Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Nakata aponta as principais causas do desgaste do amortecedor



A Nakata, fabricante de componentes para suspensão, freio, direção, transmissão e motor para o mercado de reposição, aponta as principais causas do desgaste do amortecedor e dá algumas dicas de manutenção automotiva, com o intuito de contribuir com a segurança no trânsito.

Segundo o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, quando novos, os amortecedores possuem carga de tração e de compressão determinadas pela montadora, que garantem o conforto e segurança aos usuários mas “transitar em alta velocidade sobre lombadas e por estradas esburacadas, bem como excesso de carga, por exemplo, podem comprometer a vida útil dos amortecedores”, alerta.

Para prolongar a vida útil dos amortecedores deve-se manter em dia o alinhamento de direção e o balanceamento das rodas, conforme orienta a fabricante, que também ressalta que a geometria ou altura da suspensão não deve ser alterada.

A partir dos 40 mil km é importante fazer revisões periódicas para verificar as condições dos itens da suspensão, bem como os coxins e batentes, uma vez que é necessária a inspeção visual para identificar eventuais problemas.

“Rodar com os amortecedores desgastados compromete a estabilidade do veículo em curvas, ocasiona balanço excessivo e aumento da distância de frenagem. Há tendência de aquaplanagem em superfícies alagadas e de o veículo sair para o lado de fora das curvas, prejudicando a dirigibilidade”, orienta Silva que também enfatiza que adiar a troca pode gerar gastos maiores que o previsto aos consumidores na hora de fazer a manutenção.

Comentário em “Nakata aponta as principais causas do desgaste do amortecedor

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php