistema de ignição possui bobina dupla e os cabos de vela não são integrados. Isso facilita o reparo e reduz o custo do componente. Já a central de injeção, fica localizada logo atrás da bateria, permitindo fácil acesso para ao reparador.

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As sondas lambda são bem posicionadas e, necessitando de testes, não trarão dificuldades ao acesso do reparador.

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O acesso ao filtro de combustível é facilitado e não é preciso desmontagem de nenhuma proteção. Sua substituição é recomendada pela Renault a cada 10 mil km ou um ano de uso. Em caso de uso severo, deve-se substituí-lo com a metade do tempo. A tubulação de combustível, possui proteção plástica, o que evita rompimento em caso de batidas da parte inferior com o solo.

Filtro de combustível
Filtro de combustível

Proteção plástica da tubulação do combustível

Proteção plástica da tubulação do combustívelO sistema de partida a frio continua igual e seu reservatório fica bem próximo ao do lava-vidros.

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TRANSMISSÃO

Um problema comum da grande maioria dos veículos Renault, incluindo Clio, Sandero e o próprio Logan está na coifa do semieixo do lado do câmbio. Ela costuma ressecar com o tempo ou se romper após algum choque na região inferior do veículo. Quando isso acontece, o óleo do câmbio vaza e se isso ocorrer durante uma viagem, você só perceberá quando as engrenagens do câmbio “fundirem” por falta de lubrificação.

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Atente-se também ao coxim inferior do câmbio, que permanece igual. Ele costuma quebrar e é sempre importante conferir o seu estado.

Coxim inferior do câmbio

Coxim inferior do câmbioAssim como nos antigos modelos, o acionamento do câmbio é feito por braço inteiriço (varão), não através de cabos. Atente-se a lubrificação na conexão com a alavanca de câmbio, pois a graxa que mantém ambos lubrificados fica exposta ao tempo.

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Para a troca da embreagem, não é mais necessária a remoção do quadro de suspensão para a retirada do câmbio. O novo quadro possui desenho que permite este serviço, sem maiores transtornos. O acionamento da embreagem é através de cabo e não possui regulagem.

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AR-CONDICIONADO
O acesso as válvulas de serviço do ar-condicionado também é simples, não precisando de desmontagem de itens próximos para realizar manutenções.

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O sistema de arrefecimento possui torneira para sangria com fácil acesso.

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FREIOS

O sistema de freios é dotado de ABS e o acesso aos sensores do conjunto dianteiro com discos ventilados é bastante simples.

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Já, no sistema a tambor traseiro, será necessária alguma manobra para acessá-los.

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A central do ABS fica do lado esquerdo do cofre do motor, oposta ao servo-freio e atrás de da proteção térmica. Para acessá-la, basta remover a trava e puxar a proteção para frente. O fluido de freios deve ser substituído a cada 80 mil km ou a cada 4 anos, prevalecendo o tempo que ocorrer primeiro.

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SUSPENSÃO

O conjunto de suspensão é novo, mas não trará dificuldades. As antigas versões costumavam apresentar desgaste nos coxins superiores do amortecedor (que neste modelo apresentam fácil acesso na dianteira e traseira) e nas buchas das bandejas, barra estabilizadora e pivô. Portanto, vale a pena atentar-se as suas condições para avaliar se este continuará sendo um reparo comum no modelo. A Renault recomenda verificar a geometria das rodas (alinhamento e balanceamento) a cada 10 mil km.

Barra estabilizadora
Barra estabilizadora

Pivô

Pivô

Bandeja de suspensão

Bandeja de suspensão

Coxim superior do amortecedor (por cima)

Coxim superior do amortecedor (por cima)

Coxim superior do amortecedor (por baixo)

Coxim superior do amortecedor (por baixo)A suspensão traseira é do tipo eixo rígido com barra de torção. A barra passa por dentro do eixo e será necessária verificação constante quanto a desalinhamentos.

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CARROCERIA, ELÉTRICA e ELETRÔNICA EMBARCADA

O conector para leitura do scanner fica dentro do porta-luvas.

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A garantia da bateria, segundo a Renault, é de 12 meses ou 100 mil km.

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O protetor de cárter é fabricado em material plástico, melhorando a troca térmica com o cárter, mas prejudicando sua resistência contra choques.
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Em caso de colisões frontais, verifique o estado do reservatório do fluido da direção hidráulica, pois este fica posicionado na parte dianteira do cofre do motor.

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47 comentários em “Raio X – Renault Novo Logan Dynamique 1.6 2016

  1. Conteúdo muito bom e prestativo!

    Eu gostaria de saber quantos litros de óleo vão no CAMBIO do logan dynamique 1.6 2016. E qual óleo é?

  2. Qual a melhor marca pistão ou o mais indicado para o motor Renault Logan Dynamique 1.6 8 válvulas 2016????

    Aguardo respostas.

  3. Tenho um logan 1.6 8v ano 2009, estou querendo trocar o motor, pois, já comprei com problema, pode me informar se o motor do 2017 1.6 8v, cabe?

  4. Proteção plástica da tubulação do combustível : Essa peça e facil substituir ? qual é a sua função ?

  5. Onde fica o botão de inércia d
    o logan 2019? Pois meu carro sofreu uma colisao e o arbarg inflo e meu carro nao pega ,esta travado,vc poderia me ajudar?

  6. Olá,
    Não se se vocês podem me ajudar, tenho um sandeiro 2012 1.6 8v, o mesmo está com um barulho estranho do lado direito traseiro, aparentemente atras da roda, levei num mecânico e o mesmo enformou que é tipo um pistão que fica sobre o estepe, gostaria de saber se esta informação procede e qual seria este pistão.

  7. Boa noite meu nome é Jarbas e tenho dois logan 1.6 16v ano 2007/2008 e um 2015=2016 1.6 8v ambos tem um barulho ressecado na embreagem quando se pega um trânsito intenso ! É normal?

  8. tenho um Sandero 1.0 3cc 12v 2017 de uns tempos para cá as vezes a direção fica dura (como se faltase óleo hidráulico) e do nada volta ao normal, a embreagem tbm deu problema com vazamento de oleo na caixa. isso tem relação?????

  9. Meu logan está fazendo um barulho tipo assobio de freio quando está em andamento e estercendona direção. Daí é só frear ou aumentar a velocidade que para o barulho

  10. Meu Logan está jogando óleo pelo suspiro do câmbio ? Creio que não é óleo a mais pois coloquei 2,800 ml o que pode ser ?

  11. Qual a marca original da correia dentada do Logan Dynamique 2014?
    O que é o anel de vedação, que fala no manual, com troca a cada 10 mil KM?

  12. Olá. Algumas concessionárias Renault por ocasião da troca de velas, estão usando a ngk BkR5EK no lugar da original bkr6ek. Isso acarreta algum problema a curto ou longo prazo?

  13. Meu carro sofreu uma pequena colisão e não pega
    Acho que é o sensor inércia
    Como faço para programalo para voutar a corrente de combustível ja que o sensor e diretamente no airbag.?

  14. Boas as informações, gostaria de saber aonde fica o botão pra destrava o motor depois de uma colisão do Logan 2016

  15. E sobre rodas 17, por exemplo no sandero RS. 205/45 seria ideal para manter pleno funcionamento da eletronica ?

  16. O sensor de impacto fica no modulo do airbag, precisa reprogramar o modulo. Passei por isso com um sandero 2016. Foi dificil achar essa informação pra resolver meu problema, resolvi compartilhar.

  17. Muito bom o artigo, parabéns. Estou com uma dúvida. Tenho um logan 1.6 dynamique 16/17 e o câmbio vibra um pouco. Isso é uma característica da renault e a vibração é por conta do câmbio ser varão? Obrigado

  18. Tenho um Logan Dynamic 1.6 16V 2017, motor CSE, qual o consumo do oelo por motor a cada 1.000KM, qual a capacidade do oleo para este motor?
    Estou tendo serios problemas com este modelo de carro,

  19. Primeiramente parabéns para sua postagem, ficou excepcional para proprietários e também pessoas interessadas em adquirir o carro.
    Um raio X detalhado, prático e de fácil entendimento.
    Sou proprietário de um Logan 2014 Dynamique 1.6 e gostaria de aproveitar o espaço e seu conhecimento técnico para obter uma informação que não encontro em local algum.
    Quantos litros, aproximadamente, levam o sistema de arrefecimento ?
    Ao efetuar a limpeza do sistema, quantos litros permanecem no motor de forma residual ?
    Se tiver uma destas duas respostas me ajudará bastante pois quero fazer a limpeza preventiva do sistema e desejo manter o aditivo na proporção recomendada, para isso tenho que fazer o cálculo da forma mais aproximada possível.
    Desde já grato =)

  20. Bom dia
    Possuo um Logan 2013 e ao levar para trocar o óleo descobri que colocaram o filtro não respeitando a rosca , de forma que enjambrou.
    Voces podem me informar o nome dessa peça , para que eu possa trocar o óleo novamente ?

    Desde jpa o meu muito obrigado

  21. Pedro, infelizmente não sabemos. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.

  22. Ótimo artigo.

    Estou procurando a localização do interruptor inercial do novo Renault Sandero (ano 2015, motor 1.0 16v). Vocês tem essa informação?

    Desde já agradeço.

  23. Olá boa tarde, parabéns pela ótima matéria.
    Gostaria de aproveitar e tirar uma dúvida, tenho um logan 2015 1.6 ele está com quase 29 mil km e estou com ele a aproximadamente 5 meses. Tenho notado a suspensão muito sensível “mole demais”, ele balança muito ao passar em algumas depressões de asfalto chegando até a chacoalhar um pouco. Esse é meu primeiro Renault, isso seria uma característica do modelo? Já chequei visualmente os amortecedores e aparentemente não possuem vazamentos.

  24. Waldines, obrigado pelo elogio! Sobre o problema que você relatou, a embreagem ou o coxim de cambio quebrado são as causas mais comuns para trepidação durante a saída. Peça que um profissional verifique esses pontos em seu veículo. Um abraço.

  25. Outro detalhe que esqueci de informar é sobre como calibrar.
    185/65 R15 Diametro 621,4 – 35 Dianteira, 32 Traseira – Original
    175/60 R16 Diametro 616,4 – 36 Dianteira, 33 Traseira
    185/60 R16 Diametro 628,4 – 34 Dianteira, 32 Traseira

    Os valores de calibragem são obtidos através de cálculos, fica um pouco complicado colocar aqui, mas a ideia é deixar o suporte de peso e tamanho o mesmo para nao alterar a velocidade constante do velocimetro, estabilidade, consumo e desempenho.

  26. O Velocímetro deu problema pois o tamanho da roda e pneu influencia diretamente na velocidade do veiculo pois quanto maior menor quantidades de volta para alcançar X velocidade, eu recomendo utilizar rodas e pneus que alterem a estética somente porem que fique do mesmo tamanho do conjunto original, caso ao contrario terá que recalibrar o Painel, Modulo de injeção e modulo do ABS e esse tipo de alteração nao é muito barata.

    o Conjunto aro 15 com pneu original 185/65 tem um diametro de 621,4
    Os pneus para aro 16 que ficaria com diametro perto disso é
    175/60 – Diametro 616,4
    185/60 – Diametro 628,4
    qualquer coisa diferente disso tem que regular tudo.

    Abraço.
    Gustavo Azevedo.

  27. bom dia
    comprei um sandeiro no leilao batido e um logan 2016
    e eles nao funciona o os motores vcs podia me informa se ele tem algum sensor de impacto q bloqueia o sinal do veiculo ? ambos sao dos novos
    existe alguma botao ou procedimento q possa fazer ?

  28. Prezados, recentemente efetuei a troca das pastilhas e discos dianteiros do meu logan com 55 mil km. Precebo que apos a troca meu freio abs parece nao ter mais a mesma eficiencia. Ao frenar brucamente ele nao mais da aquelas vibraçoes no pedal. Parece um freio normal demorando para a parada completa do veiculo.

    Logan dynamique 1.6 8v
    14/14

  29. Para completar os artigos,muito bons por sinal,vocês poderiam adicionar a ficha técnica do veiculo contendo entre os parâmetros tradicionais também:
    -peso total do veiculo.
    -relações de transmissão
    -coeficiente de arrasto.
    -velocidade máxima.
    Estas informações são importantes para meus alunos poderem estimar a performance do veículo.
    Grato.

  30. Ótima matéria, continue assim com esse maravilhoso trabalho e faça esse raio X de todos veículos

    Obrigado.
    André Lourenço

  31. Troquei as rodas de ferro por aro 16 de liga, acendeu a luz ABS, freio, e parou de funcionar o velocímetro, do Logan novo. Quando volto as rodas originais dianteiras tudo volta a funcionar. Por favor qual o procedimento que devo para manter as rodas aro 16.

  32. Quero parabenizá los e agrader pelas úteis informaçoes que nos sao disponibilizadas periodicamentes.

    Valeu,
    um abraço do amigo
    Front

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