Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Raio X – JAC T6 vai direto ao ponto

ed-259-raio-X-JAC-T6-abertura

 

SUV chinês tem mecânica simples que facilita o trabalho do mecânico no momento do conserto

 

Textos e fotos: Fernando Lalli
Colaboração Técnica: Fernando Naccari

 

 

Primeiro SUV lançado pela fabricante chinesa no Brasil, o JAC T6 segue a filosofia da marca em oferecer mais espaço por menos preço: tem tamanho de SUV médio, mas compete na faixa de preço dos jipes urbanos compactos. Com 4,47 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,67 m de altura, o JAC T6 tem tamanho (e cara) de Hyundai ix35, mas custa o mesmo que um Ford EcoSport com motorização equivalente. Atualmente, os preços variam entre R$ 69.990 e R$ 81.990.

 

O chinês é equipado com motor 2.0 16V VVT JetFlex, capaz de gerar potência de 160 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 20,6 kgfm entre 3.000 e 4.500 rpm, sempre com etanol. A única opção de transmissão oferecida atualmente é a manual de 5 velocidades – o presidente da JAC Motors do Brasil, Sérgio Habib, declarou no lançamento do modelo que existe o estudo para a adoção de câmbio automático e motor turbo, mas vai depender da demanda do mercado.

 

Não que falte motor ao JAC T6. Considerando seu peso de 1505 kg em ordem de marcha, o SUV responde satisfatoriamente às acelerações. Mas apesar da boa curva de torque e do indicador de marchas no painel, ficou a sensação de que a adoção de um câmbio manual de seis velocidades (que existe na maxivan JAC T8) poderia deixar o T6 ainda mais ágil sem prejudicar o consumo – que não passou de 8 km/l no etanol em uso misto durante o teste.

 

Para os ocupantes, o SUV traz de série acionamento elétrico nos vidros, travas e retrovisores, travamento automático das portas a 15 km/h e volante multifunções com regulagem de altura. A versão topo de linha traz de série sensor de estacionamento com câmera de ré e sistema mirror link, através do qual é possível espelhar a tela do celular (seja iOS ou Android) na tela do kit multimídia no console central, permitindo assim, por exemplo, utilizar o sistema de navegação do smartphone.

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-1

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-2

 

Na hora do reparo

 

Como a rede de concessionárias JAC Motors é focada nas capitais brasileiras, o mecânico que mora fora do entorno das principais regiões metropolitanas tem grandes chances de receber um modelo da JAC em sua oficina mesmo com a garantia (de 6 anos para todos os modelos) em pleno vigor.

 

Quem já teve a oportunidade de mexer em um modelo da marca chinesa sabe que a mecânica é simples e sem “frescuras”. No JAC T6, esse aspecto é potencializado pelo amplo espaço de trabalho e o fácil acesso aos componentes, com raras exceções. Todas as conexões são aparentes e a posição de sensores e atuadores é bem intuitiva.

 

MOTOR

 

Tipo de motor: Quatro cilindros em linha. •• Deslocamento volumétrico: 1997 cm³. •• Diâmetro x Curso: 85 mm x 88 mm. •• 16 válvulas com duplo comando variável na admissão (VVT). •• Cabeçote em alumínio. •• Potência Máxima: 155 cv a 6000 rpm (gasolina) ou 160 cv a 6000 (etanol). •• Torque Máximo: 20,0 kgfm a 3500 rpm (gasolina) ou 20,6 kgfm a 3500 (etanol). •• Taxa de compressão: 10:1. •• Ignição com bobinas individuais fabricadas pela Bosch.

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-3

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-4

 

 

ALIMENTAÇÃO

 

Sistema bicombustível, desenvolvido pela Delphi, é o mesmo dos outros motores flex da marca, dispensando tanquinho de gasolina ao fazer o pré-aquecimento do combustível ainda na linha de transmissão para a injeção. •• Filtro de combustível é grande e fica ao lado do tanque na parte externa. •• Filtro de ar também possui fácil acesso no cofre do motor. •• Tanque de combustível: 60 litros.

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-5

 

LUBRIFICAÇÃO

 

Assim como outros motores JAC, o bujão de escoamento fica na lateral do cárter e não é “fêmea”, como é comum no mercado. Cuidado para não espaná-lo no momento da retirada para escoamento do lubrificante. •• Filtro de óleo é curiosamente pequeno por fora.

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-6

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-7

 

TRANSMISSÃO

 

Câmbio manual de cinco velocidades. •• Embreagem acionada por cabo. •• Todas as versões do T6 possuem indicador de marchas no velocímetro, que aponta o momento mais propício para mudar de marcha e aproveitar a elasticidade do motor. Devido ao funcionamento ser através da demanda de aceleração, e não em cima da rotação do motor independentemente da carga no pedal, o indicador pode confundir o motorista.

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-8

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-9

SUSPENSÃO

 

Suspensão dianteira independente, tipo McPherson com barra estabilizadora. •• Torre de suspensão é inclinada, visando melhorar o esterçamento. •• Uma das poucas exceções ao fácil acesso ao reparo é a região do coxim superior das torres de suspensão dianteiras, cuja soltura é atrapalhada pela base plástica do limpador de para-brisas, popularmente chamada de “churrasqueira”. É necessário removê-la para torquear todos os parafusos. •• Suspensão traseira também é independente, do tipo MultiLink, com molas helicoidais e barra estabilizadora. •• Na suspensão traseira, observe as buchas da barra estabilizadora, os coxins e os parafusos excêntricos que fazem a fixação de alguns elementos. Sistema Multilink demanda mais cuidado na inspeção visual por conter mais componentes móveis. •• Chama a atenção o uso de porcas-castelo com cupilha nos pivôs dianteiros e no braços oscilantes traseiros.

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-10

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-11

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-12

 

FREIOS

 

Discos ventilados na dianteira. •• Discos sólidos na traseira. •• Gerenciamento feito por sistema ABS com EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) para brecar as rodas aro 17” (de liga leve) com pneus 225/60 R17. •• Fluido DOT 4.

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-13

 

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-14

 

DIREÇÃO

 

Sistema com assistência elétrica progressiva. Recurso rouba menos potência do motor que um sistema hidráulico comum. •• Caixa de direção fica presa ao quadro de suspensão dianteiro, local de fácil acesso. •• Terminais de direção também são presos com porca-castelo e cupilha.

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-15

 

ARREFECIMENTO e CLIMATIZAÇÃO

 

Radiador do líquido de arrefecimento e condensador da climatização têm difícil acesso. •• No entanto, tanto o restante do circuito do ar-condicionado quanto o de arrefecimento possuem fácil visualização.

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-16

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-17

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-18

 

CARROCERIA e ELÉTRICA

 

Os aterramentos ficam bem à mostra, direto na lataria. •• Caixa de relés e fusíveis com diagrama traduzido para o português na parte interna da tampa.

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-19

 

ed-259-raio-X-JAC-T6-20

5 comentários em “Raio X – JAC T6 vai direto ao ponto

  1. Olá Carlos,
    Obrigado por entrar em contato conosco.
    Caso você tenha urgência sugerimos a plataforma do MecânicoPro, lá você receberá o atendimento imediato por técnicos especializados.
    O serviço é disponibilizado por meio e uma assinatura mensal. Acesse o site omecanico.com.br/mecanicopro/
    Atenciosamente,
    Revista O Mecânico.

  2. Boa noite, gostaria de saber duas coisas o reparo da caixa qual modelo pode servir de qual carro e modelo.

    Poço colocar um cambio automático e qual modelo servi.

    Fico grato pelas dica que me fornecer.

  3. Como verificar o respiro do tanque de combustível, quando abasteço ele engasga e só entra 40lt de 60 que vai no tamque

  4. Realmente tem mecânica bem facil de se trabalhar,pelo menos a embreagem é bem simples de trocar. porem peças somente em concessionaria com preços ainda elevados. Mas no geral é um carro aparentemente resistente de mecânica simples!

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php