Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Pane seca: CESVI alerta para os riscos



Pane seca é um dos assuntos recorrentes neste momento de desabastecimento e até falta de combustível nos postos. Visando isso, o superintendente técnico do CESVI Brasil/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE), Emerson Feliciano, preparou algumas dicas que podem ajudar o condutor a evitar possíveis prejuízos.

Emerson explica que a pane seca ocorre quando o veículo roda por muito tempo e consome todo o combustível presente no tanque “Isso acontece porque a bomba de combustível deixa de ser refrigerada, ou seja, o tanque não tem liquido o suficiente para manter a temperatura da bomba e aos poucos ela vai superaquecendo e impedindo o funcionamento correto do veículo”.

Para evitar que o veículo sofra uma parada no meio do trânsito, que gera multa de R$ 130,16, remoção do carro e quatro pontos na carteira, Emerson alerta que o proprietário deve conferir sempre no manual para saber quantos litros cabem no tanque de combustível do seu veículo. Ficar de olho no nível do painel também é importante, já que a reserva pode variar entre 5 e 10 litros, de acordo com o modelo. O ideal é de que o motorista mantenha o nível de combustível próximo ou acima do ¼ do volume do tanque do veículo.

css.php