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Parceria entre Renault e Itaipu inicia montagem do elétrico Twizy

O modelo Renault Twizy, veículo compacto 100% elétrico, está sendo montado em uma área especialmente preparada dentro do complexo hidrelétrico da Itaipu Bionacional, em Foz do Iguaçu/PR. Ao todo serão 32 carros produzidos em decorrência do acordo de cooperação tecnológica assinado no ano passado entre a fabricante e a usina hidrelétrica. “O Twizy será integrado ao sistema de mobilidade inteligente de Itaipu. O objetivo é desenvolver soluções inovadoras na área de logística. A infraestrutura para o veículo elétrico ainda é um desafio para o Brasil e o mundo”, afirma Margaret Groff, diretora financeira executiva de Itaipu.

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Após iniciar os trabalhos ao final de outubro, é finalizar um carro por semana. “Essa é a primeira vez que um veículo Renault é montado fora de uma fábrica da marca. Essa iniciativa demonstra, portanto, a importância que essa parceria tem para a Renault. Acreditamos que o futuro da mobilidade passa, necessariamente, por veículos zero emissão, e estabelecer esse tipo de parceria só reforça que estamos no caminho certo”, afirma Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

Para esta atividade, estão mobilizados engenheiros e técnicos da matriz da Renault, na França, da fábrica do Twizy instalada em Valladolid, na Espanha, da fábrica da Renault em São José dos Pinhais, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e da própria binacional.

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Segundo o chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável de Itaipu, Celso Novais, que é coordenador brasileiro do Programa VE, a binacional pretende promover estudos de nacionalização dos componentes do veículo e, no futuro, preparar fornecedores de peças para o mercado regional. “A nossa expectativa é que encontremos pelo menos 60% dos fornecedores [de peças] deste veículo no País. Isso é importante porque entra numa faixa boa de nacionalização, o que faz com que o preço do carro caia muito, além de gerar emprego e renda no Brasil”, afirmou.

O modelo integra uma categoria automotiva especial, com dois lugares, é projetado para uso urbano e possui a característica de um quadriciclo. Por enquanto está à venda apenas para o consumidor final na Europa.

Todas as unidades montadas em Itaipu serão utilizadas exclusivamente para estudos e trabalhos internos, dentro dos limites do complexo hidrelétrico. Também poderão ser utilizados pelos empregados pelo sistema de car sharing (compartilhamento).

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