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Entrevista: Otimismo para o mercado de reposição

O diretor de Vendas e Marketing da Affina, que detém as marcas Nakata, Spicer e Wix, fala sobre os desafios do mercado de reposição dos últimos anos e mostra otimismo para o futuro.

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Revista O Mecânico: Vocês possuem três marcas que atuam no mercado de reposição, Nakata, Wix e Spicer. Como está a estrutura de cada uma delas e quais são os maiores focos em termos de produtos?

Sérgio Montagnoli: O que há de comum na estrutura de negócios das três marcas é a vocação da Affinia, sendo uma empresa 100% dedicada ao mercado de reposição e que desenvolve soluções que atendam às necessidades de lojistas e reparadores, oferecendo cobertura de linha com aplicações para veículos nacionais e importados, complementariedade de produtos com foco na qualidade e durabilidade, suporte técnico, seja na forma de informação, como catálogos, central 0800 e novidades técnicas, seja na formação, por meio de treinamento pessoal e vídeos com dicas técnicas.

A marca Nakata, com mais de 50 anos de tradição, abrange programas de suspensão, direção e freios, possuindo um dos mais amplos pacotes para o undercar, com importantes linhas de produtos, tais como amortecedores e kits de amortecedores, bandejas, caixas completas de direção, barramentos, juntas homocinéticas, cubos de roda, pastilhas, sapatas e discos de freios. E mais recentemente, as linhas de bombas d´água, combustível e óleo.

Já a linha Spicer, é reconhecida pelo seu padrão de tecnologia OEM, tanto na linha leve, por meio das juntas homocinéticas, como na linha pesada, nos sistemas de transmissão de força para os eixos traseiro e dianteiro.

Wix é a marca de filtros identificada com alta performance, sendo reconhecida por seu patrocínio esportivo nas competições automobilística Norte Americana e a marca número de vendas nos Estados Unidos.

O Mecânico: Qual é a linha mais rentável das marcas no mercado de reparação?

Sérgio: Todas as linhas de produtos precisam apresentar rentabilidade. A marca Nakata tem maior participação no faturamento da empresa, até por conta da variedade de produtos, tanto na linha leve, como na linha pesada, seguida da marca Spicer e depois da Wix.

O Mecânico: Em 2010 vocês nos concederam uma entrevista. De lá pra cá, o que mudou dentro da empresa e quais os novos desafios que ela encontrou nesses cinco anos?

Sérgio: A empresa tem investido no portfólio de produtos e no pacote de serviços ofertado ao mercado, fortalecendo ainda mais a já consagrada marca Nakata. No que tange as linhas de produtos, além de ampliar a cobertura de amortecedores, pivôs e terminais, a Affinia lançou novas aplicações e fortaleceu as linhas de terminais axiais, bieletas, juntas homocinéticas e caixa de direção. Nos últimos 3 anos, ampliamos também nossa linha de pastilhas de freios, produzidas em nossa fábrica do Uruguai, e lançamos novos produtos, tais como cubos de rodas, sapatas de freio, amortecedores para motocicletas e kit de amortecedores, e ainda, linhas completas de bombas d´agua, combustível e óleo. Tudo na marca Nakata.

O Mecânico: Para 2015, quais os lançamentos pretendidos pela empresa?

Sérgio: Continuar completando as linhas atuais com novas aplicações, tanto para os novos veículos nacionais, com também para os importados. Afinal, a variedade de modelos da frota Brasileira só faz crescer. E ainda, consolidar as linhas recém-lançadas neste inicio de 2015. Tais como caixas de direção hidráulica e bandejas de suspensão.

O Mecânico: Em relação à crise econômica que o Brasil ultrapassa, qual a expectativa da Affinia e como vocês estão agindo para superar este momento?

Sérgio: Acreditamos que o setor deverá manter o ritmo em função da demanda gerada pelo aumento da frota circulante nos últimos anos. Mas o ambiente será ainda mais competitivo. Portanto, é essencial investir em soluções que melhorem ainda mais a produtividade do segmento. Como, por exemplo, para que a peça certa seja disponibilizada na hora certa e instalada, corretamente. Parece óbvio e simples, mas há ainda espaço de melhoria em toda a cadeia nestes requisitos. Este é o norte da estratégia da Affinia e de seu conjunto de ações, visando melhor atender a todos os elos da cadeia até o consumidor final. Isso demanda foco e esforço diário de toda a equipe de colaboradores.

O Mecânico: Qual a importância do mecânico na hora de escolher uma marca?

Sérgio: O reparador é fundamental, pois é ele quem decide a marca da peça a ser aplicada no veículo e endossa sua reputação. Por isso, a Affinia busca estar cada vez mais próxima e focada em atender suas necessidades.

O Mecânico: A Affinia desenvolve algum processo para levar informação técnica ao mecânico? Quais?

Sérgio: Sim, oferecemos várias formas de interação com reparadores, disponibilizando diversos serviços para disseminar informações sobre a linha de produtos e orientação sobre aplicação, manutenção e dicas de gestão de empresas. Promovemos palestras gratuitas e treinamentos especiais em parceria com distribuidores, redes de auto centers e varejos. A empresa também conta com central de atendimento pelo 0800-707-8022 para sanar dúvidas. Por meio do portal www.affinia1.com.br, disponibiliza os lançamentos de produtos. Basta cadastrar os dados e é possível receber também informações sobre lançamentos por e-mail. Os reparadores precisam de informação técnica não só sobre produtos, mas também aplicações devido à diversidade de modelos, marcas e novas tecnologias.

Dicas de aplicação, manutenção e gestão podem ser conferidas numa série de vídeos no YouTube https://www.youtube.com/componentesnakata. Há também conteúdo nas redes sociais na fanpage no Facebookhttps://www.facebook.com/componentesnakata.
Participamos do Programa Empresa Amiga da Oficina, ação do Sindirepa-SP que realiza várias iniciativas junto aos reparadores.

Também somos uma das empresas patrocinadoras da 2ª edição do Clube Reparador, também do Sindirepa-SP, que visa a elaboração de uma ampla pesquisa em oficinas para identificar as necessidades dos reparadores. Possui programa e atendimento diferenciado a frotistas, com equipe que faz assistência em campo.

Entre outras ações voltadas ao setor, criou o Programa para Auto Centers, que tem como objetivo aprimorar o atendimento técnico ao reparador e do reparador para seus clientes por meio de unidades móveis para atendimento in loco. O programa conta até agora com 190 pontos de vendas participantes e cerca de 1.000 reparadores treinados.

O Mecânico: Das três marcas que a Affinia trabalha, é possível dizer qual está mais forte no mercado?

Sérgio: Todas as marcas são muito importantes e reconhecidas nos seus respectivos segmentos de atuação. A marca HG Nakata aparece com mais destaque, recentemente, por ser a pioneira na fabricação de amortecedores pressurizados no País e ser reconhecida por seu alto desempenho e durabilidade.

O Mecânico: Em outubro de 2014, a empresa definiu planos para os anos 2015 até 2019. Como estão seguindo nesse planejamento?

Sérgio: A empresa concentra seus esforços em fazer o seu melhor para que a peça certa seja disponibilizada na hora certa e instalada corretamente. Simples assim. Mas com intenso investimento no desenvolvimento de pessoas e processos, valorização do conhecimento, das relações interpessoais e das experiências com nossas marcas, seja dos formadores de opinião, seja do usuário final. Desta forma, acreditamos contribuir, de forma significativa, para o desenvolvimento do setor de reparação automotiva no Brasil, criando um ciclo virtuoso.

Também faz parte de nosso plano valorizar a marca Nakata para o usuário final, apoiando o reparador na construção da reputação de alta performance a um custo competitivo. A campanha de comunicação deste ano esta dirigida para este fim e envolve mídias online e interativas, tais como redes sociais e o novo site; offline, como rádios em São Paulo, revistas do segmento e televisão regional; bem como, o patrocínio de uma equipe no campeonato Brasileiro de Marcas, que tem gerado um reconhecimento surpreendente junto aos aficionados por automobilismo.

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