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Entrevista: O reparador é a base da reposição

Valorizar e capacitar os profissionais da reparação são alguns dos objetivos da equipe de mercado de aftermaket da ZF Sachs. O diretor da área, Douglas Lara, fala sobre a importância do mecânico e dos cuidados que deve ter para garantir a qualidade do seu serviço

 

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O Mecânico: No Brasil, a ZF Sachs é muito forte no mercado tanto em produtos originais quanto na reposição. Como é a estrutura da empresa? Qual a capacidade produtiva?
Douglas Lara: A divisão ZF Sachs produz e comercializa embreagens para veículos leves e pesados tanto para as montadoras, quanto para o mercado de reposição sob a marca SACHS. Também fazemos a comercialização de amortecedores e a venda de componentes de direção, suspensão e produtos metal-borracha Lemförder. Na América do Sul, o grupo ZF tem 6 fábricas: duas de embreagens e componentes de metal-borracha, em São Bernardo do Campo/SP e Araraquara /SP, outras em Sorocaba, que produzem, entre outros produtos, transmissões, sistemas de direção e componentes de chassis; em Belo Horizonte, onde são fabricadas colunas de direção e em San Francisco, de onde saem os amortecedores que mencionei. De acordo com nosso planejamento, a capacidade produtiva da ZF Sachs será suficiente para atender o mercado para os próximos anos. Novos investimentos estão sendo feitos para garantir uma folga estratégica para atender eventuais picos de demanda.

 

O Mecânico: Qual a divisão que vai para reposição e para a exportação?
Douglas: Do total de produtos fabricados, cerca de 50% são destinados ao mercado de equipamentos originais, diretamente para as montadoras, e os outros 50% vão para a reposição. A exportação corresponde a 30% do faturamento.

 

O Mecânico: Qual a importância do mercado de reposição para a empresa?
Douglas: O mercado de reposição é nosso norte, afinal, 50% da receita da ZF Sachs provém do aftetrmarket, o que significa uma grande representatividade na empresa. Procuramos ter uma estrutura de trabalho forte para apoiar esse mercado, por isso mantemos uma equipe de 70 pessoas trabalhando em campo em ações promocionais, programas de capacitação e relacionamento com os clientes.

 

O Mecânico: Qual a importância do mecânico independente para a ZF Sachs?
Douglas: É muito grande. Todos os nossos esforços estão voltados para a capacitação dos mecânicos. O mecânico independente é a base do mercado de reposição.
Temos uma preocupação muito grande em valorizar esses profissionais e capacitá-los para os desafios que vem pela frente.

 

O Mecânico: Em sua opinião, qual a carência do mecânico brasileiro?
Douglas: Não diria carência, diria desafios. E o primeiro deles é fazer frente às mudanças tecnológicas que estão vindo por ai, e vindo de maneira muito rápida. Por conta disso, ele tem que se profissionalizar sempre e fortalecer o seu negócio, para assim, continuar competido no mercado com sucesso, já que é um elo tão importante para a cadeia. Temos um departamento de assistência técnica em campo, oferecendo capacitação diretamente nesse mercado, para incentivar a aplicação dos nossos produtos.

 

O Mecânico: Foi criada recentemente uma campanha de incentivo para os mecânicos?
Douglas: Com o slogan “parceiro Sachs merece tratamento Premuim,” a campanha Parceria Premium Sachs funciona como um programa de milhagem aérea e tem duração até o final de 2012, podendo ser prorrogada. Desenvolvemos um site e estamos fazendo uma comunicação forte para anunciar esse programa, que premia os mecânicos que aplicam as embreagens da marca. A cada kit de embreagem comprado ele registra uma pontuação e vai acumulando esses pontos até trocar por prêmios e brindes, inclusive produtos que pode usar na oficina, como ferramentas, multímetros e notebooks. Essa ação já está disponível nas miores praças do país. Para mais informações, ele pode acessar o site: www.parceriasachs.com.br, onde encontrará tudo sobre a promoção e algumas dicas técnicas para ajudar na aplicação do produto.

 

O Mecânico: Existe uma rede de oficinas autorizadas da marca Sachs no Brasil?
Douglas: Nós temos o conceito OSS (Original Sachs Service), que reúne um grupo de oficinas especializadas e reconhecidas tecnicamente por todo o Brasil. Essas empresas recebem capacitação e reciclagem da fábrica para atender melhor aos clientes. Oferecemos ferramentais e treinamentos especiais para esse pessoal.

 

O Mecânico: Peças genuínas x originais, tem diferença na fabricação?
Douglas: Não. É exatamente a mesma peça, o mesmo projeto dos produtos que vão para a linha de montagem é colocado também no mercado de reposição. É a mesma especificação e a mesma qualidade.

 

O Mecânico: A remanufatura tem uma grande representatividade nos negócios de pesados da Sachs…
Douglas: A peça remanufaturada é um ponto importante do nosso negócio, pois em veículos pesados, por exemplo, o valor agregado de uma embreagem é muito alto. Acaba sendo um negócio interessante para grandes frotas de ônibus urbanos, que fazem transporte de passageiros e exigem demais desse componente, por conta das constantes paradas. É um produto de alta qualidade, ótimo desempenho e custo x benefício, com a mesma garantia da peça nova, ou seja, onde há muita rotatividade, é uma grande vantagem.

 

O Mecânico: Como é o processo de remanufatura da Sachs?
Douglas: O processo é o seguinte: a embreagem usada é desmontada e todos os itens internos são checados e avaliados criteriosamente, se estão em boas condições são reaproveitados. Cada peça tem índice de reaproveitamento diferente, dependendo do seu estado. Troca-se, entre outros componentes, o material de atrito, inclusive a placa de pressão pode ser usinada, de acordo com as especificações adequadas. Por ser um processo tão específico, atualmente remanufaturamos apenas embreagens para linha pesada.

 

O Mecânico: Para deixar bem claro: qual a diferença entre remanufaturada e recondicionada?
Douglas: A diferença básica é o conceito, pois são dois processos diferentes. No remanufaturado, as peças são substituídas pela própria fabricante, enquanto as recondicionadas são muitas vezes apenas lavadas e reutilizadas, sem o compromisso de inspeção dos componentes que um grande fabricante possui. Ao adquirir produtos recondicionados por terceiros ou seja, por empresas as que não possuem o know how da fabricação. As chances de o cliente ter um problema são grandes, por isso o mecânico tem que saber diferenciar essas peças para não colocar a qualidade do seu trabalho em risco, já que a durabilidade é menor e há riscos dos componentes internos falharem e agravar o problema. As peças recondicionadas terceiros podem causar danos também em outros componentes, como no funcionamento da caixa de transmissão, pois os discos da nova geração têm a função de amortecer as vibrações do motor e o processo de limpeza pode inutilizar essa função.

 

O Mecânico: Conte um pouco sobre o processo de garantia da ZF Sachs.
Douglas: Seguimos o processo convencional do mercado, tanto em relação ao cumprimento das leis como na manutenção de uma equipe de assistência técnica que sai em campo para entender melhor os problemas, procurando uma solução. Em geral, nosso produto apresenta índice de retorno por falha muito baixo, a maior parte das vezes são problemas dos periféricos e isso faz com que tenhamos uma carga adicional de esforço para ajudar a capacitar o profissional para garantir a aplicação correta do produto. A regra que seguimos é oferecer seis meses de garantia na peça nova, ou 10 mil Km rodados, que cobrem todos os problemas quando a causa é defeito do produto.

 

O Mecânico: E em relação às peças falsificadas, a empresa sofre com essa prática?
Douglas: Nosso produto ainda não sentiu no Brasil os efeitos das peças falsificadas. Mas é um assunto que preocupa, pois mundialmente aparecem diversos produtos falsificados de má qualidade e deve existir um alerta contra essa prática. O mecânico deve tomar muito cuidado para não cair nessa armadilha, certificando-se da procedência do produto, das diferenças de preço, das notas fiscais, da idoneidade dos comerciantes. Todos os elos da cadeia são co-responsáveis, então tem que ficar atento e orientar os clientes dos riscos que essa prática pode trazer, até mesmo para sua vida.

 

O Mecânico: A Sachs sempre participa das feiras do setor, inclusive, as regionais…
Douglas: Nossa participação nas feiras é imprescindível, pois propicia o contato direto com o pessoal que está em campo, ou seja, com o mecânico, além disso, conseguimos ajustar algumas estratégias e conhecer as mudanças do mercado.

 

O Mecânico: Qual a previsão de lançamentos para o ano de 2011?
Douglas: Vamos basicamente dar continuidade aos produtos que estamos fornecendo hoje para as montadoras, para acompanhar a infinidade de lançamentos do mercado automotivo. Sempre que há mudanças na especificação de algum componente, também fazemos esse lançamento no aftermarket.

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