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Raio X – Honda New Civic LXR traz mecânica de manutenção simples

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Enquanto não recebemos a nova versão do sedã japonês, modelo tem alterações simples no visual e permanece com o mesmo powertrain confiável. Suspensão traseira apresentou dano quando conferimos detalhadamente

Texto: Fernando Naccari
Fotos: Isabelly Otaviano


O Civic, como todo carro japonês, carrega uma ótima reputação entre os proprietários e, junto a ela, a fama de veículo inquebrável. Na verdade, todo carro tem suas qualidades e defeitos crônicos, embora o primeiro quesito pese mais para o lado do sedã.

O Civic LXR 2016 tem grandes qualidades, como o consumo de combustível adequado e visual atraente, embora venha ganhando caráter mais sério, a cada ano, desde que virou “New” em 2007.

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O design foi levemente remodelado. A dianteira recebeu as principais alterações e agora traz novos faróis de neblina, grade externa em formato de U e interna com desenho em colmeia, por exemplo. Faróis e para-choques não receberam qualquer alteração quando comparados às versões anteriores do sedã. Por falar em para-choques, o dianteiro costumeiramente raspa em declives, portanto, é necessário ter cuidado para não danificá-lo seriamente.

Na lateral, o Civic encorpou e agora conta com rodas maiores de aro 17” (as anteriores eram de 16”) – e a ausência da tampinha de abastecimento do sistema de partida a frio, pois o modelo agora conta com a tecnologia FlexOne, que dispensa o uso de tanque de gasolina auxiliar.

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No interior, o acabamento é de ótima qualidade. Os bancos em couro claro pecam apenas no quesito limpeza, já que deixá-los escurecidos não será tarefa difícil. O painel continua com o visual moderno – agora em tom de preto e dois tipos de textura. Já o painel de instrumentos continua com seus “dois andares”: a maior marca de todos os New Civic.

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Ponto negativo vai para o sistema de som. Com tamanho avantajado, possui botões enormes para acesso às funções, mas com a tela multifunções de 5” em posição distante, teria substituição muito bem-vinda por um sistema multimídia.

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Mecânica familiar
O New Civic não traz mudanças na parte mecânica, fato que favorece a disponibilidade de peças no mercado, como filtros, velas e sensores, por exemplo. A versão LXR traz o motor 2.0 16V de 155 cv, quando abastecido com etanol ou 150 cv, quando abastecido com gasolina. A transmissão automática de cinco velocidades continua eficiente, preservando trocas suaves e com boa disponibilidade de torque. Há ainda a possibilidade de realizar as trocas de maneira manual, através de paddle shifts (as famosas borboletas) posicionados atrás do volante.

O veículo traz ainda o recurso do acionamento da função “Econ”, através do botão de mesmo nome, destacado do lado esquerdo do volante. Com este acionado e com o ar-condicionado sempre ligado, o consumo medido em circuito urbano com etanol foi de 8,6 km/l.

Conforto ao rodar
A suspensão dianteira, do tipo McPherson e a traseira com construção Multi-link são bem projetadas, e aparentam serem bem resistentes, mantendo a boa fama que o Civic traz ao longo dos anos. No entanto, ao rodar com o veículo, notamos que a suspensão do Civic é um pouco mais rígida do que a do seu concorrente direto, o Toyota Corolla. Em vias em que o asfalto “não colabora”, o conforto não é o mesmo. A culpa não é do carro, mas sim das nossas ruas.
Na verdade, isso não é um problema, mas sim uma questão de preferência. Se você gosta de uma tocada mais esportiva e de um veículo “bom de curva”, a melhor escolha, com certeza, será pelo New Civic.

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E na hora da manutenção?

MOTOR
– Motor 2.0 16V SOHC i-VTEC Flex One
– Dianteiro/Transversal
– 4 cilindros em lina
– Tuchos mecânicos
– Taxa de compressão de 10,6:1
– Quatro válvulas por cilindro
– Diâmetro dos cilindros de 81 mm
– Curso dos pistões de 96,9 mm
– Potência de 155 cv, quando abastecido com etanol e 150 cv, quando abastecido com gasolina a 6.300 rpm
– Relação peso/potência de 8,35 kg/cv
– Torque de 19,5 kgfm, quando abastecido com etanol e 19,3 kgfm, quando abastecido com gasolina a 4.800 rpm

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O filtro de óleo fica posicionado próximo na parte frontal/inferior do motor, ao lado do sistema de escapamento.

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O filtro de ar tem acesso facilitado no cofre do motor, logo atrás da bateria.

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Como na grande maioria dos motores Honda, a válvula EGR fica em destaque, fixada ao bloco do motor, logo ao lado direito do coletor de escape.

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A sonda lambda (pré-catalisador) também tem ótimo acesso, na parte superior do coletor de escape. Já a segunda sonda (pós-catalisador) tem visualização um pouco mais difícil, e fica voltada para a frente do veículo.

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As bobinas de ignição são voltadas para frente e fixadas apenas por um parafuso, cada.

ARREFECIMENTO
O radiador é posicionado na parte frontal da “mini-frente” da carroceria, atrás do conjunto grade + faróis + parachoques.
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O sistema utiliza duas ventoinhas.

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A Honda recomenda a substituição do líquido do arrefecimento a cada 120 meses ou 200 mil km, o que ocorrer primeiro. Após a primeira substituição, recomenda-se que este período seja reduzido pela metade.

TRANSMISSÃO
O coxim inferior da transmissão é robusto e dificilmente será alvo da reparação.

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As juntas homocinéticas não aparentam fragilidade, mas inspeções rotineiras são recomendadas para que se verifique a integridade da coifa quanto à possíveis cortes.

SUSPENSÃO
O conjunto de suspensão dianteira é do tipo McPherson. As bandejas possuem boa fixação, o conjunto amortecedor e mola são compridos. A barra estabilizadora é fixada às bieletas entre o braço de direção e a junta homocinéticas.

Já na traseira, o sistema é do tipo multilink com rodas independentes.

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A fixação do braço de suspensão à carroceria parece frágil.

No veículo testado, a base da mola estava mal fixada, provocando ruídos quando o veículo passava em terreno acidentado.

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O sistema traseiro também com bieletas (de menor comprimento) e barra estabilizadora.

FREIO
O reservatório do fluido de freio é posicionado logo atrás do módulo de injeção.
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O sistema de freio possui pinças relativamente pequenas e com desenho que permite desmontagem simples. A troca das pastilhas, neste caso, será facilitada.

Na traseira, o conjunto também é simples, inclusive o de freio de estacionamento.

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Incomum a outros veículos, o módulo de gerenciamento do sistema de ABS fica do lado esquerdo do cofre do motor, fixo à longarina e próximo ao radiador.

DIREÇÃO
O sistema de direção é assistido eletricamente e o conjunto do motor elétrico fica posicionado logo acima do quadro de suspensão, fixo à caixa de direção.

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ELÉTRICA
A caixa de fusíveis principal fica dentro do cofre do motor, ao lado (para trás) da bateria.

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Ao lado da caixa de fusíveis, está o módulo de injeção protegido por uma caixa plástica.

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AR-CONDICIONADO
As válvulas de baixa e alta pressão do sistema de climatização ficam na parte superior do cofre do motor, do lado esquerdo do cofre do motor.

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Baixando a tampa do porta luvas e destravando-a de sua sede, têm-se acesso ao filtro antipólen, onde é possível sua troca/inspeção.

FICHA TÉCNICA

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8 comentários em “Raio X – Honda New Civic LXR traz mecânica de manutenção simples

  1. Bom dia
    Poderia me esclarecer se o Honda Civic 2015/2016 vem de fábrica com os componentes de regularem de cambagem ou ainda temos que o submeter ao fatídico macaco hidráulico para fazer a ” correção ” do ângulo de camber?
    Agradeço pela sua atenção.

  2. Se existe o procedimento de regulagem de válvulas os tuchos são mecânicos. Tuchos hidráulicos não necessitam de regulagem.

  3. Meu carro e um Honda city 2013. A luz de injeção ascendeu , no rastreador consta catalisador banco 1 eficiência. Já troquei as duas sondas e nada. Que faço agora ?

  4. Bom dia , vale salientar que como foi possível a Honda querer economizar um amortecedor na tampa do porta malas, se vc vacilar ela desce e acerta sua cabeça ou costas, como aconteceu comigo. Outro ponto negativo é a localização do reservatório de fluido do radiador e a difícil visualização do nível, praticamente impossível. Fora esses pequenos detalhes, pq não existe carro perfeito, é uma excelente aquisição, estou muito satisfeito com o meu, sem levar em conta que desde JAN/18 , ele vem subindo de preço na tabela FIPE, cotado em MAI/18 em R$ 71.914,00, o modelo LXR 2016.

  5. Olá. Comprei um Civi 2014 LXR. Ao lado da tampa do radiador tem outra tampa branca (lado direito) escrito COLLANT. Pra que serve esse sistema?
    No manual não tem nada a respeito.

  6. muito boa a análise. poderia ser falado também sobre coisas ruins ,que são poucas como buzina de moto 125, acabamento meio pobre, e potencia de saída do radio, que é muito fraco, comparado, por exemplo, com a do jetta tsi(que também tenho).mas é muito bom carro, e a repotagem ensina bastante.

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