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Transmissão: Preventiva do cardã de pesados

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Confira as dicas básicas de manutenção do eixo cardã Meritor 17N, nas versões convencional e MXL, aplicado em veículos extrapesados da marca MAN

 

Trabalhar com mecânica diesel quase nunca é um serviço fácil. Pelo contrário: se antes o serviço era pesado, nos veículos novos ele continua pesado e agora pede que o mecânico estude mais do que nunca, graças ao aumento da tecnologia (e, consequentemente, da complexidade) dos veículos de transporte de carga nos últimos anos. E não há tempo a perder, já que caminhão parado é prejuízo para o cliente.

 

O reparo da transmissão é um dos serviços mais difíceis em um caminhão ou ônibus porque envolve um local de difícil acesso e precisão milimétrica. Nesta reportagem, conversamos com Ismael de França, técnico da Meritor na área da assistência técnica, sobre a manutenção preventiva de um eixo cardã na versão 17N, que equipa no Brasil os veículos MAN 17-280 (4X2) e 24-280 (6X2).

 

O eixo cardã 17N existe em dois modelos: o 17N couple (fixo) e o 17N slip (deslizante), que trabalham em conjunto dentro do sistema de transmissão da força do motor para as rodas de tração. Ismael explica que há no mercado uma versão atualizada desses modelos com a sigla MXL, cuja lubrificação é válida por uma quilometragem bem mais longa. Vamos focar por enquanto na versão básica, apontando eventualmente as diferenças desta para a MXL.

 

Apresentação dos componentes

 

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Código de identificação

 

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No corpo do cardã estão duas sequências alfanuméricas que identificam o produto. Tomando por base o componente que serviu de modelo para esta reportagem, veja os significados abaixo:

 

17NTSC050C154
17N – Modelo do cardã
S – Slip
C – Indica que é um cardã pintado
154 – Comprimento do cardã em polegadas

 

DRL00063000
Este é o código de rastreabilidade do cardã. Através desse código é possível saber quando o cardã foi feito, os pesos de balanceamento e se o cardã está de acordo.

 

Desmontagem do conjunto

 

Para esta reportagem, utilizamos um cardã de demonstração para a melhor visualização do procedimento. Seja dentro ou fora do caminhão, é imperativo o uso de equipamentos de proteção individual para trabalhar com segurança.

 

1) Com o cardã devidamente apoiado, remova os parafusos das capas de rolamento (chamados popularmente de “buchas”) de ambos os lados do garfo slip (yoke). No modelo MXL, estará gravada a sigla correspondente na própria capa.

 

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2) Os parafusos não devem ser reutilizados porque possuem trava química, o que garante a fixação depois de aplicado o torque especificado.

 

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3) Remova os dois rolamentos. Evite utilizar ferramentas que danifiquem a peça. Se necessário, use um extrator de rolamentos para remover o rolamento do alojamento do terminal.

 

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4) Em seguida, remova a cruzeta. Tome cuidado com as pistas da cruzeta onde vão encaixados os rolamentos, para não danificá-las no manuseio.

 

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5) Desencaixe o vedador da lubrificação do garfo slip. Muito cuidado para não danificá-lo na retirada, ou será necessário substituí-lo. Um vedador em mau estado vai prejudicar a lubrificação do garfo slip e comprometer o eixo cardã. Por via das dúvidas, se for possível, substitua a peça.

 

Obs: Antes de remover o garfo slip, faça marcações no garfo e no eixo para indicar a posição original de montagem das peças.

 

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6) Retire o garfo slip do eixo cardã. Proteja as estrias responsáveis pela transmissão de força ao garfo slip. Se houver dano às estrias, pode influenciar na montagem do garfo.

 

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7) Puxe para fora o vedador da lubrificação do garfo slip.

 

Obs: No modelo MXL, existe uma capa metálica sobre o vedador, o que ajuda a preservar a lubrificação e prolongar o tempo entre as manutenções preventivas.

 

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8) A cruzeta do garfo da outra extremidade do cardã possui desmontagem semelhante à do slip. Remova os parafusos das capas de rolamento de ambos os lados, não reutilize os parafusos com trava química e, em seguida, remova as duas capas de rolamento.

 

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Dicas de montagem

 

9) Evite dar pancadas nos rolamentos. Eles possuem pequenos roletes que, quando em contato com as pistas na cruzeta, propiciam o movimento da junta universal. Se danificados, os roletes podem influenciar na vida útil do cardã. Caso seja necessário, utilize um martelo de borracha na montagem para melhorar o encosto da peça no garfo. Mas com prudência.

 

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10) Confira os bicos de lubrificação, que precisam estar em perfeito estado. Devemos lembrar que a lubrificação é essencial para o cardã.

 

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11) Ao recolocar o vedador da lubrificação no eixo estriado do cardã, verifique que a extremidade mais aberta fique voltada para a direção do garfo slip.

 

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12) Na montagem do garfo slip, para alinhar a cruzeta com o garfo, tome como base os bicos de lubrificação, que devem ficar voltados para o mesmo lado. Isso facilita na hora da adição de graxa na manutenção preventiva.

 

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13) Antes de montar a cruzeta, verifique mais uma vez se os roletes do rolamento estão em bom estado. Não se esqueça de utilizar parafusos novos para fixar o rolamento.

 

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14) O torque nominal dos parafusos de fixação dos rolamentos neste modelo de cardã é de 51 Nm com tolerância até 65 Nm. Não ultrapasse o torque nominal para não fadigar os parafusos.

 

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15) Todo cardã sai devidamente balanceado de fábrica para evitar vibração durante o funcionamento. Isso inclui o garfo slip, que deve ser montado exatamente na mesma posição onde estava quando foi desmontado. No caso do cardã 17N da Meritor, existem setas de indicação no garfo e no corpo do cardã que indicam a posição correta em que as peças foram balanceadas.

 

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Obs: Para assegurar a lubrificação correta e adequada dos estriados, o garfo slip deve ser totalmente desmontado ou quase totalmente antes de aplicar a graxa.

 

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16) Recoloque o garfo slip observando as setas de indicação da posição correta, que devem coincidir. Se as setas estiverem em posição errada, deslocada ou invertida, o balanceamento estará comprometido e causará vibração.

 

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17) Após posicionado o garfo slip, encaixe novamente o vedador de lubrificação previamente posicionado no eixo estriado. Para verificar se o vedador está corretamente instalado no terminal deslizante, gire-o. Quando o vedador está instalado corretamente, ela gira facilmente. Se o vedador não girar com facilidade, remova-o e reinstale-o.

 

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Obs: No modelo MXL, a capa metálica protetora sobre o vedador deve vir antes da instalação do próprio vedador e do garfo. Recoloque o vedador e, em seguida, a capa metálica sobre ele. Se for necessário forçar a capa com uma ferramenta, é provável que o vedador não esteja instalado corretamente.

 

18) Repita o procedimento de montagem da cruzeta no garfo fixo do cardã. Posicione a cruzeta de modo que o bico de lubrificação esteja alinhado com os bicos do garfo slip e da outra cruzeta, o que facilita o engraxamento na parada da manutenção preventiva.

 

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Lubrificação

 

Durante a aplicação da graxa com pistola de pressão, a fabricante recomenda mover o conjunto para cima e para baixo ou lado a lado, para acomodar o lubrificante. Para fazer a lubrificação da cruzeta, a Meritor aconselha a soltar os parafusos dos rolamentos e bombear graxa até que vaze pelos selos. Se não vazar, refaça a montagem dos rolamentos.

 

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Alinhamento

 

Na montagem no caminhão, fique atento para o alinhamento dos garfos do eixo cardã móvel e do fixo, com auxílio de uma ferramenta adequada para medir o ângulo.

 

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Mais informações – Meritor: 0800 55 5530

Comentário em “Transmissão: Preventiva do cardã de pesados

  1. Tenho moto grande custom loncin 250, queria adaptar esse sistema na minha moto, vejo instalar de cruzeta em triciclos pequenos nas rodas de motos, será acho que daria certo isso???

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