Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

O caminho da certificação

Com objetivo de reconhecer e valorizar o profissional da reparação, a Norma da ABNT que rege a Qualificação de Mecânico de Manutenção já está em vigor com benefícios para oficina e funcionários

7005

No século passado o mecânico era um profissional muito diferente do que é hoje. Trabalhava num lugar desorganizado, sem uniforme ou identificação, com as mãos cheias de graxa, sem ferramentas apropriadas e o calendário de uma mulher sem roupa pendurado na parede. O que destacava o bom profissional era a experiência e a habilidade, principalmente, de escutar os barulhos gerados por cada defeito.

Já faz alguns anos que a história é outra, impulsionada pela tecnologia embarcada e pela mudança de hábito do próprio cliente, que passou a exigir mais, o mecânico evoluiu, a começar pelo nome: reparador. O ambiente da oficina é outro, além disso, a imagem e o comportamento do funcionário mudaram, ele ficou mais profissional, sem contar com o tanto de atualizações necessárias por conta da eletrônica e dos equipamentos utilizados nos serviços.

7001

Equipamentos de proteção são exigidos pela Norma para segurança nos reparos

Mas ainda falta muito a fazer. E o setor da reparação sabe disso, por isso não descansa de procurar e desenvolver formas para melhorar a vida do mecânico e fazer dele um profissional de respeito e reconhecimento. Uma solução foi apresentada por representantes da reparação no ano de 2007 e colocada em prática como norma técnica, trata-se da ABNT NBR 15681/2009 que rege a Qualificação de Mecânico de Manutenção – Veículos Rodoviários e Automotores.

“Fomos buscar no mercado para ver o que tinha em termos de normas para ajudar a desenvolver e valorizar o profissional da reparação”, conta José Palacio, auditor do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). “Depois de pesquisas no Código Brasileiro de Ocupação (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (Mte), descobrimos que existia a norma para mecânico caldereiro, então, a partir daí nosso objetivo era criar as normas para o mecânico automotivo também”, explica.

7004

Padronização de funcionários e de serviços é necessária para garantir a qualidade

Para isso foi criado o grupo da ABNT, do qual faziam parte membros das instituições do setor, como Sindirepa, IQA, SENAI, Sindipeças e Anfavea; além de representantes da indústria de autopeças, montadoras e de oficinas mecânicas ativas. Começaram as reuniões e assim nasceu o projeto de norma, elaborado pela Comissão de Estudo de Serviços, Reparação e Manutenção de Veículos – (CE-05:107.01) do Comitê Brasileiro Automotivo – (ABNT/CB-05).

“Nosso objetivo era valorizar o mecânico, obedecendo algumas exigências, como qualificação escolar e experiências técnicas e práticas adquiridas”, conta o auditor. Ele explica que a norma foi dividida em três módulos: básico, pesados e leves, e estabelece requisitos e sistemática para qualificação do mecânico de veículos do ciclo Otto e Diesel, ou seja, a norma traça o caminho para se trabalhar de acordo com ações especificadas para evoluir a questão da qualidade na oficina.

7002

É exigido escolaridade mínima e cursos de especialização

Palacio esclarece que, em primeiro lugar, foi necessário fazer a descrição da ocupação de mecânico, que foi definida da seguinte maneira: Diagnosticar falhas e realizar manutenção preventiva (revisar) e corretiva (reparar) de veículos automotores, planejando seu próprio trabalho, consultando manuais dos fabricantes e seguindo normas específicas, técnicas, de segurança, qualidade e meio ambiente.

Em seguida foram definidas as regras que seriam estabelecidas, incluindo grau de escolaridade mínimo para exercer a função e como executar algumas atividades dentro da oficina, desde a chegada do veículo e a recepção do cliente até diagnóstico, utilização de EPIs, aplicação de peças e ferramental necessário para o serviço.

Experiência mínima para qualificação do mecânico automotivo

6998

Além da escolaridade, para que o mecânico seja qualificado de acordo com a norma, ele tem que ter o curso de mecânica básico completo, ou seja, módulos ministrados pelo SENAI. Depois, para se especializar em algum sistema, tem que ter o básico mais o tópico escolhido. Quando tiver todo o módulo de mecânico de veículos leves, aí vai ter o certificado em cada curso, ou seja, ser um especialista. Dentro do que quiser.

6996

Treinamento e atualização constante para qualificação da profissão

Mas o que fazer com o mecânico que não atende esses requisitos?”Existem muitos profissionais veteranos no mercado e nós não podemos descartar esse profissional, não! Por isso, as regras são adaptadas para atender tanto os profissionais ativos como os que estão entrando no mercado com condições diferenciadas através de experiência mínima de cada um”, completa.

Formação do mecânico

Conforme a norma, o mecânico que busca a qualificação profissional deve atender ao seguinte fluxo: concluir o Módulo Básico e optar no mínimo por uma das unidades dos Módulos de Mecânicos de Veículos Leves ou Veículos Pesados.

Fluxo para formação do mecânico de manutenção em veículos rodoviários automotores

7003

Aquisição e uso

A Norma pode ser adquirida nos sites da ABNT, do Sindirepa-SP e do SEBRAE. É importante que o empresário tenha esse documento sempre em local de fácil acesso para que todos os funcionários possam fazer consultas. Também pode ser usada para seleção de funcionários. “Todos os mecânicos interessados em melhorar o seu potencial profissional através de consultas dentro de sua especialidade deve tomar conhecimento da norma”, avisa Palacio.

Importância da Norma

A Norma da ABNT serve para preparar e dar diretrizes ao mecânico profissionalmente para o seu reconhecimento através de uma certificação. Para trabalhar direito, com base ou um caminho a seguir no seu dia a dia. Para a seleção de funcionários e como realizar os serviços. Se ele atender aos requisitos da tabela de escolaridade, poderia ser certificado na modalidade que entedesse ser ideal para ele. Depois, usa essas diretrizes de ações no trabalho, de acordo com sua especialidade.

7000

6997

Trabalhar de acordo com as normas significa ter um caminho a seguir no dia a dia, por isso, é importante que esse documento seja guardado em lugar de fácil acesso e que todos os mecânicos possam utilizar quando precisar

6999

 

“Se o mecânico estiver interessado em buscar uma certificação pessoal ou profissional a norma dá base para ele, além do treinamento exigido através dos módulos específicos. Assim, o mecânico tem a chance de amanhã ou depois vir a ser certificado”, finaliza.

De acordo com Palacio, a Norma é o caminho para uma futura certificação, pois o mecânico terá que atender a norma nos escolpos pretendidos para buscar a certificação conforme as exigências contidas na NM ISO/IEC 17024:2006, com reconhecimento pelo Inmetro. Essa nomenclatura prepara o profissional para a certificação, até mesmo uma substituição futura da ASE, que vem em consequência da qualidade na oficina.

Carolina Vilanova

3 comentários em “O caminho da certificação

  1. O mercado está aquecido. As oficinas buscam profissionais. A falta de experiência é suprida com treinamento e acompanhamento de perto por pessoas mais experientes. Não são concorrentes. Desejamos sorte! Um abraço.

  2. Sou Maxsuel da Silva, tenho 30 anos estou fazendo curso técnico mecânico automotivo no senai e gostaria de saber como é o mercado de trabalho para quem não tem experiência, como concorrer com quem já tem? Obrigado

  3. Olá boa tarde.
    fico feliz que nossa profissão seja reconhecida e dignificada atravéz de um processo justo de certificação. eu estou desde 1972 trabalhando no setor de elétro mecânica, e nos últimos anos tenho observado um bom avanço na valorização técnica profissional. já trabalhei com carros, caminhões e hoje trabalho com maquinas pesadas de grande porte em uma empresa multinacional. amo eletro mecanica e vivo 24 horas nesta profissão sempre procurando aprender e aperfeiçoar. e futuramente quem sabe pretendo dividir
    o pouco que sei com outras pessoas dando aulas sei la aonde.

    eletro mecanica é facinante mas é preciso amar a profissão senão não fica!

    um gande abraço.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php