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Como trocar a válvula termostática do Celta 2007

Saiba Como trocar a válvula termostática do Celta 2007, além de algumas dicas que valem para a manutenção do sistema de arrefecimento

Fernando Lalli

 

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Já se foi o tempo em que a manutenção do sistema de arrefecimento se baseava apenas em verificar vazamentos no radiador, mangueiras, braçadeiras e completar o nível da água. Hoje, esse item do veículo teve o nível de importância elevado pois está diretamente relacionado ao consumo de combustível, emissão de poluentes e durabilidade do motor. Por isso, sua manutenção deve ser criteriosa, sem a adoção de antigos vícios, nem mesmo a água comum mais pura pode ser utilizada no sistema.

 

A manutenção deste sistema muitas vezes é negligenciada pelos proprietários, mesmo com a orientação dos mecânicos de que o sistema ajuda a preservar a saúde do motor. De acordo com o analista de qualidade da VDO, empresa do Grupo Continental, Werner Henrichs, cerca de 82% de toda a frota brasileira necessita de algum tipo de reparação no arrefecimento, seja preventiva ou corretiva. Por esse motivo, é bom o mecânico prestar atenção nos detalhes desse sistema, pois a solução ou diagnóstico de algum problema não podem ser ignorados. A VDO recomenda que a revisão preventiva seja feita a cada 30 mil km para todos os carros. Cabe ao mecânico se conscientizar e educar seu cliente a não desconsiderar esse prazo.

 

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A peça-chave do sistema de arrefecimento é a válvula termostática. O dispositivo tem a função de controlar a temperatura do motor, regulando a passagem do líquido de arrefecimento que resfria o conjunto. Uma válvula termostática com problemas pode prejudicar a vida útil do motor. Se essa peça travar fechada, o líquido de arrefecimento não circulará, mas caso trave aberta vai fazer com que o motor trabalhe constantemente frio, comprometendo o conjunto, aumentando o consumo e a emissão de poluentes. “Com o motor mais frio, mais combustível é injetado. Há também uma dilatação necessária para os pistões, anéis e camisas, e essa dilatação não ocorrerá corretamente com o carro trabalhando frio”, explica Werner. “Por isso, é importante que o motor trabalhe quente, desde que com a sua temperatura controlada pela válvula”, completa.

 

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Werner também frisa que a maioria dos problemas do sistema é causada pelo líquido de arrefecimento: quando o fluído não é trocado ou é completado com outro fluído fora das especificações recomendadas para aquele modelo, não desempenhará sua função corretamente. Bem como o uso de água comum no sistema, que gera acúmulo de sujeira e, se vier do saneamento básico, conterá cloro, que agride diretamente o alumínio, material principal de muitos dos blocos de motor atuais. O correto é utilizar água desmineralizada ou o fluído indicado pelo fabricante no manual do veículo.

 

Werner fez o procedimento de troca da válvula no Chevrolet Celta ano 2007, equipado com o motor 1.0 litro VHC (Very High Compression, ou seja, de alta compressão), e 103 mil km rodados. O profissional alerta que é necessário o uso de luvas e óculos de proteção para executar o procedimento, além da atenção com os detalhes de desmontagem e montagem, que envolvem dispositivos primordiais do motor.

 

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Procedimentos de desmontagem

 

1) Com o carro no elevador, comece com a remoção do líquido de arrefecimento do sistema, desconectando a mangueira inferior do radiador.

 

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2) Depois, desconecte a caixa do filtro de ar, juntamente com seus componentes, para dar acesso ao conjunto.

 

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3) Em seguida, retire a correia do alternador, direção hidráulica e do ar condicionado, se o veículo possuir. Não é necessário removê-las completamente. Aproveite para observar se as correias estão em bom estado ou também precisam ser substituídas.

 

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4) Remova a polia inferior para facilitar o acesso à capa plástica posterior. (4a) Em seguida, solte a capa plástica anterior.

 

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    4a

 

5) Antes de subir o carro, remova a roda dianteira direita para alcançar melhor as peças. Feito isso, eleve o carro e desparafuse a parte inferior da proteção plástica anterior.

 

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6) Na sequência, retire o tensionador da correia dentada. O parafuso torx do tensionador pode ser uma dor de cabeça caso a manutenção anterior tenha utilizado trava-rosca o que é uma prática errada. Pela força que é aplicada para soltá-lo, o parafuso tende a espanar, por isso ele sempre deve ser substituído depois de removido. (6a)

 

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    6a

 

7) Para conseguir a retirada da capa plástica posterior, é necessária a remoção da polia do virabrequim.

 

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8) Abaixar o carro e verificar a correia dentada. Tanto a correia dentada quanto o tensor devem ser substituídos juntos a cada 2 anos ou após 60 mil km rodados. Se a correia estiver dentro da vida útil, apenas marque seu sentido de rotação e remova-a. Também é necessário retirar a polia superior da correia dentada. (8a)

 

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    8a

 

9) Desparafuse e remova a capa plástica posterior, tomando cuidado com o cabo do sensor de rotação, que é preso nela.

 

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OBS: A capa plástica deste Celta estava com muitas impurezas – nesta situação, é necessário que a peça seja limpa antes de ser montada novamente.

 

10) Utilizando uma chave de fenda, desconecte a mangueira do radiador que está presa à carcaça da válvula termostática, com cautela para não danificar a borracha. (10a) Em seguida, desparafuse a própria carcaça, finalmente dando acesso à válvula.

 

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    10a

 

Análise das peças e do sistema

 

1) As impurezas encontradas dentro do sistema de arrefecimento são indícios do uso de água de torneira. Mesmo a água de torneira mais limpa possui impurezas que, devido às mudanças de temperatura, acabam se soltando e acumulando nas paredes, como nas velas de filtros cerâmicos de água. De acordo com Werner, o alto nível de ferrugem, proveniente do bloco, significa que não foi utilizado qualquer aditivo para a proteção interna das peças do motor.

 

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2) Para testar uma válvula termostática, ela deve ser mergulhada em água em processo de aquecimento, e o mecânico tem que observar (com termômetro ou multímetro no modo temperatura) em qual temperatura é acionada. Caso não abra ou seja acionada em temperatura muito elevada, a peça está com defeito e deve ser substituída.

 

3) A VDO disponibiliza para o Celta um kit de reparo com duas abraçadeiras para as mangueiras (que devem ser trocadas), válvula, mola e anel de vedação. A válvula em si pode ser instalada na mesma carcaça. Antes da troca, a carcaça deve ser observada quanto à corrosão, deformações ou trincas. Caso apresente um desses defeitos, não deve ser utilizada. (3a) A substituição apenas da válvula é bastante simples, feita através de um pequeno cilindro que vem com o próprio kit de reparo. Basta apoiar a carcaça na bancada, pressionar a mola com o cilindro e girar para soltar a presilha, e então remover o miolo e trocar pelas peças novas. Não esqueça de substituir o anel de vedação pelo novo.

 

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    3a

 

Dicas para a montagem

 

1) Verificar se o alojamento no motor está livre de impurezas e começar o procedimento de montagem. Vale lembrar que o procedimento de montagem é inverso ao da desmontagem, observando apenas alguns detalhes extras.

 

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2) Antes de começar a montagem, faça a sangria para remover o ar do sistema, através da retirada do sensor de temperatura. O procedimento é necessário para a retirada de bolhas de vapor que podem ser interpretadas pelo sistema de outra maneira por ser muito mais quente que a água. Serve também para verificar vazamentos e outros possíveis problemas de instalação da válvula. No momento de reabastecer o sistema, utilize sempre água desmineralizada, aditivo ou o fluído indicado pelo manual do veículo.

 

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3) É muito importante fixar o cabo do sensor de rotação nos encaixes das capas plástica inferior e superior, pois o campo magnético do alternador pode interferir na leitura do sensor de rotação. Se o cabo estiver solto, o carro não dará partida. Para evitar, basta se certificar de que o cabo está bem fixado nas proteções.

 

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4) Observe a posição correta das polias inferior e superior da correia dentada. A polia inferior possui uma seta que deve ser colocada apontando para baixo, de acordo com a outra marca que está na bomba de óleo. (4a) A polia superior também possui uma seta, que deve ser colocada para cima, coincidindo com a marca na capa plástica posterior.

 

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    4a

 

5) No tensor da correia dentada, há um pequeno ponteiro que deve coincidir com as marcações indicadas. (5a) O ajuste deve ser feito com uma chave allen 6 mm no momento de se aplicar o torque. O valor do torque recomendado deve ser consultado na tabela do fabricante. Antes, deve ser observado que a alça inferior do tensor esteja encaixada adequadamente na fenda indicada na bomba de óleo.

 

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13 comentários em “Como trocar a válvula termostática do Celta 2007

  1. Tenho um prisma 2010 1.4. Já troquei sonda, filtros, e o carro continua fazendo 2,8 km por litro de álcool. Tõ com o saco na lua. não sei o que fazer. Só não troquei a válvula.

  2. Tenho um Celta 2011/2012 e tive o mesmo problema que muitos aqui: Motor sempre frio, consumo alto e também falhando na aceleração e o ar condicionado não gelava mais como antes.
    Eu tinha certeza que o problema era na válvula termostática, porém todo mecânico dizia que ela estava funcionando perfeitamente. Um belo dia bati o pé e exigi que o mecânico a trocasse. Resultado? Válvula corroída, permitindo que a água passasse.
    Após a substituição da mesma, o carro ficou outro: parou de gastar, parou de falhar, voltou a aquecer normalmente e o ar condicionado voltou a gelar.
    Quem tiver um carro desses que a temperatura nunca chega aos 90 graus, pode mandar trocar a válvula que ela está com problemas!

  3. Boa noite , tenho um celta ano 2001 ele esquentou e paro de ter forca agora ele só fica fraco e tremendo , consultei um mecanico e ele dice que queimo a junta e me cobro 900 pilas pra arruma alguém pode me ajuda com..

  4. Tenho celta 2012 e acho que está bebendo um pouco mais do indicado, o que devo fazer?

  5. Bom dia,
    Tenho um celta 2013/2014 e o mesmo está chegando com o ponteiro no meio e quando chego em casa que paro o carro para abrir o portão ele costuma subir mais um pouco, isso é normal?
    Desde já agradeço a atenção.
    Obrigado

  6. Boa tarde, Robson

    Preciso dos dados do seu veiculo como: modelo, ano, motor, câmbio e descrição completa do problema.

    Att.

  7. Bom dia!
    Tambem tenho um celta só que o ano é 2012, mas é o mesmo problema relatado pelo Clebio, nas oficinas falam que esta tudo normal, mas o carro esta bebendo demais, alguém pode nos responder?

  8. Bom dia!
    Tambem tenho um celta só que o ano é 2012, mas é o mesmo problema relatado pelo Clebio, nas oficinas falam que esta tudo normal, mas o carro esta bebendo demais, alguém pode nos responder?

  9. Tenho um celta 08 demora muito pra chegar 90 c uns 10 minuto ou mas bebe muito só não troquei ainda sensor temperatura

  10. Bom dia, amigo! eu tenho um Celta LT, 2013/2014 o meu marcador de temperatura só fica na primeira marca, ou seja e raro ficar no meio. Isso ta certo ou minha válvula termostática estar travada aberta?
    Alguem ai pode me ajudar?

  11. Bom dia gostaria de saber se eu trocar a bomba de água e a válvula termostato e a correia dentada será que ue e uma revisão pois é já troquei as mesma e muito carro está aquecendo e agora não está mais vc pode me dar uma dica.agradeço desde já

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