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Entrevista: Olhando para o futuro e reforçando a marca

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Novo gerente de Marketing da MWM International, Rodrigo Kanno fala sobre a importância dos mecânicos independentes nas ações de aftermarket da empresa, as novas normas ambientais para motores diesel e as estratégias para driblar a crise do mercado de pesados

 

Revista O Mecânico: Atualmente, como estão estruturadas as operações da MWM International no Brasil para o mercado automotivo? Quantas fábricas, quais linhas de motores atualmente são feitas em nosso país e qual é a capacidade de produção das fábricas?
Rodrigo Kanno: A MWM International, fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul, conta com plantas em Santo Amaro (SP), Canoas (RS) e Jesús Maria, em Córdoba – Argentina. Com 62 anos de atuação, a companhia, afiliada do grupo norte-americano Navistar, atua em mercados diversos como Estados Unidos, Turquia, China e México. A companhia está estrategicamente instalada no Mercosul, com o objetivo de atender aos clientes da região e trabalhar como base para exportação de produtos para o mundo todo. Hoje, a companhia exporta para mais de 30 países ao redor do mundo. Todas as linhas de motores – Série 229, Série 10, Série 12, Série MS, Sprint e Acteon são produzidas no Brasil. Na linha da Argentina, usinamos peças destinadas a exportação e também temos uma linha de produção de motores que voltou a montar motores desde 2013. A capacidade atual produção das 3 fábricas é de 187 mil unidades.

O Mecânico: Como está estruturado o aftermarket da MWM International no Brasil?
Kanno: A companhia conta com um departamento específico de aftermarket, com corpo de executivos – Diretoria, Gerência e demais colaboradores que coordenam os mais de 500 pontos distribuidores e serviços autorizados no Brasil, desenvolvendo ações que promovam a companhia e as reais vantagens das peças genuínas MWM International.
Este ano, houve uma alteração na estrutura do marketing de peças de reposição, que foi incorporado ao departamento de marketing institucional da empresa. Dessa forma, conseguimos uma sincronia de todas as atividades, além de fortalecer as ações destinadas à área de peças de reposição.

O Mecânico: Na visão da MWM International, qual é a importância do mecânico independente dentro do planejamento do aftermarket da empresa?
Kanno: O mecânico independente tem total importância dentro de nosso planejamento, pois acreditamos que se o mecânico independente e o consumidor final conhecem as vantagens das peças genuínas MWM International e optem por elas, valorizamos nossa Rede de Distribuição e Serviços e, consequentemente, a percepção da marca. As peças MWM são testadas e validadas pela fábrica, elas são específicas e projetadas na concepção e desenvolvimento do motor, por isso, são chamadas peças genuínas. Queremos que o mecânico e o consumidor final entendam essa diferença e opte pela melhor opção – as peças genuínas MWM International.

O Mecânico: Quais ações a MWM dirige especificamente para os profissionais das oficinas independentes?
Kanno: Em grande parte dos casos, são realizadas campanhas de incentivos de vendas direcionadas para a Rede de Distribuição e Serviços. É claro que estas ações refletem nos profissionais das oficinas independentes. Especificamente para os profissionais das oficinas independentes, a companhia promove campanhas informativas e treinamentos técnicos em eventos e na fábrica.

O Mecânico: A MWM possui parceria com escolas do SENAI. Qual é a importância da formação e da capacitação do profissional da reparação diesel?
Kanno: Este ano completamos 21 anos de parceria com o SENAI, é um importante parceiro. Investir na formação e capacitação dos profissionais que atuam na reparação diesel é motivo de orgulho e responsabilidade para nós da MWM International. Através de pessoal gabaritado e equipamentos de ponta, os cursos oferecem a formação necessária para os profissionais do futuro.

O Mecânico: Quais veículos vendidos no Brasil atualmente estão equipados com motor MWM?
Kanno: A MWM International produz motores destinados a aplicações veiculares, agrícolas, industriais, de geração de energia e marítimos. Atualmente, no segmento veicular, a MWM equipa caminhões e ônibus da Volvo, Agrale e International.

O Mecânico: Recentemente, a MWM anunciou a primeira homologação de motor dentro da nova legislação MAR-I, que define normas para redução de emissão de ruídos e poluentes para máquinas agrícolas e de construção. Qual é a importância dessa norma?
Kanno: A legislação MAR-I, válida apenas para o Brasil, é de extrema importância para o segmento fora de estrada, pois regulamenta normas de emissão de ruídos e poluentes para um setor carente de uma legislação definida. A nova legislação MAR-I trará inovação às máquinas e equipamentos, e isso, é fundamental para o país. A norma define que as máquinas agrícolas e de construção atendam as normas de redução de emissão de ruídos e poluentes. Em 2015, as máquinas existentes deverão atender aos níveis de emissões de ruído da legislação MAR-I, e todas as novas máquinas de construção acima de 37kW, deverão atender as normas de ruídos e emissões de poluentes. Já para o segmento agrícola serão duas etapas, em 2017 os equipamentos com potência acima de 75kW, e em 2019 os equipamentos abaixo de 75kW. Ao longo do desenvolvimento investimos recursos em melhorias contínuas como aumento do intervalo de troca de óleo, redução de consumo de combustível, aumento de potência e aprimoramos ainda mais as tecnologias.

O Mecânico: Seguindo a tendência de redução de emissões e ruídos, quais serão os próximos passos das exigências para os motores diesel para uso automotivo/rodoviário? Como o mecânico independente de motores diesel deve se preparar para não ficar defasado em sua bagagem pessoal de informação técnica?
Kanno: No caso dos motores para utilização veicular, acreditamos que o futuro seja a utilização da tendência downsizing nos propulsores, ou seja, motores fisicamente menores e mais compactos, porém mais robustos, eficientes, com alto nível de tecnologia. Além das metas de redução de consumo de combustível e CO² através de otimizações na combustão interna dos propulsores. Estamos inseridos em um mercado extremamente dinâmico, em constante evolução tecnológica e concorrido, por isso, os profissionais devem buscar aprendizado permanente. Mas é importante lembrar que a qualidade da informação também é importante, por isso, é recomendado buscar informação em lugares idôneos, como Redes Autorizadas, manuais disponibilizados pelas fabricantes e cursos oficiais. Pode ser uma tendência também a questão de combustíveis alternativos, temos diversos testes em andamento para estarmos à frente sempre na vanguarda da tecnologia e, conforme estas forem adotadas, o mecânico precisa estar atualizado de todas elas.

O Mecânico: Nos últimos 6 anos, a indústria de produção de veículos pesados vem sendo constantemente afetada por crises externas e internas ao setor, por diferentes motivos. Como a MWM vê essa instabilidade e quais ações tem tomado para reverter o quadro desfavorável?
Kanno: A MWM atua em diversos segmentos e é a fabricante de motores a diesel com a maior e mais completa estrutura de engenharia do Brasil. Estes fatores são extremamente importantes, pois em épocas de crises no setor, podemos buscar alternativas em outros segmentos como, por exemplo, no mercado fora de estrada, onde em 5 anos tivemos um crescimento aproximado de 100%, e oferecer vantagens competitivas aos clientes atuais, potenciais e para os chamados newcommers, que podem contar com o corpo técnico brasileiro, produtos com alto índice de conteúdo local e a qualidade já reconhecida MWM International.

O Mecânico: Ainda no mês de abril, vocês apresentaram para a vossa rede de distribuição a linha de lubrificantes Master Oil. Do que se trata? São lubrificantes fabricados pela própria MWM?
Kanno: A nova linha de produtos Master Oil foi desenvolvida para atender as necessidades do mercado diesel, com produtos de alta qualidade, aliados à força e á confiabilidade da marca MWM International. Na fase inicial do projeto, serão comercializados seis diferentes tipos de óleos lubrificantes: para motores diesel (mineral e semissintético), para transmissões e diferenciais e para sistemas hidráulicos.

A nova linha Master Oil foi fabricada por fornecedor parceiro e submetida a uma série de testes e auditorias de forma que os produtos atendam as especificações da engenharia de desenvolvimento de produtos da MWM International, e ofereçam ao consumidor a qualidade, tecnologia e confiabilidade presentes em todas as peças genuínas da companhia. O lançamento da linha Master Oil vai além da expansão do portfólio de peças MWM International. O objetivo da companhia é oferecer ao mercado a melhor opção, com produtos de qualidade e preços competitivos, para que o consumidor obtenha o melhor custo-benefício.

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